Ethiopian Airlines terá voos saindo de São Paulo e Rio de Janeiro a partir de junho

Denis Carvalho 19 · março · 2013

A Ethiopian Airlines recebeu hoje autorização para realizar voos saindo do Brasil. A decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo presidente substituto da Anac, Cláudio Passos Simão. As rotas e horários da companhia ainda terão se ser aprovadas pela Anac, mas em seu site a Ethiopian já vende passagens saindo de São Paulo e Rio de Janeiro a partir de junho.

De acordo com o site da Ethiopian, os voo serão realizados entre o Brasil e Adis Abeba, capital da Etiópia, com parada em Lomé, capital do Togo. Se for aprovado, o voo ET506 sairá da Etiópia às segundas, quartas e sábados, e fará uma parada em Lomé e outra no Rio de Janeiro, de onde segue para São Paulo. O voo terá duração total de 18h40min, saindo da Etiópia às 1h15 e chegando ao Rio às 20h30 e a São Paulo às 23h25, nos horários locais.

Boeing 787 da Ethiopian – quem sabe chegue ao Brasil em pouco tempo

No sentido contrário, o voo ET507 partirá de Guarulhos para Lomé e Adis Abeba aos domingos terças e quintas-feiras. As decolagens serão à 1h15 com chegada à Etiópia às 21h25 no horário local. Os voos serão operados em Boeings 767-300.  Sem a parada no Rio, o tempo de percurso é estimado em 14h10min, com saída de São Paulo às 21h25.

O mais interessante é que a escala em Lomé  permitirá conexões para a Europa e África, enquanto de de Adis Abeba o passageiro poderá seguir para a Ásia. A Ethiopian divulgou em seu site um mapa de rotas com os principais destinos, incluindo Roma, Milão, Beirute, Cairo, Tel Aviv, Nairobi, Dar es Salaam, Maputo, Nova Délhi, Mumbai, Bangkok, Pequim e Hong Kong, além de várias cidades africanas.

Resta saber se a africana se tornará uma boa opção com bons preços e promoções para estes destinos. Por enquanto os preços informados no site não estão lá essas coisas, mas estamos torcendo!

Dica do leitor Rafael Mandarino

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Tarcísio Mede

    Gente, quase 19h num avião?

    Eu quando passo 3h já me sinto claustrofóbico =/

    • Fernando

      Então vc nunca ouviu falar do vôo comercial SEM ESCALAS mais longo do mundo? É da Singapore Airlines, que sai de Nova Iorque para Cingapura.

      São 18h40 de duração. No entanto, todo o avião é classe executiva.

    • Enrico

      Não seja por isso. Você pode fazer um stopover na Etiópia…

      • Thiago Castro

        Boa!! haha

    • Eduardo Paci Galv&at

      Meu recorde são 14:30, de San Francisco para Honk Kong, pela Cathay. Mas, pior que isto, é o fuso…

  • Luiz Fernando Chiman

    Estava agora mesmo buscando locais turisticos na Etiopia e essa noticia caiu como uma luva. Embora seja um voo longo e com uma parada um pouco fora de mao (embora curta), saber que a Etiopia e o leste da Africa estão mais acessíveis – junto com o Oriente Médio é uma ótima notícia.

  • Gilberto P Filho

    Oi Denis. Eu já havia enviado para vc essa noticia desde de janeiro qdo foi postada no site airlinerout.net. Espero que vcs fiquem de olho nas promoções deles… Acho que eles vão precisar de bons preços por causa das conexões necessárias. Obrigado!

  • Julio Brandao

    Espero q tenham opções de vôos c bons preços p a Ásia!

  • Paulo Gottardi

    Eu também havia enviado esta informação no dia 19/02, inclusive informando já viajei com a cia e que tive uma ótima experiência!

  • Rodrigo Emerick Goul

    Acabei de verificar no site algumas passagens e vi que ao que parece, eles terão preços razoáveis pelo menos para oriente médio, Ásia e África.

