Encha a mala sem carregar sacolas! Dicas para comprar pela internet e receber no hotel

Monique Renne 21 · agosto · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Que sonho seria se as nossas malas, como em um passe de mágica, ficassem cheias de compras! Sem precisar entrar em várias lojas, carregar sacolas ou enfrentar shoppings lotados. Mais do que isso! Bagagens recheadas com todos os produtos que você planejou comprar durante a viagem, com os melhores preços, cores, tamanhos e medidas corretas. Seria libertador poder direcionar todas as energias apenas para passear, visitar museus, ir à praia, parques e bons restaurantes. Bem… Um passe de mágica realmente está difícil, porém com alguns cliques nos sites corretos talvez esse sonho possa virar realidade.

Comprar no exterior tem se tornado, cada vez mais, prioridade de muitos viajantes. É triste imaginar que faltará tempo para curtir o destino escolhido, em detrimento de horas nos outlets ou na busca incansável pelo produto que você pesquisou e decidiu comprar. O novo guarda-roupa, utensílios para a casa, o bebê que vai chegar, eletrônicos de ponta, tênis baratíssimos e muitos presentes… Tudo é motivo para perder um belo dia de passeio com gastos no cartão de crédito.

comprar-site-internet-entregar-hotelQue tal diminuir um pouco o peso das sacolas? Para quem está cansado de trocar pontos turísticos por cupons de desconto, o Melhores Destinos preparou este post com dicas sobre como fazer as suas compras pela internet e receber direto no hotel. É uma ótima maneira para deixar de lado os dias de gastança e curtir, de verdade, dias de férias!

Claro que nem tudo poderá ser adquirido online e, acredite, nós entendemos perfeitamente que é muito prazeroso escolher ao vivo os produtos para comprar. Nem todos, porém, precisam ser vistos, experimentados e namorados para serem adquiridos. Alguns produtos podem ser dificílimos de encontrar nas lojas, outros você já conhece muito bem e pode comprar de olhos fechados. É neste momento que a compra online ajudará e muito!

Escolha um hotel que aceite encomendas e verifique a política de armazenamento

Se você está disposto a fazer suas compras online, o primeiro passo é escolher um hotel que aceite encomendas. Este é o ponto mais chato do processo, pois influenciará na escolha da sua hospedagem. A política de recebimento de pacotes também varia entre os estabelecimentos. Alguns cobram por quantidade de caixas, outros por volume e há ainda os que taxam pacotes que chegam por empresas privadas – como Fedex – porém recebem gratuitamente encomendas do correio comum (nos EUA é o USPS). Se você der sorte, achará um hotel que não cobra nada.

Quem gosta de alugar apartamentos certamente encontrará dificuldades, especialmente se não houver portaria (o que é muito comum nos EUA). Não dá pra confiar que o pacote deixado na sua porta estará lá quando você chegar. Uma opção é usar um locker, como o da Amazon, disponível em várias cidades. Você receberá um código para retirar a sua mercadoria pessoalmente e sem preocupação com a segurança. Algumas empresas, como a Best Buy, oferecem a opção de retirada do produto na loja. Você não perderá tempo procurando o produto e pagando, basta chegar e pegar a caixa.

Tenha um cartão de crédito internacional ou cadastre-se no PayPal

Antes de ir às compras pela rede, certifique-se de que você poderá pagar por elas. Não é comum que sites estrangeiros aceitem cartões de crédito válidos apenas no Brasil. Prevendo isso, o ideal é que você tenha um cartão de crédito com validade internacional. Ainda assim há sites que não aceitam pagamentos com cartões de outros países, por isso uma boa alternativa é o PayPal. É sempre bom lembrar que as compras efetuadas pelo cartão de crédito e pelo PayPal (para quem usa cartão brasileiro) não estão livres da cobrança de 6,38% do IOF.

Captura de Tela 2014-08-21 às 16.07.11

Procure sites confiáveis e faça o cadastro antecipadamente

A regra de segurança que vale no Brasil também vale para compras no exterior. Evite comprar em sites desconhecidos e que não ofereçam boas garantias de prazo de entrega. Mesmo que o preço seja menos atraente, opte por grandes marcas e lojas, assim você evitará dores de cabeça durante a viagem.

Alguns sites, como Amazon e e-bay, oferecem produtos de terceiros. Dê preferência para mercadorias da própria empresa, pois a garantia de entrega e as condições de troca são muito mais confiáveis.

Tão logo escolha as lojas onde você fará as compras, cadastre-se e peça para receber a newsletter. Muitos cupons de desconto são enviados por email apenas para assinantes e alguns têm validade exclusivamente para compras online. Assim você terá tempo de avaliar as melhores opções de preços e aproveitar algumas pechinchas.

Captura de Tela 2014-08-21 às 15.51.07

Veja alguns dos sites muito procurados pelos brasileiros:

Faça uma lista de compras e pesquise

Uma das principais vantagens de comprar pela internet é a possibilidade de comparar preços sem precisar dar voltas pela cidade. Basta trocar a janela do navegador para descobrir que aquele carrinho de bebê tão sonhado está com 25% de desconto no site do concorrente.

Ter uma lista de compras ajudará muito na hora da pesquisa. Você não perderá o foco (nem o limite do cartão) comprando todos os produtos maravilhosos disponíveis online. É mais fácil para organizar as compras, pesquisar e economizar. Quando encontrar o produto desejado com um bom preço, salve-o em uma wishlist ou envie o link para você mesmo. Assim não haverá perda de tempo para encontrá-lo novamente.

