GOL vai fechar salas VIP Smiles de Porto Alegre e Curitiba

Denis Carvalho 14 · março · 2012

A partir do dia 24 deste mês os clientes da GOL não contarão mais com as salas VIP Smiles nos aeroportos de Porto Alegre e Curitiba. Com isso, a companhia manterá apenas as salas de São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão). O motivo do fechamento seria a “redução de custos operacionais e de infra-estrutura”.

A notícia foi enviada em primeira mão ao Melhores Destinos pelo leitor Christian Schneider, que a recebeu de funcionários da GOL. “Como cliente Smiles Diamante fico decepcionado com o fechamento. Sendo frequentador assíduo das salas de Porto Alegre, Curitiba e Guarulhos acaba-se criando um vinculo com o staff. Talvez em função disso fui informado (informalmente) do fechamento das mesmas. No mesmo dia, consultei um colaborador ligado a gerência da base POA e mais tarde o líder de GRU e ambos confirmaram a informação do fechamento”, explicou o leitor.

A resposta da GOL ao leitor foi enviada por Alexandre Almeida, do programa Smiles, e confirmou o fechamento: “Informamos que efetivamente as salas VIPs localizadas nos aeroportos de Porto Alegre (POA) e Curitiba (CWB) terão suas atividades encerradas no dia 24/03/12. A Gol Linhas Aéreas Inteligentes informa que tomou esta decisão como medida de redução de custos operacionais e de infra-estrutura que temos nessas salas VIP entre outras despesas. Esta medida possibilita a manutenção os serviços oferecidos com qualidade nas salas de São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG), considerando a demanda de cliente e Parceiros que acessam ao serviço nestes locais”.

Procurada pelo Melhores Destinos, a GOL voltou a confirmar o fechamento, desta vez pela assessoria de Imprensa, mas não deu nenhum detalhe adicional. A companhia, no entanto, ainda não informou oficialmente seus clientes, restando apenas dez dias até o fechamento de duas de suas quatro salas VIP. Não se sabe ainda se haverá alguma notificação ou se simplesmente os passageiros desavisados encontrarão as portas fechadas.

“Gostaria de registrar meus votos de protesto diante da forma nebulosa e confidencial como o tema é tratado dentro da GOL. Itens de conforto como salas em aeroportos sem dúvida são um dos fatores que influenciam clientes de negócios na escolha do transportador, acredito que em respeito aos clientes fiéis a empresa deveria agir de forma transparente , comunicando publicamente aos mesmos acerca das novas politicas e posicionamento no mercado”, avalou Schneider.

Com informações da GOL.

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Lucas

    A sala vip Itaucard em CNF foi a mesma coisa, um belo dia cheguei no aeroporto e lá estava a sala fechada.

  • Igor – Poa

    Vou te contar viu, única Sala de Vip de POA, era muito útil pra mim!Sai do trabalho e ia direto pra Sala VIP aguardar os vôos do fim da noite. E agora? Inconformado!

  • Claudio

    Agora entendi porque o SMILES reduziu drasticamente a quantidade de milhas para quem quer ser cliente Ouro ou Diamante. Simplesmente porque isso não serve mais para nada!

    Basicamente, a única vantagem que esses clientes possuem, é o embarque preferencial, juntamente com crianças e idosos. Pois a quantidade de milhas bônus que esses clientes ganham nem é muita coisa.

    Ao invés de aumentar a quantidade de salas e fazer com que os clientes realmente tenham alguma vantagem em ser um cliente ouro ou diamante, eles estão indo na contramão. Lamentável!

  • Bruno Caporalini

    Vindo da GOL não me surpreende em nada. Impressionante como se esforçam para serem reconhecidos pelo péssimo atendimento. Estão implantando a mesma filosofia das empresas de ônibus da família Constantino. Se a compra da Passaredo for verdade será uma pena.

  • Luciana

    Absurdo! Todos comentários acima quase são minhas palavras. A Gol queria popularizar os voos, mas popularizar categorias de milhas é um tiro no pé. Fechar salas vip, entao… Um absurdo. Poderia ter um serviço simplificado, servindo menos opções de lanche, mas que fosse mantido.

  • Rafael K.

    Começaram reduzir os custos para voar com preços atrativos para Miami?

    • Raphael Calles

      Sim, num avião apertado com venda de lanches. Vai ser IN-CRÍ-VEL.

      • Gadolin Marotte

        KKKKKK

  • Gilberto P Filho

    A TAM andou fazendo a mesma coisa! Acho que querem economizar uns trocados para iniciarem o voos para os EUA ou sera a crise da Europa e dos EUA?? rsrsrs!

  • Julio

    Lamentável…simplesmente lamentável. Protesto!!!!