    Viagens:

    Rio – Dubai por USD975,00 (menos da metade da Emirates na primeira semana de junho)

    Rio – Johannesburg por USD675,00 (menos da metade de vôos da SAA)

    Cairo por menos de USD 900,00

    Beijing por menos de USD 1300,00

    E vários outros…

    No entanto Europa não achei nada por menos de USD 1500,00 o que para nós é um tanto quanto caro.

    Sem falar nas conexões e horários de vôos, super indigestos, com paradas em Addis Ababa por diversas vezes de 24h.

    Mas vamos ver, é sempre ótimo aparecer uma nova empresa fornecendo novos vôos e oportunidades!

    • Julio Brandao

      Que venham promos p a Ásia!!!!

    • Leonardo Couto

      A Turkish costuma ter ótimas promoções para Ásia, é fácil achar voos para lá por volta de usd1200. E bem melhor do que esse voo pinga pinga pela África.

      • Julio Brandao

        Leonardo, promo e comprar como comprei p Dubai: 550 US ida e volta. Ou comprar por 800 US p new Zeland e australia( Oceania) ou comprar p Seul por 850 US. Isto e promo boa!

        • Diego Nascimento

          Boa tarde Julio!

          Por qual companhia aérea você comprou estas promoções para Dubai (USD 550) e Austrália (USD 800)?

          • Julio Brandao

            Dxb: Emirates( vou semana q vem. Comprei em novembro).

            Australia( desisti do Voo por causa de data e to esp aparecer a promo novamente): aerolineas argentinas.

        • Leonardo Couto

          Essa de DXB por 550 eu não vi! Se tivesse visto com certeza teria ido 🙂

          Agora de AR, não obrigado. Prefiro pagar mais caro.

      • Rodrigo Emerick Goul

        Leonardo, quando existem promoções eu sei que a Turkish, às vezes a Emirates e outras conseguem preços melhores, mas em preços normais, geralmente fica naquela base ali que eu falei (e tinha acabado de procurar no Submarino viagens e outros para conferir).

        A da Ethiopian pareciam preços mais pertos do normal, pois com exceção da Rota Johannesburg, nenhuma tinha informação de promoção.

        Mas como eu disse, realmente os horários e as conexões são meio deprimentes…

        • Thiago Castro

          Rodrigo, vc está certo. O problema é que vc comparou alguns vôos q são diretos, como Dubai e Africa do Sul. Aí é difícil pq o vôo direto é mais caro na tarifa normal.

          • Rodrigo Emerick Goul

            Thiago, quanto ao vôo para Dubai, comparando com Emirates, realmente peguei o exemplo mais caro, mas as outras passagens, a mais barata era uma limitada da British (por 1300 dólares com taxas, e tinha poucas vagas) e à partir de então a mais barata era também da British, por 1650 dólares.

            Quanto ao voo do Rio para Af. do Sul, não há vôo direto do Rio, o preço que eu falei a perna de ida ia para Buenos Aires para então pegar a SAA e na volta a parada era só em SP.

        • Leonardo Couto

          Oi Rodrigo

          acho que essas tarifas da ET também são promocionais, a meu ver essas tarifas estão muito baixas para serem regulares.

          Mas podem ser, uma vez que fazer 3 ou 4 escalas/conexões tem que baixar muito o yield.

          Vamos ver, se continuarem baixos assim quem sabe não volto a JNB com essa tarifa? Ainda mais pontuando na *A 🙂

          • Rodrigo Emerick Goul

            Também achei baixa a tarifa Leonardo, com exceção de Europa, que estavam absurdas! kkkk

            Vamos torcer para que mantenham os preços!

  • Vitor J. Nunes

    Off topic:

    Avianca prevê crescer no mínimo 30% no país, diz Efromovich

    Por Bruno Peres | De Brasília – VALOR ECONÔMICO

    Efromovich, da Avianca, negou que busque apoio do governo brasileiro para avançar nas negociações para comprar a TAP.

    O presidente da Avianca Brasil, José Efromovich, disse ontem que a companhia espera um crescimento "de no mínimo" 30% para 2013, após ter transportado, em 2012, mais de 5 milhões de passageiros, o que representa, segundo ele, crescimento de 84% ante 2011. Em 2013, a expectativa alcança mais de 6 milhões de passageiros.

    A declaração foi dada ontem por Efromovich na chegada ao Palácio do Planalto para uma reunião na Casa Civil, segundo ele, de caráter institucional.

    Na avaliação do executivo, "se o mercado explodir", a companhia tem "uma grande vantagem", que é a possibilidade de deslocar para o Brasil aviões que estejam designados para atendimento em outros países da América do Sul, como Equador, Peru e Colômbia. A Avianca Brasil faz parte do grupo Avianca-Taca, com operações em diversos países da América Latina.

    "O mercado brasileiro é importante e se tiver oportunidade, não temos nenhum receio", disse Efromovich. Ele negou que a companhia busque apoio do governo brasileiro para avançar nas negociações para a compra da portuguesa TAP. O governo português adiou o processo de privatização da TAP em dezembro, após ter negado oferta do grupo Synergy, controlador da Avianca.

    Reportagem publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo" no dia 9 de março informou que a Avianca teria decidido pedir ajuda ao governo brasileiro para uma nova investida na TAP e não estaria descartada uma ajuda do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

    "Está zerado isso, o processo de aquisição. Não por nós, mas pelo governo português. Lamentavelmente, mas está zerado", disse Efromovich. Ele negou a possibilidade de ajuda do BNDES. "Não é o nosso objetivo, não precisamos do BNDES. Não estou nem sendo arrogante, porque nós equacionamos o financiamento com uma estrutura no exterior", disse. "Temos outros financiamentos com o BNDES, mas zero TAP, zero aviação".

    Segundo ele, "mais que interesse", a companhia tem "curiosidade" em saber a decisão do lado português. "Não sabemos se eles querem vender", disse.

    "Hoje, não sei [quando o edital será publicado]. Naquela ocasião tinha total interesse. Vínhamos em um processo firme, investimos bastante. Hoje temos um interesse, mas, mais que interesse, curiosidade em saber o que eles querem fazer, porque não sabemos se eles querem vender", disse Efromovich.

  • Wagner

    Sonho de consumo stopover na Etiópia embarcando somente para África do Sul no outro dia em uma viagem de quase 20h. aehuaheuhueuhaheuhauehuahea

    Que luta viu!

    • Julio Brandao

      Para quem gostar de viajar é uma boa oprotunidade. A Etiopia tem o melhor Café do mundo, alem de culinaria bem interessante….pegar um stopover de um ou dois dias la pode valer bem apena.

      • Thiago Castro

        Humm…..sei não. Acho que é mais pra quem gosta de turismo exótico e topo correr o risco. Se for só pra comer e beber café, fico por aqui mesmo. hehe

      • Wagner

        Não tomo café e comida na Etiópia eu dispenso… deve ser no mesmo nível de higiene da Bolívia.

  • FH

    Pode ser uma tremenda ignorância de minha parte, mas existe demanda pra esse voo aí? Voos demorados demais!

    • Thiago Castro

      Eu imagino q se a empresa está colocando o vôo pq deve ter alguma coisa. No mínimo está testando o mercado, sei lá.

    • Nina

      Para quem vai à África ocidental, parece ser uma boa opção. Esperar para ver…

  • iannis zazelis

    Quase tudo que leio aqui são comentários preconceituosos sobre a Etiópia, pra quem não sabe o país tem excelentes resorts 5 estrelas para receber turistas de todo o mundo principalemte da Europa. Tem excelentes safaris, sítios arqueológicos tombados pelo patrimônio da humanidade, belezas naturais incríveis e até neve, vamos parar de achar que o Brasíl é o centro do Universo e que somos superiores pois quando europeus e americanos são preconceituosos com a gente achamos ruim.

    • Marcio Rebello

      Parabéns pelo comentário. Falou tudo!!

