Furacão Sandy cancela 20 voos do Brasil para os Estados Unidos

Denis Carvalho 29 · outubro · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A passagem do Furacão Sandy pelos Estados Unidos provocou até agora o cancelamento de 20 voos entre o país e o Brasil desde ontem. Foram oito voos cancelados no domingo e outros 12 suspensos hoje. A recomendação da Infraero e da Anac é que os passageiros com voos marcados para os Estados Unidos entrem em contato com sua companhia aérea antes de ir para o aeroporto.

A TAM foi obrigada a cancelar quatro voos nesta segunda: três partiriam de Nova York com destino ao Brasil e um deles partiria de São Paulo para a cidade norte-americana. A American Airlines cancelou três voos que sairiam de São Paulo e do Rio de Janeiro para Nova York. A United Airlines não divulgou se terá voos cancelados e a Delta diz em seu site que o voo 0120 de São Paulo para Nova York previsto para 21h20 desta segunda-feira está “atrasado”.

A Anac divulgou que vai monitorar a prestação de assistência aos passageiros pelas empresas que tiverem que cancelar ou alterar o horário de voos aos Estados Unidos. A prestação de assistência está prevista na Resolução nº. 141/2010. Em casos de atrasos e cancelamentos, a resolução prevê que o transportador deve assegurar o direito do passageiro a receber assistência material: acesso à comunicação a partir de uma hora de atraso, à alimentação, a partir de duas horas de atraso, e à acomodação, a partir de quatro horas de atraso, ou traslado para passageiros que estiverem na localidade de residência. Em casos de voos cancelados, o passageiro pode ser reacomodado em outro voo ou ser reembolsado com o valor integral pago pela passagem área.

A agência informou ainda que caso o passageiro se sinta prejudicado deve procurar a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos como consumidor. Se as tentativas de solução do problema pela empresa não apresentarem resultado, o usuário poderá encaminhar a demanda à Anac, aos órgãos de defesa do consumidor e ao Poder Judiciário. A Agência possui canais de comunicação destinados a receber manifestações pela internet (Fale com a ANAC) ou pelo telefone 0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).

Cancelamentos
O furacão Sandy provocou outros cancelamentos de voos que saem de Nova York ou que têm a cidade como destino. De acordo com o jornal “Wall Street Journal”, as companhias aéreas dos EUA cancelaram mais de 4 mil voos agendados para este domingo e para a segunda-feira. Foram suspensos 926 voos domésticos e internacionais neste domingo e outros 3.028 da segunda-feira. A British Airways publicou um comunicado em seu site informando que todos os voos com destino ou com partida da cidade foram cancelados neste domingo.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou estado de emergência na cidade de Washington  e nos estados de Nova York, Massachusetts e Maryland, como medida de precaução à chegada do Furacão Sandy, prevista para hoje. A previsão é que a tempestade provoque ventos de até 250 km/h.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) estima que o Sandy atinja as regiões da Virgínia, Pensilvânia e de Nova York até amanhã. Nesta madrugada, o furacão estava localizado a cerca de 320 km da Carolina do Norte.

Meteorologistas disseram que o furacão Sandy é uma rara “super tempestade” híbrida, criada por uma corrente de vento do Ártico envolvendo-se em torno de uma tempestade tropical, podendo causar até 30 cm de chuva em algumas áreas, assim como até 90 cm de neve nas Montanhas Apalaches.

Embora os ventos de 120 km/h do Sandy não sejam tão quanto os de outros furacões, como o Katrina, sua extensão torna-o excepcional. Segundo o site da Administração Nacional Atmosférica e Oceânica (Noaa), o Sandy pode ser a maior tempestade a atingir os Estados Unidos.

Voos cancelados nesta segunda-feira:

TAM JJ8083  Nova York – São Paulo 10h30
TAM JJ8079 Nova York – Rio de Janeiro 19h00
TAM JJ8082 São Paulo – Nova York 8h45
TAM JJ8081 Nova York – São Paulo 20h40
American AA966 São Paulo –  Nova York 8h45
American AA950 São Paulo –  Nova York 22h05
American AA974 Rio de Janeiro – Nova York 22h10
American AA967 Nova York – São Paulo 11h20
American AA951 Nova York – São Paulo 21h45
American AA973 Nova York – Rio de Janeiro 21h30
Delta 0120 Nova York – São Paulo 20h
Delta 0061 Nova York – Rio de Janeiro 18h

Com informações dos portais Terra e G1

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe