Governo argentino pode expulsar GOL e TAM do Aeroparque, principal aeroporto de Buenos Aires

Denis Carvalho 23 · outubro · 2012

A imprensa da América do Sul divulgou nesta semana que o governo argentino e a direção da Aerolineas Argentinas estudam uma medida no mínimo polêmica: transformar o Aeroparque em um aeroporto exclusivo para a companhia estatal e suas subsidiárias. A mudança, que vem sendo chamada de “Plano Aeroparque” ou “Plano K”, tiraria do aeroporto com melhor localização da capital argentina os voos da GOL e da TAM para o Brasil, além das companhias LAN, SOL, Andes, BQB, Aerochaco e LADE, que pertence à Força Aérea. As maiores seriam obrigadas a voar exclusivamente para o aeroporto de Ezeiza, que fica a cerca de 40 quilômetros de Buenos Aires, enquanto as regionais seriam deslocadas para o pequeno terminal de San Fernando.

Segundo a Imprensa o projeto está em estudo por Mariano Recalde, presidente da Aerolineas, e membro do La Campora, grupo político que apoia a presidente Cristina Kirchner. O objetivo seria tornar a companhia mais competitiva, oferecendo uma vantagem em relação às concorrentes, a fim de reduzir o déficit da empresa, estimado em US$ 2 milhões por dia. O principal alvo, contudo, não seriam as aéreas brasileiras, mas sim a LAN Argentina, que tem ganhado mercado no país.

Fontes ouvidas pelos jornais, tanto no governo quanto na companhia estatal, apontam que o plano pode ser efetivado, mas enfrenta desconfiança pela equipe, especialmente pela possibilidade de retaliações por parte dos países de onde vêm as companhias aéreas que seriam desalojadas.

Atualmente, entre decolagens e chegadas, o Aeroparque opera cerca de 295 voos diários, dos quais 190 são da Aerolineas e Austral. A LAN Argentina opera com 55 voos locais e regionais. TAM, GOL e LAN têm seis voos por dia. As demais companhias são as argentinas SOL (18 voos), Andes (4),  BQB (4),  Aerochaco (4), e LADE (2).

Segundo o jornal argentino O Cronista, a transferência das companhias brasileiras para Ezeiza seria uma decisão quase certa após o fim da ampliação do aeroporto, que é o maior da Argentina. O maior entrave estaria na transferência da LAN e da LAN Argentina. Vale lembrar que as duas companhias brasileiras operavam apenas em Ezeiza e só conseguiram slots no Aeroparque após reclamarem igualdade de tratamento junto ao governo argentino, em 2010.

Resta acompanhar para ver se os argentinos vão mesmo por em prática o tal plano e qual será a reação dos governos com relação a isso, especialmente o brasileiro e o chileno, já que as companhias de seus países serão as maiores prejudicadas, assim como seus passageiros.

Com informação do Cronista, El Pais e DF.cl

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Anderson

    A livre concorrência foi pro saco no país vizinho. Temo pelo futuro deles (talvez nosso).

    • Miguel

      No Rio de Janeiro tem 2 aeroportos, Galeao(so internacional) e Santos Dumont( so domestico voos locais e regionais) Tem empresas Argentinas no santos dumont?

      • Thiago Castro

        Vc está querendo comparar o Santos Dumont com o Aeroparque?? Se for isso, esqueça. Não cabe comparação. O Santos Dumont não tem capacidade para vôos internacionais, ainda que quisessem.

      • Philippi

        Talvez seja este o maior problema…"a gente sempre quer comparar e fazer tudo igual". Se no Rio é assim, não quer dizer que em Buenos Aires tenha que ser da mesma forma, até por que eles precisam mais de nós, do que nós deles.

        Mandar os voos da Gol e da Tam para Ezeiza é o sinal inequivoco de que "eles" não aguentam a concorrência.

    • Thiago Castro

      O negócio lá está feio mesmo, quase rivalizando com a Venezuela.

      Só acho que nossa diplomacia tinha q exigir um tratamento melhor aos brasileiros (pessoas físicas e jurídicas). Na prática, se não fossem os milhões de reais que despejamos por lá, os argentinos já estariam mais quebrados do que estão. E ainda sofremos com furtos e mais furtos a brasileiros na capital argentina.

  • Não duvido nada. Moro em Bs As e direto uso esse aeroporto. A Aerolineas tem total prioridade nos Fingers, por isso GOL e TAM embarcam seus passageiros na pista. Faz alguns anos a empresa foi reestatizada e desde então virou essa várzea. Milhões de pesos são gastos em subsídios mas a empresa simplesmente não dá lucro. É o modelo Cristina Kirchner de desenvolvimento, com proibição ao acesso ao dólar e inflação galopante.

    • Igor – Poa

      A cia não dá lucro porque evitam os serviços ruins dela.

      • mislene sousa

        amo argentina mas esse pais se transformou em ditadura pura

        • Tarcísio Mede

          Infelizmente tenho que concordar com você, Mislene.

      • Marcelo Brito

        Ruim????Ruim é pouco,é horrível,
        uma vez vim de Madri até Buenos Aires num 747-400,pense num sofrimento,o entretenimento era só 4 rádios que só tinha tango,o avião dava medo.

  • William Esteves

    Mais uma da Cristina? OMG!

    • diego_euro

      Pos é amigos, e ele é queridinha do nosso ex-presidente e da atual!!!

      • Gabriel

        E??? O que nosso modelo de desenvolvimento atual tem a ver com o de Kirchner?

  • Alex Freitas

    Essa é a pseudo democracia dos hermanos, daqui pra frente, só ladeira a baixo, nada mais sobe ou vai pra frente por lá ! É uma pena, mas cada país tem o governo que merece !!

    • Rodrigoclt

      É realmente temos um governo muito bom e honesto (ironia mode on). Somos o sujo falando do mal lavado, temos um índice de corrupção MUITO maior que o da Argentina e vc vem falar que cada um tem o governo que merece?!

  • EBS

    Essa Cristina Kirchner tá querendo acabar de vez com a Argentina. Popullista da pior espécie. Lamentável se isso se concretizar. Em vez de tornar a Aerolineas mais eficiente, resolve puxar o tapete da concorrência.

    • Daniel Belini

      Mais fácil você derrubar sua concorrência que tentar se levantar.

      Não que isso seja correto.

    • Bruno

      Por isso muitos elogiam a decisão do governo uruguaio ao tomar conhecimento da dívida da Pluna: encerrar as operações e pagar a dívida. Se fosse na Argentina ou no Brasil veríamos o governar injetar milhões na empresa para salvá-la, vide Varig/Gol.

      • Thiago

        No nosso caso, as "Variviúvas" ainda reclamam que o governo não ajudou o bastante.

  • Rafael Barbalho

    Resta saber o que o Governo Brasileiro vai fazer???? Acho muito utópico esperarmos que o Governo faça algo por simples e espontânea vontade. Isso vai depender diretamente do grau de influência de TAM e GOL no Governo e nada vai mudar para a Aerolineas dentro do Brasil.

    De outra forma, eu espero muito que as empresas se posicionem de forma dura com relação a esta decisão. Criar um 'diferencial competitivo' simplesmente por monopolizar o Aeroparque é idiotice. Acho que a LATAM tem papel fundamental e pode conduzir muito bem esse processo.

    E, pra variar, quem perde são os passageiros: raros os momentos (pra não dizer nunca) que os preços da Aerolineas estão melhores que os da Gol, Tam e, também, LAN.

  • Marcus

    Isso não surpreende ninguem… Todo mundo sabe que nas veias da presidenta Cristina Kirchner corre sangue de ditadora…

    Ela vive censurando a imprensa, mascarando dados do seu governo, estatizando empresas de petróleo…

  • Paulo-GIG

    Posso estar enganado, mas não vejo a Aerolineas Argentinas com aeronaves em Congonhas-CHG ou Santos Dumont-SDU, nossos melhores aeroportos "bem localizados", nas duas maiores capitais brasileiras.

    • Jefferson Paulo

      Talvez porque esses aeroportos não recebam voôs internacionais!!!

      • Thiago Castro

        Q comparação besta essa!!! Rs

    • Marina

      É lógico, nestes dois aeroportos não existe vôo internacional…. Mesmo a Gol ou a Tam só realizam o trecho EZE/AEP saindo de Guarulhos ou Galeão.

  • roberto braganca

    sera que entendi bem? A Forca Aerea possui uma companhia aerea?

  • Marcos

    Cada vez mais a Argentina e Buenos Aires se deterioram com o desmando dessa louca. A única vantagem de Ezeiza é o Freeshop, bem melhor que o do Aeroparque.

    Cada vez mais se torna um local menos atrativo e, creio que o turismo seja importante para o povo de lá.

  • Daniel Matos

    Só tomar a mesma atitude com a Aerolineas aqui.