    • Fabio

      Não duvido de uma só palavra sua. Acredito que seja mais ou menos como o Brasil, que tem excelentes resorts 5 estrelas, belezas naturais deslumbrantes e cidades que são patrimônio cultural da humanidade. Só que seu eu fosse um europeu ou americano, não viria ao Brasil JAMAIS. Então também não acho que a Etiópia seja um destino adequado a quem não curta turismo exótico. Gostemos ou não, o Brasil é um destino exótico para um americano ou europeu. E ano passado na Rússia já tive minha cota de destinos exóticos esgotada pelos próximos 10 anos. Boa sorte a quem curte.

      • Thiago Castro

        Não curtiu a Russia não Fábio? Um amigo esteve lá ano passado (entre outros destinos, como Finlandia, Suécia e Ucrania) e adorou! Mas ele tem um amigo que trabalha e mora lá, então acho que foi mais fácil. Ele me contou que é meio ruim com relação à lingua e principalmente com os serviços como táxis e lanchonetes.

        • Fabio

          Exatamente. Como país , adorei. Lindo. De tirar o fôlego. São Petersburgo é a segunda cidade mais bonita que conheci. Como estrutura para o turismo, tão subdesenvolvido quanto nós. Como no Brasil, ninguém fala inglês. Como no Brasil, os taxis tentam te roubar o tempo todo. Como no Brasil, nenhuma infraestrutua turística. Como no Brasil, uma forte tendência a tentar fazer o turista de otário. E pior que no Brasil, a má vontade do povo.

    • Thiago Castro

      Não é uma questão de preconceito. É apenas ignorância. E, na boa, vc pode condenar alguém por isso. Sem pesquisar, o que vem à cabeça da maioria das pessoas qdo vc fala em Etiópia?? Com certeza não são resorts 5*!!!

      Acho seu comentário super válido, exatamente pra ajudar as pessoas que estão lendo a diminuir essa ignorância. Mas não venha cheio de razão achando que todo mundo deveria saber que tem isso tudo na Etiópia, pq não é tão óbvio assim não!

      No mais, obrigado. Me deixou curioso e vou mesmo pesquisar sobre o país pra ver oq tem de interessante além de café e comida.

  • Carolina Lannes

    Só eu que acho que a rota escolhida é péssima? Sinceramente, se saíssem do nordeste (Natal ou Recife) teriam um voo bem mais curto pelo oceano. Até Dacar, por exemplo, dá umas 4 ou 5 horas, no máximo. Pra Lomé, 45 minutos a mais.

    Adis Abeba é um ótimo destino sim. Não chega a ser a África dos safáris (aí é melhor ir pro sul, pra região da Namíbia), mas é a África semi-saariana. Há tribos fantásticas. Dizem que é o berço da humanidade. Os sítios arqueológicos são bem preservados. O país é relativamente seguro pro turista.

    Vamos sair do eixo EUA-Europa! O mundo tem muita coisa pra oferecer!

  • Rud Patrick de Olive

    Ja viajei algumas vezes com eles e o servico e muito bom! Melhor do que muitas europeias por ai… Nem preciso comentar das americanas ne?

    O aeroporto de ADD tem um terminal novo e Addis!

    Vale a pena!

  • Tito Bosco

    Meu chefe tem 86 anos e palestra pelo mundo afora. Certa feita ele fez um pequeno tour saindo daqui de SSA para palestrar em San Francisco e de lá na mesma viagem em Sidney. Coitado ele disse que nao sabia em que dia estava no momento muito menos as horas quando chegou am SYD.

    Deve ser um martirio para o corpo isso sim.

  • Rud Patrick de Olive

    Conheco a Ethiopia e garanto, la e bem mais seguro que o Brasil!

  • iannis zazelis

    Mas é exatamente pelo preconceito ou ignorância de muitos "gringos" que o brasil ainda só tem selva, favela, e mulher fácil… odiamos esse preconceito, e por odiarmos não podemos ser assim também. Sou do velho pensamento popular que diz "não sabe não fala" e exatamente isso, pesquise antes ou melhor não ficar distribuindo comentários preconceituosos aos ventos. Pra quem gosta de turismo fora do eixo é um prato cheio.

