Furto de milhas: como agem as quadrilhas especializadas e dicas para proteger os seus pontos

Leonardo Cassol 25 · outubro · 2015

O Melhores Destinos recebe frequentemente relatos de leitores que foram vítimas de furto de milhas. O alto valor de troca dos pontos dos programas de fidelidade e de cartões de crédito tem atraído hackers, golpistas e até quadrilhas especializadas, que utilizam inúmeros artifícios para conseguir os dados de acesso de clientes para, em seguida, utilizar indevidamente todas as milhas. Tudo acontece muito rápido e, na maioria dos casos, sem a pessoa sequer suspeitar que foi vítima de um golpe. Confira como atuam esses bandidos, o que fazer caso sua conta seja violada e dicas para proteger as suas milhas, nesse artigo exclusivo!

roubo-milhas-dicas-proteger-pontosAbordamos o tema de furto de milhas aqui no Melhores Destinos pela primeira vez em 2012. Desde então, as companhias aéreas e cartões de crédito brasileiros investiram para aumentar a segurança dos seus programas de fidelidade, com medidas que, às vezes, testam a paciência do consumidor, ao mesmo tempo em que os fraudadores aprimoraram suas técnicas, numa batalha que parece interminável.

Como acontece o furto de milhas

O caso mais comum são de criminosos que utilizam algumas técnicas para conseguir os dados de acesso de um determinado cliente. Em seguida, alteram o e-mail de cadastro e dados de contato para não levantar suspeita e iniciam a emissão de bilhetes para terceiros ou a troca dos pontos por produtos e serviços. Esse processo pode levar alguns dias e é difícil descobri-lo. Algumas vezes, os terceiros que são beneficiários das passagens também são vítimas de golpe, pois compraram bilhetes de supostos agentes de viagem, com um desconto muito grande. O pior é que a vítima do furto geralmente acaba descobrindo o golpe quando as passagens compradas com os pontos já foram utilizadas e não podem mais ser canceladas.

Conheça as técnicas mais utilizadas pelos bandidos para colocar as mãos na sua conta:

  • Phishing: você ou alguém que utiliza o seu computador recebe um e-mail tentador com um anexo que, uma vez aberto, infecta o seu computador e começa a copiar todos os seus dados. Pode ser uma mensagem que não tenha nada a ver com o programa de fidelidade ou, por exemplo, um e-mail alertando o vencimento imediato dos seus pontos, informando que você foi vencedor de um sorteio de milhas ou alguma promoção muito vantajosa para ganhar pontos de graça. Em todos os casos, não abra a mensagem. E-mails dos programas de fidelidade não vêm como arquivos anexos. Denuncie se receber alguma mensagem assim. Isso ajuda as empresas a derrubar os sites fraudulentos com mais agilidade e a evitar que outras pessoas menos atentas caiam no golpe.
  • Computadores compartilhados infectados: os fraudadores instalam vírus em computadores de salas vip, hotéis e lan houses de aeroportos em busca de dados bancários e de programas de milhagem. Alguns são tão elaborados que, após você tentar entrar no site de seu banco ou programa de fidelidade, simulam uma página idêntica à original. Aí você digita os seus dados e, em seguida, a tela falsa some e aparece a real. Você acha que é apenas uma falha da página real, que por algum motivo não carregou a sua senha, quando, na verdade, seus dados acabaram de ser furtados.
  • Falso atendente de call center: um suposto funcionário do programa de fidelidade entra em contato com você para uma atualização cadastral. Ele fala seu nome, CPF e confirma alguns dados que são fáceis de obter. Em seguida, pede para você confirmar seu e-mail e para falar ou digitar a sua senha para confirmar a atualização cadastral. Pronto! Seus dados caíram nas mãos de bandidos.
  • Repasse de dados: a exposição também pode ocorrer para quem repassa os dados da conta do programa para terceiros emitirem passagens, através da intercepção das mensagens ou da exposição dos computadores de um dos envolvidos.
  • Fraude interna: algum funcionário do programa de fidelidade ajuda as quadrilhas especializadas a alterar cadastros de clientes e a conseguir uma nova senha de acesso.

O que fazer se sua conta foi invadida

  1. Entre imediatamente em contato com a companhia aérea pela central de atendimento e relate detalhadamente as divergências encontradas.
  2. Se ainda tiver acesso, verifique no extrato as datas das últimas movimentações e o número dos bilhetes ou localizadores emitidos.
  3. Constatada a fraude, registre um Boletim de Ocorrência. Algumas cidades possuem delegacias especializadas em crimes virtuais.
  4. Faça uma varredura completa nos computadores em que tiver acessado sua conta, utilizando um antivírus atualizado. Procure ajuda se precisar.
  5. Troque as senhas de e-mails, bancos e outras contas acessadas pela internet, por precaução.
  6. Anote o protocolo de sua reclamação e acompanhe o processo até a regularização da conta.
  7. Se não tiver o seu problema resolvido, procure o Juizado Especial Civil, de posse de todas as informações que puder reunir sobre o seu caso.

Dicas para protejer as suas milhas

  1. Nunca forneça os seus dados cadastrais e senha para terceiros: os programas de fidelidade não ligam para os clientes pedindo a senha, em nenhuma hipótese. As centrais de atendimento também não estão autorizadas a solicitar que o cliente fale a senha pelo telefone. Em casos de emissão de bilhetes pode ser solicitado que o cliente digite a senha, dependendo do programa.
  2. Não digite sua senha em links de nenhum e-mail ou de sites de origem desconhecida: caso receba algum e-mail suspeito, encaminhe para as áreas de segurança das companhias aéreas e não utilize o link do e-mail. Acesse o site do programa de fidelidade e acesse a oferta diretamente pelo site. Verifique na barra de de endereços do navegador se o endereço que você está acessando é mesmo o desejado.
  3. Não abra anexos de e-mails de desconhecidos em nenhuma hipótese. Cuidado com mensagens que explorem sua curiosidade, com supostos vídeos, imagens, recibos ou planilhas. Geralmente os arquivos carregam programas de invasão que se instalam de forma oculta no computador para roubar senhas e dados confidenciais.
  4. Não faça login em seu programa de fidelidade a partir de computadores compartilhados, como em lan houses, salas vip e hotéis, ou em redes Wi-fi públicas: é comum os computadores estarem infectados ou haver vulnerabilidades que facilitem o roubo de dados de sua conta.
  5. Evite se expor nas redes sociais ou em aplicativos de troca de mensagens, informando dados pessoais, postando cartões de embarque etc. Há arquivos maliciosos que podem fazer a leitura de suas mensagens e extrair de lá informações e senhas. O código de barras do cartão de embarque também pode ser lido facilmente, fornecendo informações valiosas para as quadrilhas.
  6. Não utilize senhas de fácil adivinhação, que possam ser descobertas pelos fraudadores, como datas de nascimento, número do RG ou CPF, senhas sequenciais ou ainda o próprio número do cartão fidelidade. Seja criativo!
  7. Proteja o seu computador com um antivírus com atualização automática e firewall. Atualize sempre os seus navegadores e aumente seu nível de proteção.
  8. Acompanhe semanalmente o seu saldo e extrato dos programas onde tiver saldo de pontos suficiente para resgates (isso inclui os pontos que estão no seu cartão de crédito, não apenas nas companhias aéreas): ficar atento ao saldo é a melhor forma de prevenção, pois permite que os programas de fidelidade sejam informados rapidamente de fraudes e que possam interromper a ação dos bandidos.

