Crise faz Azul devolver 20 aviões, cortar voos e criar programa de licença não remunerada

Denis Carvalho 15 · fevereiro · 2016

A Azul está tomando medidas severas para enfrentar a crise econômica. Em um comunicado interno, divulgado pelo site O Antagonista, a companhia anunciou a criação de um programa de licença não remunerada, como forma de reduzir gasto com funcionários sem demissões. O comunicado ainda confirma a devolução de 20 aeronaves e redução da malha interna, medidas que já haviam sido anunciadas no mês passado pelo presidente da Azul, Antonoaldo Neves.

Na época Neves afirmou que a companhia repassaria 19 aeronaves para a TAP, entre Embraer 190, ATR e A330. Com isso, a oferta de voos domésticos sofreria um corte de 7%. A redução também afetaria as rotas internacionais, que seriam reduzidas a apenas um voo diário a Orlando e outro a Fort Lauderdale.

Comunicado da Azul - reprodução do site o Antagonista
Comunicado da Azul – reprodução do site o Antagonista

No comunicado, a empresa diz que está realizando ajustes para se adequar ao “atual e desafiante cenário econômico” e aumenta para 20 o número de aeronaves a serem devolvidas, sem mencionar os modelos.

Já o programa de licença não remunerada está aberto para períodos de 6 a 24 meses, com inscrições até o início de março. “A ideia é aproveitar o momento para que, aqueles que tenham interesse, possam realizar projetos pessoais e/ou profissionais, os quais exigiram um afastamento temporário da Azul, como por exemplo, cursos com jornada integral ou dedicação aos filhos menores e familiares”, afirma a circular.

Procurada pelo Melhores Destinos a Azul disse que não comentaria o assunto.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Thiago

    tomara que não cancelem a rota Santa Maria -> Porto Alegre

  • Rodrigo Aguiar

    Caramba.. Triste demais essa Situação..

  • Oscar Luiz da Silva Neto

    “…dedicação aos filhos menores e familiares”. Que maneira nobre de dizer que você está desempregado.

    E até parece que em 15 dias alguém consegue se organizar para pegar a licença “não-remunerada”.

    Os caras devem achar que são todos idiotas.

    Cada um que aparece…

    • Cassio R Eskelsen

      Você prefere o que? Que eles simplesmente demitam então?

      • Oscar Luiz da Silva Neto

        Sim. Pelo menos pagam os direitos dos funcionários. O cara recebe o fundo, a multa e ainda pega o seguro desemprego.

        De que adianta estar empregado sem receber salário?

        • Antonio Silva

          Perfeito !!!

      • Silvio Kelvin

        Sim, é mais correto, e, para o trabalhador, é melhor a demissão.

    • Thiago Lima

      Realmente me impressiona a falta de um ser pensante.
      Se a empresa não tivesse um pingo de preocupação, simplesmente anunciaria cortes como está sendo comum em DIVERSAS áreas.

      O fato é que a Cia tem de tomar medias, boas ou não, para conseguir se manter nesse mercado canibalista e capitalista, onde estamos cada vez a crise nos aperta de tudo quando é lado devido a falta de GOVERNANTES de verdade.

      Não quer dizer que a pessoa tem que se organizar em 15 dias, a Cia disse que esse projeto começa a partir de 1 de março.

      Cada um que aparece aqui tb viu, vamos estudar e se informar antes de falar qualquer coisa.

    • Thiago Lima

      Realmente me impressiona a falta de um ser pensante.

      Se a empresa não tivesse um pingo de preocupação, simplesmente anunciaria cortes como está sendo comum em DIVERSAS áreas.

      O fato é que a Cia tem de tomar medias, boas ou não, para conseguir se manter nesse mercado canibalista e capitalista, onde estamos cada vez mais imersos numa crise que nos aperta de tudo quando é lado devido a falta de GOVERNANTES de verdade.

      Não quer dizer que a pessoa tem que se organizar em 15 dias, a Cia disse que esse projeto começa a partir de 1 de março.

      Cada um que aparece aqui tb viu, vamos estudar e se informar antes de falar qualquer coisa.

      • Oscar Luiz da Silva Neto

        Querido, caso você tivesse lido o aviso, veria que o tripulante tem ATÉ 1/3 para tomar a decisão.

        E, no fim, o que adianta uma licença não remunerada? Tripulante não é uma ocupação que arruma emprego na esquina. Tripulante, se precisa de um tempo, ele pede demissão. Depois, ele volta a ser tripulante.

        Tá na cara que a Azul não tem dinheiro para pagar as indemnizações ou, pior, não quer que o número fique muito feio para os acionistas.

