Leitores do Melhores Destinos relatam muitos problemas com TAM e Webjet

Leonardo Marques 12 · janeiro · 2011

Nessa época do ano a ocupação dos voos está bem alta e o clima não está favorável aos voos. Isso gera um número maior de reclamações, mas em 2010 o número está muito maior.

Muitos leitores estão pedindo para que o Melhores Destinos dê voz a eles e publique as suas reclamações. Nossa resposta é que não publicamos coisas pontuais, apenas quando as reclamações se repetem fazemos um post sobre o problema.

Nós queremos que nossos leitores curtam suas viagens, mas quando os problemas se agravam temos como obrigação torná-los públicos para ajudar aos leitores nas suas escolhas. Já fizemos isso diversas vezes.

Webjet e TAM são disparadas as campeãs em reclamações pelos leitores do Melhores Destinos. E isso não tem relação com o tamanho das companhias aéreas, já que TAM e GOL têm um percentual de mercado doméstico bem parecido mas o número de reclamações com a TAM é muito maior que da GOL. A mesma idéia se aplica em relação a Azul e a Webjet: são do mesmo tamanho mas a Webjet tem muito mais reclamações.

No caso das duas companhias o que mais incomoda os leitores é que além dos problemas enfrentados, eles não tem a quem recorrer. A empresas tem seus canais de atendimento mas eles não funcionam.

As principais reclamações são:

TAM
– Pontos do TAM Fidelidade/Multiplus Fidelidade sumindo
– Dificuldade em acumular pontos e emitir passagens desde que o Multiplus foi lançado
– Atrasos e cancelamento
– Bagagem vindo em voo diferente do passageiro

Webjet
– Pegadinhas no site

  • Cliente é induzido a contratar seguro viagem (ele é opcional)
  • Taxa de R$5 para reservar assento
  • Taxa de conveniencia de R$7 para compras no site
  • Taxa de R$4,80 para parcelar

– Atrasos e cancelamentos
– Bagagem vindo em voo diferente do passageiro

GOL
– novo site do Smiles trouxe vantagens mas não funciona corretamente

As companhias parecem que estão querendo oferecer vantagens e inovações mas estão esquecendo do feijão com arroz: levar o passageiro de um destino a outro no horário combinado e com as suas bagagens.

Os problemas do TAM Fidelidade já foram publicados no Melhores Destinos no começo de outubro e a situação se mantém.

Os atrasos e cancelamentos da Webjet e da TAM também já foram abordados em um post na semana passada e a situação de mantém… TAM e Webjet continuam tendo um percentual em um patamar bem acima da GOL. Avianca e Azul são sempre as mais pontuais. É claro que eventualmente um aeroporto fecha e justifica grandes atrasos. A Anac tem uma equipe dentro da TAM monitorando esses problemas mas são pronuncia.

Nós não estamos de forma alguma dizendo que Webjet e TAM são ruins e as demais empresas são excelentes. Estamos apenas fazendo um apanhado das reclamações que recebemos dos nossos leitores. Queremos abrir aqui um espaço para que vocês aproveitem para relatar os seus problemas. Certamente as companhias terão acesso a esses comentários.

Nos últimos meses o Melhores Destinos publicou avaliações de 15 companhias aéreas, em 2011 vamos ampliar esse serviço para continuar auxiliando nas suas escolhas.

E você, viajou nas últimas semanas? Como foi? Qual foi a companhia aérea e o destino?

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Meu problema com a TAM apesar de pontual é muito grave. Se trata de mau trato com os animais e descaso.

    Como eu disse no meu post, não gosto de "lavar roupa suja" em blog, mas o que aconteceu não pode passar batido. Os donos de animais merecem saber o que pode acontecer. Desculpe usar o espaço para divulgar, fique à vontade para não publicar. Abs!

    http://inquietosblog.com.br/pets-trip/viajando-de

  • Tb tive mtos problemas com a TAM, mas mais pela política ridícula deles do que por qualquer coisa. Até postei publicamente sobre isso, caso interesse à alguém: http://tpmsemanal.blogspot.com/2011/01/normal-0-2

  • Marcos Fonseca

    Tenho passagens de ida com a WebJet e de volta com a Tam para o carnaval, tomara que até lá os problemas diminuam… pois está lamentável a situação que se encontra !!!

  • Vitor

    Não tenho boas recordações dos meus vôos pela webjet (BSB-SSA-BSB). O assento é apertadíssimo. Tenho apenas 1,73m e o espaço para as pernas é mínimo e os joelhos permanecem o tempo todo em contato com a poltrona da frente, além de ser pequeno também lateralmente (e não… não tenho qualquer sobrepeso, as pernas ficam apertadas). Além disso, os comissários falam muito alto e são meio "estabanados". Isso sem contar nos atrasos no vôo do dia 01/01/2011 e das já referidas taxas.

    • Carlos

      Cara, achei irrelevante essa sua queixa. Tenho a mesma altura descrita por vc e já fiz esse mesmo itinerário, sem problemas, sem stress. Esse espaço é padrão entre as cias, a única exceção é a Azul que oferece espaço maior entre poltronas. Porém pra todos os vôos que esta oferece é obrigatório passar em VCP pois seu hub é lá. O que é um saco!

      • Marilha

        O que eu não gostei na webjet, é que sem eu querer quando fechei a compra veio com o seguro viagem, que eu não queria….só vi que estava pagando este valor de seguro quando saiu o relatório do pagamento…. poderiam deixar isso mais claro e vc clicar se quer isso ou não, não colocar automaticamente uma taxa dessas, eu escolhi os assentos e não paguei taxa(eu acho que nao neh….)

        quanto ao espaço entre os assentos meu esposo também disse que é apertado, mais do que gol, tam e azul ele voou rio x brasilia e odiou isso….

  • Camila

    Meu maior problema com a TAM foi uma remarcação de passagem que eles queriam cobrar uma taxa exorbitante de desistência ou eu trocava por outra de tarifa absurda, muito maior que as que se encontravam no site.

    Saiu mais econômico pra mim perder a passagem que as alternativas propostas pela companhia, ridículo.

    NUNCA remarque passagens da TAM!!!

  • Henrique

    Rpo para Ssa era para ir sem conexão e acabo tendo que para em Galeão para manutenção não programada atrasando o vôo em 3 horas no dia 07/01

  • Carlos

    Devido a fama da WEBJET no caos aéreo, cancelei minha passagem no dia 31/12 BSB-SDU, e, mudei para a AVIANCA. Essa por sua vez foi bem pontual para o mesmo destino. Sem problema algum. Estranhei o fato de na mídia estar pipocando que o aeroporto de Bsb estaria um caos, porém quando eu cheguei me surpreendi: parecia rodoviária de beira de estrada no aspecto de pouquíssimo movimento.

    Na volta SDU-BSB via WEBJET houve um pequeno atraso de 15 min. Só estranhei o vôo ter demorando tanto pra chegar Bsb sendo que saímos de lá as 20:15 e chegamos aqui às 22:30hrs! :0

  • Fabrício

    Apesar de informar o número do meu TAM fidelidade na hora do check-in, os mesmos não foram creditados no último Vôo. Solicitei a creditação através do site informando o localizador, data, etc. Qual foi minha surpresa quando responderam que o prazo para análise era de 30 dias. Pior foi quando me responderam que não tinham localizado meu check-in e solicitaram que eu escaneasse o bilhete e enviasse por e-mail. E mais 30 dias para análise. Um absurdo. Na gol fiz o mesmo processo em 5 minutos pelo novo site. Digitei o localizador, a data do vôo, e quando dei ok já tava aparecendo no extrato as milhas retroativas.

  • Henrique

    Webjet

  • Tive problemas com a Webjet ano passado com Overbooking em um vôo de Recife para Salvador.

    Comprei minha passagem pelo site e paguei a famigerada taxa de reserva do assento. Fiz meu Check-in com 1 hora e meia de antecedência, e quando entro na aeronave, lá já estava outra pessoa no meu assento, e com uma passagem para aquele assento realmente, ou seja, duas passagens vendidas para o mesmo assento.

    Outras pessoas no voo tiveram o mesmo problema. Felizmente, o voo não estava completamente cheio, sendo possível resolver a situação, mas isso nos atrasou em 40 minutos, quase me fazendo perder um outro voo que eu tinha pra GRU pela GOL. (a qual até hoje nunca tive nenhum problema)

  • Felipe

    Voei TAM pela primeira vez nessa passagem de ano, e achei muito ruim. Primeiro, a versão em inglês dos avisos é nojenta. Também, os comissários não estavam lá muito simpáticos, e a comida não era tão boa. Mas o pior era a altura do som das propagandas e dos avisos no meio do voo, que me acordaram duas vezes e vi que assustaram alguns passageiros. Pra piorar, o pouso não foi nada delicado… por mim, ainda vou optar TAM quando for muito mais barato, mas prefiro pagar um pouquinho a mais e ir por outra companhia. Lastimável.

  • Junior

    Estou entrando com uma ação contra a TAM por conta do Fidelidade por propaganda enganosa. Eles informam, por exemplo, que uma passagem em classe econômica entre américa do sul e do norte, em baixa temporada, custa 20 mil pontos. Mas na compra eles desmembraram a classem economica em 3, sendo que a básica (dos 20 mil pontos) NUNCA está disponivel.