Como contatar os programas de fidelidade

Confira os telefones das centrais de atendimento ao consumidor ou endereços eletrônicos específicos para comunicar fraudes, contatos suspeitos ou e-mail fraudulentos. Denuncie e seja parceiro dos programas na proteção de suas milhas.

Amigo:

Multiplus e TAM Fidelidade:

  • Fale com a gente TAM: 0800-123-200
  • SAC Multiplus: 0300-313-7474

Smiles:

  • E-mail: emailsuspeito@smiles.com.br
  • Central de atendimento: 0300-115-7001

TudoAzul:

  • E-mail: fraude.tudoazul@voeazul.com.br
  • Central de atendimento: 4003-1141

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E você, já foi vítima ou conhece alguém que foi vítima de furto de milhas? Como descobriu a fraude? Conseguiu recuperar seus pontos? Tem alguma dica para compartilhar conosco? Comente, participe e ajude outros leitores a se prevenir e evitar esse problema!

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Jorge Candango

    Muito bom MD. Não sabia que era tão frequente. Dá até medo.

  • Roger

    “…os fraudadores instam vírus em computadores de salas vip…” seria instalam, né?

    • Paulo

      Tem outro erro também, o certo é PHIshing e não Fishing.

  • Orem B. Hartuing

    Sacanagem é exigir que juntemos 15 mil pontos para só então poder repassar do cartão para o programa de milhagem.

  • João Rodrigues

    Fui furtado 🙁 32 mil milhas no Tudo Azul!
    Me pediram um prazo de 30 dias 🙁 acabou na sexta!
    A minha sorte que eu solicitei o cancelamento da passagem antes do embarque! Senão…

    • Metendo a Real

      Dê mais detalhes sobre…é alguma agência em específico? Site de compras de milhas?

    • Ludo Diniz

      E te devolveram? No meu caso da Azul já se passaram 15 dias e toda vez que ligo pedem mais uma semana. Detalhe, a passagem foi resgatada no balcão porque faltava menos de 2 horas para o vôo.

  • Luciano

    Fui vítima no Smiles e nunca devolveram minhas 28.000 milhas. Entrei com uma ação que tramita até hoje.

  • Tarcísio Medeiros

    “Aguiaruzemir@hotmail.com” Nada que uma boa checada de informação não resolva, né?

    Lembro que uma vez minha mãe quase coloca a senha no site “Bancodobrasil2003.com.br”, na maioria das vezes, uma atenção mínima e não colocar senha em lugares públicos já resolve…

  • Fernando D’Angelo Pereira da S

    Fui furtado em 130 mil no tudoazul, estou aguardando o prazo de 10 dias dado pela companhia para solução.
    O estranho é que minha senha era complexa e meus computadores não foram comprometidos, portanto não fica claro como minha senha foi descoberta.

    • Passei pelo mesmo problema e tenho certeza que meu computador não foi “invadidos” ou a senha descoberta: é o sistema deles que tem tem falhas de segurança, logo, eles são responsáveis pelo furto e devem estornar os pontos.

    • Victor Hiroki

      E aí pessoal, estou entrando nessa luta só hoje, quando descobri =/
      Como se encerrou a jornada? Conseguiram o reembolso?

      • Fernando D’Angelo Pereira da S

        Victor, sim consegui o reembolso. Vc precisa ficar em cima deles, ligue toda semana, escreva na página do Facebook.
        No meu caso levou +/- 1 mês

  • Leandro

    Acabei de ser vítima com a Caixa. Criaram uma conta num programa que eu desconhecia, transferiram as milhas e fiquei sem nada. Agora estou brigando para tentar recuperar…

  • Leandro Alves

    Tenho 230 milhas no smiles, faco igual o cunha, sera que alguem pode prejudicar e me transferir 300 mil milhas 🙂

  • Vaguiner Rocha

    uma pergunta. é só comigo que o site do Tudo Azul não abre mais?

    • Eu consigo logar no tudo azul através da home Page, mas se tento vê extrato ou qualquer outra coisa, o site fica fora do ar

    • fábio pereira

      Acesse pelo voeazul.com.br que dá certo.

  • Oscar Luiz da Silva Neto

    Sobre a parte de computadores, sempre as mesmas dicas: fazer as atualizações do Windows, usar um browser decente, anti-vírus decente, usar DNS do Google ou do Family Shield…

  • Bruno

    2 vezes que tive o cartão de crédito clonado, provavelmente após compra on line, foram feitas compras na gol e na tam. Em ambos os casos abri chamado para verificar em nome de quem foi emitido o bilhete, mas se negaram a dizer.

    • Papel Aluminio

      Devem estar de conchavo

  • Luciano Brito

    Seria recomendado mudar sempre a senha quando fornecemos dados para as empresas que compram milhas…. Muitos esquecem!

  • Vanessa Ortolan

    Ja fui furtada, 30 mil milhas do Tudo Azul.
    Foi em fevereiro. Recebi um email avisando da emissão das passagens alguns minutos depois da decolagem dos voos selecionados!!!!!! A Azul NÃO reconheceu a fraude, disse que as taxas de embarque tinham sido pagas com um cartão de uma bandeira q não tenho e que constatei com aquele Banco que não existe mesmo cartão em meu nome….

    Até hoje não recebi minhas milhas…
    E pelo que está relatado aqui, é meio q comum a Azul estar envolvida com esse tipo de situação, em? Tá na hora de rever o programa, né?

    • Ludo Diniz

      Foi a mesma coisa comigo. Detalhe que o pagamento da taxa foi em dinheiro, ou seja, foi emitida no balcão de atendimento. E toda semana ligo e pedem mais 7 dias.

    • Acabei de passar pela mesma situação, o engraçado é realmente não reconhecerem a fraude e colocarem a culpa no cliente, como se ele estivesse “mentindo” a respeito. Acredito que isso dê um belo processo por danos morais e já estou em contato com um advogado caso não devolvam os meus pontos… triste é ter que entrar na justiça pra garantir os meus direitos!

    • Denniver Barcelos

      Eu descobri hoje a fraude, o voo foi dia 26 e recebi hoje uma mensagem da azul “Parabéns, você comprou a sua passagem com pontos TudoAzul.”, fui ver meu extrato e lá estava um prejuízo de 49.000, estranho foi só hoje , 2 dias depois do voo vir a confirmação da passagem. Já fiz a reclamação com o Tudoazul e pretendo ir na delegacia fazer um BO por fraude, acham necessário o BO ou só a reclamação adianta?

      Nome do “passageiro” : joao paulo lima nascimento

      voo de SP para Manaus

      Tentaram pagar por um cartão VISA, mas deu recusado e pagaram com dinheiro.