  • Thomas H

    Devia então abrir em aeroportos mais movimentados como Congonhas, Brasilia e Santos Dumont.

  • Marcos

    Utilizei a sala Vip do aeroporto de Curitiba (que não fica em Curitiba) no último domingo.

    A sala é bem mais modesta que a sala Vip nacional de Guarulhos, mas é um oásis na bagunça do aeroporto. É realmente uma pena, mas acho que é uma medida conjunta com a venda do lanche, que além de não ter aquilo que consta no cardápio, os sanduiches estão muito longe do que aparece nas fotos, parecem umas mini-baguetes com um fatia de queijo e presunto e que não atingiu no vôo Curitiba-Rio de Janeiro a todos os passageiros.

  • Alê

    Totalmente na contramão do que ocorre no mundo. Sinceramente…

  • Fabrício

    E eu nem faço questão de embarcar primeiro.. sempre embarco por último! só tinha o smiles por causa das salas. Quando comecei a viajar fiz uma opção de preferência e mantive até agora: sempre que possível voando com a Gol. Agora perdeu-se o sentido de ter fidelidade. A única vantagem não existe mais… vou ser infiel mesmo. E viva a TAM!

    • Oscar

      Que TAM meu amigo? Qual sala VIP você pretende usar?

  • Felic

    Palhaçada isso. Como eu vou fazer agora? Pois sempre defendi o smiles! Mas tá cada dia pior!

    Pena que o Melhores Destinos também tem que nos dar essas notícias tristes! Mas mesmo assim…

    Valeu MD!

  • Thiago

    que fiasco. fiz meu cartão smiles platinum justamente pra fazer uso da sala vip do salgado filho, não vou mais pagar a anuidade mais cara do Brasil se vão ceifar as salas vips que utilizo.

  • titobosco

    Palhaçada das grandes. Dinheiro pra comprar aviao pra tentar rotas internacionais tem, mas para dar um minimo de conforto àqueles que mais utilizam sua malha nao tem…

  • Uma pena, apesar de nunca ter usado a de POA. Como citaram acima, a sala vip fechada pelo Itau em Confins e nos demais aeroportos, foi uma pena.

    Essa semana liguei lá e cancelei meu cartão do itaú e já tô com o Diners na mão, que te dá acesso a praticamente sala vip do mundo todo, já usei a de Cancun, Mexico, Chicago e a própria Smiles com ele. E com a mesma pontuação do Itau 1,5 e a anuidade mais justa.

    Itau me cobrou R$ 300 pra um cartão que não tem mais nada de vantajoso!

    Fica a dica aí pra quem gosta de usar lounges!

    Nome do cartão: Diners Club Exclusive

    Aceito normalmente no comércio com as máquinas da Cielo e da Redecard!

  • hudson Guidoth

    Vergonha…Diminuir custos operacionais..quem vê pensa que isso vai fazer diferença nos lucros que a empresa tem..Fica aqui o meu protesto também, a unica coisa que se pode adiantar e que vo de TAM quando passar por curitiba.

  • PAULA

    PRECISO DE AJUDA! Pessoal gostaria de saber a opinião de quem já comprou passagens internacionais com a Decolar ou a Submarino. Estou com um pouco de medo, pois ouvi comentários que muitas vezes eles não garantem a passagem, você compra barato depois eles ligam falando que vai aumentar o valor,pois não tiveram como garantir o preço. No site da companhia eu não acho o valor informado pelo Decolar e Submarino! HELP ME!

    • Christian Schneider

      Oi Paula,

      FUJA DA SUBMARINO! Comprei um trecho one-way POA-LIM-BOG-JFK em Business e eles simplesmente não enviam o localizador ou explicam o que está acontecendo, uma bagunça! Como se trata de uma viagem de negócios com compromissos em LIM e NYC e apenas três dias de duração corro o risco de perder meus compromissos e o bilhete prêmio de retorno emitido pela AA em First. Talvez para quem busque um pacote de lazer com preço atrativo a Submarino seja um bom negócio, mas para viagens de negócios certamente não é! Espero ter contribuído, um abraço.

  • Bom dia a todosos leitores e amigos!

    Venho colocar minha profunda indignação com algumas atitudes da smiles.

    1) Popularizar as áreas vips – o nome já diz tudo. "área vip" Se vai facilitar a entrada de mais pessoas para uma área, crie outra para os que entraram no outro modelo.

    2) Fechar salas vips, é algo terrível pois a maioria dos clientes que fizerão o esforço para mandar suas milhas para smies, fizerão por alguns motivos, principalmente a sala vip, sendo assim todos vão ser lesados com essa nova mudança. Fora outros clientes com cartões diners, smiles bb e bradesco. Redução de custo não justifica a ação! A idéia é ter mais e não menos salas.