    As outras custam 30 mil ou 60 mil.

  • Suhelen

    Viajei de WEBJET no dia 26/12. Meu voo foi cancelado e eu descobri isso depois de ter ficado mais de 1:30min na fila do check-in, conclusão: todos ficaram na fila a toa. NINGUÉM da companhia informou nada. Peguei outra fila, que também durou mais de 1h30min, pra ser acomodada em outro voo, o outro voo, pra não perder o costume da WEBJET, atrasou mais de 2h, sem nenhuma justificativa da empresa.

    • Marilha

      eu processaria, mais de 4 horas de atraso gera um bom dano moral…

  • MICHEL RABELO

    VIAJEI MA ULTIMA SEMAMA DE DEZEMBRO/2010.

    JA VOEI POR QUASE TODAS AS PRINCIPAIS COMPANHIAS MENOS A AVIANCA E PASSAREDO.

    A RESPEITO DO MEU ULTIMO VOO FOI BEM TRANQUILO.

    NA SAIDA (GRU-FLN) EMBARQUEI PELA GOL. A CHAMADA PARA O EMBARQUE COMEÇOU 8 MINUTOS MAIS TARDE E SAIU 12 MINUTOS ATRASADO. DEPOIS DE FECHADO AS PORTAS O AEROPORTO DE GRU ESTAVA MUITO CONGESTIONADO. O AVIÃO FICOU PARA DO NA PISTA MAIS DE 20 MINUTOS. E CHEGUEI EM FLORIANOPOLIS COM 36 MINUTOS DE ATRASO. MAS, OS PILOTOS PEDIRAM DESCULPAS.

    NA VOLTA EMBARQUEI PELA TAM. (O EMBARQUE COMEÇOU NO HORARIO EXATO). MAS, PARA SAR O AVIÃO DECOLOU COM 6 MINUTOS DE ATRASO. TUDO BEM. PERCENTUAL PEQUENO. MAS, NÃO GOSTEI DO ATENDIMENTO DA TAM NO VOO. OS(AS) COMISSÁRIOS(AS) COM CARA FECHADA E MAL RESPONDIA A GENTE. E PARA CHEGAR EM GRU ESTAVA CHOVENDO E DEMOROU 10 MINUTOS PARA POUSAR. NO DESEMBARQUE TINHA UM PROBLEMA NA ESTEIRA DE BAGAGEM. DEMOROU MUITO PARA PEGAR AS MALAS. POIS, NA MESMA ESTEIRA SOLTARAM MAIS 3 VOOS. NAO CABIA TANTA GENTE E FOI UMA CONFUSÃO. O AEROPORTO DE GRU PRECISA AUMENTAR O QUANTO ANTES. ESTA SUPER LOTADO E A ESTRUTURA NÃO SUPORTA MAIS.

    NA MINHA OPINIÃO DE TODOS OS VOOS QUE FIZ. OPTO PELA TRIP E AZUL. SÃO BEM PONTUAIS E POSSUI E OTIMO SERVIÇO DE BORDO E O ATENDIMENTO É BEM DIFERENCIADO. MAS, A AZUL QUE COMEÇOU COM TARIFAS BEM LEVES COMPARADAS COM A GOL. HOJE É A MAIS CARA. NÃO ENTENDI A ESTRATEGIA ADOTADA PELA EMPRESA. SENDO QUE NAS REVISTAS DE BORDO INFORMA QUE ELA CHEGOU O MERCADO PARA ATENDER UM PUBLICO COM MENOR PODER AQUISITIVO. MAS, TENTO SEMPRE BUSCAR MELHORES PREÇOS. JA VOEI PELA GOL E WEBJET TAMBEM. A GOL É MAIS PONTUAL QUE A WEBJET. MAS, ACHO O ATENDIMENTO RUIM. TANTO NA HORA DE DESPACHAR AS BAGAGENS E DENTRO DOS VOOS PELAS COMISSARIAS. NAO DEI SORTE COM A COMPANHIA AINDA.TODOS OS BALCÕES DE CHECK-IN A RECEPÇÃO NÃO FOI DAS MELHORES.

    NA MINHA ESCALA DE PREFERENCIA, DETERMINO A SEGUINTE (MENOS A AVIANCA E PASSAREDO, POIS NÃO VOEI COM ELES AINDA PARA AVALIAR):

    1ª TRIP;

    2ª AZUL;

    3ª TAM;

    4ª GOL;

    5ª WEBJET.

    AGUARDO RELATO DOS COMPANHEIROS E SUAS EXPERIENCIAS TAMBÉM!!!

    UM ABRAÇO TODOS OS LEITORES DO MELHORES DESTINOS E TODOS OS REDATORES PELO EXCELENTE TRABALHO QUE FAZEM.

  • Bruno

    Voltei do Rio no dia 04/01 pela TAM, meu voo era às 7:06, fiquei uma hora na fila e só fui atendido às 7:15 ( em nenhum momento a empresa deu prioridade aos passegeiros que logo iriam embarcar). Chegando a hora do check-in a funcionária me informa que eu não poderia embarcar. Motivo: o avião estava com "restrição de peso". Vem cá, a companhia queria que eu acreditasse que o avião estava pesado em destinos nacionais. Não vejo isso em voos internacionais, onde as pessoas andam com muito mais malas. Fui feito de bobo, se não de outra coisa. A companhia pratica overbooking e dá desculpas esfarrapadas. Resultado: era para eu ter chegado em Brasília às 8:30, fui chegar às 17:30, com direito a conexão em Congonhas e várias horas de espera. Já procurei o juizado especial e tomarei as medidas cabíveis.

  • Ultimamente tenho viajado de Gol e Azul. São as duas melhores no que concerne ao básico. Tratar bem o passageiro, que claro, paga a passagem.

  • Carolnl

    Não é padrão não. Existe um levantamento feito pela ANAC – e, salvo engano, o Leo já publicou por aqui – que mostra que a Webjet é, sim, mais apertada que as demais. É uma questão de centímetros, mas que faz diferença.

    Em tempo, tenho a mesma altura que vocês e a distância entre os assentos da Webjet também me incomoda muito.

  • Ferbrasilia

    Bom, eu já relatei meus problemas de atrasos no final do ano. Com relação a milhas, eu fiquei surpreso ao ver que a quantidade tinha diminuído, considerando que eu tinha acabado de fazer um voo em 24/12. Mandei um e-mail e me responderam que tinham expirado. Entretanto, além de não ter qualquer alerta sobre a expiração, também não vi o débito no extrato. Apenas sumiram. Os lançamentos deveriam ser mais claros.

    • Ferbrasilia

      Ops, o problema foi na TAM.

  • É, depois que o comandante Rolim morreu, sua empresa está caindo feito seus próprios aviões. Quem conheceu a TAM no seu auge e hoje viaja com ela, só tem boas lembranças do passado. Evito usá-la da mesma forma que o diabo corre da cruz. Faço Ao em média 80 voos por ano e raros são os problemas com as outras, inclusive as pequenas.

  • Priscila

    Viajei com mais 6 pessoas de São Paulo para Los Angeles pela TACA, e apesar do pinga-pinga de conexões (Lima e El Salvador) antes do destino final, todas sairam no horário e em alguns casos chegamos com antecedência no destino. Não conhecia a empresa, e me surpreendi. Já tinha visto um post sobre a companhia aqui no site, e constatei que tudo foi verdade. Voos no horário, avião confortável, comida muito boa, e atendimento também. Ao chegar em SP já fomos avisados q a TACA informou q devido ao avião estar cheio, as duas pranchas de snowboard não embarcaram em Los Angeles, mas elas seriam enviadas pra nossas casas. A do meu amigo que mora em SP já chegou no dia 10, mas a nossa de BSB ainda não chegou. A TACA já ligou para confirmar se tinha chegado, mas informamos que ainda não, ela informou que já estava em BSB, e que deve ser problema da transportadora terreste, enfim, estamos esperando que chegue hoje.

    Como sou de Brasília, e na época que comprei a passagem da TACA não tinha em BSB ainda, tive que comprar voo interno para SP. Na ida fui pela Webjet, atrasou uns 40 min, como era dia 24/12 era até compreensível, apesar do aeroporto de BSB estar uma tranquilidade só, mas não tive problemas além disso. E na volta de SP no dia 9/1 fomos de GOL, atrasou tbm uns 20 min, mas nosso voo era as 12 hrs, e eles ofereceram para antecipar para o voo das 10 hrs, e tbm devido a uma parceria entre as empresas não nos combraram excesso de bagagem, pois em voo internacional na TACA são duas malas de 23 kg (nova regra), e no voo interno é só uma de 23 kg. Bem, apesar de cansativa (com todas as conexões, ficamos 22 hrs viajando), a viagem foi tranquila, sem muito stress com as cias aereas.

    • Priscila

      Ahhh… uma observação que achei muito estranha sobre a TAM, apesar de não ter voado por ela, tanto na ida no aeroporto de BSB, quanto em Gongonhas escutamos a chamada da TAM informando que devido a problemas os assentos que estavam marcados no bilhete seriam desconsiderados, e cada um escolheria o assento por vontade própria. Achei uma loucura, porque imagina todo mundo amontoado na fila brigando por lugar?! Achei estranho qdo escutamos em BSB, e qdo ocorreu novamente em SP, vimos que realmente a empresa deve estar com a algum problema sério, pq nunca tinha visto algo do tipo.