  • iannis zazelis

    Mas é isso mesmo, é pra quem gosta de turismo exótico, pra quem quer sair um pouco do óbvio, eu já sou da tendência a gostar desse tipo de turismo, não me canso de conhecer lugares diferentes, pra mim é excelênte qualquer voo que saia do Brasil a destinos assim

  • iannis zazelis

    Ótimo comentário

  • Bruno Machado Morais

    Tava pensando em ir pra Asia com essa companhia, que inclusive está mais barato que qualquer outra… mas uma pergunta Rud, precisa de algum visto pra fazer conexões nesses aeroportos, Lome (LFW) e Addis Ababa (ADD)?

    Valeu!!

  • Felipe Silva

    Olá Paulo!

    Qual foi sua viagem pela Ethiopian?

    Ainda não conversei com alguma pessoa que tenha viajado, mas ouvi que as refeições são moderadas e não servem almoço? Sabe me dizer sobre isso?

    Estou programando uma viagem para Tel Aviv e me pareceu uma boa opção.

  • Emerson Cesar

    Bruno, consultei recentemente a companhia aérea a este respeito. Fui informado que, se for para a Ásia, não há nem conexão, nem desembarque, em Tomé (Togo), não sendo necessário visto de trânsito. Quanto à Etiópia, é possível obter o visto on arrival.

  • Rafaela Rodrigues

    Bom, a passagem pra Tailândia, de ida e volta fazendo essa escala na Etiópia pela empresa tá saindo 1200 dólares em várias datas.. Mtooo abaixo do valor de outras empresas.

  • Jurandir Castro

    Parabéns pelo cometário. Realmente a maior ignorância de um ser humano, é emitir uma opinião daquilo que não conhece!

  • Camila Marques

    eu encontrei passagem barata para a europa pela ethiopian mas queria saber se é uma boa empresa :~~~

  • Marcela Máris

    estava lendo que precisa de visto pra Etiopia, como vc fez?

  • Larissa Lalá

    Oi Marcela, tudo bom?

    Estou pesquisando sobre visto e vi sua pergunta. Você já descobriu algo sobre isso?

    Irei com minha irmã a Frankfurt parando na Etiópia por 10 horas na ida e por 4 horas na volta.

    Precisamos de visto para isso?

    Estou buscando essa informação com urgência, pois viajo no fim de julho e não quero correr riscos.

    Beijos e obrigada

  • Larissa Lalá

    Oi Julio, tudo bom?

    Estou pesquisando sobre visto e queria ver se você consegue me ajudar . S

    Irei com minha irmã a Frankfurt parando na Etiópia por 10 horas na ida e por 4 horas na volta.

    Sabe se precisamos de visto para isso?

    Estou buscando essa informação com urgência, pois viajo no fim de julho e não quero correr riscos.

    Beijos e obrigada

  • Larissa Lalá

    Oi Fabio, tudo bom?

    Estou pesquisando sobre visto e queria ver se você consegue me ajudar.

    Irei com minha irmã a Frankfurt parando na Etiópia por 10 horas na ida e por 4 horas na volta.

    Sabe se precisamos de visto para isso? Você acha possível me dar o contato do seu amigo que já foi?

    Estou buscando também junto aos Consulados, mas quero ter o máximo de informação em relação a esse assunto. Viajamos no fim de julho e não queremos correr riscos.

    Beijos e obrigada desde já

  • Larissa Lalá

    Oi Patrick, tudo bom?

    Estou pesquisando sobre visto e queria ver se você consegue me ajudar.

    Irei com minha irmã a Frankfurt parando na Etiópia por 10 horas na ida e por 4 horas na volta.

    Sabe se precisamos de visto para isso? Quando você foi conseguiu ver questões de visto aonde? Todas as minhas pesquisas caem em Brasília. Vi Consulado da Angola no Centro da cidade do Rio de Janeiro, mas fora isso estou com dificuldades.

    Quero ter o máximo de informação em relação a esse assunto. Viajamos no fim de julho e não queremos correr riscos.

    Beijos e obrigada desde já

    • Larissa Lalá

      Obs, vou pela Ethipian. Se quiser dar dicas também, fique a vontade!

