Anac restringe voos no aeroporto de Chapecó (SC) por problemas na pista

Denis Carvalho 7 · março · 2012

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determinou na última semana a restrição de operações no Aeroporto de Chapecó (SC) devido a problemas na pista. Estão autorizados pousos e decolagens somente de aviões de pequeno porte, com menos de 100 passageiros.

Em inspeção realizada no dia 6 de fevereiro,  a agência constatou degradação do piso da pista, que está inadequado para o tráfego de aviões de grande porte.

“A suspensão da restrição dependerá da recuperação da pista e do cumprimento das normas de segurança vigentes pelo administrador aeroportuário, de forma a garantir a segurança das operações desse tipo de aeronave”, informou a Anac.

Uma das empresas que opera na cidade, a GOL suspendeu as operações assim que foi notificada.  “A companhia acatou de imediato a medida, cancelando operações locais, e ressalta que sua prioridade tem sido prestar assistência aos passageiros com bilhetes comprados, dentro do que estipula a Resolução 141 da ANAC. A Central de Relacionamento está à disposição para solucionar dúvidas dos clientes pelo telefone 0300 115 2121”, informou.

A mesma postura foi adotada pela Avianca Brasil, que passou a providenciar o descolamento por via terrestre até Florianópolis aos seus clientes ou o reembolso integral do valor dos bilhetes. Mais informações pelo telefone 0800-2866543.

Segundo a Anac, as companhias que cancelaram seus voos  devem atender aos passageiros que compraram bilhetes, conforme previsto na Resolução nº. 141/2010, que estabelece os direitos dos passageiros tais como assistência material e acomodação.

Mais informações no site da Anac, GOL e Avianca

Dica do leitor Erick Andrade

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • A GOL oferece a quem tem bilhete com saídas de FLN viagem de ônibus. O problema é que são 8 horas. Muita gente desistiu de ir a Chapecó. Só Trip e NHT estão operando na cidade.

    • Marcelo

      Pelo que fiquei sabendo, a GOL utilizará alguns aviões da Passaredo pra dar continuidade aos serviços.

      O projeto da prefeitura (sim, apesar de todo movimento, o aeroporto ainda é municipal!!), para solucionar o problema, está pendente de análise na Anac. Assim que autorizarem, a obra será realizada. É o que se tem divulgado pelo menos.

      • Fábio L. Mass

        Pessoal, a Gol já está oferecendo voos com aviões da Passaredo para Chapecó.

        Pelo que pude constatar, são 4 voos ida e volta entre Floripa e Chapecó.

        • André Kraemer

          Achei muito curiosa essa agilidade da Gol em conseguir aviões Passaredo… Será que o boato sobre a compra já começa a tomar corpo?

  • Marcus

    Já os passageiros da Avianca, são deslocados de onibus pela empresa, até Passo Fundo/RS, onde partem para Florianopolis e depois São Paulo.

  • Isadora

    Gostaria de saber porque não há vôo de Chapecó para Curitiba.Acho que tem demanda.Fica a dica.

    • Victor Hugo

      Tem sim Isadora… a NHT voa XAP-CWB… e ainda há a opção de ir pela Trip até Londrina

    • Marcus

      a NHT tem voos de Chapecó a Curitiba e de lá para São Paulo…

      coragem de voar naqueles Let410.

    • Alessandro Araujo

      A NHT tem voos de segunda a sexta para Curitiba.
      http://www.voenht.com.br

  • Iza Razera

    Lamentável a suspensão dos vôos. Este é omelete pais, em vez de planejamento fazem o corte e todos ficam com cara de HaHAHA, e agora como meus netos que lá moram vem me visitar???? Até quando ??

  • Erick Andrade

    Denis, mandei essa noticia na semana passada.. nao me creditou! valeu abcs

    • Denis Martins

      Opa, foi mal

  • fernando Merencio

    Acho uma baita de um descaso neste país.

    Morei por 3 anos e meio em Chapecó e desde aquela época a prefeitura tenta de várias formas passar o aeroporto para a INFRAERO que sempre se recusou, mesmo administrando aeroportos com movimento muito inferior ao de XAP.

    A prefeitura que sempre teve que se desenrolar para atender todos as exigências da ANAC sem a menor ajuda dos órgãos federais, os quais as vezes eu penso que consideram o oeste catarinense mais como um outro país.

    E agora vem a ANAC e suspende as atividades de um aeroporto com já conta com um enorme movimento.

    Tudo bem, segurança em primeiro lugar, mas seria realmente necessário chegar a essa situação sem ter tido um bom plano?

    São hoje 2 voos da GOl, 2 da AVIANCA, 2 da TRIP, 1 da NHT e mais os 3 que entrariam em operação agora em breve da AZUL… E isso em uma região que é pujante economicamente falando e que fica a mais de 500 km de sua capital…

  • Morei 15 anos em Chapecó. E este aeroporto sempre deu o que falar. Está na hora de um investimento real para o aumento da pista. A capital nacional do agronegócio merece isso.

  • Fernando Merencio

    Mas a pista de Chapecó não é tão pequena… é maior que a de Congonhas, que a de Curitiba, que a de Porto Alegre, que a do Santos Dumont, que a de Joinville e que a de Floripa…

    Ou seja.. Há algo a mais.

    Dizem que é o asfalto, é isso?