      • Fabrício

        Isso é normal e rotineiro. Acontece normalmente quando colocam todos os passageiros em outro vôo, ou trocam de aeronave que seguirá com conexão. Isso já aconteceu comigo na TAM, GOL, e AZUL. A vantagem da azul é que não tem poltrona do meio, então susse: ou cento no corredor, ou na janela. =)

      • Carolnl

        Isso já me aconteceu num vôo pro Paraguai. O sistema da empresa caiu na hora do check-in em Brasília, de forma que eu tive que fazer o check-in apenas até são paulo – e só depois de brigar muito, já que não queriam deixar… vai entender O.o. Em GRU o sistema ainda não tinha voltado e, novamente, assento liberado. Pior foi a conexão em Ciudad del Este, porque lá havia sistema e as pessoas tinham assentos marcados; foi bem confuso.

        Aliás, ainda tenho cópia do meu 'cartão de embarque' manual desse dia. Certamente a coisa mais bizonha que já vi!

  • Thales

    A Azul já faz muitos voos que não passam por Campinas. Pelo que eu entendi, você é de Brasília, então realmente vai ter que esperar um pouco mais… Mas a intenção é fazer mais voos diretos entre as principais cidades.

  • Thales

    A Avianca é ótima mesmo.

  • Gabriela

    A TAM é uma vergonha!!! Surrupiou cerca de 10 MIL pontos de fidelidade meus e se recusa a resolver o problema, sempre me enrolando! Evitem ao máximo!

    • Alexandre

      Gabriela,

      Acho que a solução para o teu caso é a mesma do Junior, ou seja, processar a TAM.

      O que não podemos, nós, os consumidores, é ficarmos inertes frente aos abusos cometidos pelos fornecedores com a TAM.

      Alexandre.

  • GUSTAVO

    como assim "o mesmo se aplica a azul"? de todo esses problemas que a gente tá vendo nos últimos dias, a única que não tem problemas é a Azul. Até estranho pois ela é bem maior que a webjet e nunca ouvi falar dela envolvida nesses problemas de cancelamentos e grandes atrasos. Claro que uma vez ou outra, acontece, é normal. Mas não como tem acontecido com a tam, gol e webjet

    • Leonardo Marques

      Gustavo, o texto não ficou bem claro mas eu queria dizer que Azul e Webjet também são do mesmo tamanho e a Webjet tem muito mais reclamações que a Azul. Vou melhorar o texto.

      • Fabrício

        Nunca voei pela WEBJET mas posso falar da Azul em comparação com a Gol e a Tam: É muito maior mesmo. Eu quase cruzava a perna. Em contrapartida nos vôos da gol tem muita diferença entre aeronaves. Umas são mais folgados, outros menos (muito menos.. tipo a prova de claustrofóbico).

  • Nair

    Voei de SP pra Brasilia pela GOL e aconteceu uma coisa inusitada, me colocaram no assento 13D, e ao entrar no avião constatamos que não existia a fileira 13! Por despreparo da comissária, ela orientou que sentasse na 14, só que adivinhem, tinha gente que sentaria na 14, então 12 pessoas tiveram problemas com isso, já que as 6 da fileira 13 não tinham onde sentar, e as que sentaram na 14 pegaram o lugar de outras 6.

    Acho que o povo achou engraçadinho que em Las Vegas não existe o andar 13 nos hoteis e quis imitar!

    • Fabrício

      Já aconteceu isso comigo mesmo. A comissária não tem muito o que fazer. Ela estava lá no lugar vazio só esperando o trocha (no caso eu) chegar. Me pediu pra esperar lá no fundão e ver uma poltrona vazia. É um problema simples de ser resolvido no sistema de vendas.

  • Rodrigo Lima

    Após amargar horas de espera no Aeroporto de Confins no dia 26/12/2010, devido não poder decolar em meu vôo de origem (conforme anexo) por problemas internos dessa companhia, venho por meio desta, solicitar amigavelmente, reembolso total da tarifa adquirida, uma vez que por ter que cumprir agenda de trabalho e não tendo a cia me relocado em um vôo mais próximo, acabei por retornar para Salvador na manhã do dia 27/12 as 07:45hs pela TAM Linhas Aéreas.

    No dia 26/12 fui impedido de voar no meu vôo de origem das 18:42, conforme anexo. Mesmo tendo chegado no aeroporto de Confins as 17:30hs, a Webjet só encaminhou os passageiros para o Hotel Ouro Minas depois das 22hs, sem antes ter cumprido a lei de prestar assistência alimenticia aos passageiros. Optei por não me hospedar no Hotel, conforme a empresa pode averiguar nos registros do estabelecimento, optanto então por retornar pra casa de um amigo em Contagem-MG. Tive custo de combustivel para retornar pra Contagem depois das 22hs do dia 26/12, atendendo a um pedido da companhia de que me acomodaria no vôo da Cia Azul de 06:55hs do dia 27/12. Retornei novamente ao aeroporto de Confins no dia 27/12 as 05:30hs da manhã, quando fui supreendido de que só voaria em uma aeronave extra da cia as 10hs da manhã. Seria impossível retornar este horário pra Salvador pois perderia uma importante reunião de negócios. Com isso, fui obrigado a comprar passagem na TAM para retornar a minha cidade de origem.

    Conclusão: Solicito de imediato o reembolso de minha passagem aérea, assim como reembolso de gasto com combustível entre Confins x Contagem x Confis e alimentação, uma vez que não utilizei voucher de Taxi e nem Hotel, como a empresa pode verificar em seus registros.

    Espero que o prazo de reembolso siga os prazos legais estipulados pela ANAC, para evitar com isso uma açõa judicial perante esta companhia.

    • Carolnl

      É um problema mesmo esse que você teve. Mas você tem que entrar em contato com a Webjet!

      Aliás, aproveite e veja se no aeroporto da sua cidade não tem um Juizado Especial para esses casos.

      Também recomendo postar a reclamação no site http://www.reclameaqui.com.br As empresas tendem a responder rápido quando é postado lá.

      Agora, postando aqui no MD não dá pra conseguir indenização. A Webjet simplesmente não poderá se considerar informada dos problemas.

  • bia

    A tam tem sido mto pessima…qse nao consigo pontuar no fidelidade, qse n consigo emitir naquela porcaria de multiplus:..odeio a tam!

    • Alexandre

      A TAM e o Multiplusfidelidade juntos prestam um DESSERVIÇO ao consumidor.

      Estou há quase uma semana TENTANDO ver o meu extrato de pontos e não consigo, apesar de ter ligado mais de 3 vezes para o 0300 (pago) do tal multiplusfidelidade.

      Eu somente quero ver o extrato, imaginem na hora de resgatar os pontos !!!!!!!!!!

      É uma vergonha.

      Em resumo, vou encaminhar uma notícia a Promotoria de Defesa do Consumidor da minha cidade (Porto Alegre) relatando o problema e NÂO MAIS USAREI o multiplus/TAM porque está muito RUIM.

      A TAM, pelo jeito, continua desconsiderando o consumidor.

      Com essas atitutes, a gente vê, com folga, qual é o verdadeiro tratamento que as empresas prestam aos seus clientes (aqueles que as fazem ter ou não sucesso).

      Alexandre.

  • IGOR – POA

    Pela Azul o voo 4045 BHZ-POA foi cancelado imediatamente nos deram passagens para o vôo BHZ-POA 4113 e um voucher de R$ 12,00 para alimentação.

    Mais um voucher de R$ 50,00 de 'guerrilha' para comprar passagens no site, e um voucher por e-mail de R$ 150,00 este nominal para compras no site em qualquer trecho e dia.

    Satisfeito com Azul!

    • Edwagner

      Que sorte a sua, eu tambem queria ter um voo cancelado pela AZUL para ganhar tudo isso! Mas por "azar" meu todos os voos da AZUL sairam pontuais e chegaram antecipados em alguns minutos!

  • IGOR – POA

    Só um detalhe de um vôo para outro foram 5 horas!

  • IGOR – POA

    Para mim

    1 AZUL

    2 GOL

    3 AVIANCA

    4 TAM

    Ainda não voei TRIP nem PASSAREDO.

    E WEBJET (já voei) só em ultimo caso paar voltar a voar.

  • IGOR – POA

    Isso aê mesmo!

  • IGOR – POA

    O Pior da WebJet é

    1 – Atrasos infinitos.

    2 – Não prestar serviço de alimentação em atrasos muito menos informações.

    3 – Sac não atende telefone, nem e-mail muito menos chat.

    4 – Ninguém sabe de nada.

    5 – Poltronas apertadíssimas.

    6 – Cobrança de assento, compra online, e parcelamento.

    A falta de serviço de bordo encaro bem, o que incomoda é não combrarem um pouco mais

    e prestarem um serviço decente.

    • Fabrício

      Acho que qualidade no serviço não está relacionada com o preço que se paga, e sim com treinamento de funcionários.

      A WebJet é a primeira a implantar esse sistema popular verdadeiramente.

      Acredito que esteja passando por um período de adaptações, motivo pelo qual não reclamei até o momento. Tudo pela concorrência.

      Mas tudo tem limite. E tempo de apredizado já está se esgotando.

