Governo anuncia concessão dos aeroportos do Rio (Galeão) e de Belo Horizonte (Confins)

Por Leonardo Marques

Depois e algumas idas e vindas, finalmente o Governo Federal anunciou hoje, 20/12/2012, a concessão do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro e de Confins, que atende à Belo Horizonte.

O modelo que será utilizado é basicamente o mesmo dos aeroportos de Brasília, Campinas e Guarulhos, porém com alguns aprimoramentos. A principal mudança é que o consórcio que se candidatar precisa contar com uma empresa que já administre algum aeroporto com movimentação mínima de pelo menos 35 milhões de passageiros por ano. Certamente, esse foi um grande erro das licitações anteriores e que terminou fazendo com que as empresas que administram grandes aeroportos não vencessem nenhum do 3 aeroportos.

A idéia inicial do Governo era nesses dois aeroportos dar mais poder à Infraero, porém as grandes administradoras não toparam a idéia e por isso o governo optou por manter o modelo anterior, onde a Infraero tem 49% do capital.

A previsão é que o edital seja publicado em agosto de 2013 e o leilão seja realizado em setembro. Portanto, podemos esperar que esses dois aeroportos passem a ser administrados por empresa privadas apenas depois da Copa. É tarde, muito tarde, mas pelo menos chegaram à conclusão que o melhor é entregar para a iniciativa privada e para empresas que possuem grande expertise.