    Em vez de vir pro Galeão no Rio, vai lá pro aeroporto de Campos. Nem no Santos Dumont e no de Jacarepaguá.

    huahauha

    • Miguel

      No Rio de Janeiro tem 2 aeroportos, Galeao(so internacional) e Santos Dumont( so domestico voos locais e regionais) Tem empresas Argentinas no santos dumont?

      Acho que eles toman a mesma medida que ja tomamos no brasil.

  • JOAO GUILHERME

    Vergonhaaaa. Vergonhaaaa, Vergonhaaaa… paísinho Sem vergonhaaaa

  • Lauzi Costa

    Coiatada da Argentina que ja foi uma das nacoes mais ricas.Ainda bem que somos brasileiros. E feliz dos argentinos que enchemos Buenos Aires de turistas.

    • Rodrigoclt

      Ainda bem que a falta de instrução brasileira faz com que se tenha esse tipo de opinião.

      • Thiago Castro

        Não acho que o(a) Lauzi esteja errado(a). Pq vc acha isso? Afinal, nós lotamos aquilo lá de turista e gastamos milhões na economia deles. Se não fosse a gente, como a Argentina estaria agora?

  • Lauzi Costa

    Cade o panelaco dos argentinos?

  • Ana Carla

    E cada dia a Argentina atira mais no próprio pé!

  • Marcos Reis

    kkkkkk piada né? A Gol e a TAM que levam o dinheiro pra Argentina e eles tão inventando moda… Quem devia sair não só do Aeroparque mais também do Ezeiza é a Aerolineas, com aqueles aviões velhos caindo aos pedaços, tarifas caras e pessimo serviço aos passageiros, ela sim que deveria cair fora!

    • Leonardo

      Como assim aviões velhos?

      Aerolíneas Argentinas recebe 2º 737-800 modelo 2012

      A Aerolíneas Argentinas recebeu este mês o segundo Boeing 737-800 modelo 2012 e, dessa forma, finaliza o recebimento de quatro aviões 737-800 como parte da renovação e modernização da frota de curto e médio alcances, dentro do plano 2010-2014 da aérea.

      O B737-800, matriculado LV-CXT, completa uma frota de 22 modelos B737-700 (resta a entrega de uma unidade) e quatro da série 800 formando uma frota de 26 jatos de nova geração.

      Os novos B737-800 têm 162 assentos na econômica e oito na executiva.

      • Thiago Castro

        4 aviões novos no meio de uma frota inteira e vc ainda pergunta que aviões velhos??

  • Anderson Brito

    Depois da perda lastimável da Pluna, não sei quando voltarei a ARGENZUELA!

  • Giovanni

    Que tal colocar a Aerolíneas só em VCP Campinas?

    • Daniel Bazetto

      hauhaua justo…eu moro aqui em Campinas e não iria achar ruim não, estamos órfãos da da Pluna.

    • Pamella

      Exatamete o que eu pensei. Nada mais justo!

  • José Maria

    Mas isso seria para quando, será para esse ano ainda? Alguém sabe?

    Estou com passagens compradas para esse Aeroporto em dezembro.

    Paguei mais caro justamente porque era o mais perto do Centro de Buenos Aires.

  • Daniel Bazetto

    Falando nisso pessoal do MD, alguma novidade sobre a falecida Pluna?

    • A novidade é que está morta e enterrada, tanto quando a Vasp e a Transbrasil.

      • Thiago Castro

        hahaha

  • Pamella

    Ok. Mandem os vôos da Aerolíneas para Viracopos então.

    • Leonay

      Ok. Mandem os vôos da Aerolíneas para Viracopos então. (2°) Colocação perfeita Pamella, totalmente de acordo! Engraçados nosso hermanos: ferrados até o ultimo fil de cabelo e ainda querem ditar regras pra quem leva dinheiro p a casa deles, é brincadeira, né?

  • Miguel

    No Rio de Janeiro tem 2 aeroportos, Galeao(so internacional) e Santos Dumont( domestico).

    No brasil acontece a muito tempo o que vai acontecer agora em buenos aires por isso nao vejo nada de ruim a medida do governo argentino.

    • Miguel, tem uma diferença importante sim. No Brasil não tem voo internacional de nenhuma empresa aérea no Santos Dumont e nem em Congonhas. Na Argentina a proposta é outra.

      • Miguel

        a proposta é a que vc ta lendo agora aqui no informativo mas não é certa.

        Eu moro em buenos aires e vejo que eles tomam a mesmas medidas que no brasil.

        • Sério que você vê dessa forma?
          Aqui no Brasil e desconheço algum aeroporto que apenas as companhias brasileiras possam fazer voos internacionais.

        • Thiago Castro

          Falou besteira! Não tem nem como comparar o Aeroparque com SDU e CGH!!! Fala sério!!!

  • Ricardo

    A decisão é péssima claro.. mas o país é soberano e se nas leis deles, se na opinião deles, se pelo voto deles, eles querem manter a presendenta deles, quem somos nós para dizer o contrário.

    • Thiago Castro

      Já ouviu falar em diplomacia?? Essa decisão (soberana, concordo) deles afeta os turistas brasileiros, LOGO, faz diferença para o governo brasileiro SIM. LOGO, ainda que não possamos mudar nada, podemos pressionar pra que algo seja feito.

  • Wesley

    É muito fácil julgar os outros, sob a sua ótica. O aeroporto pertence ao Governo Argentino e eles fazem o que quiser com ele. Se tem uma paixão pela tal livre concorrência, como se fosse a solução para todos os problemas do mundo (se mostra o contrário).

    Um governo tem que priorizar os cidadãos de seu país. Claro que uma boa convivência com a vizinhança sempre é bem-vinda, mas se fosse aqui, todo mundo acharia bacana…seria um ato de "soberania nacional"….mas como Cristina, Chavez, Evo, Correa…Lula, Dilma..já carregam este estigma, nenhum comentário onfensivo mais me surpreende.

    "Governo só é bom de fato, quando o povo vai bem"

    • Como já foi falado, CGH não tem vôos internacionais. Concordo que tornar um aeroporto exclusivamente doméstico não tem problema algum…

      Porém, quem já viajou em vôos domésticos na Argentina sabe que a LAN Argentina oferece um serviço muito, mas muito, muito melhor que o da Aerolíneas. Não se trata apenas de preço, que por vezes é menor na Aerolíneas, mas do atendimento e respeito com o cliente – aliás, quem reclama de atrasos de aviões no Brasil deveria procurar saber como andam as coisas lá fora…

  • Rodrigo

    Claro…. os 3 usam de ações semelhantes para angariar simpatizantes (e votos)… 3 populistas que, ao invés de incentivarem o crescimento por investimento em infra-estrutura e educação, censuram críticas, manipulam números e dão bolsas-tudo à população…

  • Thiago Castro

    Pede pra Cristina abrir mão dos turistas brasileiros então. Pergunta oq ela ia achar disso??

    • Angston

      Ela é totalmente louca, meu caro. Ela não tá nem aí, não. Ela quer é pro bolso dela! Meus amigos estrangeiros estao, TODOS, saindo da Argentina. Vc vê que nem o Andrés que tá comentando aqui volta pra lá. Mas aqui ele vem defender sem a menor lógica essa atitude do governo. Típico dos caras que apoiam Cristina Kirchner cegamente, Mas viver com 30% de inflação e ganhar em peso ele não quer, né? Vai vendo!

  • Andrés

    Copncordo plenamente!

    • Andrés

      (com o Weasley, quando diz "É muito fácil julgar os outros, sob a sua ótica. O aeroporto pertence ao Governo Argentino e eles fazem o que quiser com ele.")

      • Angston

        Kirchnerista!

  • Tarcísio Mede

    Wesley, isso não é unilateral. Os Argentinos que queiram viajar (e que obviamente contam com a LATAM e Gol com melhor serviço ou preço), eles também vão perder tendo de se deslocar pra Ezeiza para viajar internacionalmente. É como um paulista ter de ir pra Campinas pra fazer um vôo internacional.

    Eu AMO a Argentina, mas não posso não concordar de que isso é um ataque sujo, até porque a Aerolineas voa para São Paulo e Rio, e TODAS as outras cidades do Brasil? Teremos de pegar um vôo pra SP/RJ (e compatível com o horário deles) e depois ainda pagar um preço alto pela Aerolineas?

    Se eles querem transformar o Aeroparque num aeroporto nacional, tudo bem, mas colocar a Aerolineas para vôos internacionais lá e as outras não ataque baixo…

    • Tarcísio Mede

      OBS: E como fica a relação da Gol com a Aerolineas? que até onde eu sei tavam se unindo pra combater a LATAM?

  • Philippi

    Tenho 4 Bilhetes ida e volta Brasilia x Florianopolis da Transbrasil. Alguem tem interesse na aquisicao dos mesmos?

    Talves no futuro eles valha uma boa grana. Quem se habilita…..???