  • Marcela Máris

    Então, eu pesquisei um pouco, e a Etiópia nao tem consulado no Brasil, vc tem que pedir o visto quando chegar lá.. eu achei meio complicado, e muito arriscado… entao eu preferi ir por outra agencia… apesar dos preços nao serem tão bons…

    http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes-de-via

  • Bruno Machado Morais

    Emerson valeu pela resposta, só hoje que fui ver…. bacana, então sem burocracias pra chegar na Ásia! Estou indo no final do ano pra Tailândia e volto um mês depois de lá também, por um ótimo preço, comprei em Abril e paguei 1504 dólares, isso deu em reais, cotação na época, 3013 reais… ir pra aquelas bandas e meio caro mesmo, mas nesse preço e na época que vou, está muito bom em relação as outras companhias… valeu mais uma vez pela informação!

    • Eduardo Mergener

      E ai Bruno, tudo bem? Por que compania você pegou esse preço, pela Ethiopian mesmo? É ida e volta? Estou indo no final do ano também e por enquanto o mais barato é 2000 USD ida e volta.

  • Jessica

    Viajei agora em julho por essa empresa por um preço muito abaixo das demais, e foi tudo otimo!

  • jorge otavio

    Jessica, você fez conexão em ADD?

    Informaram-me na Ethiopian e eles disseram que não precisava de VOA- visa on arrival – no caso de conexão.

    Procede esta informação? É conflitante com a do Bruno.

  • Daniela

    Jessica, vc saiu aqui do Brasil com essa empresa com destino para onde?
    Precisou do visto?
    Algum documento/vacina obrigatório exigido?

    Comprei passagens para Londres final do ano, estava bem abaixo dos preços das demais. Mas confesso estar com receio pela companhia atuar a pouco tempo aqui.

  • jorge otavio

    Voltei com sensaçõe amabíguas, mas me fazendo crer que após ADD somente vale a pena se o voo tivet até 03 horas de duração:
    1- A equipe de check in em terra é muito mal preparada, algumas pessoas são barradas com 8 Kg ao invés dos 7 Kg, ok isto saõ regras mas no emarque vc vê malas que ultrapassam a medida e por certo tinham muito mais dos 7 Kg, fácil chuar em certa de 15 Kg aquilo que eles do exido africano embarcam, nós e ou europeus somos convidados a pesar mala a mala.

    2- A comida é muito bo e bem farta, deixa qualquer européia e muito mais a americana a milhas de distância.

    3- Eles evitam que mesmo com conexão de 03 horas vc saia da sala de embraque da conexão em ADD, isso não tem nada de mais se vc volar na hora do boarding time, o aeroporte é bem vazio comparedo a outros e a segurança bem leniente.

    5- Meu voo seguia de GIG- GRU-LOM- ADD- TROCA DE AERONA E HKG. Primeiro trecho cansativo , mas ok devido as amenidades e o razoável ,não bom serviço de entretenimento. Já ADD X HGK e de lá para Seoul mesma aeronave um 767 300 ER que pode ou não ter entretenimento individual que resumi-se ao mapa, e reclinação padrão com tela individual, a comida continuou farta, sem maiores reclamações.
    6- Retorno; o inferno começa aqui eles mudam sem avidar a vc os horários do voo, logo tive de esperar 4 horas e 15 minutos de atraso para ADD e um voucher de cercade 9 dólares que não dava para nada no aeroporto do HGK.A aeronave um 767 300 padrão anos 80 não tinha sequer entretenimento coletico, lembrando que o voo partiu de SEUL com escala em HGK .Distância miníma entre os assentos e pernas pelo corredor, um cheiro que estava forte se suor só agravou de ADD ao Togo, péssimo para comer….por fim o flap não abriu e depois de derramar 15/20 min de combustivel para eventual forçada ele após sai da cabine 03 vezes e olhar in loco a asa co problemas realizou novo check-in e o bendito flap abriu e pousamos todos tensos..sufoco nos aeres etípoies.
    O check in é um lixo, o on line inexiste, e ao chegar ao terminal em HGK um tumuldo e um descontrole dos funcionários…jamais vi isto nem na Iberia.
    O voo para GIg/GRU é no 787 que depois deste sufoco seria um alento se o cheiro que estav no avião terminasse e não aumentasse com alguns novos passageiros, nauseabundo vooei sem vontade de comer atéLomé, nada mais que 04 h 45 min, ali o voo melhorou o odor diminuiu e o avião esvaziou muito(não creio na sobtevivência desta rota se não mudarem as aeronaves pós Addis…estão aí 04maiores problemas: pontualidade ao longo dos voos inexiste, cheiro desagradável no avião(isto não e culpa da empresa, mas é bem desagradável)., falata de informação devido aos atrasos e mudanças sem aviso nos horários que podem prejudicar clientes como foram o caso de 03 brasileiros em direção a Beiruth, por fim a péssima experiência de voar em um 767 300 ER da década de 80 por 10 horas de HGK X ADD e tiveram os que vieram de Seoul…muita coragem, levantei para conexão quebrado e sou baixinho( 1,71m).
    Aconselho: depende se for até ADD e suportar o odor entre Lomé e ADD – 4h 45 min pode fazer um bom negócio, agora depois aconselho voos apenas em um entor no de 3h, no máximo 4 horas ou ficará quebrado mesmo novo.
    A companhia certamente terá problemas com o CDC no Brasil, isto é fato por todos este detalhes.

