Citibank e Diners Club fecham sala VIP de Congonhas

Denis Carvalho 5 · janeiro · 2015

Os clientes dos cartões Diners Club e Citibank começaram o ano com uma má notícia: a operadora fechou por tempo indeterminado sua sala VIP em Congonhas, principal aeroporto doméstico de São Paulo e do País. A sala, que funcionava no piso Mezanino do aeroporto era uma opção excelente tanto para os paulistanos quanto para os que viajavam a São Paulo, especialmente a negócios, quando os prazos são mais apertados.

Com o encerramento das atividades, a Diners passa a ter somente uma sala VIP própria, no terminal 2 do Aeroporto Santos Dumont. No entanto, a operadora oferece convênios com salas VIP nos aeroportos de Guarulhos, Galeão, Brasília, Manaus, Fortaleza e Recife, além de mais de 500 salas internacionais.

Os acessos a salas VIP, aliás, são o motivo de muitos clientes manterem os cartões Diners, que oferecem pontuações inferiores a outros concorrentes, aceitação em menos locais e pouca flexibilidade na negociação das anuidades. Tanto que o melhor cartão da bandeira, Diners Club International Exclusive, é apenas o 14 na nossa lista dos Melhores Cartões de Crédito para acumular milhas.

No caso do Citibank, a melhor opção é o AAdvantage Black, que pontua diretamente no ótimo programa de milhas a American Airlines. Mas por oferecer apenas 1,5 milhas por dólar gasto e ter a anuidade pesada de R$ 720 faz com que seja apenas o 20 melhor cartão.

Mais informações nos sites do Diners Club e Citibank.

Dica do leitor Nelton dos Santos

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Alexandre

    Os benefícios diminuem e as anuidades aumentam…
    Pelo visto cancelei o cartão no momento certo (anuidade sem negociação, pontos expirados indevidamente, salas fechadas, fim do van service), a sala de Congonhas era excelente para mim, acabava economizando o valor do jantar quando estava a serviço em São Paulo.
    O jeito será conseguir um Priority Pass.
    Só um adendo, a sala conveniada em Guarulhos fica na área internacional, logo, sem nenhuma serventia para as conexões domésticas, que no meu caso serão maiores, nesses tempos de câmbio desfavorável.
    abraços

    • pdtboy

      Tb cancelei pelos mesmos motivos!!!!

  • ROGERIO MARKS

    Fecharam a sala do Panamá e Buenos Aires também. Cancelando cartões em 3, 2, 1…

    • André Felipe

      A sala do Panamá não era do Diners. Era conveniada. Eles estão tentando negociar com nova sala lá…

  • Fernando

    Infelizmente, também vou cancelar… O diferencial do cartão era a sala: primeiro, perdemos o excelente e útil maleiro que era mantido na sala de Guarulhos; agora, fecham a de Congonhas. Foi o último suspiro.

  • ricardo

    Não há nenhum motivo para ter o Diners.

  • Luiz Fernando Sacagnhe

    Tá difícil … cartão Tam com todas as salas fechadas … fato que fez com que eu cancelasse o cartão … agora o Diners fecha mais uma sala , parece que o próximo passo será fechar a sala de Santos Dumont … o terminal tres de Guarulhos tbém não é servido pelo Diners … o jeito é cancelar mais esse cartão que pontua pouco e tem alta anuidade e com esse dinheiro pagar o Priority Pass que tem convenio no terminal 3 de grarulhos…. fica a dica pessoal , cancelem seus cartoes e troquem por outros que pontuam mais e não cobram anuidade e com esse dinheiro que seria gasto com o Diners se associem ao Priority Pass , simples assim !

  • Dealins

    Péssima notícia… Pouco a pouco o Diners vem abando com meu interesse pelo cartão. O fim da van service no Rio e em SP já foi decepcionante, agora desativar essa sala em Congonhas foi o golpe de misericórdia.

  • Luiz Jorge Bolognesi

    Me enviaram um Diners Exclusive agora a pouco. Irei pra Asia sábado, espero que sirva pra alguma pelo menos em questões de Sala Vip.

    • valesca

      Prezado Luíz,
      estive na Ásia, mais precisamente Tailândia e apesar de o cartão estar desbloqueado para exterior, e tudo em dia, não consegui usar o cartão em nenhum local, seja restaurantes, lojas, free shop….tome cuidado e leve outro cartão, pois do contrário, pode passar vergonha. Minha conexão foi em Doha e apesar de estar escrito no site do Diners que tem uma sala no aeroporto de Doha, não aceitaram o meu cartão. Ou seja, ou vc passa raiva ou passa vergonha…cuidado!