  • Alexandre Penante

    So nao acho justo se dizer que nao e facil pegar a o ladrao. Obviamente o nome da pessoa que usou a passagem as empresa aereas sao obrigadas a saber. Mas pra elas da trabalho correr atras, devolver as milhas pro dono e processar quem viajou. Mesmo que nao seja o fraudador, estah ligado/ligada de alguma forma ao dolo. Se o dono das milhas viaja, dificilmente eh fraude. o que acontece eh que eh mais facil as companhias aereas fingirem que nao eh com elas, que nao eh um problema delas a falta de seguranca da emissao da passagem. Pois sai caro colocar seguranca na transacao.

  • Gustavo

    Me furtaram 60 mil milhas e ainda não tive resposta da Azul…

  • EIion Tallet

    O assunto é interessante e polêmico. Porém acho que levantar a bandeira e acusar que o agente de viagens (ou as agências de viagens) é quem pratica os golpes é no mínimo incoerente com a proposta deste blog que sobrevive dos cliques que os participantes dão em suas propagandas muitas oriundas de agências de viagens parceiras. Acredito que essa postura não seja a mais “bonita”. Da mesma forma que existe gente picareta em tudo quanto é lugar. Agências de viagens sérias não “trabalha” com golpes ou furtos de milhas, se muitas conseguem vender seus bilhetes ou seus pacotes a preços mais baratos é devido negociações que se fazem entre seus fornecedores. Realmente fico triste em ler um texto num blog que aparentemente tem tudo pra crescer e vê-lo apontando dedo (creio que sem provas) para uma classe de profissionais sérios (ou pelo menos na maioria se dizem ser). Não sou agente de viagens e não estou aqui defendendo nenhum fulano, mais falar de uma coisa dessa grandeza numa rede onde todo mundo tem acesso à informação me deixa preocupado com pais e mães de famílias que trabalham em suas agências e tem que levar “a culpa” sem ao menos nunca ter feito nada errado. Não sei se meu comentário irá ser postado, mais independente de ser ou não, quero que vocês saibam disso.

    • Marcelo Domingues

      Fiquei na dúvida…
      Em nenhum lugar do texto eu vi o MD falando “todos os agentes de viagens” ou “a maioria dos agentes de viagens”…
      O que eu li no texto foi “supostos agentes de viagem”, e entendi como “falsos agentes de viagem”…

      Estou correto ou me enganei na leitura?

      • EIion Tallet

        Pois é… Mas quem compra em “supostos” é porque deve ser “suposto” cliente também… Quem é sério e honesto dificilmente vai comprar num mercado negro alguma coisa como forma de obter vantagens. Até porque ninguém faz mágica!

        • Antonio Silva

          O texto também diz que quem compra essas passagens podem estar sofrendo um golpe também !!! Releia a matéria novamente.

        • Célia Amaral

          Ellion, pessoas sérias e honestas compram sim no mercado negro, claro que sem saber, mais compram
          basta divulgar para os “colegas” que tem um “conhecido” que tem determinada quantia em milhas e que pretende vender, por não ter interesse em viajar e que está preste a perder Pronto! a pessoa honesta que iria pagar 800 em um trecho, acaba pagando 1.000 nos dois trechos (ida e volta)
          Compra, para ajudar o tal colega do colega sem saber que está comprando no mercado negro!

    • Elion, o texto é bem claro: “supostos agentes de viagem”, pessoas que se passam por esses profissionais para enganar clientes e aplicar golpes.

    • Andre S

      Quanto teatro pra nada. O MD não acusou ninguém, vc quem está qrendo criar caso, não tem nada de mais no texto. Se toca e pensa bem antes de fazer comentários do tipo.

    • André Wagner

      O cara faz auê e se expressa bem. Tiraria 10 na redação, não fosse a parte que fugiu do tema e o “mais”!!!!

    • Elion, realmente em momento algum nós falamos dos agentes de viagem ou agências! Veja o Cassol deixou claro “supostos agentes de viagem”, ou seja, larápios que se fazem passar por agentes. Veja que no primeiro parágrafo fica bem claro e definido que os golpes são aplicados por “hackers, golpistas e até quadrilhas especializadas”. Desculpe, mas seu comentário não tem o mínimo fundamento!

  • Corrigimos. Obrigado

    • Zoni

      Mais uma pequena correção: “encaminhe para as aéreas de segurança”, acredito que seja áreas de segurança.
      Valeu!

  • Daniel Go Tanio

    Recentemente tive 19.000 milhas furtadas do Tudo Azul, entrei com o pedido semana passada, amanhã terei a resposta se procede a informação de que fui furtado, depois ainda tenho que solicitar o reembolso. As pessoas que agiram trocaram meu email e meus telefones. Achei muito estranho isso, pois a atendente informou que só podem fazer isso por telefone.

    • Estou com o mesmo problema no TudoAzul. Tenho o protocolo de reclamação datado em 23/09/2015 e até agora não estornaram e não me deram nenhuma satisfação!

      Gente, o que devo fazer? No meu caso furtaram 59mil milhas (três compras: 25, 12 e 22 mil pontos).

      • Daniel Go Tanio

        Oi Henrique, ontem a TudoAzul devolveu meus 19.000 pontos.

        • Cristiano Born

          Olá Daniel,
          poderia nos passar como foi sua solicitação para devolução? Estou com o mesmo problema, me furtaram 20 mil pontos no tudo azul.

          • Daniel Go Tanio

            Oi Cristiano,

            Não fiz nada de mais, apenas reclamei via site e via telefone. Fui bem atendido pelo telefone (liguei na reclamações Tudo Azul) e atualizei meus dados, informei que não fui eu que resgatei aqueles pontos. A atendente pediu 5 dias úteis para que o setor responsável averiguasse a reclamação. Eu deveria retornar à ligação após esse prazo, mas não precisei faze-lo, no sexto dia a Azul retornou os pontos à minha conta.
            Confesso que fiquei muito surpreso com a agilidade, imaginava que seria bem mais complicado o processo, mas creio que tive sorte

          • Cristiano Born

            Ok, obrigado! Já faz quase uma semana que estou no aguardo da resposta da Azul, vou aguardar mais alguns dias.

        • Victor Hiroki

          E aí pessoal, estou entrando nessa luta só hoje, quando descobri =/
          Como se encerrou a jornada? Conseguiram o reembolso?

    • Luciano Silva

      Aconteceu a mesma coisa comigo. Trocaram o telefone e o e-mail mas não a senha. 29.000 pontos Azul.

  • Ronald Chaves

    Ola! Infelizmente tive o desprazer de conhecer o golpe. O modos operandi foi identico ao relatado. Me levaram quase 400 mil milhas no tudoazul. Isso aconteceu agora entre o dia 10 e 19 de outubro .Descobri o golpe ao nao conseguir entrar na pagina do tudo azul. Ja fiz o contato e estao analisando o que farao. Eta pais dificil!!!!

    • Lucas de Oliveira

      Meu caso foi idêntico, porém com prejuízo de 66 mil pontos!