      • Carolnl

        Discordo. Implantar um sistema popular não pode significar implantar um sistema caótico. Além disso, vários dos problemas da Webjet são desrespeito claro às leis nacionais – e disso independe se é uma empresa 'popular' ou não.

  • Alexandre

    A TAM e o Multiplusfidelidade juntos prestam um DESSERVIÇO ao consumidor.

    Estou há quase uma semana TENTANDO ver o meu extrato de pontos e não consigo, apesar de ter ligado mais de 3 vezes para o 0300 (pago) do tal multiplusfidelidade.

    Eu somente quero ver o extrato, imaginem na hora de resgatar os pontos !!!!!!!!!!

    É uma vergonha.

    Em resumo, vou encaminhar uma notícia a Promotoria de Defesa do Consumidor da minha cidade (Porto Alegre) relatando o problema e passarei e NÂO MAIS USAREI o multiplus/TAM porque está muito RUIM.

    A TAM, pelo jeito, continua desconsiderando o consumidor.

    Com essas atitutes, a gente vê, com folga, qual é o verdadeiro tratamento que as empresas prestam aos seus clientes (aqueles que as fazem ter ou não sucesso).

    Alexandre.

    • Jpelegrin

      Estou tentando acessar meu extrato do Multiplus faz 30 dias, sem sucesso.

      Diz que meu endereço está incompleto, mas interessante que até dar pau não estava!!

      Ja scaneei comprovante de residencia e outros documentos e nada.

      Da ultima vez falei pro atendente que se fosse pessoalmente "quebraria a cara de alguém" pela incompetência e ele respondeu candidamente que "é assim mesmo!"

      Mas solução nada!!

  • Alexandre

    Junior,

    Acho que faz muito bem ingressar com uma ação judicial contra a TAM.

    Esses abusos devem ter alguma reação por parte do consumidor.

    Sugiro, outrossim, que remetas também uma reclamação a Promotoria de Defesa do Consumidor de tua cidade (Ministério Público). Aqui, em Porto Alegre, por exemplo, tem funcionado muito bem.

    Nós, os consumidores, temos que reagir, quer seja denunciando, quer ingressando em juízo, etc.. o que não podemos é coloborar com o silêncio.

    Abraço.

    Alexandre.

  • Fabrício

    hahahaha

    Os pousos nos aviões da TAM são um caso a parte. Parece que o avião está desmontando! hahaha

  • Carlos

    Voem de NHT para ver o que é bom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Igor

      Carlos essa m… só tem pra nós gauchos mesmo!

      A décadas espero a Trip fazer Uruguaiana – Santa Maria – Poa!

  • Fabrício

    Se for colocar um post sobre ATRASOS vou escrever aqui um livro. Já perdi a conta de quantas horas fiquei preso nos aeroportos. Acho que o grande problema é a sacanagem por de trás desse problema.

    1o – A mentira

    Já repararam que os vôos atrasam só por um motivo: problemas metereológicos em um aeroporto x, o que causou o atraso de 30% da frota…. ta bom…

    2o – A malandragem

    Já fiquei em um aeroporto por 4 horas. Exatamente nesse momento, chega um represantante da empresa aérea informando que o vôo vai atrasar mais 4 horas, mas que a empresa ia fornecer hotel aos passageiros. Porém, para aqueles que optarem por ir para o hotel não poderiam seguir pelo mesmo vôo, uma vez que não iria dar tempo de ir e voltar nestas 4 horas. Será que já não sabiam disso antes mesmo de eu fazer o check-in?

    3o – Os dois juntos

    Certos rotas tem muitos vôos durante o dia. Alguns com diferença de 1 ou 2 horas. O fato é que alguns desses vôos vão com muita pouca lotação. O que eu já vi acontecendo (inclusive comigo): Deixam os passageiros esperando e informam que o vôo vai atrasar (provavelmente por problemas metereológicos). Então recolocam os mesmos no próximo vôo, que também estava meio vazio. Logo, a regra é clara: só sai de ser lotação.. fala sério.

    4o – Informações

    Só vejo 2 motivos para a falta de respeito ao consumidor na hora de dar informações: Incompetência e Sacanagem.

    • igor – poa

      Quanto a informações tive 2 detalhes problemáticos com Azul.

      1 – Desconheciam que após 2h deviam prestar auxilio alimentação.

      2 – Constestei sobre a resolução da ANAC, a atendente não teve como discutir me deu R$ 12,00.

      E ainda disse "Não comenta com demais, senão serei advertida pela companhia, só estou fazendo meu trabalho"

      isso em Confins

      3 – Uma maluca disse no telefone para o fucnionário Rodrigo (azul) de Confins, já ganharam R$ 50,00 de voucher, porque querem

      comida ? – acho que ela come papel –

      cancelamento voo 4045 12/12

  • Priscila POA

    Nos ultimos meses usei Web Jet e Tam, o que tenho a relatar:

    TAM-POA/CONGONHAS – Me atrasei para o chekin, quando cheguei no Salgado F. tinha uma enorme fila, foi me dado prioridade e consegui despachar bagagem, embarquei tranquilamente, serviço de bordo muito bom e PONTUAL!

    A volta a mesma coisa, ÓTIMO e PONTUAL!

    WEBJET POA//GUARULHOS: Desorganização total, meu voo foi atrasando de 20 em 20 min. no painel, quando vi já tinha se passado uma hora e nada da aeronave chegar no pátio, a principio ninguém sabia dar informação, até que surgiu que era um atraso em BSB… depois de 1 hr e 30 abriu o embarque, chegada prevista 15:30 – Real 18 hrs passada – Durante o voo uma confusão para venda de bebidas e lanches, um rapaz na minha frente estava sentado de lado, pq a poltrona dele era muito apertada, e realmente é incomodo…

    Ja voei pela Azul – POA – SDU e GOL POA CTBA e nenhuma queixa a acrescentar… Inclusive a Azul é a melhor de todas na minha opinião.

    Porém gostaria de fazer algumas ressalvas: O preço da Web jet é extremamente mais em conta, mesmo com as taxas que eles tentam colocar embutido, se prestar atenção o preço é popular, por isso vale o ditado "barato sai caro"!!

    O problema é que as pessoas querem pagar barato e um serviço de primeira classe, eu viajaria por qualquer uma delas se o preço estiver bom! (Ora tem passagem por 29 reais+taxas).

    Agora se pagar uma passagem no valor normal, realmente tem que ser atendido como rei, caso da Azul e TAM, onde as tarifas tem um preço mais salgado!

    Mês que vem viajo de novo: Vou de Web jet e TAM… vamos ver se terei problemas!!

    • Carolnl

      Eu concordo com vc, Pricila, no que diz respeito ao valor das passagens. Eu não me importo de não ter comida grátis ou de ser mais apertado, desde que a diferença de preço compense.

      O que mata a Webjet pra mim são os atrasos. Como já disse antes, eu em geral só posso viajar de sexta à noite ao domingo à noite. Eu preciso de uma mínima pontualidade, ou minhas viagens perdem o sentido. E eu não posso, infelizmente, confiar na Webjet pra isso =/

  • matheus zebu

    serio q mais de 4h gera dano moral?

    agosto fiquei perto de 4h no JFK(NY) esperando oq iriam resolver, devido a overbooking!

    no fim me deram um voucher de U$600 e um 'possivel' embarque no proximo dia

    • matheus zebu

      esqueci de falar a cia: delta

      se meu comentario nao condiz com o assunto do topico, perdoe-me

  • Com referência a indução da webjet com o seguro viagem, é muito mais do que isso! Pois para cancelar é um trabalho praticamente impossível de descobir.

    Por acaso descobri quais os caminhos para não pagar o seguro de R$15, e criei um tutorial, postando em meu blog.

    Aqui está o link: http://wp.me/pDxNS-uZ

    Se possível divulgue em um post ou no twitter, pois é realmente util e o caminho para fazer é muito complicado!

    Abraço,

    @rkro

  • Juliano Riquiel

    Comprei uma passagem da WEB JET, e o voo foi Cancelado. Estou tentando fazer o REEBOLSO da passagem por telefone no (0800) da companhia mas só da ocupado, quando atende fico esperando na ligação por mais de 20 minutos e cai a ligação. Também gostaria deixar registrado a falta de respeito com os pertences dos passageiros, nesse vôo já tínhamos feito o check-in e as malas despachadas, o vôo foi cancelado e quando fomos pegar nossas bagagens estavam todas molhadas, deixaram as mesma na chuva. Infelizmente no Brasil nós temos que conviver com essa falta de respeito, pois o orgão que teria que nos ajudar (ANAC) não trabalha a nosso favor… ISSO É UMA VERGONHA!!!!!

  • Julio Oliveira

    Estava em Natal-RN, meu vôo marcado para as 23 horas do dia 02/01/2011(Natal/Brasilia). Cheguei no aeroporto às 21 hs, com medo de problemas no vôo. Ao ser atendido, fui informado que meu vôo havia sido cancelado, e o próximo vôo sairia as 1:30 hs. Não fui informado do cancelamento, e muito menos do próximo vôo, só sabendo de tudo no aeroporto. Discuti com a atendente, pois a TAM estava pouco se lixando com os passageiros, ela chamou a supervisora, que me atendeu muito mal, achando que estava me fazendo um favor, me colocando no proximo vôo. Enfim, o vôo que estava marcado para sair 1:30 foi decolar as 2:40, cheguei em Brasília ás 6:10 da manhã. Perdi o dia de trabalho. O que eu acho engraçado, e chega a ser cômico mesmo, é o Comandante, ao aterrisar a aeronave, agradecer e dizer que voar pela TAM é uma escolha, e agradece por escolher a TAM. Só pode ser piada, e das de mau gosto por sinal. Acho isso uma falta de consideração enorme com o cliente. Compraria outra passagem pela TAM? Só se não tiver outra empresa que faça a mesma rota.