      • Pedro Henrique R.

        Ola, estou em viagem para Ásia neste exato momento, já passei por Londres (conexão de 7 horas), Hong Kong, estou agora na Tailandia, irei para Camboja, Vietnam e China. Também touxe o Diners com o propósito das salas vips, e tbm caso necessitasse de utilizar algum cartão. E vou te falar, foi uma benção! Todo aeroporto que ja fui e irei, exeto no Camboja, terá excelentes salas vips. E ja comprei algumas coisas com ele e funcionou normalmente. Talvez, vc nao tenha feito o aviso viagem corretamente ou a culpa seja do estabelecimento.
        Achei essa notícia horrível, mas eu já sabia ha alguns meses, ja que veio um aviso na fatura. Tenho 3 adicionais da minha familia para que possam entrar nas salas vips tbm, afinal nas conveniadas só o portador pode entrar sem pagar. Moro em Brasília, e a sala vip aqui era, antes de inalgurar a da Tam, a maior da América Latina, e simplesmente maravilhosa.
        Pretendo cancelar meu Diners em breve, não pq fecheram o lounge de Congonhas, mas sim pq recebi um cartão Porto Seguro Black, que tem o PP no Prestige. Creio que para muitas pessoas, como eu, que raramente vão para SP, tem como hub outra cidade, e viajam para o exterior com frequência, ainda valha a pena ter o Diners somente com o propósito das salas vips. Nao acho a anuidade cara, e olha q tenho 3 adicionais, pois um PP em prestige custa anualmente 399 dólares POR PESSOA. Então se vc tem família que tbm precisse dos benefícios, muito melhor o Diners ou um cartão que dê o PP gratuito, o que é praticamente muito difícil, pois esse tipo de cartão é para quem tem um poder aquisitivo muito alto! A não ser q a instituição abra alguma exceção.
        Faço compras no Diners muito raramente, é a minha última escolha de cartão de crédito para compras.
        Abs!

      • Luiz Jorge Bolognesi

        Estou indo com mais cartões, na verdade os que sempre viajo…. vamos ver se esse serve pra alguma coisa. Mais obrigado pela dica!!

      • Paulo

        Passei vergonha na Europa também!!!
        O Diners funcionou para acesso nas salas VIP do Aeroporto de Madrid, no Terminal 4 e Terminal 4S, mas em Paris, fui usar para comprar um óculos, e não passou, e também nao consegui sacar um euro, e no ATM tinha a bandeira Diners e Discover. O unico beneficio do Diners eh sala VIP, que provavelmente irei migrar para o Priority Pass…

  • Flavio

    A sala conveniada no Galeão fica na área internacional. A sala conveniada em Manaus foi fechada por tempo indeterminado, por conta das reformas no aeroporto.

  • valesca

    Tenho desde 1999 e um dos benefícios era a sala VIP. A de Guarulhos foi fechada no início de 2014, o que piorou consideravelmente para quem faz conexões internacionais ali. Em Doha não aceitaram o cartão na sala VIP (que segundo o site do Diners teria convênio). Na Tailândia passei vergonha, pois não consegui usar o cartão em NENHUMA compra, e agora Congonhas fechado…a hora de cancelar este cartão é agora, pois não apresenta mais nenhum benefício. O que antes era sinônimo de estatus agora é uma questão de maus tratos, pois este cartão sequer oferece seguro viagem, como a maioria dos demais…

  • Fernando Esperidião

    Eu só mantenho o Diners por causa das salas vips. Inclusive incentivei muitos amigos a adquirirem o cartão… Dessa forma vou cancelar ele também.

    • jorge moraes

      Fala de uma vez que fechou definitivamente, ao invés de falar que fechou por prazo indeterminado, dando a impressão que abrirá novamente.

      • luiz

        Calma lá Jorge , o autor dessa matéria não é dono da informação. Se a noticia não agrada aos olhos de quem lê , cabe uma reflexão para entender os motivos do fechamento ou até se for o caso se se sentir prejudicado procurar diretamente a operadora e relatar o inconveniente.

        É o mínimo que pode ser feito.

      • André Felipe

        Mas vai abrir novamente, eles estão em negociação com outro ponto no aeroporto. Fecharam devido as novas condições de aluguel serem altas.