        Cada um aqui viu? Vamos se informar e estudar antes de falar qualquer coisa!

        E solidariedade aos tripulantes.

        • Thiago Lima

          Nenhuma Cia tem dinheiro pra pagar, alias, poucas empresas tem grana pra pagar verbas rescisórias.

          Se existe um programa de ferias não remuneradas, óbvio que não vão remunerar né.
          A Cia esta dando uma oportunidade para caso alguem ja tenha nos planos um projeto pessoal de estudar fora ou qualquer outro, ele tenha essa oportunidade agora.

          Se fosse pra mandar embora, faria uma plano de demissão voluntário, não de ferias não remunerada.

          Fato que nao se encontra emprego na esquina, até pq nao é uma área facil de se aprender em dias. Mas é uma alternativa sem ter que desligar a pessoa até que a empresa volte a ter uma caixa mais saudavel.

          Cada um que aparece aqui viu.

          E provavelmente não será apenas para tripulação, mas para outras área operacionais.

    • Kra M

      Amigo, vou dizer que isso encaixou perfeitamente para uma amiga, ela acabou de ter um filho, e no caso dela, aeromoça da azul, teve licença desde que soube que estava gravida, mas por outro lado ela teria apenas mais 2 meses de licença após o nascimento, ou seja, para uma lactante e pro bebê seria ruim, portanto para ela serviu muito bem, pois poderá tirar mais alguns meses sem perder o emprego e manter a amamentação.

  • Numismata Jaime

    “Desafiante cenário enconômico”; merece ir à falência por pegar leve com esse governo maldito…

  • alexandre

    Digite 13 e confirme !!!!!!!!

  • Rafael

    Colocar passagens com preços mais acessíveis, nem pensar né?

    • Mateus

      Fera, isso é uma diretriz no capitalismo:
      Nunca reduzir os preços!
      Pois, os consumidores tomam isso como uma referência e exigirão preços menores ainda!!!

    • Hermes Hs

      Todas as despesas em geral são em Dólar que está a 4,00 (AINDA!!!!) além do aumento dos combustíveis!!! Não tem nada que os faça baixar os preços. Assim a cia vai a falência. Diminuindo a oferta é possível ainda ter lucro, pois reduz a oferta para a demanda que tbm está reduzida… Assim tem-se um equilíbrio!!!

      • Thiago Lima

        Na verdade o barril do petroleo nao está alto, pelo contrário esta numa vertigem constante. O problema é muito mais o dólar e as tributações que esse governo miseravel cobra das empresas (as aéreas são taxadas em ICMS de 18% a 25% dependendo do estado).

        Não existe mágica. É uma triste notícia.
        Torcer para que a Cia consiga sair dessa sem mexer tão radicalmente no quadro de funcionários.

        • Carolina

          Olá, Thiago! As empresas aéreas de transporte de passageiros NÃO pagam ICMS devido à uma decisão do STF de muito tempo atrás (Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 1600). Isso é uma guerra que as de transporte terrestre de passageiros perderam (estas pagam).

          • Antonio Silva

            As aéreas pagam pelo ICMS do combustível !!!

          • Thiago Lima

            Carolina,

            Ai tu se engana, é cobrado sim. Da uma lida melhor no site da Abear.

          • Bruno Bastos

            A Azul, assim como a maioria das empresas, se aproveita da guerra fiscal entre os estados pra pagar menos ICMS. No Nordeste vários estados reduzem a alíquota a 12% se a empresa tiver X voos internacionais (acho que pelo menos 1) e Y voos intraestaduais (2 ou 3 geralmente). Então, ela não pode reclamar, pq é privilegiada nesse aspecto. Na verdade estão aproveitando a oportunidade da “crise” pra reduzir custos e jogar a bomba no colo do trabalhador, como as empresas gostam de fazer. Depois que cortarem o que puder de gastos, mantém o preço absurdo da passagem, aumentando a margem de lucros.
            Quem quiser continuando acreditar no mercado que fique na sua ilusão…

          • Thiago Lima

            É uma situação delicada de julgar pq não temos conhecimento do que realmente está motivando essa ação.

            O fato é que a Cia quer manter os empregos por hora, até que se restabeleça financeiramente, pois se toma essa medida, obviamente teria mais prejuízo se fosse desligar os funcionários e pagar as verbas rescisórias.

            Infelizmente tem algumas pessoas aqui dizendo coisas sem nenhum fundamento

          • Carolina

            Thiago, quem se engana é você, rs. Só paga se for transporte de CARGAS. De passageiros não paga não. Sou tributarista e sei disso, confia em mim. Se a empresa aérea é de transporte de PASSAGEIROS e está recolhendo ICMS sobre o transporte (combustível é ooooutra história), tá pagando errado.
            E daí me contrata porque eu quero ficar rica defendendo esta empresa!!!