  • Nira

    Quero ver quem terá coragem de voar nos "aviõesinhos" deles, sem extrutura e sem manutenção, uma vez que deixaram de ser "americanizados" e estão falindo: "Los hermanos estão nos infernos".

    Em fevereiro fui a B.Aires e na frente da "casa rosada" virou um verdadeiro acampamento de desempregados e sem tetos. #maiormedo#.

  • Thiago Castro

    Temos corrupção e todas as mazelas presentes no terceiro mundo, mas ao contrário de Venezuela e Argentina, NÃO TEMOS uma pseudo-democracia. Isso é fato!

    • Alex Freitas

      Boa Thiago !! Nao que o nosso governo seja um eximio exemplar, mas estamos um passo a frente sim, temos muito a percorrer…

  • Danilo Fernando

    Ok, Ok,… vamos deixar eles pousarem os teco-teco deles no Campo de Marte, Jacarepaguá e na Pampulha… agora deixem a gente descer no Aeroparque!

  • Alexandre

    Nossa… o governo vai sim se pronunciar por causa de 6 vôos diários Gol, Tam e Lan juntas… Pode ser que até vire guerra!!! rsrsrs

    • Angston

      É, concordo, nada a ver governo se manifestar etc. Cheguem por Ezeiza e, REPITO, agradeçam!!!

      Assistam ao filme Whisky Romeo Zulu!!!

      E se assistirem ao "Fuerza Aérea Sociedad Anónima", nem em EZE vão querer descer…

  • Paulo

    Senhores, o Aeroporto Santos Dumont é um aeroporto doméstico, portanto, todos os voos operados nele são de operadoras que detém linhas (slots) nacionais (voos com origem e destino dentro do território nacional), assim como o disputadíssimo Congonhas. No Brasil quem faz a regulação é a ANAC e não há barreiras, o que transparece é o contrário, muitas vezes as empresas nacionais (TAM e GOL, talvez a Azul num futuro breve) reclamam da presença de muitas empresas extrangeiras que fazem voos internaionais. Inclusive, segundo li a algum tempo, o acordo de livre trânsito no espaço aéreo, que estava sendo cogitado com os EUA, era muito prejudicial para as empresas brasileiras, o que prava que o Brasil é um mercado aberto.

  • Danilo Fernando

    Ouvi falar que eles vão comprar os aviões DC-10 da Varig! kkk 🙂

  • Danilo Fernando

    Ta aí uma boa idéia! Manda eles pra Jundiaí… os teco-teco deles cabem lá!

  • Paulo

    Philippi, o governo da Argentina todos os dias mostra que está perdido. O país está se afundando e daqui a algum tempo (se nada mudar) não haverá mais interesse do povo brasileiro em visitar aquele país. O fim dos vistos para os EUA e México estão chegando e vão provar isto.

    • Robério

      Aonde é que eu assino?

      Concordo em número, gênero e grau.

  • Danilo Fernando

    Simples! Eles vão ficar exclusivos no Aeroparque. Daí QATAR, TAM, LAN e GOL, vão baixar ainda mais o preço para Ezeiza… daí as Aerolíneas vão quebrar ainda mais rápido… Façam isso mesmo!

    • Angston

      Apóio Danilo! Aerolineas é um ANTRO de corrupção pro governo argentino. Tem mais vôos pra Venezuela que venezoelanos na Argentina! Eu me pergunto quem vai TANTO pra Venezuela assim na Argetnina! Morei ANOS e ANOS na Argentina e se fosse necessário ir pra Venezuela com TANTA freqüência, eu conheceria muito mais gente que teria ido… oque não é verdade. Aliás, os argentinos não têm dinheiro pra nada. Aguarde!

  • Paulo

    Você conhece o tamanho da pista destes aeroportos? E imagina qual seria a necessidade/importância de haverem voos internacionais neles? Acredito que nenhuma das duas perguntas.

  • eider

    Bom…vamos aos fatos…se um argentino comprar uma passagem aérea doméstica no Brasil, vai pagar o mesmo preço que um brasileiro pagaria. Se um argentino for usar o metrô em qualquer cidade brasileira, vai pagar o mesmo preço que um brasileiro. Se um argentino for viajar para o Brasil irá usar o mesmo aeroporto que as cias. nacionais usam. Então pq essa sacanagem com os brasileiros na Argentina…pagamos o dobro numa passagem aérea doméstica lá. Passaremos a pagar o dobro que os argentinos pra usar o metrô de Buenos Aires. E agora não poderemos usar nem o mesmo aeroporto que os argentinos?? Adoro visitar a Argentina, tanto que vou lá umas seis vezes por ano, mas se não quiserem mais ver brasileiros por lá deveriam dizer logo de uma vez. Ou será que é pq sabem q nosso governo também não ta nem ae pra nós?? Igualdade já.

    • Angston

      Pq argentino é ladrão, querido. Na idéia deles, paisinho de quarta, é que "quem viaja é pq tem dinheiro", entào vamos tirar deles. Todos os estrangeiros pagam mais. Começou a ser assim a partir de 2006, quando começaram a chegar mais e mais turistas de todo lado. Antes eu viajei na Argentina pelos mesmíssimos preços que eles. Os argentinnos pensam isso pq eles são um povinho tão mequetrefe que nunca tem dinheiro, entào só "viajam" quando têm. "Ter dinheiro" aqui, leia-se bem, significa estar PODRE de grana. Portanto, tudo, TUDO que vc pensar com lógica no Brasil, inverta na Argentina.

      Tem mais uma coisa: o governo argentino é extremamente corrupto, e MUITOS apóiam (o argentino é um ser suscetível a lavagem cerebral como nenhum outro que eu conheça). Nesse aeroporto, muitos funcionários do governo já entraram com maletas de dinheiro sem declarar, cometem todo tipo de delite aí. Pra mim o fechamento pra companhias estrangeiras é por isso, pra roubar mais. Vcs estão muito civilizados, discutindo reciprocidade, concorrência etc. Parabéns. Mas na Argentina ninguém nem sabe o que é isso. Podem esquecer.

  • Bruce

    Eu acho a medida um tanto quanto radical! Se concordarmos com o fato que é uma nação soberana e sua decisão deve ser levada em conta, o Brasil também poderia usar de tal artimanha para "igualar" novamente a concorrência. Como? Simplesmente a partir de decisão de tal lei o Brasil (via Anac/Infraero) retoma todos os slots (autorização de pouso e decolagem, frisando que são concedidos pelo governo e portanto não são propriedades de cias aéreas) da Aerolineas para o Brasil com o origem no Aeroparque. Se as nossas empresas não podem voar Brasil – Aeroparque do mesmo modo eles só teriam frequências autorizadas em voos Ezeiza – Brasil. Minha opinião!

    • eider

      Concordo…mas ainda fica em aberto o trecho Brasil-Aeroparque…. Melhor é mandar eles pra Campinas mesmo..KKKK

    • Andrés

      Concordo com vc, e seria completamente lógico!

  • Angston

    Thiago se vc acha que o Aeroparque tem capacidade pra ALGUMA coisa, leia isso http://pt.wikipedia.org/wiki/Voo_LAPA_3142

    e assista ao filme Whisky Romeo Zulu. Aliás outro filme dele, "Fuerza aérea sociedad anónima", tb vale a pena pra todos que voam pra Argentina. O acidente da LAPA só nõ foi pior pq, milagrosamente, o avião não bateu num posto de Petrobrás que fica ali, na FRENTE da pista. Seria uma bela de uma explosão.

  • Andrés

    Pessoal do Melhores Destinos: gosto muito do blog, sério, mas acho que esse título é terrorista demais, desculpem. Parece uma ação contra o Brasil, e no texto dá pra entender que é uma medida tomada pra fazer novamente ele doméstico, como era, e que atinge também a empresa chilena que opera, não só as brasileiras.

    Infelizmente, vejo como a imprensa brasileira vem tratando o governo argentino só olhando pro que a grande mídia (enfrentada com o governo) diz a respeito de qualquer passo que dê a presidente.

    Vejo muita gente aqui no Brasil "opinando" sobre a Argentina, repetindo simplesmente o que algumas midias daqui dizem, que é tomado do que o jornal Clarin e outros daqueles que não gostam do governo dizem também. Se alguém for lá e conversar com as pessoas podem ver que as coisas são diferentes do que a grande mídia diz. O argentino adora o brasileiro, por exemplo, e aqui tem uma rixa que lá não existe. Fica no futebol e olha lá

    Esses títulos fazem com que essa rixa aqui aumente, à toa. Não tem nada contra o Brasil. Gostaria que na medida do possivel se cuidasse mais ao colocar um título desses e buscassem outras fontes. Trabalho com mídia e a gente sabe como pode se manipular a opinião a través do título de uma matéria…

    O texto do post está um pouco político ao meu ver e até agora não tenho visto nada parecido aqui no blog. Pra quem importa, realmente e falando num blog como esse aqui, se o presidente de Aerolineas é membro de que grupo ou "apoia a presidente"? Não seria lógico que o presidente da companhia estatal estivesse alinhado com a presidente do próprio pais? Não entendi, se não fosse que imagino de onde vem e são coisas que podem ser entendidas dentro da questão política do próprio pais.