    • Victor Hiroki

      E aí Ronald, estou entrando nessa luta só hoje, quando descobri =/
      Como se encerrou a jornada? Conseguiu o reembolso?

      • Ronald Chaves

        Olá!
        Depois de uma 60 dias, me devolveram os pontos parcialmente, pois ainda restam 120 mil para me devolverem. Faça a reclamação, anote o protocolo e ligue uma vez por semana. Se não resolverem, entre com uma ação. Não poder passar de 90 dias. Abraço!

  • Paulo

    Para mim tb da isso, mas se for em modo anônimo ele abre.

  • cFred

    Isto acontece comigo no chrome, no ie funciona

  • Orsini Benchimol

    Já aconteceu uma vez comigo… Para tem muita milha a dica é instalar o award wallet é um aplicativo no celular que te ajuda a controlar as milhas quanto entra e sai… E usar a opção no aplicativo de guardar a senha no celular! Liguei para gol e tive as milhas retornadas… Mas não sei se o criminoso foi identificado!!

  • Ao que parece, pelo que li nos comentários, a maioria foi vítima do TudoAzul…
    eu também fui vítima, em meados de outubro… descobri a fraude no dia 16 de outubro e o passageiro já tinha viajado…
    trocaram o meu e-mail e, como informado pela companhia aérea, só seria possível trocar se mandasse documento escaneado… mas eu consegui trocar de volta para o meu e-mail com o meu simples login no TudoAzul, ou seja, a informação é inverídica…
    eles me deram 30 dias úteis para averiguar a fraude
    tenho pouca esperança na Azul
    se em 30 dias não resolver, vou ao Juizado Especial Cível

    • Marcos

      Porquê você já não faz o Boletim de Ocorrência para estar documentado?

    • Simone Oliveira

      Também fui furtada, descobri hoje, as passagens foram emitidas no dia 26 para voo no dia 27 de outubro. Parece que o sistema de segurança da Azul está bem falho, pensei que era algo isolado, lendo aqui descobri que não. Caso não resolvam também irei atras do Juizado Especial. Tenho o nome das pessoas que voaram com os meus pontos, mas eles não me pareceram interessados, a meu ver são receptadores e pronto.

    • Marco Rodrigues Zerohora

      De 100 furtos 120 são da tudo azul! Tenho multiplus há 10 anos sem problema algum… ai tenho tudo azul por 1 mês e me furtam os primeiros 20 mil pontos. Absurdo! E pelo visto não devolvem o ponto de ninguém. O jeito é entrar na justiça.

  • Rodrigo da Silveira

    Lendo os comentários aqui, fica nítido que o maior problema de furto de milhas foi com os usuários do Tudo Azul, demonstrando que esse programa de fidelidade apresenta falhas consideráveis.

  • Henry

    Leonardo.
    Você poderia sugerir para as cias. aéreas e seus programas de fidelidade, que, toda vez que alguma milha fosse creditada ou debitada no programa, o usuário receberia um SMS, como ocorre com os cartões de crédito.
    Assim, na mesma hora o usuário pode ligar e contestar e evitar o uso constante. Logo no primeiro uso indevido ele telefona e contesta.
    Interessante também que no próprio SMS venha informando um telefone de contato para contestação, pois assim o usuário liga de qq lugar e tão logo receba o SMS..

    • Álvaro

      Henry, eu recebo email imediato do smiles quando as milhas são creditadas ou usadas; não me lembro de ter feito qquer cadastro neste sentido; o SMS seria ótimo; e vc tá coberto de razão, é a forma de o cliente saber de forma imediata e tomar as devidas providências pelo uso indevido;

      • Hori G.S. Horikawa

        Os larápios invadem a conta de pontos, alteram o e-mail e celular. Assim não chega aviso nenhum. Foi assim que agiram na minha conta e fizeram reserva com meus pontos.

  • Danielle Lima

    No meu caso, emitiram passagens com minhas milhas no smiles. Ao entrar em contato, primeiro falaram que abririam um processo para verificar, depois que argumentei, devolveram as milhas no dia seguinte. Fiquei sabendo via email, pois chegou a confirmação da passagem. Tinha o nome da pessoa.

  • Lucas Mendes

    Galera, também acabei sendo vítima de uma fraude, descobri semana passada…
    Suspeito que foi alguem interno, minha senha era muito complexa para alguem conseguir “quebrar” e só utilizo computadores com antivirus atualizado, pago e original…

    Como percibi que a azul vem tendo vários problemas desse tipo e não posicionam os clientes, ficam enrolando, já parti direto para o PROCON…

    Fica a dica, faça a denúncia pelo site http://www.procon.sp.gov.br/web e se não resolver, juizado especial…

    Com a interferência do PROCON, normalmente resolve, porém se não resolver, já entra como prova de que você tentou de todas as formas evitar chegar no litígio e que a empresa não fez questão nenhuma de resolver seu caso…

    Boa sorte a todos!

  • Luciano Polisseni

    Também tive 9.000 milhas furtadas do Smiles. Apagaram meu email e celular que poderiam receber alguma mensagem. Empresa não reconheceu, pois disse que a emissão foi feita com login e senha do usuário (lógico, né?).

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    Gente, acessem o face da Azul e vão verificar a quantidade de reclamações deste tipo. De um mês para cá aumentou muito. Deve ser algo no site.

    Um usuário afirmou que foi roubado após utilizar o aplicativo para android

    Brasil!!!!!!

  • Andre Urbano

    Nem adianta reclamar se for Smiles. São um bando de ladrões safados! Me roubaram 96 mil milhas e disseram que não poderiam fazer nada. Isso já faz quase 2 anos e desde então nunca mais sequer cotei uma passagem pela Gol.

  • Bruno Bastos

    Não clicar em nada sem conferir o link antes ajuda no caso de phishing. Não usar windows e não acessar dados sensíveis em conexões que você não confia também contribuem. E senhas sempre com pelo menos um número, um caractere especial e uma letra maiúscula.

  • Nina Machado

    Alguém pode me informar sobre a legalidade de uma companhia aérea não devolver as milhas pagas em passagem promocional, em caso de desistência ?
    Achei que pagaria multa, mas não que perderia 190 mil milhas… Não perdi porque remarquei o bilhete, mas para mim isso eh outro tipo de furto

  • Valeu!

  • MD fazendo pauta pro Jornal Nacional =D

  • Boa noite. Tive 59mil pontos furtados do programa TudoAzul e abri o protocolo de reclamação em 23/09/2015, sob o número 201529150832.

    Não tive ainda nenhum retorno e nem o estorno dos pontos. O que devo fazer?

  • Gente, será que a Azul que anda “furtando” seus clientes?

    • Claudinei Costantin

      Henrique, dada a quantidade de reclamações, cada vez me convenço mais que houve um furto de pontos por um pessoal interno da Azul.

      • Hori G.S. Horikawa

        Tambem estou com essa desconfiança. Nenhuma informação do que está sendo feito para acabar com esta roubalheira. E pelas datas vejo que já se passaram mais de 2 meses e nada de solução.