            Supremo livra empresas aéreas de pagar ICMS
            27 de novembro de 2001, 9h26
            O Supremo Tribunal Federal livrou as empresas aéreas de pagar ICMS sobre passagens entre municípios, estados e países. Também estão isentas do imposto sobre o transporte aéreo internacional de cargas. O ICMS
            continua válido para o transporte aéreo nacional de cargas.

            A Ação Direta de Inconstitucionalidade foi proposta pela Procuradoria Geral da República, que representou o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA).

            O STF considerou inconstitucionais os artigos da Lei Complementar n.º 87, que trata do ICMS. Em decisão anterior, a maioria dos ministros havia negado a liminar. No julgamento do mérito, a Corte reconheceu a tese de inconstitucionalidade defendida pelo ministro Nelson Jobim.

            Segundo o Supremo, a lei simplesmente instituiu a cobrança do imposto sem, de fato, regulamentar adequadamente a parte que trata dos serviços de navegação aérea.

            O relator, ministro Sydney Sanches, Carlos Velloso e Marco Aurélio de Mello ficaram parcialmente vencidos na questão. A declaração de inconstitucionalidade foi parcial porque ficou excluído o transporte aéreo de cargas
            nacional, sobre o qual permanece a exigência do imposto.

            ADI 1600

      • Rafael

        Então como TODAS as outras companhias conseguem cobrar menos? A Azul quer cobrar preços exorbitantes, e na hora que a procura diminui eles optam por dispensar funcionários. Essa é a escolha deles.

    • Kra M

      Não é tão simples assim, as vezes, voar com poucos passageiros sai mais em conta. Há uma quantidade de voos que podem sair de um aeroporto, e esses voos são concorridos, então se a azul se disse que vai sair 10 vôos de determinado aeroporto, ela tem que dispor 10 vôos, caso contrário é multada por ocupar um vôo que poderia atender outra cia aerea. E como o combustivel está caro por causa do dolar, para baixar o preço, tem que ter a certeza que o vôo sairá cheio, caso contrário, é melhor ir vazio e abastecer menos. Como pode ver nas notícias, todas cias aereas estão diminuindo a malha viária para não ter a obrigação de dispor os vôos.

  • Mariana Ribeiro

    Que programa legal, meu trabalho bem que poderia ter este programa tambem. Boa sorte a todos na Azul!

    • Eduardo Menezes

      Legal? Seu emprego estar por um fio é legal? Cuidado com o que deseja…

  • Marcio Rebello

    É 13 e confirma, meu povo!!

  • alcindoqueiroz@hotmail.com

    Adoro o site dos Melhores destinos, acho que foi uma das melhores sacadas já feitas pro turista independente no Brasil. Já viajei muito de acordo com as promoções anunciadas (agradeço sempre), mas hoje conseguiram dar duas mancadas seguidas, duas promoções inexistentes: uma pra Cuba e outra pra San Martin. Uma pena.

  • Eduardo Menezes

    Foro de São Paulo Airlines, a menor distância entre Brasil e: Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador, Coreia do Norte e vários outros paraísos terrestres. E, em 2016, já estamos operando nossos voos noturnos, você dorme no Brasil e acorda em algum país da Pátria Grande. Boa Viagem!

  • Wagner

    Aqui em Campinas eles estão abusando com os preços, voo quase que mensalmente para Porto Alegre e me vejo obrigado a ir até congonhas porque eles chegam a cobrar 10 vezes mais por uma passagem Campianas Porto Alegre. O último voo que peguei pela azul estava simplesmente vazio… o preço está forçando todo mundo buscar alternativas… é uma pena… A empresa claramente mudou sua política de preços depois que começou operar em congonhas… t

    • Tiago Sampaio

      Isso que penso comigo o tempo todo! Enquanto outras companhias estao abrindo novos voos como a Tam, a Azul esta cancelando. Eu a considero a pior aerolinha, com precos absurdamente absurdos, chegando a custar R$1500 por voo de 1hora com mais de 1 mes de antecedencia. Eh muito facil culpar crise economica, responsabilizar governo, e esperar que alguem pague 1.3mil reais para voar de Curitiba para Rio de Janeiro…

      • Thiago Lima

        Tiago, o grande problema que vejo é a canibalização entre as Cias.
        A Azul tem aeronaves menores e menor disponibilidade que Tam e Gol, e nessa guerra de preços, infelizmente não da pra manter tudo lá embaixo. Digo isso pq já trabalhei na Azul e conheço algumas coisas.
        Provavelmente quando os Airbus chegarem, a Azul comece a mudar um pouco os preços, que realmente aumentou substancialmente.