  • euler

    Comprei minha passagem domingo para Salvador para aproveitar a promoção da webjet, mas fiquei surpreso com a cobrança das taxas de assento e parcelamento, achei isso um absurdo. E ainda liguei no tele-vendas que além de demorar muito tempo pra atender a atendente disse que cobraria uma taxa extra de 30,00 reais caso eu comprasse a minha passagem por telefone. Um desrespeito total.

    Só espero que ate março, quando irei viajar, a companhia já tenha resolvido todos os seus problemas internos.

  • Bessie

    Comigo aconteceu isso já, mas na epoca era o antigo site da Webjet e nas outras compras fiquei mais atenta e consegui desmarcar a opçao do seguro, mas com esse novo site não sei se tem como cancelar esse serviço.

    Depois disso e mais a palhaçada de taxas surgindo do além, desisti da Webjet.

  • Diego Paiva

    Voei nesse fim de ano com a TAM nos trechos BSB-GIG (28/12) e SDU-BSB (09/01).

    Confesso que fiquei bem preocupado com o voo de ida, já que vinha acompanhando pelo site da Infraero se ele estava partindo pontualmente e durante todos os dias que acompanhei ele partiu com 1:30h de atraso em média, chegando ao pico de 2:50h 2 dias antes da minha viagem.

    Para a minha surpresa, no dia 28/12 o voo chegou no aeroporto e partiu pontualmente às 09:22 da manhã. Só chegamos com atraso por que ficamos no ar por mais de 30 minutos rodando por não ter como descer devido ao mal tempo no Rio de Janeiro e tinha outros voos na nossa frente.

    Na volta tudo ocorreu perfeitamente. Voo partiu e chegou alguns minutos antes do horário previsto e bagagens em perfeito estado.

    Quanto aos pontos Fidelidade, como fiz o check-in online, além dos pontos que receberia normalmente eu recebi os 50 pontos extras prometidos para quem fazia o chek-in online de Dezembro a 09 de Janeiro.

    Enquanto esperava a partida do meu voo no SDU, vi que muitos passageiros da Webjet estavam sendo reacomodados e uma fila imensa estava formada no check-in e na loja da empresa. Definitivamente pagar menos nem sempre é vantagem…

  • Oscar Luiz

    Voei de Gol no trecho POA/BSB/POA semana passada e essa semana. Os voos todos saíram no horário, aliás como tem sido prática. Já meus colegas de trabalho vieram de TAM, e todos chegaram atrasados. A impressão que dá é que a TAM está completamente perdida. Os funcionários são grosseiros e se fazem de surdos. Eles tem um "quê" de superioridade impressionante – parece que é uma concessão deles viajar de TAM.

    Um colega meu vinha de CGH para BSB de Avianca, e por problemas técnicos, o voo não pode seguir. Eles pagaram o café da manhã e acomodaram num voo da Gol duas horas depois – isso NUNCA iria acontecer na TAM.

    Com relação ao Smiles, minhas milhas tem sido creditadas normalmente. Houve um único caso que 3 dias depois ainda não tinha sido creditada. Bastou preencher os dados e o crédito foi instantâneo.

    Agora, reclamar da TAM é perda de tempo. O certo é acionar na justiça e boicotar quando pode.

    NÃO EXISTE NENHUMA VANTAGEM EM VOAR DE TAM.

  • Ce

    Também tive problema com isso. Eles cobram para marcar a poltrona pela net e na hora do check-in (no balcão) eles te dão outro número. Se cobram para você escolher a poltrona de sua preferência, então é injusto eles te colocarem em outro lugar na hora do check-in.

  • Priscila

    Nossa quantos comentários! O q eu tenho a dizer é sobre o lamentável desrespeito da WEBJET conosco. No final do ano cheguei no aeroporto e me disseram q meu vôo não EXISTIA mais, não tiveram nem o profissionalismo de me ligarem c um dia de antecedência ou mandar um email.

    E eu iludida por essas promoções de passagem por 50,00 comprei mais uma passagem p viajar em fevereiro, na compra fui obrigada a pagar 7,00 de não sei nem o que, não chegou ate hj o email de confirmação de compra p mim, liguei em TODOS os números 0800, 0300, fixos, no aeroporto em bh, nas lojas e NADA, ninguém atende!!! Agora e esperar p ver se mais uma vez meu vôo não vai existir tbem!

    Aproveito p mais uma colocação achei o pessoal q trabalha dentro dos aviões de uma falta de linha e classe inexplicáveis, falam alto, ficam fazendo piadinhas p agradar os passageiros…. Péssimo!

    Bom dia a todos e eu recomendo: NAO VIAGEM PELA WEBJET, NAO SE ILUDAM POR PRECOS BAIXOS!!! TUDO QUE EH BOM TEM SEU PRECO!!

    ate mais

  • Acho que a minha opinião vai destoar um pouco das que eu vi até agora. Utilizo bastante a TAM e raramente tenho algum problema com a empresa.

    É bem verdade que às vezes o voo atrasa (mais dificilmente este atraso é superior a 30 minutos) e na migração dos pontos para a Multiplus (entre fevereiro e abril do ano passado) tive problema para que os pontos das viagens fossem inseridos no fidelidade. Mas como sabemos, fase de transição é sempre complicado.

    • Rodrigo

      Pura sorte! Mas fique tranquilo que ainda acontecerá com vc.

      • Igor – Poa

        Sim, vai chegar sua vez!

  • Juli Bastos

    Concordo c o Vitor…tenho 1,77m e sofri naquelas poltronas apertadas da webjet.Sem contar que os voos sofreram atrasos.

  • Rodrigo

    O pior da Webjet com toda certeza é a questão do atraso. Viajo com uma certa frequencia do Galeão para PoA e não me lembro de sequer uma vez ter começado o embarque no horário previsto.

    Já aconteceu comigo também, tanto pela TAM como pela WebJet de o atraso ser devido a falta de tripulação. Independente do porte das duas empresas, é um absurdo!

    Numa das minhas idas a Porto Alegre eu viajei de Azul e tudo ocorreu muito bem. O preço é um pouco mais caro do que a econômica WebJet mas a pontualidade e o tratamento é muito melhor e o conforto também. Conforto, não somente em relação ao avião. Uma vez o comissário da WebJet bateu com a quina do carrinho na perna de um senhor idoso. Foi o cúmulo. E o comissário sequer voltou ao senhor idoso para pedir desculpas.

  • Rodrigo

    Só pra completar meu comentário anterior, gostaria também de dizer que a ANAC não serve ao passageiro.

    Assim como o Detro e outros orgãos, a ANAC parece um órgão figurativo, só existe pra constar, e que não age com rigor para proporcionar ao passageiro um serviço melhor prestado.

    • Alexandre

      É verdade ! Essas agência regulatórias são cabides de empregos para o partido político no poder no momento. Reclamar com ANAC, ANATEL, etc.. e nada fazer é o mesmo.

  • Rodrigo

    Não se compara o espaço entre as poltronas da Azul e da WebJet. Aqui mesmo já foi anunciado quando a WebJet diminuiu o espaço entre as poltronas.

    Agora a Azul dispoe de um espaco maior ainda, pra quem quiser e puder pagar um pouco mais caro.

  • João

    Tudo estava até indo bem com o programa fidelidade da TAM até entrar essa p*** de Multiplus. Depois disso, somem pontos, extrato não disponível, confusão de todo tipo, atendentes mal-educados. Se pudesse, voltaria a TAM para o seu programa isolado mesmo. Só estão matando de raiva os seus clientes com esta p*** de Multiplus.

    Multiplus, totalmente desacreditado por mim.

  • janice

    Leonardo, boa tarde!

    Sou leitora assídua do seu blog, e gostaria de lhe pedir uma ajuda com relação a uma duvida que tenho.

    TEnho 5 viagens para fazer neste ano de 2011 (4 a trabalho)

    O fato é que agora dia 18/01 farei minha primeira viagem, no caso eu comprei passagens para 3 pessoas, sendo uma minha filha de 7 anos, e escolhi os assentos, um ao lado do outro. Sendo q tenho lido no seu blog depoimento de pessoas que na hora tiveram q sentar em lugares diferentes.

    Minha duvida é…Vc sabe informar se corro o risco da minha filha viajar em assento separado do meu? E as escolhas q fiz ao comprar as passagens pelo site?

    Obs- Viajarei pela tam.

    Grata e no aguardo

    Janice

    • Leonardo Marques

      Janice, podemos dizer que não tem esse risco. Como vai com criança você tem prioridade no embarque e se acontecer de ignorarem a marcação das poltronas você irá escolher onde quer ficar e lógico, ao lado da sua filha.

