Cade aprova compra da Webjet pela GOL

Denis Carvalho 10 · outubro · 2012

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu hoje sinal verde para a compra da Webjet pela GOL. O negócio, anunciado há 15 meses, foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros e abre caminho para que a Webjet deixe de existir e seja incorporada pela GOL. No entanto, a companhia terá de cumprir uma meta de eficiência mínima de 85% no aeroporto Santos Dumont, ou seja, apenas 15% dos voos poderão ser cancelados.

Segundo determinação do Cade, a  GOL terá de assinar um Termo de Compromisso de Desempenho, determinando que a cada cem pousos ou decolagens previstos, a empresa só poderá cancelar no máximo 15. A medição será feita todo trimestre e em caso de descumprimento a empresa poderá ser obrigada a devolver dois  horários (slots) à Anac: aquele onde foi verificado uso abaixo da meta e ainda um segundo que possua horário próximo.

“Acabaram-se os slots ociosos nos grandes aeroportos. Por isso, temos de exigir o máximo de eficiência das empresas. O custo de tirar um avião do chão e colocá-lo em outro lugar, mesmo que seja um voo curto de uma hora, é muito alto. A exigência de cumprir 85% de eficiência fará com que a empresa oferte a capacidade. Se eu retirar a cláusula de 85% o custo da ociosidade passa a ser zero”, afirmou Ricardo Machado Ruiz, conselheiro do Cade e relator do caso.

A medida foi proposta por conta da preocupação do conselho de que a fusão, e consequente concentração pela GOL de horários de pouso e decolagem (slots) em Santos Dumont, possa gerar aumento no valor das passagens ou ineficiência. Com a fusão, a companhia passa a ter 36% dos slots em Santos Dumont. A TAM, maior concorrente da empresa, tem 24%.

Além disso, o Cade avaliou que o aeroporto não comporta a entrada de uma nova empresa por falta de espaço, o que dificulta uma maior competição.

Compra

A Gol investiu R$ 43 milhões na compra da Webjet e assumiu  R$ 215 milhões em dívidas da empresa. Até agora as duas companhias vinham operando de forma independente, por conta de um acordo firmado com o Cade em 26 de outubro do ano passado. A Gol possui uma frota de 124 aeronaves e opera 810 voos diários para 63 destinos domésticos e 13 destinos internacionais. Já a Webjet detém 30 aeronaves e faz cerca de 140 voos diários para 18 cidades do país.

Na última entrevista ao Melhores Destinos, o presidente da GOL, Paulo Kakinoff, afirmou que não havia ainda uma definição sobre o que seria feito com a Webjet após a aprovação, mas fontes ligadas à companhia afirmam que o fim da marca é certo e está previsto para meados do próximo ano.

A Webjet foi criada em 2005 por empresários cariocas para ser uma companhia aérea de baixo custo. Dois anos depois, foi comprada pelo empresário Guilherme Paulus, então dono da agência de viagens CVC. Paulus tentou reestruturar a companhia, mas não teve sucesso.

Com informações da Folha de S. Paulo, G1 e O Globo

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Igor

    A Webjet já teve serventia, hoje não tem mais, preços altos e serviços ruins.Só espero que a GOL predomine com serviço que tem hoje pra melhor, que não piore as coisas.

  • titobosco

    Aposentadoria dos sucateados 733 já! Ninguem merece voar naqueles trambolhos. Ja basta o pessimo serviço nada cordial.

    • Everton

      Viajei de Gol recentemente e tinha uma comissária taum mal educada e cara fechada que senti saudade da Vasp… junto com aeroporto cheio, crianças chorando, voo lotadíssimo…. o chique está sendo ficar em casa…rs

  • Roberta

    Vamos ver se muda algo pra gente como clientes! Valeu pela MD pela noticias! Antenados como sempre!!! rs – Só uma correção do velho portuga no primeiro parágrafo vcs quiseram dizer 15% dos voos nao é? e não "dois" como tá la!

  • Brum

    Que permitam logo o acúmulo de milhas Smiles nos voos da WJ! o/

  • Daniel Olimpio

    Péssima notícia para o consumidor!!! Temo pelo fim de passagens baratas em alguns trechos.

    • Alex Freitas

      Quem ditará os preços é a concorrência, a TAM é líder, Avianca vem crescendo e a AZUL/TRIP estão contudo, quem não se cuidar/baixar os preços…, perderá mercado

  • RayBandeira

    Só pensei nas milhas finalmente pontuando na Webjet.

  • Eduardo Galvã

    Para quem, como eu, foi em pleno janeiro de BH para FOZ pagando R$ 9 o trecho, ou então em pleno julho pagando BH-POA R$ 19 o trecho (isto em 2011), péssima notícia!!!!!

    • Alex Freitas

      Se bem que, ainda poderemos dizer que aproveitamos essas promoções imperdíveis !!