        • Costa

          Guerra de preços Thiago? Nós demos 4 cias só aqui no Brasil, não dá para ter guerra de preços com 4 empresas aéreas.

    • Daniel Bisetto

      Wagner, eu também, comprei passagem para POA via GRU e paguei 5x mais barato que a Azul saindo de VCP.

    • Kati Pires

      Concordo Wagner, faço esse trecho há 3 anos e os voos de Campinas eram ótimos preços, de repente disparou e os voos estão SEMPRE vazios. Ela prefere pagar um bus também vazio de viracopos a congonhas e voar com um voo TAMBÉM vazio e manter então assim: um voo vazio de Campinas a porto alegre, um voo vazio de Congonhas a porto alegre e um bus vazio de um aeroporto pro outro. Podem vir economistas e o caramba a 4 falar aqui, mas capitalismo selvagem e burro é aqui mesmo.
      É lamentável pois o atendimento é um dos melhores e os preços também eram e sempre estavam mais cheios, mesmo aqueles que eram em horários ruins..lamentável. Além da política de fidelidade que mudou ridiculamente fazendo com que seus pontos que valiam algo valessem nada e com muitos pontos vc mal consegue trocar um um único trecho. Uma pena, que eles possam estar atentos aos clientes para rever suas políticas.

  • Márcia

    Fico consternada por causa dos funcionários. E de novo teremos somente a GOL e a TAM para nos servir em voos domésticos. Tomara que cada um dos tripulantes consiga achar uma saída para tão difícil situação.

  • Dinho Costa

    A Azul já não é mais a mesma. Já voei bastante pela Azul há uns 4 ou 5 anos. As passagens se tornaram absurdas. Parece-me que a TAM sacou o mercado e passou, de uns 3 anos para cá, a oferecer os melhores preços. Para trecho nacional não troco mais a TAM, sempre encontro as melhores tarifas. A Azul indo pro buraco com passagens caríssimas e a GOL com seu atendimento péssimo e sua frota cada vez mais sucateada.

    • Cristiano Oliveira

      É verdade, e ainda os coxinhas reaças tentam culpar a crise como único fator!! Voei muito AZUL entre os anos 2010/2011. Depois disto, para mim, ela se tornou uma empresa cara de se voar. Em meus destinos, sempre foi a mais cara. Os preços da GOL e da TAM estão muito mais convidativos. Eu voei TAM no carnaval, e todos os voos estavam lotados, sem crise para esta empresa! O mesmo voo na AZUL, chega a custar 3 vezes mais do que na promocional na GOL e na TAM.

      • João

        É verdade. A Azul é cara demais. Por isso está perdendo clientes para a tam e gol.

      • Dinho Costa

        A crise política/econômica influencia sim. Nossa infraestrutura é precária, além da falta de investimentos e incentivos, altos impostos, inflação, entre outras coisas. Mas ainda assim, há outro lado também. Por que a TAM consegue oferecer passagens mais baratas? Comprei recentemente um trecho por 440,00 CGR-SDU pela TAM, enquanto na Azul estava 1.083,00 (isso porque é voo direto, da TAM tem conexão) o mesmo trecho e dias. Toda vez os valores da Azul são absurdos. Parecem piada. Boa sorte à cia.

      • Pascualdo Nolasco

        Crise, que crise?

      • Rodrigo

        Andava com uma má impressão da GOL, mas recentemente me surpreendi com o atendimento muito bom em vôo e com os Boeings 737 novos. Acho que a GOL tá merecendo uma chance. Voei no nordeste, sudeste e sul com um serviço muito bom e preços bastante justos.

    • Rodrigo

      Andava com uma má impressão da GOL, mas recentemente me surpreendi com o atendimento muito bom em vôo e com os B737 novos. Acho que a GOL tá merecendo uma chance. Voei no nordeste, sudeste e sul com um serviço muito bom e preços bastante justos.

      • Cleverson Lima

        Os novos 737 com espaço a mais são ótimos. Se a passagem estiver barata, não penso duas vezes.

    • ray

      Sucateada? Compra um avião só o vc então filho!