    • Carolnl

      Complementando o que o Leo disse, ainda que haja algum problema na marcação dos assentos, as pessoas tendem a ser bastante flexíveis quando se trata de crianças, principalmente uma de 7 anos. Até porque – e não me entenda mal – ninguém quer viajar do lado de uma criança que não conhece. Não sabe se vai se comportar, se vai chorar, etc. Assim, é bastante comum que outros passageiros se ofereçam pra trocar de lugar se o motivo é deixar uma mãe sentar ao lado da criança.

      Só lembrando: menores de idade não podem voar em saída de emergência. Se você tiver reservado assentos na fileira de emergência, troque-os!

      • janice

        Obrigada Léo pelo retorno e Carol pelo seu complemento.

        Ja fico mais tranquila.

        Abraços

  • Cleber – São

    Comprei uma passagem de ida para BH partindo de Rib Preto. Apenas fui perceber as taxas extras cobrada pela Webjet, mas mesmo assim valeu apena. A passagem do trajeto custou 29,99 com as taxas foi para 57 reais.

  • jaime

    Desculpe-me mas a exceção em espaço entre as poltronas é da Avianca que tem o maior espaço, e o MELHOR é que não cobra nada por ele. Mas isso é basico, Na Avianca tem telas individuais nas aeronaves AirBus com vasta programação de filmes, seriados, desenhos, clips, musica e até jogos.

  • Aline

    Essa situação da Webjet é realmente desanimadora e o barato às vezes sai caro mesmo. Só não é pior que na TAM onde o caro tem saído caríssimo e com mais freqüência que na Webjet.

  • Silvia Fonseca

    olá Pessoal,

    Li a maioria das reclamações acima e estou preocupada. Minha família(25 pessoas) vai fazer uma viagem de Confins?MG a Porto Seguro, dia 15/01 pela CVC/TAM: uma viagem cara, com 8 crianças, e os adultos com dinheiro e dias de férias contadinhos… atrasos, cancelamentos e extravio de bagagem poderiam melar tudo; nãoa dá nem pra pensar!!!

    Quanto a todos vocês que já viveram todos esses problemas, sugiro um processo no Juizado Especial – urgente. Infelizmente todas as empresas protelam as soluções e enrolam o consumidor indefinidamente. Trabalho em um JESP em BH e sei muito bem como as pessoas são tratadas quando reclamam diretamente com as empresas…

    Um abraço.

  • José Carlos

    A Tam é muito burocrática com relação a transporte de animais. Voce nunca consegue comprar uma passagem e reservar uma vaga para o animal. Eles não conseguem ver se existe a vaga. Dizem que vão entrar em contato com voce. Isso acontece mesmo que voce compre com 3 meses de antecedência. Imagina se vc compra a passagem e não tem vaga para o seu animal??? Que confusão!!! Acho que eles são péssimos nesse aspecto. Já a Gol te informa na mesma hora a disponibilidade para transportar o animal.

  • João

    Atrasos estão virando regra e assistência aos passageiros nem pensar, apesar do que tem sido amplamente divulgado pelos meios de comunicação, sobre as responsabilidades das cias. aéreas. Voo TAM 9445 (REC/BSB), que deveria ter saído às 02:45 de hoje, saiu depois das 10:00.

  • Leonardo Marques

    Oi Diego, você deu muita sorte… a TAM tava com uns 50% dos voos atrasados e não era só meia hora… Eu também tenho dado muita sorte nos meus últimos voos. Em novembro e dezembro fiz 7 voos GOL/Webjet e nenhum deles teve atrasado de mais de 15 minutos. Sorte? muita!

  • Eduardo

    Vitor eu tenho 1.88 e realmente acho apertado, mas nada de muito diferente da TAM, depende muito da aeronave. AS ultimas que a WEBJET recebeu o espaço é melhor. Na maioria realmente é apertado mas nada que seja impossível de suportar. Quem compra sabe muito bem o que vai encarar, nada que um voo de 1 hora e 30 vai matar alguem.

  • Eduardo

    O mais ridiculo do fidelidade é quando você quer emitir na Primeira Classe algumas aeronaves tem 4 lugares nesta classe voce tem o numero de pontos suficientes liga lá e nunca tem lugar. Mas se vc pede no mesmo voo 4 lugares para comprar na primeira classe todos estam disponíveis… É tratar o consumidor como idiota isto sim.

    Eu particularmente tenho péssimas experiencias com a TAM é a minha ultima opção de empresa para viajar. Já a Webjet eu sempre tive sorte eu acho pq sempre fui bem atendido e voos quase sempre no horário ou com pouco atraso.

    Na minha opinião as melhores são Trip, Azul e Passaredo.

  • Adriana

    Tentei comprar no site da Webjet BsB-SP-BsB, mas não consegui desmarcar a taxa de 15 reais do seguro premiado que parece obrigatório. A opção de taxa de bagagem dá para desmarcar, mas a do seguro (R$15,00) não dá de jeito nenhum. Tem também taxa de reserva de poltrona 2×5,00 ida e volta, taxa de compra pela internet (R$7,00 – obrigatório) e bagagem (uns reais que não gravei, mas quem tem bagagem também é obrigatório). Sinceramente é algo mais caro em pele de promoção. A cobrança deste seguro premiado não é ilegal? Respondem-me por favor.

    • Leonardo Marques

      Adriana, tem como desmarcar o seguro sim (mas é escondido). Naquela tela que você tem que marcar dois checks dizendo que aceita um contrato… no final quando clica em continuar faz uma pergunta, basta você dizer que não.
      Esses R$5 para marcar a poltrona, você pode desmarcar e a bagagem você só paga se quiser levar mais de 23kg, pode desmarcar também.
      Resumindo.. apenas os R$7 são obrigatórios.

  • claudio henrique

    webjet., viajei ultimo dia 08/01 1' o voo saiu com 30 minutos atrasados., e ao chegar na aeronave entregam um cardapio., sento numa poltrona uma colada na outra., pois fazem isso para colocar mais poltrona que dizer mais $$$$$$$$$$$$$

  • Marcos

    Thiago, não tiro tua razão!

    Mas certamente tem muito software mal feito por aí. Talvez nem tenha sido um overbooking daqueles que existiam (?) anos atrás. Pode ser até um erro de processamento. Difícil de acontecer, mas quem trabalha na área sabe que é possível.

    Abraco!

  • Priscila-poa

    Levei o maior trabalho para descobrir, mas consegui tirar tbm, depois de queimar todos os neuronios!!

    Informações muito uteis e devem ser compartilhadas!!

  • Bessie

    Esconder essa opção é sacanagem né?

  • Rafa

    Também já acontenceu num voo GRU-MVD da TAM o seguinte: 2 pessoas com o mesmo assento designado. Uma delas foi parar na executiva, já que a econômica estava lotada. Mas fiquei imaginando o que aconteceria se a executiva também estivesse lotada… No mesmo voo, entra um americano com uma mala de mao enoooorme, dai uma comissária vai falar com as outras na galley: "gente, tem um passageiro com uma mala de mao gigante, vai ter que despachar, alguém ai fala inglês?" resposta: "não". isso msm, as comissárias da TAM num voo internacional nao sabem falar ingles, nem o básico!

  • Ciska Angela Carreir

    Gostaria de pedir uma orientação. Viajarei para Australia em 10/04 via Qantas. Sairei de SP às 20h e chegarei em Buenos Aires às 22h30m.
    O voo para Sydney parte às 14h do outro dia.
    Poderei sair da área de conexão e procurar um hotel e retornar no outro dia sem pagar taxa de embarque/desembarque??

  • Junior

    Voei dia 26/12 BHZ-POA e dia 02/01 POA/BHZ

    ambos voos com 02:15 +/- de atraso, ida deram voucher de alimentação na volta nem explicações deram.

    Só disseream que era traso da aaeronave que ainda estava fazendo rota CWB-POA!

    O barato sai caro!

  • luciano

    DIANTE DE TANTOS RELATOS GOSTARIA DE DEIXAR REGISTRADO TAMBEM AS MINHAS EXPERIENCIAS COM ESSAS CIAS: COM RELAÇAO A TAM VIAJEI DUAS VEZES, NA PRIMEIRA EM 2007 BSB/PORTO SEGURO PELA CVC TUDO OTIMO, AFINAL DE CONTAS ERA A MINHA PRIMEIRA VIAJEM DE AVIÃO, NA SEGUNDA EM 2010 BSB/PORTO SEGURO VIOLARMA MINHA MALA, FORA AS VARIAS ESCALAS QUE FIZ, NOTA: 1, PELA GOL VIAJEI EM 2008 BSB/NATAL PELA PROMOÇÃO INCRIVEL DE R$ 1,00 A VOLTA E ADOREI NADA A RECLAMAR, PELA WEBJT VIAJEM EM 2009 BSB/SDU NA EPOCA A EMPRESA ERA NOVA NO PEDAÇO ENTAÃO ELES QUERIAM IMPRESSIONAR E ME IMPRESSIONOU ATE SORTEARAM DURANTE O VOO DE VOLTA UMA PASSAGEM AEREA, PENA QUE NAO GANHEI, E AS POLTRONAS ERAM MUITAS ESPAÇOSAS SEMPRE PONTUAL E ME APAIXONEI PELA WEBJET. COM RELAÇÃO A HOJE UMA INFORMAÇÃO SOBRE WEBJET EU ACHO QUE COM OS PREÇOS QUASE R$ 0,00 NINGUEM DEVERIA RECLAMAR POIS OS PREÇAS SAO BEM BAIXOS MESMO COM TODAS AS TAXAS, VALE A PENA VIAJAR PELA WEBJET, QUER MORDOMIA E EXCELENCIA EM ATENDIMENTO VIAJE PELA AZUL, QUE OS PREÇAS SAO ALTISSIMOS E SERVICO DE QUALIDADE.