    Sinto que precisamos cuidar mais um pouco o relacionamento entre os paises e deixar de ver só uma questão futbolística na relação Argentina-Brasil ("expulsar" me faz lembrar mais ao que faz um juiz de futebol e denota certa violência). Sou argentino, moro no Brasil há anos, por escolha. Adoro o Brasil e o seu povo, que já é meu povo.

    E algo MUITO importante sobre o título, pessoal: Aeroparque não é o aeroporto mais importante de Buenos Aires. O mais importante, e historicamente internacional, é o Ezeiza.

    Quero deixar claro que adoro o blog, sigo ele sempre e agradeço pela info que sempre trazem. Só faço essa consideração (que é minha, não sou dono da verdade), para trazer uma outra visão.

    Grato

    • Angston

      Andrés: pienso que sos argentino y que venis aqui a defender a tu país. Solamente nos falta a que profundices el debate diciendonos que esto es culpa de "los medios opositores"- como ya empezaste a hacer… He vivido en Argentina muchísimos años, sé muy bien como son las cosas. Mucha gente aqui no las sabe. Es lamentable que tengas tan sesgada opinión – la puedo respetar", peor ya hace AÑOS que se sabe que esta no es la realidad y que la Argentina va de mal en peor. Y quisiera que fuese realmente un problema anti-Brasil. Lamentablemente no lo es, para ,mí es solamente para robar más por EZEIZA y que entren más y más Antonini Wilsons por ahí. Esta medida en nada ayuda al turismo en Argentina ni devuelve competitividad a Aerolineas, que ya se fumó casi todo su presupuesto para el que va del 2012 de manos de Recalde y la Cámpora. Es una verguenza. Repito, sería mucho mejor noticia si fuera una actitud anti-Brasil. Pero a lo mejor es una actitud anti-Argentina, como practicamente TODAS del gobierno K.

    • Angston

      Ah, y no: no es l;ogico que un presidente de Estatal apoye a la Presidenta, no de la manera como sabemos los dos que es con Aerolineas. Los Kirchner la volvieron a Estatizar sacandola del grupo Marsans sin indemnizarlo (o sea, la expropiaron) y la causa sigue. Los de La Cámpora son unos ineptos que nada entienden de aviación, y muy muy chicos – lo sabés muy bien! no te hagas el desentendido – para manejar a esta empresa. No me espanta que el resultado sea este. Los K llenan de gente de su "confianza" a los aparatos del Estado, si calificación de ningun tipo – técnica principalmente no!

      A mi me parece muy bien que este blog empiece a escribir cosas así, politizado sobre la Argentina, pq lamentablemente en Argentina hasta tomar un expreso es tema político, y muchos brasileños no lo saben. Cuando esto empezó, allá por el 2006, yo ya advertía a los brasileños en Argentina, pero nadie se interesaba en creelo. La gente aqui tiene que entender COMO se toman las decisiones en Argentina de hoy, y es así, por la corrupción y por minar al Estado con esa gente de La Cámpora, te guste o no.

    • diego

      amigo vc faz idéia de como a banda toca por lá? pra ter uma idéia aqui no Brasil vc não vota e paga uma multinha depois da segunda vez seu cpf é até cancelado já na Argentina vc primeiro justifica depois segunda vez a policia te leva preso com mandado!! lá é uma ditadura argentino não pode comprar dolar,nem real nem nada, para voar a Argentina o governo não te dá eslot quando vc é empresa extrangeira só para beneficiar a Aerolineas Argentinas nem os argentinos gostam das AA pode parecer que não mas eles preferem qualquer uma menos a AA não podemos esperar nada de bom do governo Kirshiner entendeu visite mais o mundo e seu país e verá coisas que não dá para ficarmos aqui comentando entendeu?espero que tenha entendido!!!

    • Andrés, tudo bem? Obrigado pelos elogios ao blog.
      Quanto à matéria, você tem razão nós não tratamos de política, mas de viagens e só entramos nessa questão política quando isso, de alguma forma, traz consequências à possibilidade, facilidade ou comodidade para nossos leitores viajar. Nós temos um número considerável de leitores estrangeiros e agradecemos a todos, mas nosso enfoque é sempre dos turistas brasileiros, que nesse caso são os grande prejudicados. Em outras palavras, ao Melhores Destinos não importa a política interna da Argentina ou a avaliação de sua presidente, até o momento em que isso afete a vida dos brasileiros que querem viajar para lá. E como foi este o caso, decidimos publicar esta matéria alertando aos leitores sobre essa possível mudança, que custará mais tempo de deslocamento e dinheiro aos brasileiros que voarem com a GOL, TAM ou LAN, se de fato se consumar. Se expulsam (não é esse o termo?) essas companhias, expulsam seus passageiros, muitos deles nossos leitores, por isso julgamos que "terrorista" é essa decisão absurda e arbitrária de promover uma concorrência desleal para favorecer uma empresa, ainda que estatal. Não temos, nem alimentamos rixa alguma com a Argentina e nosso posicionamento seria o mesmo com qualquer país do mundo que desfavorecesse os brasileiros e – mais do que todos – com nosso próprio governo, quando adota medidas que prejudicam nossos leitores enquanto passageiros. Te convido a ler alguns textos como este ou este e comprovar por si mesmo que sempre foi esta nossa postura. Por fim, desejamos todo sucesso à Argentina e ao seu governo e que essa decisão estapafúrdia jamais venha a se concretizar, pelo bem de brasileiros e argentinos.

      • Andrés

        Valeu Denis, a minha ideia era falar sobre como essa decisão era apresentada, só.

        E quem quiser achar que sou super partidário da Kirchner pode achar, não vou me explicar, não é o assunto aqui discutir de política. E seria longo, não procuro isso no Melhores Destinos.

        A política e o futeboll são muito parecidos enquanto ao terreno das discusões. E vi aqui acima que falam que “defendo o meu pais”. Se visse algo exatamente igual num blog argentino faria a mesma coisa. Só achei um pouco exagerado da maneira que foi apresentado, principalmente o título, porque Aeroparque não é o maior aeroporto de Buenos Aires, inclusive. E pela forma apresentada parece uma decisão unilateral contra o Brasil, quando lendo o texto percebe-se que não é. Se essa decisão for tomada, eu vou ser um dos damnificados, aliás…

        Eu não defendo a decisão em si, nem tenho dados que me digam que é a melhor decisão a tomar (sempre depende de pra quem, né?). Só falei da forma de apresentar a informação. Espero tenham entendido quando falei que era a minha opinião, não que falava nenhuma verdade absoluta.

        Valeu

        Abs

    • Leo

      Oi Andrés,

      Neste post do MD há 3 fontes da imprensa que dão a entender que estão tornando o AEP num aeroporto exclusivo das Aerolíneas, sem restrição de rotas.

      Você diz que o que acontece na verdade é que estão transformando o AEP num aeroporto doméstico.

      Isso é bem diferente do conteúdo do post, e se fosse verdade, realmente justificaria que o título desse post, ou melhor, o post inteiro, fossem alterados. Poderia citar suas fontes?

  • Carlos Brandã

    Tive o desprazer de viajar pela Aerolineas Argentinas há pouco tempo e sou testemunha – ou seria vítima? – dos péssimos serviços desta empresa (???), o que inclui aeronaves caindo aos pedaços (o compartimento de onde saem as máscaras de oxigênio estava preso com silvertape), serviço de bordo inexistente e tripulação – no mínimo – despreparada.

    NUNCA MAIS viajo por esta companhias e serei seu principal detrator.

    • Angston

      Viajei apenas UMA VEZ na vida por Aerolineas (voltando de Rio Gallegos, em 2002) e nunca mais. Não deixei nem de morar na Argentina por isso, nem de me mover, nem de ir pra lá nem voltar. Nunca mais usei aeroparuqe, nem quando ele ficou "internacional".

  • Angston

    Nossa, nada a ver esse comentário. De onde vc é?

    Dilma e Dilma NADA NADA NADA têm a ver com Chávez, Cristina, Evo…

    Sou de esquerda, mas argumento de esquerda burra – sorry, mas é burrice – eu não concordo. NADA NADA a ver!

  • Angston

    "Governo só é bom de fato quando o povo vai bem": essa sua útlima frase é exatamente a prova do que acabo de comentar sobre o que vc diz. O povo venezoelano e argentino vai MUITO MAAAAAAAL!

    Mas muito. Não fale bobagem, por favor.

  • Angston

    Falando MUITO sério: eu tenho medo até de EZE, aeroparque eu EVITO com todas as minhas forças, e evitarei aeroportos aberrações assim SMEPRE que eu tiver opção. PRefiro EZE com todos os defeitos.