Captura de Tela 2014-08-21 às 15.54.04

Verifique as especificações do produto antes de comprar e escolha as opções corretas

Parece um conselho bobo, mas é no momento da compra, no auge da emoção, que cometemos os maiores erros. Esquecemos de ver o tamanho e peso do produto, não verificamos a voltagem dos eletrônicos, escolhemos o tamanho e cor errado e acabamos nos decepcionando quando a caixa chega. Por isso, antes de fechar qualquer compra, olhe atentamente se selecionou todas as opções corretas. Sem esquecer que tudo deverá caber na mala!

Atenção para o prazo, forma e endereço de entrega

Aqui está uma das grandes dúvidas de quem viaja e quer fazer algumas compras online. Será que o produto chegará a tempo? A reposta é: depende mais de você do que do vendedor!

Deixar para comprar na véspera de embarcar é muito arriscado, salvo se você permanecerá mais de uma semana no destino. Por isso, procure fazer as compras uma semana antes da viagem. O prazo médio para entregas, especialmente nos EUA, é de dois a cinco dias. Calcule uma sobra para não correr o risco de ficar sem a encomenda. Mercadorias que forem pedidas com muita antecedência devem ser comunicadas ao hotel, assim você não terá a sua caixa devolvida para os correios.

Cada empresa oferece diferentes opções de entrega. A melhor é a gratuita, claro! Porém, nem sempre ela é a mais eficiente. Se for um produto muito importante, cuja entrega não pode falhar, escolha opções de envio pagas e rápidas. Opte sempre por sistemas que forneçam o número do rastreador da encomenda, assim você poderá acompanhar o pacote e saber quando ele chegou ao hotel.

Alguns sites, na hora de fechar a compra, oferecem duas opções de envio: todas as compras em uma mesma caixa ou cada compra à medida que os produtos estiverem disponíveis. A primeira é mais prática, pois você terá que pegar apenas um volume no hotel. A segunda, no entanto, é mais rápida. Os produtos serão enviados tão logo estejam prontos. Serão muitos pacotes, porém você não corre o risco de ficar sem todos eles.

Captura de Tela 2014-08-21 às 15.48.57

 

Ao preencher as opções de entrega, tenha certeza de usar como destinatário o mesmo nome preenchido na reserva do hotel. Se você usou o primeiro nome e apenas um sobrenome, preencha exatamente da mesma maneira. Informe também os dias que você estará hospedado por lá. Exemplo: João da Silva (09/23/2014 – 09/29/2014). Lembrando que nos EUA o mês vem antes do dia. Assim o hotel identificará a sua encomenda com facilidade e guardará sem risco de devolução. O endereço de entrega deverá ser o da sua hospedagem, com dados completos e CEP.

Lembre-se dos cupons de desconto e dos impostos na hora de fechar a compra

Produtos escolhidos e prazo de entrega verificado? É hora de fechar a compra. Se quiser economizar um pouco, lembre-se de usar os cupons de desconto que você recebeu por email ou encontrou online (basta dar um Google em “coupon discount” ou “coupon code” + o nome da marca e um mundo de descontos aparecerá). Eles podem render grandes negócios!

É importante lembrar que você pagará o IOF, porém poderá dar sorte de não pagar o imposto local (aquele que vem em todas as notas fiscais e variam entre as cidades). A maneira como é definida a cobrança ou não do imposto é quase um segredo de estado e está ligada ao fato da empresa ter ou não uma loja física no estado da compra. As regras são complicadas e é difícil descobrir. Alguns sites, como a Amazon, oferecem uma lista com os estados onde a taxa é cobrada (são 21 no total). Por isso é importante estar atento no momento da compra.

Como receber as encomendas

Depois de todas as compras feitas, chegou o momento mais difícil: esperar pelas caixas! Se você faz a linha ansioso, talvez passe mal alguns dias enquanto as encomendas não chegam. Para aliviar a espera, tenha em mãos todos os rastreadores e acompanhe os seus pedidos.

Os hotéis costumam avisar aos hóspedes quando há pacotes disponíveis, porém não custa nada passar todos os dias na recepção e verificar se chegou alguma encomenda. O sistema é seguro e costuma funcionar bem. No entanto, se comprando pessoalmente as coisas nem sempre saem como queremos, imagine pela internet. Caso aconteça da sua encomenda não chegar, recomende ao hotel que não receba os pacotes. Assim você poderá pedir a devolução do valor à empresa.

Se o produto não era o que você esperava, não coube, veio quebrado ou qualquer outro defeito, verifique as condições de devolução da empresa fornecedora. As políticas variam muito, porém no geral não há problemas para receber o estorno do valor. Uma observação é importante: a devolução deve ser feita do endereço da entrega, ou seja, não vale devolver quando já estiver no Brasil.

A melhor parte de todo o processo é abrir uma caixa recheada de compras, sem precisar carregar nada durante um dia inteiro, e encontrar um mundo de felicidade! E você? Já fez alguma comprinha pela internet para receber durante a viagem? Conte pra gente as suas dicas, como foi a compra, se deu tudo certo ou se teve algum problema no meio do caminho.

Autor

Monique Renne - Editora de Destinos