    • Patrícia

      Não tenho o que reclamar da TAM, ao contrário, acho que ela se sobressai diante das demais companhias. Viajei agora em Janeiro para João Pessoa e nao houveram atrasos, nem quaisquer outros problemas.

    • igor – poa

      Lógico! Por isso só viajo Azul!

  • Carolnl

    Matheus, não é possível garantir que você com certeza receberia uma indenização por overbooking. Mas existe uma jurisprudência relativamente tranquila neste sentido. A questão nem é o tempo de espera, mas o fato de ser preterido no vôo em outro país, todos esses problemas. Você provavelmente teve que assinar um termo de não processar a Delta pra receber esses 600 dólares. Esse termo não vale nada, já que você estava em um momento bastante delicado. Recomendo, sim, procurar um advogado.

    Aliás, minha mãe e irmã já passaram por uma situação dessas na Delta, mas o final foi bem mais feliz. Estavam voltando do BSB pros EUA em agosto, chegamos cedo pra elas fazerem o check-in. Na hora que viram no balcão que elas eram residentes lá nos EUA, informaram que provavelmente o vôo daria overbooking e se elas topariam voar no dia seguinte, embarque garantido, primeira classe em todos os trechos, mais os 600 delta-dólares pra cada. Compensou demais e elas toparam

  • Pâm

    Léo, não sei se nesse post cabe o meu comentário, mas não achei outro que se encaixe.

    Na verdade quero uma ajuda, comprei passagem de Brasilia para Fortaleza, mas não vou poder ir, pq vou trabalhar, na hora certa, começo de ano e errada pq tinha viagem marcada, então o que é melhor pedir o reembolso ou deixar o valor pago e aproveitar algum feriado pra viajar???

    Ah sim a companhia é a TAM, não sei se ela faz promoção??? Compensa fazer o que???

    Morro em Goiânia, não me lembro de mtas promoções da TAM saindo daqui…… por favor me dá uma luz tenho que resolver isso logo com a TAM, pq a passagem tá marcada para o dia 18/01

    Obrigado!!!

  • Delleon

    A Webjet precisa urgentemente resolver seus problemas interno e passar a tratar o cliente com pelo menos um POUQUINHO mais de respeito, dando-nos pelo menos um meio eficiente de a contatarmos.

    Dia 21/12 fui deixar alguns parentes no aeroporto de BSB qeu iriam pra CNF, o voo 5883 atrasou 2 horas e 05 minutos, nenhuma informação foi passada, voucher muitos e o pior, nem desculpas pediram para os clientes. No voo de volta 5882 não houve grandes atrasos, mas teve uma questão que também me chateou muito, a Webjet cobra peloa assento, mas ela não respeita essa compra, pois na volta escolhi o 6L pra volta, mas só sobrou o 25L(inaceitável).

    Dia 18/01 estou marcado pra ir a Ribeirão Preto, inicialmente era um voo direto 5722 ida e 5723 a volta, mas ontem me telefonaram informando que o meu voo de volta havia sido cancelado, pois a cia está realizando ajustes em sua malha, me colocaram em um voo com conexão em GRU, e mais uma vez vem o problema do assento, ieri eu e uma amiga, tinhamos escolhidos os assentos próximos um ao outro, agora não há como marcar novamente os assentos, pois pelo site estão me cobrando R$5,00 por assento novamente.

    Infelizmente o telefone da Cia NÃO funciona, não obedece as regras de Call-center e o pior, ficamos reféns a não ter quem recorrer, pois a Anac é um órgão que apenas serve para enfeitar os aeroportos brasileiros, nada faz, tenho certeza que a Anac sabe desses muitos problemas, mas finge que não vê.

    A partir de agora temos que recorrer a imprensa não mais para denunciar as Cias, mas sim pra denunciar a Anac que faz vista grossa pra esse caos.

  • Lucas

    Num vôo ano passado acabei pagando a tal taxa de marcação de assento pra não ficar separado da minha esposa, e qual a minha surpresa quando descobri, na hora de embarcar, que estávamos sem assento marcado? A sorte é que a atendente marcou dois assentos juntos na hora, mas e se não houvesse mais? Webjet de fato está com preços muito bons, mas precisa tomar mais cuidado com o "feijão com arroz", pra usar o termo do post…

  • Paulo Lima

    Gente não que eu venha aqui defender a TAM, pelo contrário, mas quanto ao mal atendimento dos comissários, eu os defendo em tese, pq ultimamente esta difícil trabalhar nesta cia.

    Minha irmã é comissária da empresa, e tenho dó dos horários malucos aos quais ela é submetida!!!

    No dia 3, após ter voado por quatro dias seguidos pelo país obrigaram ela a assumir um vôo pela noite, considerando que ela já tinha voado na madrugada anterior….

    Segundo ela, nestes dias de caos esta beeemmmm difícil…

    Assim que vc pousa a cia. "acidentalmente" muda sua escala e te obriga a assumir um novo voo!!! Ela semana passada depois de fazer um voo vindo do NE cheio de escalas, foi obrigada a fazer um bate e volta pra CWB!!! Ou seja uma cia que nao respeita seus clientes nem seus funcionarios….

    Portanto as vezes é compreensivel o cansaço da tripulacao, pois antes de seu voo provavelmente esta tripulaçao pode ter decolado umas tres vezes…. Haja folego!

  • Pâm

    Léo, liguei na TAM eles não me reembolsa só 50% do valor da passagem, um abusurdo!!!!

    O que eu faço???? Melhor pra onde vou agora???

    • Leonardo Marques

      pâm, não tem muito o que fazer, essa é a regra dessa passagem da TAM.

      A melhor opção nesses casos é pedir para deixar lá o crédito, assim você não perde tanto.

      • Pâm

        Eu tbm achei que essa seja a melhor solução, mas se eu avisar ate o dia do bilhete pago R$ 110,00 de remarcação e tava de envio de bilhete, apos a data sobe para R$ 160,00…. To aproveitando que to de folga, e vou fazer uma pesquisa pra ver pra onde vou e qdo! Já ate imprimir um calendário com os feriados…… Alguma dica de destino??? Saindo de Goiânia, com tarifa baixinha, rsrsrsrs

        Obrigado pela atenção!!! Bom dia pra gente

        • Leonardo Marques

          Aí vai do gosto e do bolso né… talvez pro rio você consiga preços bem legais.

  • Junior – BH

    Repito: já que nçao publicaram!

    Voei BHZ-POA dia 26/12 e POA-BHZ dia 02/01 pela Webjet vôo de 02h20 apertadíssimo sem serviço de bordo.

    Na so de 02h15 mas deram lanche.

    Na volta atraso de 1h45 não deram lanche, muito menos explicações! Apenas disseram que a aeronave precisa ainda cumprir o vôo CWB-POA para depois voar para BHZ!

  • igor – poa

    A Agência Nacional de Aviação deve anunciar até o final deste mês sua decisão de reduzir os voos da Webjet. O argumento é que a companhia tem apresentado altos índices de atraso e enfrentado problemas operacionais, seja por falta do número de aviões como de tripulação.

    A empresa atualmente ocupa o quarto lugar no ranking das aéreas nacionais tendo registrado no ano passado um incremento de 64,1% no volume de passageiros. Segundo a Anac os atrasos têm sido superiores aos de outras companhias e ontem registrou um atraso de 64,8% nos seus voos. De um total de 122 programados pelo menos 79 atrasaram e dois foram cancelados.

    A Webjet conta atualmente com uma frota de 23 aviões e serve 14 cidades. Em relação à Tam o pedido de um estudo para que a malha aérea fosse reduzida partiu do próprio ministro da Defesa, Nelson Jobim, em função dos atrasos e cancelamentos ocorridos durante as festas de final de ano. A empresa alega que os problemas foram temporários e superados e a Anac analisa a questão.

    Fonte: Site Mercados e Eventos

  • Patrícia

    Olá. Vim do Rio para Salvador ontem 16/01 pela TAM e foi tudo muito bom. Sem atrasos, sem problemas algum. Minha nota foi realmente 10!!

  • Toni – Contagem/MG

    Colegas, preciso relatar aqui uma experiência SUPER DESAGRADAVEL que tive com a FAMIGERADA COMPANHIA AÉREA "WEBJET" no Trecho entre SÃO PAULO P/BELO HORIZONTE EM 17/10/2011.

    Meu voo era as 19,25hs e infelismente naquela maldita segunda feira com chuvas, o trânsito estava infernal e em consequência disso, cheguei no balcão da WEBJET 25 minutos antes do voo, inclusive comigo chegaram mais 4 passageiros do mesmo voo para embarcarem e para nossa COMPLETA SURPRESA, FOMOS INFORMADOS "LACÔNICAMENTE", pela funcionária atendente que não poderia mais atender-nos pois já havia fechado o CheckIn para este voo 5 minutos antes.