    3)O grande problema é que não existe muitas opções no mercado Brasileiro de aviação. Assim fazem o que querem.

  • Julio

    E um absurdo! Em vez de aumentar o prog p outros aeroportos, diminui. Lamentável

  • Guilherme

    Vale lembrar que a sala do Galeão somente funciona na área interna de embarque internacional. Tenho o cartão de crédito Smiles Platinum e fiquei decepcionado de não poder usufruir da infraestrutura da sala no Galeão.

    • Leo Diniz

      E essa sala vip da Gol no Galeão fica onde? Terminal 1? Sempre procuro e nunca encontro. É feita pra não ser achada, né?

      • José Maria Fr

        Leo, coisa de louco, mas fica no terminal 2, onde a Gol não opera….

  • Gabriella Lundholm

    Eu acho ridículo! Cada dia que passa, as empresas estão cada vez mais medíocres e piorando seu atendimento com o consumidor. Pra mim, uma das melhores vantagens de ganhar milhas no cartão e ser Ouro, era, para usar as salas Vips…. enfim… uma vergonha com seus clientes! Gol, tenha vergonha na cara de vcs vai!

  • Adriana

    prezados, nunca usei sala vip, voces poderiam me esclarecer pra que serve a sala vip? qual vantagem tem em relação ao esperar no aeroporto?muito obrigada

  • André Kraemer

    Fiquei imaginando aqui o que poderia ser feito para "constranger" a empresa e fazê-la manter as salas…

    O meu cartão Itaucard já era, assim como a conta corrente.

    Agora, no caso da Gol, acho que ainda há tempo de reverter a situação. Será que não seria uma boa fazer uma avalanche de reclamações por e-mail e SAC?

    Quem tem Blog sobre aviação, viagens e afins, convido a escrever sobre isso, postar no Facebook… E por aí vai!

  • Joel

    É um local onde vc fica até perto da hora do embarque. Lá tem sofás, tv, jornais, revistas, lanches, internet, bebidas comuns e café. Basicamente é isso.

  • Ronaldo

    È claro que a alegação principal da companhia vai ser redução de custos,mas com certeza a tendência é outra,popularizaram o smiles,e também as passagens.

    Tenso…..

  • Ygor

    Leo, a VIP do Smiles, fica no setor internacional do Terminal 2, onde operava a VARIG, dona original da sala. Ela fica ao lado da sala da TAM. Você precisa descer a escada rolante ao lado da loja de produtos do Brasil. Hoje ela é utilizada por parceiros como a TAP, United e Diners, uma vez que a GOL não opera naquele terminal. Abs

  • Claudio

    Alguém por aqui acha que as companhoas aéreas no Brasil respeitam os passageiros? Hoje voei pela TAM de Manaus para o Rio, em um vôo caríssimo, mas que semelhante a GOL esta servindo biscoitinhos salgados e queijo. . . Em embalagem bonita para tentar enganar os incautos. Outra coisa, vôo Manaus x Miami com 4horas de duração custa U$1400 e o vôo Guarulhos x New York pela mesma TAM com 10 horas de vôoo custa U$940. Tem algo errado não acham? ? ? Será que só eu reparo esta roubalheira consentida?

  • Carol

    Ja viajei varias vezes pelo Galeao e nunca consegui utilizar essa sala. Nao serve para voos domesticos e a sala 'e de uma outra cia que a Gol compartilhava. Ou seja, so vai ter 1 sala VIP para o Brasil todo! E que venha a Copa 2014!

  • leonardo mata

    Bom dia André concordo com você. Temos que pelo menos mostrar nossa indignação de forma contundente. Para que realmente percebam que não aceitamos tudo de forma passiva.

  • André Kraemer

    Resposta absolutamente evasiva que recebi do Smiles:

    Prezado Senhor André:

    Nº do Atendimento: 1-2223796259.

    Agradecemos o envio de sua mensagem.

    Em atenção ao seu e-mail, agradecemos a sugestão e informamos que a encaminhamos ao departamento responsável para conhecimento e futuras ações.

    As sugestões por parte dos participantes Smiles e passageiros da Gol Linhas Aéreas são de extrema importância para que cada vez mais possamos atender a real necessidade de cada passageiro que compõe a importância e nome de nossa companhia.

    Pedimos desculpas por eventuais transtornos.

    Permanecemos ao seu inteiro dispor para qualquer esclarecimento adicional que se faça necessário.

    Atenciosamente,

    Camila Lucílio

    Programa Smiles

  • Cristiano Alencastro

    Ou seja, ela só vai ser mantida porque a Gol vende os serviços da sala VIP para outras companhias. Descobri isso ao usar a sala VIP quando voei via Lufthansa e conversei com os funcionários. Passageiro GOL não pode usar a sala VIP do Galeão!