    • Cristiano Oliveira

      Eu pensei que realmente seria coisa temporal estes preços altos da AZUL. Fiz uma pesquisa AGORA, para confrontar os preços do meu próximo voo. (CGH-CNF) Ida: 21/4 volta 25/4. Enquanto a AZUL cobra R$ 450,00 por trecho sem taxas, a TAM está me cobrando R$ 80,00 por trecho sem taxas (na época que eu comprei, paguei R$ 75,00). Preço final do bilhete na TAM ida e volta: R$ 214,00. Na AZUL R$ 828,00. 4 x mais caro!! desse jeito não tem como voar AZUL mesmo! Não fidelizo nenhuma companhia. Escolho o melhor preço sempre!

    • Leandro Melo

      Realmente a TAM está com bons preços ultimamente! Comprei CNF x POA ida e volta por 255,00 para as férias de Julho!

  • Jedeson Constantino

    Acredito em crise, mas fico me perguntando porque as cias aéreas não diminuem o valor das passagens e preferem viajar com aeronaves vazias. Moro atualmente em Navegantes/SC e preciso sempre visitar minha família que mora em Vitória/ES e o valor das passagens são absurdamente caras mesmo comprando com antecedência. Ao entrar nas aeronaves vemos diversos assentos vazios em todas as rotas. Será que se a Azul não colocasse valores mais acessíveis, voltariam mesmo com a Crise ter voos lotados?

    • Thiago Lima

      A conta não é tão simples assim Jedeson, infelizmente não. Seria ótimo se o problema fosse apenas dimunir preço de passagem para aumentar a ocupação.
      Não estou dizendo que os preços são justos, mas infelizmente como disse acima em outro comentário, a canibalização entre as Cias é muito grande, a Azul tem aeronaves menores, consequentemente menor disponibilidade.

      Existem N variáveis que incidem no preço de uma passagem, ICMS abusivo de alguns estados, combustivel, manutenção, tripulação, catering, etc,etc… – versus – demanda do voo.

      É muito complicado explicar em um simples texto, mas abaixar os preços não pagam os custos.

  • Alberto Kiess

    Não tinha como ser diferente, a Azul cancelou rotas que tinham ocupação acima de 85% como PFB-CWB e PFB-POA para criar rotas sazonais onde não existe demanda. Criou rotas internacionais em cidades inadequadas no Brasil e como destino, algumas até duvidosas da necessidade. Planejamento de rotas da Azul é deficiente demais, amador. A Azul só expandia pela necessidade de voos nas cidades e a baixa/nula concorrência. Não tinha como ser diferente. As outras empresas também estão sofrendo com a crise, mas não precisaram devolver 20 aeronaves e muito menos ceder outras tantas para a TAP. Deveriam trocar urgentemente as pessoas responsáveis pelo planejamento de rotas da empresa.

  • Mikael Kenan

    Há um tempo atrás falei aqui que azul estava abusando nos preços de suas passagens e várias pessoas me disseram que era exagero meu. Agora tá aí a prova do que eu estava falando. A Azul é sem sombra de duvidas muito boa, mas com esses preços que extrapolam a barreira do aceitável, não dá.

    • Tiago Sampaio

      Culpa da politica de precos. Os aeroportos cada vez lotados e a Azul na direcao contraria. So fazer uma consulta no site para perceber que ninguem vai pagar o seu salario so numa passagem.

    • Cleusa Rabelo

      DEMAIS. OS PREÇOS ESTÃO CADA VEZ MAIS ALTOS. AZUL PODERIA ATE REDUZIR O SEU LANCHE OU CORTAR DE VEZ PARA VER SE CONSEGUE OFERECER PASSAGENS MAIS BARATAS. O ESPAÇO AZUL ESTÁ COM PREÇOS SUPER ELEVADOS ATE MESMO COM TRECHOS DE 1 HORA.

  • Mauricio Krijer

    Cedo ou tarde, todos nós passaremos fome nesse país!

    • Cleusa Rabelo

      ESTA REPREENDIDO EM NOME DE JESUS. NINGUEM MERECE PASSAR FOME.

  • Jose

    Parecia que vieram pra dominar o mercado, mas desligaram os motores. Qualidade, melhores aviões regionais… Mas, descartado Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional Governamental, ficaram sem apetite. Não entendo como uma novata cobre em milhas o mais alto preço nas viagens pros EUA. Enfim, de uma grande admiração inicial, principalmente pela perseverança na ultrapassagem de barreiras logísticas, como do transporte pra VCP e utilização de modernos e confortáveis jatos nacionais, fica um desânimo de freada brusca no meio de sua primeira crise no Brasil. Quem saberá como usar milhas do Tudo Azul em voos internos em quantidades módicas?

  • Luana

    Sem remuneração???? O cara gasta uma vida + uma fortuna para se tornar um piloto civil e agora vai ficar em casa voluntariamente, sem ganhar nada??? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! Que piada de mau gosto.