  • Claudinei Costantin

    Nesse domingo 25/10/2015 verifiquei que tive 133000 pontos furtados no Tudo Azul. Nunca fui vítima de phishing e sei muito bem identificar sites suspeitos. Tanto que verifiquei no meu histórico de acessos que só acessei o site da Azul em junho (quando fiz a transferência de pontos) e no início de setembro.

    Dada a quantidade de reclamações, cada vez me convenço mais que o furto ocorreu por pessoal interno da Azul.

  • Alberto

    Em setembro solicitei a transferência de 21.200 milhas do cartão de crédito para o programa Tudo azul. Após o prazo determinado para as milhas serem computadas verifiquei que meu saldo continuava o mesmo. Liguei para o banco e reclamei do atraso na transferência de milhas. O atendente disse que ia abrir um processo para verificar o ocorrido. Algumas semanas depois verifiquei que o saldo se mantinha inalterado. Novo contato com o banco e dessa vez fui informado de uma data em que os pontos haviam sido transferidos com certeza.
    Foi então que contatei a central de atendimento da Azul para dizer que em tal data o banco havia transferido os pontos para o programa tudo azul mas que em meu saldo não constava o crédito devido.
    Nesse momento a atendente me informou que no extrato de fato constava o crédito pleiteado e que alguns dias depois um bilhete havia sido emitido utilizando 22.000 milhas para um trecho doméstico só de ida.
    Não havia percebido essa emissão que ocorreu logo após o crédito das milhas no meu programa.
    Por sorte, a atendente verificou que o passageiro não embarcou por que o cartão que pagou a taxa de embarque não foi autorizado. Com isso a restituição das milhas foi possível de forma imediata.
    Esse procedimento confirmou que eu havia sido vítima de uma fraude apesar de eu seguir à risca todos os procedimentos sugeridos por vcs.
    Isto me faz pensar que alguém que tem acesso à minha pontuação no banco ou à minha conta na cia aérea pode estar envolvido nesse esquema.
    Caso o passageiro tivesse embarcado as minhas milhas só seriam restituídas após rigorosa apuração.
    O mais revoltante é que a atendente me perguntou se eu sabia o nome do passageiro e, obviamente, como eu não poderia saber disso voltei a pergunta para ela, pois no sistema dela constava o nome do passageiro.
    Ela me disse que essa informação era sigilosa e que não poderia me fornecer essa informação.
    Ora, então acontece um crime e eles acobertam o criminoso?
    Se tivesse me dado essa informação eu poderia saber se era alguém que eu conheço mas ela foi enfática dizendo que não poderia me informar nada.
    Será que fazendo um B. O. consigo saber o nome do passageiro? Que também pode ter sido vítima de uma venda fraudulenta de milhas. Mas como titular da conta eu me sinto no direito de saber de quem se trata.
    Vejo a venda livre de milhas no Brasil como um mercado negro igual ao de moeda estrangeira.
    Não concordo com isso e já sugeri a várias cias aéreas que limitem o uso das milhas para o titular e seus familiares diretos – cônjuge, filhos e pais – mas elas dizem não ser possível isso.
    Dai eu pergunto: É de interesse das cias aéreas esse comércio de milhas? O que elas ganham com inúmeros passageiros embarcando sem terem adquirido uma única passagem aérea de forma direta na cia? Parece que elas compactuam com isso. Assim como proibiram os atendentes de informarem tudo sobre a conta ao próprio titular.
    Somente coibindo a emissão de bilhetes prêmio para terceiros é que veremos o fim dessas fraudes.

  • Alberto

    Como aceitar que o banco Itaú transfira 75% dos pontos resgatados e se apropriem dos outros 25%?
    Alguém mais é vítima desse assalto?

  • Zoni
  • Rosemberg

    Hoje descobri que também tive minhas milhas roubadas. Foram 59.000 milhas da Tudo Azul, em 2 emissões de passagens ocorridas em setembro/2015. Parece que a Tudo Azul é a campeã em roubo de milhas, será coincidência?

  • Red Aps

    Acabo de ter 61.000 pontos roubados no TUDOAZUL (58.000 pontos emitidos em passagens e 3.000 pontos transferidos para outra conta)
    Detalhe: na emissão de passagens da Azul o fraudador pode trocar o e-mail principal que receberá as passagens emitidas (e o dono da conta nunca ficará sabendo – grande falha de segurança)
    Só fiquei sabendo pq no caso da transferência chegou e-mail para mim, mas ai ja era tarde.
    Abri um protocolo de fraude hoje na Azul, quase 45min ao telefone com eles, agora é esperar 5 dias pela analise e + 5 dias para estorno caso a analise confirme a fraude.
    Outros programas de milhagens são mais seguros e mandam código de segurança da transação no celular do proprietário da conta….

    • Lucas de Oliveira

      Virou festa!

    • Lucas de Oliveira

      Fui fraudado em 66.000 pontos este mês!

      Conseguiram alterar meu e-mail de contato sem ligação e envio de documentos e emitiram passagem.

      05/11/2015 – – Voo: 4358 Data voo: 06/11/2015 07:17 Origem: SJP Destino: CGB -66000 – Resgate em passagem aérea

      Que segurança é esta?

  • Clauber

    Eu também tive 50.000 pontos furtados do TudoAzul em duas passagens somente de ida de REC para FEN para pessoas de nomes que nunca ouvi falar. A Azul pediu 5 dias para analisar o caso, mas quando questionei novamente em outro atendimento, revelaram-me que já analisado o caso e que chegaram a conclusão que a emissão não foi fraudulenta. Por sorte, a passagem não tinha sido usada ainda e cancelaram ela, porém ate agora nada de pontos serem devolvidos. O mais assustador foi que eles alegaram que foi considerado para o entendimento que a emissão não foi fraudulenta o fato das taxas terem sido pagas com um cartão em meu nome, cujo ultimos 4 dígitos não correspondem a nenhum cartão que tenho. Isso me deixou assustadíssimo! Além de ser vítima de furto, eu posso estar sendo vítima de estelionato também! Engraçado é a Azul ficar reafirmando que a passagem era legítima. Oras, se eu consigo identificar no mesmo dia que é emitida a passagem fraudulenta e registro a ocorrência, como podem afirmar que não é fraudulento? Se fosse esperar por uma resposta deles, a passagem teria sido usada e eu ficaria a ver aviãozinhos… Eu sou a vítima e eu estava reportando o crime e eles foram coniventes com ele. É incrível isso. Como a Azul pode compactuar com isso tudo. Como se pode ver os relatos aqui nos comentários. Isso parece ser mais frequente do que parece!