  • paul

    Falem o que quiserem, ditadora, louca, autoritária, mas a "presidenta" deles dá de dez na nossa! É uma gatona prá ninguém botar defeito!!

    • eider

      KKK..gatona?? ah fala sério…nós estamos mal de presidenta, mas os hermanos também não tem gatona na presidência não..KKK…

      Um abraço a todos os hermanos argentinos, que nada têm a ver com as decisões políticas dos seus mandatários. Já fui algumas dezenas de vezes á Argentina, e sempre fui muito bem tratado.

    • Angston

      Vc é o Andrés? HAHAAHAH

      Ou é o Feinmann?!?!

      "El filósofo oficialista José Pablo Feinmann dio una curiosa explicación sobre los motivos por los cuales los argentinos "odian" a la presidenta Cristina Kirchner. (…) "Para usted, señora, es difícil tolerar a Cristina, no la tolera, no la puede ver, no la aguanta más. Usted no sabe si robó o no, porque lo del patrimonio es una excusa. Usted la odia. Creo que la odia porque encuentra en ella cosas de las que usted carece. En lugar de admirarla, cuando una persona encuentra a otra con las cualidades de la que carece, puede llenarse de odio, de envidia y resentimiento. Porque su mera existencia demuestra mi mediocridad, es la muestra palpable de su mediocridad. La odia o puede admirarla", afirmó el filósofo kirchnerista.

      "Usted la odia a Cristina porque posiblemente no esté contenta con su vida. Porque no haya hecho la carrera que quiso hacer, se dé cuenta que no tiene la inteligencia de ella, ni podría hablar en Naciones Unidas como habla ella, sin leer un solo papelito, hilando de un modo deslumbrante", continuó.

      Después, tanto en el caso femenino como masculino, Feinmann hizo un giro casi sorprendente sobre la causa del odio. Ya no es solo una cuestión de envidia intelectual, sino física. Hasta sexual. "Le da bronca Cristina porque no es una viejita. No está fulera, no es un bagallo. Es una señora de 58 años y usted vio fotos de cuando era jovencita. Era una morocha argentina muy linda y a usted le da mucha bronca, porque ¿qué hace esta mujer en la Presidencia de la República? Esa es cosa de hombres, la mujer tiene que estar en el hogar, llevar a los chicos a la escuela, estar con el marido. Esta es una intrusión, esto le pasa a una mujer".

      Se quer concurso de beleza, que seja Miss e não presidenta.

      http://www.lanacion.com.ar/1513334-jose-pablo-fei

      http://www.montevideo.com.uy/notnoticias_180477_1

  • Angston

    Todo mundo falando besteira. Na Argetnina a "proposta" só virou outra no Aeroparque pq começou a inundar de turista a partir de 2006. Coisa que já tá acabando. Como já disse, não tem nada a ver com concorrência, com comprara Santos Dumont e Congonhas etc… nada a ver. O governo argentino precisa de controlar esse aeroporto pra fazer mais das suas. Só isso. Muito escândalo de corrupção desse governo foi desmascarado ali.

    Aeroparque não era internacional e nada me faz crer que possa ser. Vcs estão voando por lá sem saber das coisas… eu EVITO, nao quero nem saber se é mais próximo da cidade! Acreditem, vcs não perdem nada além de alguns pesinhos a mais pra voltar de Ezeiza…

  • Angston

    Gostei Anderson, vejo que vc SABE das coisas! Abs! PS: ter que aguentar Kirchnerista aqui nesse site é que é triste.

  • Angston

    Dia 8 de novembro vai ter um GI-GAN-TE!

  • Alex Freitas

    Fique tranquilo, por mais que o governo argentino mexa os pauzinhos, a AArgentinas continuara com menos qualidade e falta de preços competitivos, a unica excecao sao os excelentes avioes da EMBRAER made in Brasil

    • Leo

      Faço Rio-BsAs duas vezes por mês e, ao contrário da maioria do pessoal que sempre busca promoções e para sair de férias em datas e locais que dependem do surgimento de uma oportunidade, tenho datas mais ou menos fixas.

      Sempre compro a mais barata entre Gol, TAM, Aerolíneas e Emirates. Posso dizer que, para além das promoções ou do uso de milhas, quase sempre as brasileiras perdem.

  • M@rcelo

    Aí camarada, analise um pouco as coisas antes de postar comentários.

    Primeiro, os dois aeroportos são próximos do centro do RJ. E segundo, e o principal ponto, o Santos Dumont não recebe voos internacionais. A comparação não faz qualquer sentido!!!

  • Angston

    com certeza thiago, não sei de que "falta de instrução" fala o nosso amigo. Eu já pensei como ele, mas bastou morar na Argentina pra eu ver que é realmente o contrário.

    Mas esse negócio de "nós salvamos a economia deles", "se não gastássemos etc etc" é pensamento de brasileiro e estrangeiro, gente que compreende minimamente o capitaliso ok? A Argentina nao entende, a prova tá aí pra todo mundo ver. Eles não pensam em nada disso não, meu amigo. A arrogância pode mais.

  • Angston

    Bruno, o Uruguai já injetou dinheiro na Pluna, e agora não quer injetar mais – talvez pq não tenha. E foi justamente um grupo argentino que tirou grana a Pluna agora. Não fale sem saber.

  • Angston

    Aliás, pagara dívida e injetar milhões na empresa… não é a mesma coisa? Não vejo a diferença que vc quer marcar!

  • M@rcelo

    Sugestão para a TAM e para a GOL. Matem logo esse monstro chamado Aerolineas Argentinas, querem colocá-las em Ezeiza, tudo bem, baixem os preços durante 1 ano, façam promoções focadas em Buenos Aires. As latas velhas azuis e brancas voaram vazias e irão quebrar ainda mais rápido.

  • Angston

    Rodrigo, vc tá no mundo da lua!

  • Angston

    Diego, vc tá equivocado. Lula vai lá, fala fala, faz todo mundo de bobo, elogia muito, e depois vai embora feliz da vida, sem criar atrito. Pra quê se preocupar com aquilo lá? Pra que brigar com aquilo lá? Perceba!!!

  • Carmen

    Nao posso acreditar na quantidade de compatriotas fascistas, burgueses e ignorantes que tenho. Moro em Buenos Aires desde 2007 e posso dizer que, com mais acertos que erros, o país está melhor e muito mais politizado que em outros tempos (entenda-se 2001). A Argentina possui a média salarial mais alta da américa latina (em torno de UsD 520 por mês)e a menor taxa de desemprego…só nao trabalha quem nao quer. Em um cenário de decadencia mundial, isso fala muito bem do país. Vocês tao reclamando porque o real tá desvalorizando cada vez mais e já nao dá pra gastar em freeshop e outlet, que é a única coisa que brasileiro sabe fazer em Buenos Aires. Agora, vao ter que gastar um pouco mais em taxi também, tadinhos…

    • Angston

      Carmen, vc engana a quem quiser, mas pra quem já morou na Argentina, não! Infelizmente vc tá se deixando lavar cerebralmente. Uma pena!

    • Angston

      CArmen, esses seus argumentos sòa os mesmos da Cristina Kirchner. Saláriod e 520 dólares, com inflação de 30% ??? Tô fora.

      quer dizer, 30% nas estatísticas paralelas boazinhas né? hj em dia volto a cada 6 meses e está TUDO entre 50% e 100% mais caro. Uma proeza dos "hermanos".

      Acabo de voltar de lá, e sinceramente… deveria ter gastado essa grana em outro lugar. É o que farei aliás, vou ficar um bom tempo sem ir pra ARG!

    • José

      Filha, o país está quabrando, caminhando rumo à se tornar uma nova venezuela. Provavelmente você está lendo muito os panfletos governamentais travestidos de jornais.

  • Robério

    Não vejo prejuízo algum para GOL/TAM, pois o acesso ao EZE é bem tranquilo. Agora, a depender da exclusividade da Aerolineas e o péssimo serviço que ela oferece, o Aeroparque vai ficar às moscas…

    Eu, por exemplo, não troco TAM e GOL pela Aerolineas só por causa do Aeroparque.

  • Pedro H

    ta falando serio? comentario desagradavel

  • Leo

    Que comparação é essa?!

    No Santos Dumont também não tem vôo da Gol e TAM para Buenos Aires…

  • Leo

    Oi LM,

    Sabe o que eu posso fazer a respeito da passagem que tinha e perdi (e que tive que comprar outra na Gol de última hora pagando uma fortuna)?

    Nada mesmo?

    Se no futuro uma sucessora a substituir, pode ser obrigada a pagar as dívidas da massa falida antes de operar nos aeroportos do Brasil?

    Estou conformado que perdi o dinheiro, mas gostaria de ter certeza de que não posso fazer nada a respeito.

    Abraço.

  • Leo

    Enfim uma comparação sensata!

    Resultou até numa proposta bastante razoável de retaliação comercial.