  • EIion Tallet

    Lamentável… Triste mesmo! Esse é o nosso Brasil.

  • Dionísio Alencar

    Licença não remunerada. Hahahah
    Paguem os direitos trabalhistas dos tripulantes e anunciem a falência que fica menos feio.

  • Carlos Zahlouth Júnior

    Com os preços que cobra, fica bem difícil. Simulei Belém/Fortaleza no dia 03 de março e apareceu GOL por R$-478,99, TAM por R$-525, ambos voos diretos e pela AZUL por R$-1.021, com duas escalas em Imperatriz e São Luis. O passageiro vai querer viajar pela AZUL, cobrando 50% a mais que a concorrente e tendo um voo direto com 1:50 minutos, para um com escalas e voo com quase seis horas de duração? É certo que passamos por momentos de instabilidade, mas culpar tudo pela crise, é bem simplista.

    • Vinicius

      Fora o Tudo Azul, que com a quantidade de milhas que está cobrando pra emissão de passagens, deve estar recebendo bem menos transferências. Enquanto a Avianca tem trecho Guarulhos – POA por 4 mil milhas pro feriadão de 21 de abril, a Azul não tem por menos de 34 mil Viracopos – POA. Certamente ganharam bastante com as milhas que estão lá paradas, mas quem vai transferir milhas pra eles vendo esses absurdos?

      • Cleusa Rabelo

        QUEREMOS REDUÇÃO NA TROCA DE PONTOS. ESTÁ ABSURDA NO TUDO AZUL. O CLUBE AZUL TAMBEM ESTÁ BEM APAGADO. RCEBI SO E-MAIL PARA ADERIR SEM NOVAS NOVIDADES.

    • Rafael

      Sem contar com aqueles destinos que só a Azul leva, como Bonito e Morro de São Paulo. Aí é que eles metem a mão mesmo

      • Cleusa Rabelo

        CONCORDO. QUEREMOS A PASSAREDO NESSES LOCAIS E A SETTE QUE VOLTE POR FAVOR COM FORÇA TOTAL.

    • Henry

      É o que você falou lá in other site… os caras privatizam o lucro e socializam o prejuízo…

  • Alcindo, as promoções não eram inexistentes. Nós checamos como sempre fazemos e confirmamos, mas a companhia aérea aumentou os preços rapidamente. Se houve mancada foi da Copa Airlines, mas não acredito que seja o caso: passagens aéreas são assim mesmo, o preço pode mudar a qualquer momento, não há nenhuma garantia de que uma tarifa estará ali no momento seguinte, por isso sempre recomendamos a não deixar para depois.

    • alcindoqueiroz@hotmail.com

      Denis, jamais quis ofender ou denigrir a imagem do site e do trabalho feito por vocês, como disse, uso bastante pra viagem e divulgo para todos. Sempre elogiei, mas realmente essas promoções podem ter sido um erro da cia aérea. Não poderia sumir em 02 minutos – todos os assentos para todos as origens, por isso fiz questão de dar uma ligada e perguntar se a classe tarifária (que deveria ser correspondente) existiu ou se ainda estava em pé, o que me foi confirmado ser inexistente. Em todos esses anos acompanhando, curtindo e usando as super dicas de vocês, foi a primeira vez. Por isso fiz questão de informar. Mais uma vez, sucesso.

  • Rafael

    Uma pena para os funcionários. Já para mim não vai fazer diferença mesmo, porque o meu critério de escolha para voos nacionais é o preço, e a Azul é sempre a última opção.

  • José Wanderson

    E onde foram parar os R$ 1,7 bilhão que seriam “investidos” na Azul pelo grupo chinês? Que inclusive foi descoberto que são os investidores ocultos da TAP.

  • Jonatas Elias

    E voar com o avião vazio paga??

  • Antonio Silva

    Mas quem diria hein ?! A dona Azul passando por essa situação tão cedo !!!

  • Henry

    Clap… Clap.. Clap para sua amiga..
    E top… top.. top para os demais…

  • Lindemberg Silva

    Não sei como isso vai acabar, as ações da GOL tbm estão indo por água abaixo, no fim disso tudo GOL E AZUL vão acabar como a VARIG capengando até morrer.