  • Marcos Reis

    O ruim disso tudo é o monopolio com menos uma empresa no mercado a concorrência diminui e os preços automaticamente sobem! 🙁

  • Jorge Carvalho

    Duopólio vai se consolidar com tudo agora, GOL já começou cancelando os vôos da Webjet entre Porto Alegre e Brasília, agora só TAM e GOL, e nos mesmos horários partindo de BSB.

  • Não à toa, já temos 3 finais de semana consecutivos sem uma promoção nacional… Impressionante, mas apareceu promoção de cia estrangeira com passagem para o Caribe mais barata do que para o Nordeste…

    • Igor

      Mais isso é de praxe, Porto Alegre – Manaus (norte) ou Porto Alegre – João Pessoa é mais caro que Porto Alegre – Aruba, exemplo!

      Não consigo entender estes preços!

      • Caio Alex

        Promoções aqui pra Manaus estão escassas! Sim, é mais barato, na grande maioria das vezes, ir daqui para os USA do que pra POA ou pro Nordeste do Brasil.

  • Alex Freitas

    A GOL continuara operando em terminais distintos em GRU ? Isso não onera/aumenta os custos ?

  • Matheus

    Voei esses dias de POA para CWB de WB com um dito advogado assistente da diretoria da Webjet. Estava no sul estudando a compra da NHT. Tambem disse que estudavam possivel aluguel de 767 mas dependiam de cargas para pagar a operacao…. kkkk Nao sei se ele foi muito bom em seu papo, ou se eu me fiz de burro ou o Guaraná Kuat que ele tomou no voo estava estrago. #PRONTOFALEI

    • Matheus, à quantos dias isso? Na verdade a NHT já foi vendida, há alguns meses, para a empresa VIT SOLO de Santa Catarina, que hoje presta serviços de infraestrutura aeroportuária em vários aeroportos do Brasil.

      Em breve a NHT deve passar a se chamar BRAVA e operar novos destinos com aeronaves Brasília, da Embraer.

      • Rafael

        Só de ver aqueles teco teco voando já da medo, imagina voar kkkk

        tava na hora de alguem "olhar" pela nht

    • titobosco

      balelas… nao autorizei comprar nada. acredite!

  • Fernando Costa

    O cara q se disse advogado da Web Jet deve viver se achando aquele como o cara do filme VIPs…Quanto alugar 767 e tal, ele devia estar chapadão!

  • Pedro

    E programa de milhagem…. teremos???

  • Fábio Guimar&

    Perde todos nós, essa é a realidade. Simplismente estão acabando com a concorrencia. Simples assim.

  • Daniel Bazetto

    Putz queria voar de webjet, vou ter que corre agora…rs

  • Boa noite ,e bom saber que uma companhia nacional comprou a outra isso mostra serta eficiencia,mas confesso que na ultima viagem com a Gol,sinceramente me senti dentro de uma companhia estadual de avião que viagava para a Venezuela,nao consegui um minuto de descanço no voo de Marabá no Pará para São Paulo,parecia mais um

    Fri Shopping um tal de ,me da lanche refrigerante me da,sera que e tão caro a sim nos oferecer uma batatinha como a Azul fazia ou ainda Faz e nos por pra dormir,sinceramente vou voltar a Marabá que em breve sera viagens constantes mas agora vou de TAM espero nao encontrar o mesmo tratamento,e só um comentario se puder mudar e bom viu saudosa Trasbrasil,Varig,Vasp

    Boa noite a todos,

  • Paulo

    Viajei muito pela Webjet sempre pagando preços mais baixos que as outras empresas. Realmente o conforto daqueles 737 velhos era inexistente, mas SEMPRE compensou.

    Pensem meus amigos, pensem! Se a GOL comprou a Web para acabar com a empresa, é porque ela REALMENTE INCOMODAVA.

    Agora, apertem os bolsos!!

  • roberto moraes

    WEBJET venha urgente para Campinas-SP (VCP).

    Aqui vc fará a diferença!

  • Brum

    Isso, vai de TAM! é tão chic né? Aí vc tira foto com seu smartphone e coloca no Twitter! 😉

  • joseluizdacosta@yaho

    Viajar aqui dentro é mais caro devido ao custo Brasil, pois lá fora os custos é menor, e os impostos é metade do Brasil. A GOL/WEBJET se juntaram, quero dizer dois bêbados se abraçaram, e junto com AZUL/TRIP vamos ver os preço mais altos. O que falta é quebrar o monopólio da Infraero, assim posso fazer um aeroporto na minha fazenda.

  • Carlos

    Agora a Webjet é iqual como os preços caros,o serviço ruim,e o aeronave velho.Quem quer voar com ele,eu não.

  • Pingback: A partir de hoje o site da Webjet deixa de existir()

  • manoel dos santos

    o famoso CADE deve ter levado alguns dolares para deixar a gol monopolizar foi so a webjet passar para a gol que a passagen disparou com a palavra o o CADE.