  • Fernando Costa

    Não façam comparações incomparaveis por favor…Antes de qualquer um falar de AArgentinas não opera aqui o a cola, lembrem dos termos "internacional" e "domestico"! Pensem nisso de começar a gritarem bravatas e falarem bobagem…Só falta alguem falar q a Delta e a United tbm não podem operar na Pampulha (BH) e q por isso se os EUA quiserem "retaliar" podem tbm tirando as possibilidades de pouso da TAM no JFK! Menos gente, bem menos…

  • peter

    Nestes paises socialistas,como dizia um humorista, " a única coisa que vai para

    frente é o atraso" !!!

  • Daniel Matos

    Não. O SDU não tem voos internacionais. Só sugeri isso pra prejudicar a Aerolineas mesmo. rs

  • Daniel Matos

    E o Galeão não é so internacional não. Tem nacionais tb.

  • Daniel Matos

    Pelo que eu to sabendo, a inflação aí ta comendo solta. A do Brasil ta relativamente controlada (nao q nao exista). Só isso aí já é um claro sinal alarmante da economia.

  • Clérison Sant

    O governo brasileiro poderia ser simples e grosso, transferia os voos da aerolineas argentinas para campinas.

  • Moni

    Estrangeiros de países ricos pensam o mesmo quando eles vem pra cá. Nao é pq o Brasil está melhor que a Argentina que nos cabe o desdenho, a terrinha aqui precisa crescer muito ainda (principalmente no quesito segurança) pra criticar o vizinho.

    • Thiago Castro

      Provavelmente os estrangeiros de outros países tem razão quando falam do nosso, assim como o temos quando falamos da Argentina. Infelizmente.

  • Thiago Castro

    Tanto tem capacidade que RECEBE voos internacionais. Sem mais!

  • Thiago Castro

    Eu acho que seu comentário é endereçado ao Miguel não é?

  • Thiago Castro

    Eu já não tenho interesse algum de visitar Buenos Aires. Depois que for a Ushuaia e El Calafate podem fechar a Argentina. hehe

  • Thiago Castro

    Do jeito que vc fala parece q tá tudo correndo às mil maravilhas na Argentina!! Deu até vontade de ir morar em Buenos Aires, hehe.

    Um teste legal seria deixar de receber brasileiros na Argentina e ver oq acontece com essa economia pujante q os hermanos tem aí!!

    Ah, não sou ignorante nem facista (aliás, meio old-fashion o termo), mas não tenho problema nenhum em ser burguês. Já vc deve ser comunista não é?? Pfff.

  • Thiago Castro

    Achei q o calote da dívida e os crescentes do povo argentino tivessem diminuido um pouco a arrogância história do pessoal aí. Queria ver se isso resistiria a uma retirada em massa de turistas brasileiros. Como ficaria essa economia hein?? Um caso a se pensar.

  • Thiago Castro

    hahaha, boa.

  • Thiago Castro

    Maluco!! hahaha

  • William B

    Francamente? JÁ VAI TARDE!!

    Quem pega voo do Aeroparque sabe o transtorno que é! Filas e mais filas pra check-in, atrasos e mais atrasos. Tô fora de Aerolineas e do Aeroparque!

  • Osanan Anthony

    É verdade, Thiago.

    Deveríamos ser muito bem tratados aqui. Vivo em Buenos Aires há 10 meses e posso te dizer que a cada dia me desaponto mais com a cidade.

    Já fui roubado aqui e a polícia nem sequer quis fazer um boletim de ocorrência. Só fez porque insisti e porque o celular tinha seguro. E porque fui contra a vontade dele, me fez esperar mais de uma hora pra fazer o BO enquanto ele falava com outro policial sobre os planos que tinha pro final de semana.

  • Rosa

    Tantos comentarios sobre a Argentina. Acredito que o Brasil continua sendo pior em educação, saúde, segurança, pior salario minimo da America do Sul etc… O brasileiro não olha o pais que tem antes de falar dos demais!!

    • Thiago Castro

      Claro que olha, ngm é mais crítico ao Brasil que os brasileiros. Mas falando sério, nosso país é muito melhor q a Argentina!!

  • Perfeito Andrés, também não somos donos da verdade, pelo contrário vivemos corrigindo nossas falhas muitas apontadas pelos leitores. Obrigado pela participação e pelo bom senso!

  • Jose

    Ótimo post e excelente discussäo em 107 comentários, mas se o "sério" estudo concluir que o AEP será exclusivo da Aerolíneas, mesmo para voos Internacionais, quem trocará a Gol, a Tam, a LAN ou a Qatar para voar pelas Aerolíneas? Ainda mais após ler o outro post MD, de hoje, com a Qatar oferecendo as passagens mais baratas SAO-BUE!

  • Roberto

    Eles estão na contra-mão do progresso.

    Se o Aeroparque virar exclusividade da Aerolíneas Argentinas vai ficar conhecido como Aerolixão de BsAs.

  • RABUGENTO (@RABUGENT

    Você tem ideia de onde pousavam os voos internacionais, no Rio de Janeiro, antes da construção do Galeão?

  • RABUGENTO (@RABUGENT

    Viu quantos estão morando no Subte(metrô)?

  • RABUGENTO (@RABUGENT

    Até pouco tempo atrás só tínhamos Ezeiza.

    Continuaremos a tê-lo.

    Não sei o porque de tanta discussão.

    Na verdade não pretendo ir até lá tão cedo. Não está mais valendo a pena.

  • RABUGENTO (@RABUGENT

    Você esqueceu de dizer que os restaurantes tem cardápios distintos para os turistas e para os da terra…

  • Jesse James

    É o velho intervencionismo latino americano, se tem uma empresa privada que é mais eficiente e uma estatal deficitária, que fechem ou privatizem a estatal. Além do mais o que um governo quer com uma companhia aérea? Aposto que uma investigação ou uma simples auditoria apontaria irregularidades. Alguém lembra que a Embraer era estatal? Faz falta uma Embraer do governo?

  • Ullips

    Só me falta vc dizer que o país é de primeiro mundo. kkkk…

  • Jesse James

    O aeroporto pertence ao povo argentino e nao ao governo. E por isso eles não tem o direito de fazer o que quiserem. Mania de brasileiro filhote da ditadura de achar que um governo é um povo.

  • Thiago Castro

    É óbvio que não será um aeroporto doméstico. Se fosse, não haveria nenhum problema. O Aeroparque continuará sendo internacional, com exclusividade da Aerolíneas, esse é o problema.

  • É uma pena o que essa família vem fazendo à Argentina. Estive la a duas semanas e vi como a população está pobre, os preços altíssimos…… Uma pena, um país tão bonito, com uma cultura tão rica está sendo devastado por uma família e a corja de seus aliados.

    Triste…

  • DonizzetMorris

    Não tenho interesse tb de conhecer a argentina…

    • leonardo soares

      você não sabe o que está dizendo.O ano passado a Argentina recebeu mais turistas estrangeiros do que o Brasil.

  • DonizzetMorris

    Eles não respeitam o Brasil….

  • Thiago Castro

    Tem várias empresas aéreas no mundo que são estatais. A diferença é que alguns países tem gestão e outros tem corrupção. Mas concordo contigo, não faz diferença mesmo.

  • Fabiano

    Nossa, quanta polêmica! Se o governo argentino quer priorizar um aeroporto, a decisão é deles. O que temos haver com isso? É insignificante para os vôos brasileiros. O Ezeiza lotado de brasileiros muambeiros já é complicado, pior ainda seria o Aeroparque. Aff…

  • JoNeS

    cuida que, quem gosta de gato acaba arranhado…hehe!

  • Daniel Matos

    Acho que ela já incorporou bem o espírito dos argentinos. Já tá se achando na Europa perdida na América Latrina. kkkkkkkkk

  • Walter J

    Quanto os aviões eram movidos a hélice? No Santos Dumont…

  • Aldo

    Amigo Quando o IDH brasileiro seja mais alto que o Argentino, tu poderas falar. Lhe recomendo se informar antes de postar bobagens, tu estas deixando muito mal teu pais falando tanta asneira. Roubos tem em toda grande cidade e BS. AS. não fica em outro planeta. So que se tu procuras o SUS em BS AS lhe garanto que não morreras no corredor como no RIO ou SP, e se queres estudar para não falar tanta mer.. pode se matricular na Argentina que e na faixa e não tem bestabular como no teu pais.

    Abraços ao PCC.

  • Aldo

    Pena e que estejas tão desinformada!!!!. Argentina tem melhores salarios, melhor SUS, facultades gratuitas, etc. Resumindo melhor IDH e bem crecendo nos ultimos anos, mais fazer o que? tu seguramente , como a maioria dos brasileiros, antes da sagrada novelinha assistes o jornal nacional que lhe conta as "verdades" do mundo e do Brasil.