  • Deyvisson F. R. Almeida

    Essa parte da devolução me parece falsa. A pouco tempo ela na verdade disse que iria transferir as mesmas para a TAP, que foi comprada pela JetBlue+Azul. Pode até estar de livrando das aeronaves, mas não é bem devolução…

  • Henry

    José, não fala inverdades…
    Os investidores são todos CHINESES… e se chamam Manuel D´Lisboa e Joaquim Salgado…rsrsrsrs…

  • André Felipe

    Parem de ficar culpando o 13 e confirma pois o caso da Azul não é exatamente esse. Há dois anos a TAM e a GOL estão realizando readequação das malhas, com redução de alguns vôos e cortes pontuais anuais, de 3 a 5% ao ano em média. A Avianca tirou cidades (CNF, por ex.), incorporou Goiânia como escala em vôo BSB – GRU, além de ter incrementado GRU – CWB, isto é, foi bem conservadora em seu crescimento orgânico, mas com a suspensão do recebimento dos A330 de fábrica. E a Azul? A Azul estava recebendo aeronaves Embraer, Airbus e ATR como se nada tivesse acontecido.
    Temos que admitir que o planejamento da Azul em relação a rotas é ousado, mas muito amador. Veja por exemplo: lançarem GRU – MCO e antes do vôo inaugural, cancelaram. Esse vôo pra Orlando foi substituído por BH, com o tão alardeado segundo hub inernacional da cia… passaram-se três meses e a Azul anunciou o cancelamento. Os estudos de viabilidade em cenário de estagnação econômico da Azul mostraram-se desalinhados com a realidade do mercado que ela opera.

    • Bruno Bastos

      Os numismatas da vida são feito touro, não raciocinam, só quando veem um vermelho qualquer ficam loucos e querem sair chifrando tudo e todos…

      • Luana

        Eu raciocinei que a sua mortadela está mofada e acabando, Sr. Bruno MAV!

  • Scalarovit Helbert

    Estranho eh que eu nunca consigo comprar uma passagem a um preco acessivel da azul, os precos sempre estao lah na estratosfera, entao fico a me perguntar, como eh que eles ainda estao em crise? Irao estar em crise mesmo se nao conseguem trabalhar com precos acessiveis. Toda vez que vou comprar uma passagem, acabo ficando com gol ou Tam, pois a azul nunca consegue bate-las no preco.

  • RABUGENTO SFQNS

    A AZUL pensava que estava fazendo um grande negócio ao adquirir parte da TAP mas sentiu que não era bem assim. Pretendiam mandar esses 20 Embraer para a Europa para fazerem as curtas distâncias da TAP mas o governo português e a empresa resolveram passar todas as linhas curtas para a RYANAIR o que ferrou com todas as boas intenções. por isso a AVIANCA já tinha caído fora. Sabia que não podia confiar de jeito nenhum nos portugueses… 🙁

  • RABUGENTO SFQNS

    Nunca esqueçam que as aéreas não vivem somente de passageiros. Todos os voos que vocês embarcam também levam cargas cujo transporte não é nada barato.

  • RABUGENTO SFQNS

    Nunca esqueçam que as aéreas não vivem somente de passageiros. Todos os voos que vocês embarcam também levam cargas cujo transporte não é nada barato.

  • cropereira0103

    Na verdade as empresas aéreas sao feitas para nascer,voar e falir. So olhar a história. Poucas sao as que se sobrevivem ou fazem fusoes.. Ainda mais num pais instável como o Brasil isso e ainda mais evidente. Eu li num outro post que o deficit previsto da Aerolineas Argentinas para 2016 seria de 1 bilhão de dólares. Como uma empresa vai viver com esse deficit?
    Mas resumindo torço pela Azul..

  • Joao Lucena

    A coisa não está fácil mesmo para as companhias aéreas. Isso também quer dizer que a oferta menor de voos domésticos, faz com que ospreços tendem a aumentar nos próximos meses.

  • Cleusa Rabelo

    NAO CONCORDO COM ISSO. PORQUE OS LUGARES QUE ESTÃO SAIDNO VAZIOS. PODERIAM SIMPLESMETE RENDER CAPITAL PARA EMPRESA A MAIS. COM PROMOÇOES DAQUELE OO. OU COLOCAR MAIS LUGARES PROMOIONAIS. FAZER UM CONTROLE MAIS ATIVO DOS VOOS COM MENOR DEMANDA. MELHOR QUE SAIR COM CADEIRAS VAZIAS. TUDO É PLANEJAMENTO E CONTROLE.

    • Thiago Lima

      Cleusa,

      Tu acredita que a Cia não faz essa gestão de preços vs. Capacidade. Isso é o básico.

      O fato de fazer promoção pra encher a aeronave não é garantia de “capital” como tu colocou, pq um vôo tem custos muito maiores que pagar assentos.

      Depois de uma lida no comentário acima de um leitor que explica uma das razões de sair com a aeronave com menor capacidade.

      Como já disse aqui, algumas pessoas tem uma perspectiva muito pequena do que incide os custos de uma cia. Por outro lado, acredito que as cias podem sim fazer ações pontuais para melhorar os preços.