    Positivo: comida, bebidas a vontade mesmo com algumas comissárias péssimamente vestidas com roupas poídas e sujas contrastando com as que seriam a Bussiness, simpaáticas elas são mas a aparência no cuidado de seu próprio pessoal mostra que isto são detalhes para a cia.

    Se volto só se for para ir ao Kenya ou Nairobi, pago mais mas não volto.Pra a Asia melhor ir pela SAA ou Turkish…não tem como comparar, a organização da Ethiopian parece pior que uma quermesse de igreja

    • Alexandre Borges

      O sistema de entretenimento inclui filmes no trecho Brasil – Africa?

  • Lu Borges

    Vi várias pessoas comentando sobre a cia. Ethiopian, mas ninguém foi detalhista….. Quem realmente viajou com eles….pode dar sua opinião?
    Irei fazer uma viagem para Hong Kong pela Ethiopian, e queria saber como é o voo, a conexão em Adis Abeba, enfim…..

    Abraços

  • Edson

    Estou pensando em ir de SP para Roma pela Ethiopian. Escala em Togo e conexão em ADD. Vi pelos comentários que o trecho entre Togo e Adis é complicado por causa da higiene do pessoal. Quase 5 horas de voo nessa situação é complicado. Alguém mais já voou nesse trecho? Pode passar alguma experiência? O preço está bom, muito melhor que as outras companhias, mas é preciso considerar o sofrimento.

  • humberto assis

    Urgênte: Minhas duas irmãs irão para Dubai domingo, com escala na Etiópia, elas vão ficar 3 hs lá. E estão com medo. É perigoso? preciso de dicas. Obrigado

  • Pedro

    Pessoal, alguém teve problemas com essa questão da obtenção do visto de trânsito lá em ADD?
    Quero ir a Frankfurt, mas estou com medo de perder o vôo em razão desse trâmite de vistos.

  • Daniele

    Pessoal, morei 5 anos em Angola, África, utilizei a Ethiopian Airlines para ir à Israel, com escala em Addis Ababa, pois a empresa em que trabalhei usa muito este itinerário. O Vôo foi muito bom, o atendimento bom, não é perigoso lá, e o aeroporto tem boas condições, muito pelo contrário, melhor que muito aeroporto por aí. Se alguém viajar com conexão em Addis Ababa pode ficar sem necessidade do visto em até 8 horas dentro do aeroporto, maior que este período, é necessário o visto. Espero ter sido útil, Ah é África não é esse fantasma que muita gente pensa….

  • Daniele

    Ah, e vacina contra febre amarela com certificado internacional, por mais que seja conexão, além de seguro, pode ser que peçam….

  • Pingback: Chegou!! Boeing 787 chega pela primeira vez ao Brasil em voo comercial pela Ethiopian Airlines | FSX Brasil()