  • Hori G.S. Horikawa

    Tive 20000 pontos acrescidos a minha conta no dia 18/dez. Alguem comprou pontos e “gentilmente” creditou no meu Tudo Azul. Como esmola muita é bobagem, liguei no atendimento e abri protocolo. Fui instruido a alterar senha, o que fiz prontamente. A atendente me disse para acompanhar diariamente a conta Tudo Azul e assim fiz até que no dia 23/dez verifiquei um resgate de 33mil pontos num trecho Cacoal RO – Cuiaba MT para dia 29/dez em nome de uma pessoa que desconheço. Liguei imediatamente e atendente conseguiu cancelar a reserva devolvendo os pontos. A atendente disse para verificar o cadastro e pude perceber que tiraram uma letra do meu e-mail e alteraram o numero de meu telefone de contato.
    E o mais estranho é que EU TROQUEI a senha no dia 18/dez e mesmo com a senha nova conseguiram fazer a reserva no dia 23. Será que é difícil rastrear e chegar a quem está lucrando com estas falcatruas? Ou não há interesse em investigar esse tipo de crime?

  • Ricardo

    Hoje percebi que furtaram 52.000 pontos do TudoAzul!!! Entrei em contato com a Azul que pediu 5 dias para a análise. Mesmo assim estou pensando em já fazer um BO.

    • Hori G.S. Horikawa

      Vou imprimir tudo e abrir BO. Todos comentários aqui ajudarão a polícia.

  • L.

    no dia 24/12 também depositaram em torno de 100 mil milhas na minha conta de diferentes contas.

    só consegui ver isso na madrugada do dia 25/12 e já entrei em contato com o número da azul que informou que iria abrir uma reclamação para isso e dentro de 5 dias úteis me responderiam.

    também já mandei 2 e-mails e nada..

    porém a quadrilha que transferiu as milhas também comprou a passagem na minha conta, tenho o nome das pessoas que viajaram e o itinerário delas.

    • Hori G.S. Horikawa

      Da minha conta fizeram a seguinte reserva Voo: 2681 Data voo: 29/12/2015 13:00 Origem: OAL Destino: CGB. Mas consegui cancelar e a Azul devolveu os pontos no dia seguinte. Procurei a pessoa que constava na reserva pelo Facebook e aconselhei a denunciar a agencia onde comprou a passagem.

  • João Wendel

    Cara, você conseguiu descobrir o nome dessa agência? Caceta, nem Azul nem Polícia Civil vão atrás de algo tão simples, será que a gente vai ter que investigar sozinho esse tipo de fraude? Que inércia é essa? Que empresa é essa que não presta esclarecimento pra ninguém, e a cada dia tem mais gente sendo furtada?

    • Hori G.S. Horikawa

      Pior é que não consegui descobrir o nome da agencia. A pessoa me bloqueou e ainda achou que eu estava acusando de ter furtado meus pontos. Pra conseguir os dados vamos ter que entrar na justiça, pois a Azul cancelou todos os dados e não estão mais aparentes pra mim. Só aparece agora o codigo da reserva e o itinerário cancelado.

      • Clauber

        Gente! A Azul está realmente de sacanagem. Eu não paro de ver mais e mais relatos de vitimas de furto de milhas. O sistema deles é muito falho e eles não fazem nada a respeito. Eu já fiz BO e entrei na justiça. Recomendo todos a fazerem o mesmo. Essa empresa não pode sair impune da conivência a esses furtos a custas dos seus clientes. Se arrependimento matasse por ter transferido todos os meus pontos para o Tudo Azul. De que adianta ganhar 100% de bonus se você tem todos os pontos furtados?

  • Marcelo Gomes

    Pessoal, tive a desagradável surpresa de descobrir que utilizaram 10 mil pontos da minha conta Tudo Azul indevidamente. A emissão foi feita ontem, 25/01/2016, para um voo MCP-BEL hoje, partindo às 06h33 da manhã. Logo cedo, recebi um SMS informando que o check-in do meu voo Azul estava disponível. Estranhei por não ter nenhum voo programado. Acessei meus e-mails e vi que um bilhete fora emitido para outra pessoa que sequer sei quem é viajar. A primeira coisa que fiz foi verificar se meu cartão Itaucard Tudo Azul tinha sido clonado, mas não constava nada. Então entrei na conta Tudo Azul, e vi que não estavam mais lá os pontos. Liguei imediatamente no Tudo Azul, e reclamei da fraude na minha conta. A atendente me informou que não poderia cancelar o bilhete, pois já havia decolado o voo, vez que eram 06h45. Disse que a única solução era abrir um protocolo para verificar a fraude e promover a devolução dos pontos. Me recomendou trocar a senha, o que eu já tinha feito. Pouco tempo depois, me dei conta de que eram 07h00 em Brasília, mas Macapá tinha horário diferente. Ainda eram 06h00. Liguei novamente no Tudo Azul, e passei os dados da passageira, o localizador, número do voo, enfim, informações para verificarem. O atendente me informou que ela já havia embarcado, mas que mesmo assim passaria a situação para a equipe do Aeroporto de Macapá. Eu ainda ressaltei que me interesso pela devolução dos pontos, mas que seria interessante para a Azul identificar a fraudadora, ou, não sendo a passageira, chegar até quem lhe forneceu o bilhete. Mais tarde, ao chegar ao trabalho, acessei novamente a conta Tudo Azul, e vi mais dois bilhetes emitidos. Na realidade, somente um foi com pontos. Os outros dois, embora tenham utilizado minha conta, foram comprados, cada um por R$ 425,00. Preocupado com a questão do cartão, liguei no SAC da Azul, e fiz uma verificação com a atendente. Por sorte, o cartão utilizado para compra não era meu, embora conste meu nome e meu endereço para cobrança. Registrei também um protocolo com a Azul, e informei os localizadores dos bilhetes emitidos com dinheiro. O engraçado é que os três bilhetes eram para a mesma passageira, o mesmo voo (data, horário, trecho), e a companhia não se dá conta de que tem alguma coisa errada. Isso só me faz crer também, como muitos colocaram aqui, que essas fraudes partem de dentro da própria Azul. Por precaução, troquei até o e-mail cadastrado na conta, e verifiquei o saldo de todos os meus familiares. Por enquanto, a fraude foi somente na minha conta. O jeito é esperar os 5 dias úteis para ver o que vão responder. Também registrei um protocolo pelo site, e tive o cuidado de retirar um extrato da conta, mostrando que eu tinha os 10.000 pontos antes. Imprimi as confirmações dos bilhetes emitidos e pretendo levar todas essas informações à Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência por crime virtual. Eu sei que infelizmente isso não costuma dar em nada, e vi diversos relatos de que os pontos não foram devolvidos, pois a Azul não considerou fraude. Mas preciso ao menos fazer minha parte. Não são muitos os pontos que me foram furtados, principalmente por ter visto diversos relatos de pessoas que perderam grandes quantidades, mas é injusto da mesma forma. Esses pontos eu ganhei em dezembro de 2015, numa viagem de ida e volta aos Estados Unidos. Assim que tiver novidades, posto aqui. Um abraço!