  • Cleusa Rabelo

    VAMOS VER SE NAO É MAIS UMA PEDALADA FISCAL. TA COMPLICADO TUDO ISSO. ATE PODEM ESTAR USANDO A CRISE PARA CONSEGUIR MAIS ALGUMA COISA.

  • Kati Pires

    um voo de Campinas a porto alegre antes da Copado Mundo: R$ 200,00 na média com taxas, depois da Copa 300,segundo semestre de 2015 R$600 /700/inacreditáveis R$ 1300 ida e volta SEM SER FERIADO. E sei pq faço esse trecho há 3 anos com frequência e ultimamente os voos vem “batendo banco”. Quem vai pagar um preço desse que é quase o preço de viajar pros Estados unidos? vamos combinar que se tá tão difícil, subir os preços dessa forma e continuar voando sem ninguém na aeronave não faz o menor sentido. porque não faz promoção de última hora, 1 dia antes do voo se o mesmo está praticamente vazio? Claro que não, pois aqui a política é: eu entro em falência mas não perco nem um % de margem. Aí vão dizer que capitalismo selvagem é nos Estados Unidos?!

  • Leonardo Guimaraes

    A crise interfere sim na cia aérea, mas a azul pratica preços absurdo, numa simulação rápida num voo para floripa para junho deste ano (daqui 4 meses).
    São Paulo – Floripa 24 JUN TAM 101 reais (CGH), Gol 121 reais (CGH), Avianca 175 reais (GRU), Azul 622 reais (VCP)!!!!!!!!!!! Querem o q???? OBVIO que terão prejuizo. SÃO PREÇOS ABSURDOS!!

  • Rosa

    Não tem dinheiro para os funcionários e acabou de comprar a TAP sabendo da crise mundial?

  • Carlos Renato Marmo

    Os preços da Azul deixaram de ser competitivos faz tempo, infelizmente. É uma boa companhia, porém não dá para pagar R$ 1.000,00 num vôo de 1 hora de duração.

  • Thiago Lima

    Carolina,

    Todas as Cias aéreas pagam ICMS sobre o combustível.
    Da uma conferida melhor nas informações.

  • Thiago Lima

    Costa,

    Desde quando necessita de milhares de Cias?
    Sim, existe guerra de preços entre Tam, Gol e Azul, e isso é nitido a todos.
    Sugiro procurar entender melhor o mercado como um todo. A partir do momento que uma empresa tem uma concorrente, naturalmente vão brigar por consumidores e consecutivamente trabalhar seus diferenciais, dentre eles o preço.

  • Eu adoraria que a minha empresa oferecesse essa oportunidade. Faria um MBA no exterior, montaria um Business ou coisa assim. Isso é bom para todos. Para o funcionário que se afasta e realiza um projeto e para a empresa que não quebra pagando decisões!
    Não quer, não aceite oras!

  • Cleusa Rabelo

    o que sugere então Thiago? eu concordo que elas possuem custo. mas, é um absurdo uma aeronave sair
    por exemplo somente com 50% da capacidade dos lugares. falta mais incentivos eu penso. por exemplo redução de milhas, redução maior para quem comprar com antecedencia. deixar alguns lugares promocionais caso nao consiga encher o voo naquela semana. não estou falando em obter passagens quase de graça. mas, compativel com o mercado e que possa completar os assentos vazios. vamos compartilhar sempre informações. cada ideia é bem vinda. e algum representante da azul deveria escutar seus clientes.

  • CBP

    Nego culpa o capitalismo.. a culpa é desse governo corrupto, inepto, incopetente, safado. oda e qq empresa existe para aferir lucro. Não existe empresa babá. é assim que tem que ser. Se o governo para de atrapalhar a coisa melhora pra todos. agora, enquanto tivermos esse governo perdulário composto da pior corja de bandidos que esse pais ja viu, a coisa vai de mal a pior. Culpar a azul pela crise que o pais passa é fácil. difícil é levantar a bunda da cadeira e ir pra rua pedir o impeachment dessa incompetente louca e o fim desse partidos bandidos.

  • Luis

    Azul vai demitir os funcionarios,sem duvida.

  • Igor Gabriel

    Fiz 3 viagens Pela Azul, os embraer 195 sao otimos, com TV e tudo, bom atendimento, é uma pena preciso pra fazer outra viajem tive preferencia por ela, mas com os preços praticados(o o que antes comprava uma passagem ida e volta, hoje nao paga nem a ida) ficou dificil, optei pella Latam mesmo, apesar da escala os preços estavam muito melhores