    • Victor Hugo

      Fernando, uma das razões da pista de Chapecó ser maior está, de fato, relacionada com a qualidade do asfalto bem como com a altitude da cidade. Por ser mais alto que Porto Alegre, Joinville ou Floripa o ar apresenta menos resistência. No mais, a pista nunca foi aproveitada em sua totalidade, tbm pq a ANAC demorou mto pra vir aqui dar um parecer. Especula-se que a prefeitura já teria o dinheiro necessário pra reforma na pista e que estaria aguardando os técnicos da ANAC vir dar suporte técnico. Especula-se tbm q a Azul iria aproveitar a brecha deixada por Gol e Avianca e passaria a voar pra XAP já que o impedimento alegado para o não início das operações da Azul seria a necessidade de se aumentar a estrutura dos bombeiros… sem as 2 principais voando a estrutura se adequaria pra receber a nova cia.

    • Rafael K.

      Exatamente Fernando, o problema não está no tamanho da pista, está no asfalto. Será necessário refazer toda a camada de asfalto da pista. A informação da prefeitura é de que já está com a obra licitado desde novembro do ano passado e com o dinheiro em caixa para executá-la. O projeto foi encaminhado para a Anac que precisa autorizar o início da obra, mas ao invés da autorização, veio essa restrição. E tem mais, para executar a obra o aeroporto precisará ficar completamente fechado por alguns dias. Aguardaremos.

  • -Clelia Luisa Michel

    Tenho passagem para ir a Chapeco com a Trip no domindo dia 11, como fica minha viagem?

    • Denis Martins

      Confirme com a Trip, mas pelo que sabemos seus voos não foram afetados

    • Rafael K.

      Sou de Chapecó, os aviões da Trip estão operando normalmente, pode ficar tranquila.

  • Victor M.

    Meu voo é Londrina – Chapecó pela TRIP. Será que ela está operando normalmente?

    • Denis Martins

      Confirme com a empresa, mas os aviões de Trip têm menos de 100 lugares e não foram afetados

  • Mauro

    Éhh, mas neste caso o aeroporto é municipal. A população local tem muito mais força para pressionar o prefeito e/ou os vereadores.

    • Deni

      Mauro a população nao sabe que o prefeito é um dos donos da Reunidas e ha muito tempo está pra fazer reforma no aeroporto, com ampliação de voos a Reunidas saira perdendo.. isso é uma jogo economico…

  • Karl

    Já voei de Curitiba para Chapecó naqueles teco-tecos da NHT. É bem emocionante.

  • Lydia Ghisi

    Voei domingo passado com a Avianca de Fpolis até Passo Fundo, como o aeroporto de XAP estava fechado, me beneficiei da nova rota sendo que meu destino final era mesmo Passo Fundo. Gostaria muito que esta rota fosse efetivada!!! =D Agora não estou conseguindo comprar passagens com a Avianca e vi que pode durar 3 meses esta restrição da ANAC. E agora?!

  • Lydia Ghisi

    Se o aeroporto de XAP esta enfrentando problemas…O noroeste gaúcho esta muito pior, mal servido, sem opções de vôos… SINTO MUÍSSIMO COM ESTE ATRASO E DESCASO QUE ACONTECE NO AEROPORTO DE PASSO FUNDO, CAXIAS, ERECHIM….

  • Luana

    É mas tem que lembrar que a Anac já havia interditado o aeroporto a uns meses atrás solicitando a regularização da pista.

    Então já houve chance e a prefeitura foi lá e fez uma parte do serviço.

    Eles são totais responsáveis por esse grande prejuízo aqui para nossa cidade!

    Lembrando que a 40 dias um avião da Avianca estourou um pneu no meio da decolagem por conta de uma pedra solta na pista e teve que parar a aeronave em situação de emergência.

  • Victor Hugo

    A Gol voltou a vender passagens pra XAP e a Trip recebeu autorização para voar XAP-FLN-CWB http://wp.clicrbs.com.br/chapeco/2012/03/08/gol-r

  • Deni

    Bem gostaria de esclarecer que o prefeito de chapeco é um dos donos da Reunidas Transportes que comanda o transito rodoviario em Sc e paraná, porque voces acham que está parado o projeto de reforma? porque ele teria interesse se a empresa dele saira perdendo com os preços populares das empresas aereas? è realmente complicado o pior é que a populaçã nao pensa nisso…

  • Vitor J. Nunes

    Que coisa, hein? Bem lembrado em ano de eleições municipais…

  • Marcus

    Vi no site da TRIP, que um voo parte de Chapecó com destino a Floripa e outro com destino a Chapecó…

    a Trip resolveu priorizar a cidade do Oeste Catarinense, ligando a mesma com as três capitais do Sul…

    • Marcus

      digo… e outro com destino a Curitiba…

  • Feliciano Martins

    Encontrei um rapaz ontem num vôo da Gol. Ele é de chapecó e estava indo até Foz do Iguaçu e de lá ia de ônibus pra chapecó. Talvez seja uma opção pra outros que tem que viajar pra lá.

    Valeu MD!

  • Vitor Borges

    A Azul também está voando Campinas Chapecó segundo email informativo Março de 2012 recebido ha pouco

  • Isadora

    Estava me referindo às grandes empresas: Azul, Tam, Gol,… Não tenho coragem de viajar com as aeronaves da NHT… Prefiro ir de ônibus a pagar caro e passar medo!

  • Isadora

    A Trip vai operar XAP-CWB?!

  • Roberta

    O valor torna-se totalmente inviável… comprando com 45 dias de antecedência já está 411,00… imagina proximo a data!

  • Alexandre

    Na verdade o aeroporto é do estado de SC. chapecó só administra. Abs.

  • Leonardo

    Realmente! Passo Fundo pelo menos é servido pela Avianca, e Erechim, só pela NHT. E os preços são abusivos! E Erechim atualmente possui mais demanda. Seria ótimo se a TRIP começasse a operar em Erechim.