    • Helio

      – O Brasil tem as MELHORES faculdades da américa latina, e todas públicas e gratuitas
      – O SUS argentino é uma merda, quem tem condições paga um plano de saúde. Quem não tem, se fode.
      – O salário argentino é inferior ao nosso, se corrigido pela inflação galopante.
      – Vc fala do famoso IDH argentino, falsificado pelo Indec, o IBGE deles?

      Deixem de ser uma republiqueta bananera e depois falamos. Vivem do nosso dinheiro e reclamam!

  • Grace

    Exatamente por isso acabaram com a Varig.

    Assim o Brasil ficou sem concorrência com as estrangeiras.

  • Diones Reis

    Fim de visto para os EUA?

    Melhor você continuar sonhando com isto, pois sonho não cobra imposto.

    E reze para o Ronmey não ganhar a eleição americana, pois garanto que com isto ele volte a fazer dificuldade pra tirar visto americano, alegando imigração ilegal.

  • Grace

    Qdo o governo brasileiro injetou dinheiro na VARIG?!

    A única coisa que fez foi puxar o tapete dela e entregar de bandeja para a Gol.

  • Grace

    Santos Dumont e Congonhas nao são aeroportos internacionais. ( nao tem imigração/alfândega.

    Aeroparque e aeroporto internacional.

  • Aldo

    E nestes tipos de sites e com estes tipos de noticias e postagens que vejo a inmensa influença dos monopolios de informação brasileiros na vida cotidiana de voçes. Da muita pena ver que o arnaldo Jabor, Miriam Leitão, William waack e outos lobistas brincan com o povo brasileiro. A maioria das opiniões aqui postadas são copias fieis das mentiras e descontextualizações dos lobistas do establisment (Ditadura, pais afundado,YPF, dolar, inflação, ley de medios, etc). Mentras tanto, segundo a ONU o IDH argentino continua crescendo e supera por muito o brasileiro.

    O dia que o Brasil melhorar seu IDH os comentarios teram mais sustento e muito menos preconceito acefalo.

    Abraços sinceros a todos os brasileiros que entendam esta mensagem.

  • Rogério

    Buenos Aires em si é um lixo. Uma São Paulo piorada. Taxistas em sua maioria MALANDROS, dinheiro falso rolando solto em proporções inimagináveis, preços aumentando (inflação pra turista), pessoas em geral super chatas. Muito melhor ir para o sul da Argentina, ou pra região de Mendoza, por exemplo, do que insistir em Buenos Aires.

  • Andrés

    Oi Leo,

    desculpa, eu achei que era pra fazer ele doméstico de novo. De todas formas eu explique depois que não defendo a decisão, não tenho dados pra fazer isso e, inclusive eu seria um dos damnificados se for realmente tomada. Até falei (alguém postou acima) que acharia lógico se aqui se tomasse a mesma postura de não permitir que voos da Aerolineas saindo do Aeroparque pousassem em Congonhas, por exemplo. Ou a medida que o governo achar mais conveniente.

    São interesses, e cada pais deve cuidar do seu. Eu moro aqui, vou preferir que continue como está, claro, essa medida também não me beneficia.

    So fiz a observação do tom, principalmente do titulo, onde ainda aparece Aeroparque como principal aeroporto da Argentina, sendo que não é. E, mais importante ainda, parece uma medida unilateral contra o Brasil, sendo que também não é.

    Fiz essa observação basicamente para não alimentar uma rixa absurda entre as pessoas dos paises. Li coisas aqui que nem vou comentar, como que argentino é tudo ladrão e coisas piores até, realmente inacreditáveis. Preconceitos que, eu acho, esses títulos podem fazer com que aumentem. Mas é só a minha opinião. Agradeço pela atenção e acho máximo o MD.

    Valeu

    abraço

  • diego

    eu vi uma matéria sobre issoo ela é bem pior que vc falou sobre Buenos Aires

  • Para início de conversa, Santos Dumont não tem nenhum vôo internacional. Segundo, a pista de Santos Dumont é demasiado curta para a maioria dos aviões que fazem vôos internacionais. E terceiro, para pousar em Santos Dumont necessita-se de uma perícia que dificilmente um piloto estrangeiro conseguirá de primeira.

  • Corrigindo uma coisa no artigo: a BQB Líneas Aéreas não é argentina, e sim uruguaia. Contudo, o dono dela é argentino.

  • zé paulo

    voçe esta certa carmem,eles estao com dor de cotovelo,buenos aires(só o nome dessa cidade é lindo)haja o que houver,será sempre,a charmosa capital argentina

  • Romero Alencar

    Pessoal, esse probelma com os aeroportos da Argentina é um reflexo de um problema mais amplo. Em toda a economia há sinais de fechamento ao mercado externo. A política econômica da presidenta Kirchner é equivocada e temos que torcer para sua recuperaçã, pois isso nos favorecerá também.

  • Paulo

    Diones, mesmo que não acabem com o visto, está cada dia mais fácil obter um.

  • pablo

    Então e equivocado crescer economica e socialmente como nenhum pais na America?

    E equivocado ter os maiores salarios da america so atraz de Canada?

    e equivocado ter o melhor SUS da america atraz de Cuba?

    E equivocado ter as melhores faculdades gratuitas da America?

    fala muuuuiitoooooo!!!!!

    • Luis

      O Brasil tem as melhores faculdades gratuitas da América.

      De resto, vc está delirando.

  • Daniel Matos

    Sim, ninguém nega que é uma bela cidade (embora hj um pouco largada e já tenha sido melhor ha um tempo atrás). O que tb não nega o que foi dito aqui sobre a realidade socio-economica do país. E muito menos que você precisa voltar ao curso de alfabetização.

  • Rogério Bueno

    Até onde eu sei essa empresa Aerolíneas Argentinas tem uma péssima reputação no mercado.

  • salvador

    Como ARDEU no arrentino aí, hein?

  • Murilo

    É verdade, a Aerolineas não tem SÓ cacaera não, peguei 4 vôos da Aerolineas Argentinas, o primeiro sim, estava feio, a poltrona do meu lado por exemplo estava quebrada, o encosto não ficava reto e tals.

    mas os outros 3 vôos, foram feitos em aeronaves muito boas e modernas.

    eu gostei da empresa sim, só acho que eles estão fazendo isso com as empresas brazukas para tentarem ganhar um posto maior no mercado, pq na boa, TAM, GOL, e tb tem a LAN Chilena, é complicado competir com isso né…

    e pra quem não tem vontade de visitar a Argentina, falo que Buenos Aires e Mendoza (que foram as quais eu visitei) são cidades maravilhosas.

  • Angston

    Pablo, com todo carinho… cala a boca.

    Se vc é um kirchnerista, o melhor lugar pra vc espernear é o La Nación.

    Deixe o Brasil e nossos websites fora disso. Se vive no Brasil, já deveria ter aprendido isso. Se gosta tanto a Argentina, volte pra lá!

    Sobre esse "verso" do salário mais alto blablablá, só atrás (com S) do Canadá… que bonito! E a inflação no Canadá é de quanto? Daqui a uns 3 anos, tenho certeza de que vc não virá a este foro defender sua presidentinha quando o país estiver na lona (já está, mas como tudo na Argentina aloooongam a queda com esse orgulho bobo em vez de fazer algo a respeito… ainda vai demorar um pouquinho).

    Por fim, só retornei aqui pq acabo de ler algo que tem muito a ver com a segurança da Aerolineas, corrobora nossa opinião de por que NÃO voar nela e ajudar a quebrá-la de vez (ninguém vai sentir saudade) e também sobre a arrogância argentina (afinal, os funcionários em questão são argentinos). Se é só arrogância ou se os "cigarros" em questão eram drogas e ninguém quis explicar… deixo pra imaginação de vocês. Ah, e deu mais de 20 mil euros de prejuízo pra empresa, como se não bastasse os 2 milhões de dóalres que ela perde por dia.

    http://www.lanacion.com.ar/1521561-contado

    "AEROLINEAS FUMA EN AIRE"

    "Fue hasta ahora sólo un escándalo interno. Pero trascendió y se suma a las dificultades que viene mostrando Aerolíneas Argentinas para bajar sus pérdidas. La agencia italiana de aduanas detuvo hace siete meses en el aeropuerto de Fiumicino, Roma, a dos tripulantes de la línea aérea por haber querido ingresar en Italia con 21 cartones de cigarrillos. Según el acta labrada, se trata de un colaborador y una delegada de la Asociación Argentina de Aeronavegantes que fueron penados con multas: a la azafata, que optó por no dar explicaciones a los agentes aduaneros, le costó 6192 euros; a su compañero, que dijo llevar las cajas para "uso personal y regalo para amigos", otros 15.480 euros."

  • Angston

    É Rosa, concordo com o Thiago… vc tá precisando viajar pra ver que maravilha é o Brasil.