    • Hori G.S. Horikawa

      Pois é Marcelo…bem vindo ao clube das vítimas de fraude de emissão de bilhetes da Azul. Desde o primeiro relato aqui no site, se vão mais de meses e nenhuma providência foi tomada pela Azul. O que a Azul está fazendo para evitar este tipo de fraude ninguem sabe. Liguei para o atendimento da Azul e não sabem me informar o que aconteceu. No meu caso conseguiram cancelar antes do voo e devolveram os pontos (que não eram meus, pois alguem comprou pontos para minha conta, provavelmente com algum cartão clonado ou roubado). O modus operandi é semelhante em quase todos os casos e pode ser que o favorecido pode nem saber que tambem é vítima de um golpe.
      No seu caso a Azul poderia identificar a passageira e tentar rastrear se foi ela ou a agencia a responsavel pela fraude, algo que provavelmente nunca saberemos. Abrir um B.O. e aguardar. Abç

  • Denniver Barcelos

    Eu descobri hoje a fraude, o voo foi dia 26 e recebi hoje uma mensagem da azul “Parabéns, você comprou a sua passagem com pontos TudoAzul.”, fui ver meu extrato e lá estava um prejuízo de 49.000, estranho foi só hoje , 2 dias depois do voo vir a confirmação da passagem. Já fiz a reclamação com o Tudoazul e pretendo ir na delegacia fazer um BO por fraude, acham necessário o BO ou só a reclamação adianta?

    Nome do “passageiro” : joao paulo lima nascimento
    voo de SP para Manaus

    • Sergio

      Puxa, me roubaram 106 mil milhas no fim do ano passado na azul e só descobri sábado quando tentei usar, mudaram o e-mail ( não recebi confirmação alguma de que mudaram) e emitiram passagem para 9 pessoas num vôo e mais outro vôo pra outro maluco. Você consegue mudar o e-mail e senha sem precisar confirmar nada, que coisa mais estúpida e mal implementada.
      Eles têm o número de documento de quem embarcou e os dados do cartão de quem pagou as tarifas de embarque, mas não divulgam para que possamos fazer um BO, vou fazer com os dados que tenho.
      A falha de segurança é da própria azul, fizeram a mesma coisa com um amigo que é extremamente lunático com segurança, pra mim invadiram o banco de dados deles ou tem dedo de funcionário da própria cia. Vamos ver como vai desenrolar isso, senão devolverem em até uma semana eu vou entrar com uma ação judicial contra eles.

      • Cleiton

        No meu caso foram transferidos os pontos para outra conta. Procurei no site e não achei opção de transferência, pra mim ficou óbvio que tem dedo de funcionário da cia.

      • Denniver Barcelos

        Consegui recuperar os pontos na época e você?

  • Anderson Pereira Gomes

    Fui vitima de um roubo de pontos, no dia 19/01/2016 tive 117.000 pontos roubados, creio que se trata de um problema interno na azul, verificando no site reclame aqui tem centenas de reclamações, chega a ter mais de 100 reclamação de roubo de pontos na tudo azul em um mês, até agora não devolveram meus pontos estou com medo de acumular pontos na azul. meu pc tem Windows e anti vírus original não abro link em e-mail nunca tive nenhum problema semelhando com a multiplus smiles bancos face etc, nunca tive um único problema de rouba de senhas em nada, por isso creio que se trate de um problema interno na azul, com funcionários envolvidos, vou começar a acumular meus pontos somente na multiplus.

    • Renan Gleyson

      Caraca, muitos pontos!!!

      Como está a situação hoje? devolveram?

  • Marcelo Gomes

    Pessoal, conforme prometi no meu post anterior, vim relatar a solução dada pela Azul ao problema do furto dos meus pontos. Após o encerramento do prazo de cinco dias úteis que o Tudo Azul me pediu para avaliar o caso, entrei em contato pelo telefone, e recebi a informação de que ainda estavam analisando a fraude na minha conta. A atendente me informou ainda que tiveram muitos problemas desse tipo, por isso poderia levar até 20 dias, mas que eu continuasse ligando toda semana para saber o andamento. Até imaginei que ficaria sem solução, ou que demoraria muito. Fui surpreendido ontem, dia 04/02/2016, com uma ligação da Azul para tratar do assunto. A atendente me pediu que confirmasse meus e-mails, pois constava um na reclamação e outro no meu cadastro. Esclareci que eu mesmo havia alterado o e-mail da conta após fazer a reclamação, por orientação do atendente, devido à fraude. Assim, após as confirmações, ela me informou que os 10.000 pontos estariam disponíveis novamente na minha conta em breve. De fato, ao final do dia, recebi um e-mail do Tudo Azul, informando a regularização da situação. Verifiquei a conta, e devolveram todos os pontos. No final, foram 9 dias no total até resolver todo o problema. Mas pelo que percebi, tive sorte, ou talvez porque foram poucas milhas, pois a maior parte das reclamações ficaram sem solução. Acredito que o que também pode ter ajudado é que desde o início me mantive calmo, e em momento algum tratei mal os atendentes. Muitas vezes, quando nos exaltamos com os atendentes, acabamos não recebendo a atenção que precisamos. Mas o importante para mim é que, de agora em diante, tomarei cuidado redobrado com essas contas. Eu já tinha o hábito de verificar mensalmente o saldo de todos os meus programas de fidelidade. Agora passei a fazer isso com mais frequência. Espero que dê tudo certo para aqueles que ainda não tiveram a situação resolvida. Um abraço!

  • Gabriel

    Pessoal, tive 530.000 milhas furtadas no programa Tudo Azul, mesmo caso de vários leitores que já comentaram aqui: Utilizava senha de 16 caracteres complexa, alterei a senha no final de 2015 após ver essa matéria aqui no MD, não utilizo computador Windows e caso fosse virus, tenho milhas em vários programas e só o da Azul tive esse furto.
    Vocês estão conseguindo as milhas de volta para a conta?
    Já abri uma reclamação com eles, mas estou no prazo de 5 dias para resposta.

    Tenho impressão que alguém de dentro da Azul tem acesso a base de dados e consegue as senhas, ou então o site deles faz o login em ambiente não seguro (sem criptografia) e o larápios interceptam esse login obtendo a senha.

    Agora, pelo que li nas reclamações do Reclame Aqui, isso já acontece há mais de um ano e a Azul não tomou providencias para ter mais segurança no resgate de pontos e alteração de dados de nossas contas, como e-mail e telefone.

    Por que será que a Azul não está fazendo nada para acabar com isso?
    Talvez seja mesmo o caso de uma ação coletiva contra a empresa.
    Infelizmente no Brasil não dá em nada.
    Nos Estados Unidos as pessoas entram com ação coletiva contra a Apple por causa de um problema na antena do aparelho e conseguem ganhar milhões de dólares. Aqui, se ganhássemos ao menos o que é nosso por direito (as milhas) já estaria ótimo.

    Uma pergunta: Algum de vocês que teve as milhas furtadas, utiliza o Award Wallet ?

  • JW

    Atualizando: 45 dias depois de eu entrar com a reclamação formal pelo SITE da Azul (pelo jeito por telefone eles não dão atenção, via site é melhor porque VOCÊ descreve o ocorrido) eles me devolveram minhas milhas furtadas. A todos que me mandaram email, sugiro que façam o mesmo. Porém, se tiveram perdas ou danos morais em função disso (cancelamento de viagem programada para as férias, reservas em hotel etc), cabe entrar com uma ação por danos morais sim.