  • Marcelo Vitorino

    Paula, comprar bilhetes pela Decolar traz um risco muito alto caso você tenha alguma emergência e precise mudar seu trecho. A Decolar não faz alterações de passagens pelo telefone, eles pedem que você mande um email. Ou seja, se você precisar mudar um bilhete de hoje pra amanhã, você envia um email e "aguarda" a resposta, mesmo que seja uma emergência. Isso aconteceu comigo recentemente quando precisei antecipar meu retorno de Bruxelas. Numa emergência, precisei comprar outra passagem, obviamente muito mais cara, porque a Decolar não podia me garantir uma resposta a tempo. DECOLAR NUNCA MAIS!

  • Landial

    Gente, só vi essa notícia agora. Compre passagens para Montevideo com conecxão em POA de 4 horas! Devido a este tempo parado lá comprei tarifa flexível pagando 60 reais mais caro SOMENTE pelo acesso a sala vip!! Detalhe: voo é dia 31/3. Agora vou querer o extorno deste dinheiro

  • Luciana

    Estive na sala quinta-feira. Sempre conversava com as meninas, e elas ja sabem. Inclusive uma terceirizada vai ficar sem trabalho (até que surja algo, pois ela nao tem outro no momento).

    O pessoal do check-in nao sabia disso. Claro, eles mantem a informacao escondida, vao fechar tudo o mais discretamente possivel, pra evitar reclamacoes.

    Eu ja percebi que estando la, ninguem se mata de comer. Normalmente as pessoas usam o sofa confortavel pra ligar o computador e ficam trabalhando ou lendo. Pouca gente toma mais que um café. Nao tem como dar um imenso prejuizo.

    Adorei a dica do dinners e tbem to pensando em cancelar meu smiles e vou ver as condicoes do dinners e da tam. a tam tem as mesmas promocoes de resgate que antes so a gol fazia. ou seja, nao vale mais a pena se fidelizar a gol. eles nao querem atender cliente fiel. querem pessoas q voam de ferias uma vez por ano, achando q é isso q dá lucro. paciencia, se nao percebem que era muito melhor atender bem e manter os dois publicos.

  • Luciana

    Este texto é padrao pra todas sugestoes/reclamacoes do universo. Significa: vamos fazer o que algum funcionario administrativo achar uma boa estrategia. Agrade o consumidor ou nao, vamos cortar custos. Se perdemos alguns clientes fidelizados, nao importa. Eles só se esquecem que popularizar voos incentiva quem nao voa a voar com frequencia e ser passageiro fiel. Cada vez mais os passageiros frequentes deixarao a gol de lado e eles darao um tiro no pé.

  • PAULA

    Muito Obrigada Christian!Caso eu compre a passagem com o submarino e tenha algum problema é facil cancelar? Tem taxa? Obrigada!

  • PAULA

    Muito obrigada Marcelo!!!

  • Dan

    A anuidade do Smiles Platinum esta longe de ser a mais cara do Brasil. Se você for convidado a ter um American Express Platinum, aí sim pagará uma anuidade absurda, no valor R$990,00!

  • nelson

    Serviços conquistados pela fidelidade(smiles/salas vip) desaparecendo, preço das tarifas e metas de excesso de bagagem subindo, e muito!

    Foi confidenciado, por uma colaboradora da Gol, que as metas de excesso de bagagem para 2012 é equivalente a orçamento da saúde de municípios pequenos.

    Constantino & cia assim seus clientes vão lhe deixar na primeira oportunidade! Nem sempre meta da meta é o mais inportante e satisfazer os acionistas é bom, mas não é tudo!

  • sergio

    A GOL, aos poucos, está se afundando em sua falta de competencia e dedicação. Roupagem brega e "cheguei", funcionarios descontentes,aviões vazios e preços altos e não é possível acreditar que eles preferem voar sem passageiros ao invés de vender esses assentos mais baratos, mesmo que de última hora.

    Agora, a GOL vem cancelando serviços que a VARIG fazia questão de primar, como as salas VIP's…etc.

    A verdade é que nós voaremos GOL enquanto não houver opção, mas quando houver, aí será tarde.

    Façam um favor, mudem tudo nessa b…

  • Fernando

    Eu também sempre utilizava pois me ofereceram o cartao de crédito do Smiles com o direito de usar as salas vip. Paguei pela anuidade onde o serviço de salas vip eram um direito de quem pagava!!

    Cara GOL: Eu paguei por isso e como fica esta questão? Vão me estornar o valor referente ao uso de salas ou vão simplismente dar o calote???