    Ah, e se vc for ver o ranking PISA de educação, aquele em que a Finlândia quase sempre lidera… o seu péssimo Brasilzinho não faz veio não… e sempre acima da Agentina. Curioso como um teste sério contradiz sua opiniologia, não?

    Aproveite as ofertas do MD, decole e abra sua cabecinha.

  • Angston

    Aldo, para de postar com milhares de nomes falsos e agora fingindo ser ga;ucho.

    Morei ANOS E ANOS na Argentina, conheço muito bem essa "saúde pública" que vc idolatra. Pois vá! Epere 2 meses pagando num hospital público (sim, Clínicas lá é público mas se paga!) pra fazer uma radiografia no joelho com uma máquina do século 18! Isso pq eu tinha acabado de sair de SP, em 2003, onde tiha feito um exame colotrido e em 3D das minhas veias que meu plano pagava.

    Para de mentir. Ou mude-se pra lá.

    Sob os Kirchner, Argentina só foi "bem" até fins de 2005, quando ele demitiu quem realmente fez o país sair da lama, o ministro da economia, Roberto Lavagna. A partir daí, as coisas começaram a cair, lentamente a princípio (pq as políticas do Lavagna ainda repercutiram um pouco), e tb pelo bom momento mundial. A partir de 2009 e mais recentemente a partir de 2011, a coisa degringolou. Aliás, vai andar de bote em BsAs, querido, que hj uma chivazinha de nada (que eles chamaram de temporal) inundou a cidade toda. Vai! (Ah, e não culpe o Macri. Não é santo, mas culpar o MAcri é não aceitar que a cidade tb está sob os K! Ou é uma ilha que navega independente da Argentina…? Ojalá lo fuera!)

    Eu não sei vc, mas eu não acho nada divertido comprar no supermercado um Dove por 4,50 reais na Argentina, ou NEscau que aqui custa uns 8 reais por 17 reais lá!

    A Argentina sempre teve esse papinho de maiores salários, SEMPRE. E olha no que dá. Tem que explicar oq ue está por trás desses "altos salários". Até porque, nem é verdade que são altos… só se vc tomar o dólar oficial… ainda tem mais isso, a "doida" inventou um "paralelo" agora… só se for pra vender o plazo fijo dela mais caro. Engana quem pode, acredita quem quer!

  • Angston

    Está claro que nunca foi pra Argentina e dá pitaco. Sou brasileiro, mas desculpe: esse é um mal que argentinos e brasileiros compartilham… os argentinos, um pouco pior.

    Ah… pera… vc é argentino, ne? Explicado!

  • Angston

    Aldo, só pq esses jornalistas que vc comentou são uns vendidos, não quer dizer que seu comentário é sério. Pelo contrário, seu comentário é tão tendencioso e vendido (pro governo K) quanto os comentários desses jornalistas.

    ESPERO QUE ENTENDA ESSA MENSAGEM.

  • Angston

    É mesmo!

  • Angston

    Novamente tenho que concordar ocm o Thiago.

    Nem tudo oq ue vc chama, muito "simplistamente", de "intervencionismo", é bom, nem todo liberalismo é bom. Em oposição ao que vc critica como "velho e bom intervencionismo altino-americano", gostaria de lembrá-lo (e espero que tenha idade para se lembrar, não faz muito tempo, vc não tá ficando velho, relaxe) de onde nos levou sua contraface, o "velho e bom" LIBERALISMO latino-americano. Ou seja… calmaí.

    Entendo que desconhece a Argentina quando sugere que "uma investigação ou uma simples auditoria apontaria irregularidades". Desde quando um ladrão investiga a si mesmo? Hello!?!?

    É fácil vc se infromar sobre a Argentina. Mas vou te dar tuuuuudo mastigadinho: programa Periodismo para Todos, de Jorge Lanata.

    VEja todos os capítulos completos aqui ou ao vivo nesse link domingos às 22h (de BsAs). Ah, em vários Estados argentinos o governo proibiu que meios de comunicação "amigos" retransmitissem o programa dele, então por isso eles colocam na web.

    Vale a pena, ainda que eu acho que muitas das piadas vc nao entenderia (em que acompanhar arealidade Argentina com seriedade pra entender, eu vi que vc sab pouco, não tô te tirando, só avisando).

    http://www.eltrecetv.com.ar/periodismo-para-todos

  • Angston

    Ser bem tratado nao tem nada a ver com "nao ter a ver com as decisoes politicas d eseus mandatários". querendo ser simpatico, vc está dizendo que ela foi votada por quem? Uma legião de fantasmas? Os argentinos, esses mesmos que te tratam bem, votaram nela.

    Ah: se vc tivesse ido à Argentina antes dos anos 2000, veria como tratavam "bem"aos brasileiros, macaquitos… Vai nessa… vai…

    É muito, muito esclarecedor ver as coisas com perspectiva, meu chapa, te recomendo.

  • Angston

    É mesmo, Diego, e nada funciona, pq é tudo desculpa esfarrapada. Esse monte de manobras é só pra macacada ver mesmo, quem está por dentro, sabe muito bem que o problema é falta de administração naquele país. Mas o maior problema é um povo cego pelo Peronismo, que não dá pra entender pq não morreu com Peron. Aliás, dá: roubar com o discurso de outro. Abs.

  • Angston

    Pode ser. Depende do que vc quer dizer por difrente, pq eu morei lá tantos anos (e todo ano volto e tudo só consegue piorar) que esas diferenças tb sempre mudam. Seja no preço (a partir de 2006 passaram a cobrar mais dos turistas). Não sei se vc está dizendo em termos de diferença de pratos. Se for isso, coisa que eu nunca vi, acho que levamos vantagem, pq vamos combinar que o "arroz com feijão" argentino é um corte de carne (de quarta, não os cortes nobres, que eles tanto enchem o gogó pra falar, mas não exatamente pra comer), purê e arroz. Isso é comida? Se for, é saudável? Not in my book.

    Tem mais essa: vivi ANOS por lá e JAMAIS comi comida argentina, pq da primeira vez que tentei, já abominei.

    Uma coisa é turismo, outra coisa é turismo gastronômico. E mesmo se for, rpimeiro tem que ter gatronomia pra fazer turismo gastronômico.

    A maioria doq eu chamam "oferta gastronômica" de BsAs só surgiu mesmo da mão dos estrangeiros que foram morar lá nos anos 2000 (portanto eu vi tudo isso acontecer!), que morriam de saudade da diversidade de comidas em seus países (principalmente os americanos) e como eram os únicos q tinham algum capital, abriram seus restaurantes. O staff pode até ser de argentinos, mas o dono não. Saludos.

  • Angston

    Thiago Castro querido: não chame os outros de comunista (xingando) só pq leu a palavra "burguês" e doeu.

    Eu por exemplo, tenho concordado com suas opiniões aqui e cv com as minhas, todo o tempo.

    No entando, considero-me comunista (viu?) e nem por isso sou um "idiota", como talvez eu perceba quando uma pessoa quer "xingar" alguém de comunista. Um burguês não necessariamente tem uma ideologia. Um comunista, sim, sempre.

    O que quero dizer com isso? Chamar pra briga? De modo algum. quer dizer que existe algo muito maior que nossa sideologias: a realidade. Posso ser comunista o quanto quiser, mas sou um REALISTA. E vejo esses comunistinhas (ou nem! só com papinho furado) nada realistas, por isso mesmo falando bobagem.

    Como tb espero que vc seja um realista e não fale as coisas (refiro-me às corretas, não a xingar alguém de comunista) simplesmente por uma ideologia anti-comunisma, mas sim por ser realista. Aliás, demonstrou até agora que vê os problemas da Argentina.

    Abraços!

    PS: Eu vi algo outro dia e concordo plenamente. Sabe qual o problema da Argentina? É que até a esquerda lá é de direita! E É VERDADE! Por isso é que estão no problema que estão. "Esquerda" na Argentina, em 99% das vezes, é discurso populista (estranho, pq os populistas historicamente sempre foram de direita… fora essa invencionice chavista etc, mas aí já nao dá pra levar a sério. Sou contra tb!

  • Angston

    Ah, só mais uma coisinha… repsondendo à sua pergunta…

    "Além do mais o que um governo quer com uma companhia aérea?"

    Para garantir o direito de ir e vir de seu povo e conectividade com seu território, caso a "iniciativa privada" e seus interesses espúrios não se "interesse" em conectar aquele país… ENTENDEU ou tenho que desenhar?

    É isso que dá nao ter mais "Educação, Moral e Cívica" ou "Organização Social e Política Brasileira (OSPB) nas escolas. Os caras "xingam" de comunistas e acham que o mercad resolve tudo, mesmo diante da pior CRISE capitalista da história. Gestão má por gestão má… o capitalismo sozinho não fez melhor.

    Mas enfim, nenhum desses conceitos tem a ver com os Kirchner. Aquilo é roubalheira mesmo.

  • Você comprou direto com a Pluna? Se foi, é melhor esquecer mesmo!