    • jorge moraes

      Tenho o Diners Exclusive que pontua 1,5 por dolar. Este mês vou pedir o Credicard Platinum que pontua 2 pontos por dolar e depois vejo se continuo ou não com o Diners. Todo ano negocio a anuidade dele e pago bem pouco.

  • Leandro

    Estou no Japão , e também passei por isso, o diners não passa em nenhum lugar e em Doha. Não permitiram o acesso a sala vip.

  • Diomeds

    As salas vip são mais necessárias nos aeroportos onde as Cias aéreas concentram conexões (Congonhas, Guarulhos, Galeão e Brasília). A Diners fechou Guarulhos e Congonhas… e a sala do Galeão é só pra vôos internacionais partindo do Terminal2 (a maioria dos voos internacionais do Galeão parte do Terminal 1, ou seja: dificilmente vc vai usar aquela sala). Eu só mantinha o Diners por causa das salas vip (usava muito Congonhas e Guarulhos). Em vista do fechamento destas salas, acho que não compensa mais pagar essa anuidade cara, que te dá poucas vantagens, e que fechou as salas que eu mais usava…

  • André Felipe

    Só uma coisa, a sala não fechou por definitivo. o Citi está procurando um outro local. O fechamento foi devido o aluguel exorbitante para aquele ponto específico. Vários outros pontos estão sendo negociados lá… este fechamento é temporário. Vejo que muitos aqui exageram em cancelar, pois o Diners tem uma taxa de conversão competitiva, com 1,5 pontos para cada dólar gasto no Diners Exclusive. Essa taxa compensa bem mais que muito Platinum por ai…
    Para mim, ele é um excelente segundo cartão e sempre negocio a anuidade.

  • André Felipe

    o Diners fechou devido o preço do aluguel e já está negociando novo local em CGH.

    • Luiz Fernando Sacagnhe

      Que boa noticia André , obrigado por compartilhar !

  • André Felipe

    Este é meu caso. Eu uso os dois cartões e o Diners é um ótimo segundo cartão. A pontuação do Exclusive é muito boa, melhor que muito platinum por aí.

  • André Felipe

    Só uma coisa, a sala não fechou por definitivo. o Citi está procurando
    um outro local. O fechamento foi devido o aluguel exorbitante para
    aquele ponto específico. Vários outros pontos estão sendo negociados
    lá… este fechamento é temporário. Vejo que muitos aqui exageram em
    cancelar, pois o Diners tem uma taxa de conversão competitiva, com 1,5
    pontos para cada dólar gasto no Diners Exclusive. Ás vezes você tem que explicar para a atendente da sala VIP que tem parceria, como tive que fazer no interior do México e ela pode depois constatar que era verdade. Eu continuo a recomendar este cartão, e irei aguardar a nova sala VIP de Congonhas..

  • Cibele Ferreira

    Já me beneficiei muito das salas vips oferecidas (próprias ou conveniadas) pelo Diners, mas ultimamente a única vantagem em tê-lo é a Sala Vip de Brasília (deve ser a melhor sala do Brasil, disparado). De resto, é um cartão que não me serve muito, devido à pontuação baixa, mas também não incomoda, pois não pago anuidade.

  • Luiz Jorge Bolognesi

    Sinceramente não sinto vergonha alguma o estabelecimento não aceitar o Diners…. se não aceita um pague com outro.

    • joao

      advogado do cartão?

  • José Antonio

    Eu tenho Diners e possuo o Citi AA Black. O Diners tem esse mito de nao ser aceito em mtos lugares, mas nunca tive problemas. Já o AA Black eu gosto, pq alem do priority pass, os pontos ja vao para o programa da AA, e os pontos nunca expiram, e na hora de resgatar preciso de menos pontos para o resgate. Tinha um cartao da TAM, mas apesar de dar mais pontos, na hora de resgatar pediam mto mais, qdo tinha voo.

    • Victor

      José, acho que você não tem o AA Black, pois o cartão não possui o Priority Pass e pontua apenas 1,5 por dólar.

      E o “cartão da TAM” que mais dá, também é 1,5 por dólar 😉

  • joao

    não sejamos bobos, vamos para o Banco do Brasil que tem as menores taxas.

  • Luiz Jorge Bolognesi

    Não preciso responder quem não sabe usar o português corretamente.

  • Beto

    Alguem pode me informar se tem sala vip do Diners em Londres, Amsterdam e Berlim ?