  • JW

    ENQUETE: dos que tiveram suas milhas furtadas no TudoAzul, todos chegaram a utilizar o APLICATIVO DE CELULAR desenvolvido pela Azul?

    Já li alguns relatos, então há a possibilidade de que a empresa (ou o programador) desenvolvedora do app possa ter inserido um simples código que envie a determinado banco de dados usuário e senha de quem loga no aplicativo. Será que alguém dentro da Azul chegou a fazer uma “auditoria” nesse aplicativo? Fica a dica Azul! A forma como os usuários estão sendo furtados é absurda! É só ler os comentários aqui para ver várias pessoas inteligentes (tecnologicamente falando) que estão sendo furtadas. Não é o caso de ser aquela velhinha que cai num link falso, é algo muito mais grave.

    • Paulo

      Nem é isso.. pra trocar o email da sua conta eles pedem seu nome completo, data de nascimento e cpf. Esses dados são facilmente encontrados na internet. Alteram o seu e-mail, clicam em Lembrar senha, recebem uma nova e emitem a passagem.
      O TudoAzul que é extremamente inseguro mesmo :/

      • JW

        Paulo, mas eles estão agindo de alguma outra forma, pois a senha da minha conta não foi alterada. Isso que me deixou curioso. Em relação ao procedimento que você passou, é absurdo que a Azul não mande uma mensagem pro email anteriormente cadastrado, informando que houve alteração. Isso é básico para evitar fraudes. São falhas tão básicas que não tem como não pensar que é algo premeditado.

        • Hori G.S. Horikawa

          Não foi o meu caso pois não acesso nenhuma conta por celular (meu celular só serve para ligar e enviar mensagens, nada mais).
          Liguei novamente no site da Azul e não me deram mais nenhuma informação nova. O fato é que o site é invadido por pessoa más intencionadas e a Azul ainda não conseguiu solucionar o problema..

        • Paulo

          No seu caso é mais complicado descobrir. Você utiliza uma senha padrão para vários sites? Pode ser que tenham roubado a base de dados de algum site (fórum, loja virtual, etc) que armazenava as senhas dos clientes de forma insegura (sem criptografia) e assim conseguiram acesso à sua conta TudoAzul. Ou você está com algum Keylogger no seu computador.

          Após um pouco 16 dias corridos, tive meu caso solucionado com a devolução dos pontos e um upgrade de categoria.

    • Diego

      Aconteceu o mesmo comigo. 17.000 pontos. Entrei em contato com o atendimento e estou aguardando uma providência. Sim, utilizo o aplicativo de celular.

  • salvibr

    eu tive milhas roubadas do amigo, avianca, acredito que haja conluio pois meu computador eh criptografado, alem de ser mac, tenho muitas milhas em outras empresas, vi pelas outras reclamacoes que um dos usuarios nem tinha a senha, e fora roubada, a avianca nao esta nem ai nao acredita que seja nada e nao da as milhas de volta!!! quando acharem o problema fatalmente ja vai ser grande demais!!!

  • Aconteceu comigo pela Multiplus este mês. Roubaram as minhas milhas que comprei pela promoção Melhores Destinos em janeiro. Eu estou indignada, porque a Multiplus não quer me devolver.

    http://www.reclameaqui.com.br/17708972/multiplus/minhas-milhas-foram-editado-pelo-reclame-aqui-e-eles-nao-que/

    • Thiago Ferreira

      Olá , estou com o mesmo problema , roubaram minhas milhas e a multiplus.m disse que não vai me devolver minhas milhas , abri uma reclamação no PROCON , o mais incrível é que embarcaram usando meu nome , percebi no mesmo dia e consegui cancelar o segunda trecho do voo ! Estou indignado , você teve as suas milhas devolvidas ? Favor se puder me ajudar , meu zap 85-998178574

  • Está temporariamente suspenso.

  • Eduardo V. Galdieri

    Tambem fui roubado no tudo azul emitiram uma passagem com 8 mil pontos, só não emitiram mais pois não tinha saldo suficiente pra mais nada

  • Silvia Cristina

    Meus pontos do Programa Amigo – Avianca foram furtados. Tudo indica que foi fraude interna pois, o meu computador tem todo tipo de segurança e aquele email de confirmação, não me foi enviado e, quando reclamei no SAC da Cia o atendente Fábio Ramos, de forma categórica e insinuosa falou-me que a responsabilidade pelo uso da senha e emai é minha, Após insistencia informou- me que o trecho fora cancelado só não dissse porque nem por quem. Reclamei no dia 30 de abril e até hj falam que o assunto está em análise no Setor Responsável.

  • Marcio Krakauer

    13/6/16 roubaram 130.000 milhas multiplus, e pasmem, a multiplus me respondeu que eu é que fiz o procedimento, dando autorização por sms para um telefone q foi cadastrado no mesmo dia e emitido 10 passagens. Sabem da onde? Anápolis, nunca estive lá (sou do abc) e coincidentemente tem um presídio de segurança máxima lá. Mas como tudo no Brasil que tem a ver com consumidor, de quem é a culpa? DO Cliente. O que sugerem? Há danos morais envolvidos?

  • Thiago Ferreira

    Bom dia a todos, dia 22/01/2017 fui vitima de uma fraude, roubaram as minhas milhas , 30 mil milhas, entrei em contato com a Multiplus, abri protocolo de reclamação, logo em seguida liguei para a Latam, por incrivel que parece o embarque havia acontecido a pouco tempo, um voo saindo de Maceió com Destino a Brasilia, com Escala no Rio de Janeiro, ainda consegui cancelar o segundo voo , pois bem hoje dia 24/01/2017 recebi um email da multiplus me informando que nao ira devolver minhas milhas, pois o bilheto foi impresso no meu nome, mas como eu poderia embarcar em um Voo de Maceio ao Rio de Janeiro estando em fortaleza? gostaria da ajuda de voces para tentar sanar o meu caso, ja entrei em contato com o meu Advogado, o mesmo me orientou a entrar em contato com o Decon, e abrir uma reclamação, ja fiz isso, tambem abri uma reclamação no Reclame aqui, tambem foi negado , estou juntando o maximo de provas , no dia que isso ocorreu fui ate a delegacia fazer um BO, estou com todos os protocolos e os emails de tentativa para provar que eu nao comprei essa passagem, agora estou no prejuizo, pois usaria essas milhas para viajar agora em Janeiro com a minha familia! gostaria da ajuda de voces, grato!

  • Carlos Motta

    Acabei de ter sido furtado em 120.000 milhas da Multiplus. Emitiram 6 passagens da Latam. Um absurdo total. Jamais dei minha senha para qualquer pessoa, e evito acessar computadores de locais públicos. A sensação é horrível e a impotência maior ainda. Já liguei na Múltiplus e pediram 5 dias úteis para dar uma resposta. O mais incrível é que a TAM tem todos os dados de quem emitiu as passagens. Espero que passem tudo para a polícia!