    TODOS NÓS PEDIMOS, ROGAMOS, IMPLORAMOS PARA ABRIR UMA EXCESSÃO TENDO EM VISTA AS VARIANTES QUE OCASIONARAM O ATRASO E O RESPEITO AOS 05 (POBRES E DESPROTEGIDOS)PASSAGEIROS QUE ALÍ ESTAVAM PARA O EMBARQUE, afinal o avião ainda estava no chão.

    NÃO HOUVE POR PARTE DA "WEBJET" NENHUMA ATITUDE DE CONTEMPORIZAR A SITUAÇÃO, NEM MESMO A TROCA DO BILHETE PARA UM PRÓXIMO VOO AINDA QUE NO DIA SEGUINTE….

    MEUS COMPANHEIROS DE INFORTÚNIO NÃO SEI COMO SE ARRANJARAM, EU FUI ATÉ O BALCÃO DE ATENDIMENTO ARGUMENTAR COM A ATENDENTE E TAMBÉM FUI ATENDIDO DE MANEIRA FRIA E ARROGANTE PELA ATENDENTE… RETRATO DE UMA CIA. AÉREA QUE NÃO DÁ A MÍNIMA AOS SEUS CLIENTES, TANTO QUE ATÉ O "SERVIÇO DE BORDO" DELES É COBRADO…

    RESULTADO DO MAU ATENDIMENTO… SAÍ ATORDOADO DO BALCÃO E ACABEI ESQUECENDO MINHA CARTEIRA LÁ…. FUI PERCEBER SOMENTE QUANDO ENTREI NO ONIBUS.

    VOLTEI IMEDIATAMENTE AO BALCÃO DA "WEBJET" E A ATENDENTE ME DEVOLVEU A CARTEIRA QUE HAVIA ESQUECIDO… E, CLARO FUI CONFERIR SE ESTAVA TUDO EM ORDEM…

    APÓS MINUCIOSA CONFERÊNCIA, PUDE CONSTATAR QUE TODOS OS DOCUMENTOS, CARTÕES, E OUTROS ESTAVAM EM ORDEM, MENOS… É CLARO TODO O DINHEIRO QUE LÁ CONTINHA… CERCA DE R$ 850,00 EM DINHEIRO VIVO QUE ME FOI SURRUPIADO NA CARA DURA.

    CONCLUSÃO: ALÉM DE PERDER O VOO, OS R$ 117,00 DA PASSAGEM, AINDA TIVE O PREJUIZO DE R$ 850,00 DO FURTO + R$ 90,00 DE PASSAGEM DE ONIBUS PARA BH DURANTE TODA A MADRUGADA…

    É caros amigos… Podem imaginar como cheguei em casa na Terça Feira… não vou descrever porque minha educação não me permite. rsrs

    O pior de tudo é ficar com esta horrivel sensação de ter sido feito de "PALHAÇO" "ASSALTADO" e não poder contar com a ajuda de ninguém… A ANAC nem quis me ouvir pois me informou que a CIA. AÉREA ESTAVA COM A RAZÃO….

    SE EU TIVES-SE LIDO OS COMENTÁRIOS AQUI DOCUMENTADOS SOBRE A LISURA E HONESTIDADE DESTA ARAPUCA QUE É A "WEBJET", JAMAIS TERIA VOADO COM ELA. ALIÁS NEM "DE GRAÇA" ENTRO NUM AVIÃO DELES…

    SE HOUVER UM MÍNIMO DE VERGONHA NA CARA DESTES DIRIGENTES, ME DEVOLVER OU IDENIZAR OS VALORES QUE TIVE DE PREJUIZO, TALVEZ POSSA MINIMIZAR MINHA IRA COM ESTA COMPANHIA AÉREA "WEBJET" – SE VOCE NÃO QUER SE ABORRECER, NÃO VIAJE POR ESTA EMPRESA…

    Desculpem amigos meu desabafo…

  • gilberto

    boa noite, meu nome e gilberto, viajei de brasilia para o rio de janeiro, e fiz uma otima viajem, mesmo com o tempo ruim, o horario foi respeitado, e a tripulação foi impecavel,nos deixando tranquilos a viagem inteira,em especial o comandante foi perfeito em seu trabalho,obrigado, pelo profissionalismo impecavel, voo 6797, horario, 20:57 webjet, brasilia rio

  • CARMEM DENISE

    DIMINUIR OS PROBLEMAS MEU AMIGO? NÃO ESPERE ISSO, A TENDENCIA NO CARNAVAL É AUMENTAR. EU ESTOU SUPER DECEPCIONADA COM A TAM.

    É MELHOR VIAJAR DE ÔNIBUS OU DE CARRO DO QUE VIAJAR PELA TAM

    NO DIA 19 DE JANEIRO, EU MINHA FILHA E MEUS DOIS NETOS(UM BEBE DE 3 MESES E O OUTRO COM 11 ANOS) SAIMOS DE NATAL PARA PORTO VELHO. TODOS FELIZES PARA CHEGAR A GUAJARÁ-MIRIM, MAS NOSSA VIAGEM FOI UM CÁOS. POIS EMBARCAMOS AS 15H PARA PORTO VELHO COM CONECÇÕES NO RIO E EM BRASILIA COM PREVISAO DE CHEGADA EM PORTO VELHO 12:25 (MEIA NOITE E VINTE E CINCO). AO CHEGAR AO RIO DE JANEIRO FOMOS INFORMADOS QUE NOSSO VOO ESTAVA COM 1H DE ATRASO. BEM 1 HORA NÃO ERA NADA, FICAMOS AGUARDANDO 5H E NADA. ENTÃO FOMOS INFORMADOS QUE O NOSSO VOO HAVIA SIDO CANCELADO E QUE A TAM NOS COLOCARIA NUM VOO DA GOL PARA BRASILIA E NOS ACOMODARIAM NUM HOTEL. MAS ISSO NÃO FOI POSSIVEL E NOS COLOCARAM NUM VOO DA TAM PARA MANAUS, AO CHEGARMOS EM MANAUS UMA VAM VELHA E CHEIA DE MOFO NOS LEVOU PARA NOS ACOMODAR NUM HOTEL VELHO E CHEIO DE MOFO COM CARPETES CHEIO DE POIERA (PASSAMOS A NOITE ESPIRRANDO) O CAFÉ DA MANHA DO HOTEL ERA SOMENTE O BASICO DO BASICO. NA HORA DO ALMOÇO O HOTEL TINHA DOIS CARDAPIOS QUE TIREI FOTOS (UM CARDAPIO ERA PARA AS PESSOAS DA TAM E O OUTRO PARA HOSPEDES DO HOTEL). PASSAMOS 15 HORAS NESSE BENDITO HOTEL. AO TENTAR EMBARCAR NO VOO DO GOL TIVEMOS PROBLEMAS COM ECESSO DE BAGAGEM QUE JÁ HAVIAMOS PAGO A TAM. A GOL NOS COBROU 30 kg DE ECESSO, FIZ MAIOR BARRACO E NOS LIBERARAM DISSO. QUANDO PENSAMOS QUE IAMOS EMBARCAR A MOÇA DA GOL DISSE QUE O BEBE OU SEJA O INFANT NÃO ESTAVA PODENDO EMBARCAR. PODE AGENTE VIAJAR E DEIXAR O BEBE. KKKKKKKKKKKKKKK ….BRINCADEIRA NÉ….

    A TAM NOS FEZ DE PALHAÇAS

    AMIGOS PEÇO QUE DIVULGUEM POIS A TAM NÃO PODE SAIR IMPUNE

  • CARMEM DENISE

    PRA NADA VCS PROCUREM A TAM.

    É MELHOR VIAJAR DE ÔNIBUS OU DE CARRO DO QUE VIAJAR PELA TAM

    NO DIA 19 DE JANEIRO, EU MINHA FILHA E MEUS DOIS NETOS(UM BEBE DE 3 MESES E O OUTRO COM 11 ANOS) SAIMOS DE NATAL PARA PORTO VELHO. TODOS FELIZES PARA CHEGAR A GUAJARÁ-MIRIM, MAS NOSSA VIAGEM FOI UM CÁOS. POIS EMBARCAMOS AS 15H PARA PORTO VELHO COM CONECÇÕES NO RIO E EM BRASILIA COM PREVISAO DE CHEGADA EM PORTO VELHO 12:25 (MEIA NOITE E VINTE E CINCO). AO CHEGAR AO RIO DE JANEIRO FOMOS INFORMADOS QUE NOSSO VOO ESTAVA COM 1H DE ATRASO. BEM 1 HORA NÃO ERA NADA, FICAMOS AGUARDANDO 5H E NADA. ENTÃO FOMOS INFORMADOS QUE O NOSSO VOO HAVIA SIDO CANCELADO E QUE A TAM NOS COLOCARIA NUM VOO DA GOL PARA BRASILIA E NOS ACOMODARIAM NUM HOTEL. MAS ISSO NÃO FOI POSSIVEL E NOS COLOCARAM NUM VOO DA TAM PARA MANAUS, AO CHEGARMOS EM MANAUS UMA VAM VELHA E CHEIA DE MOFO NOS LEVOU PARA NOS ACOMODAR NUM HOTEL VELHO E CHEIO DE MOFO COM CARPETES CHEIO DE POIERA (PASSAMOS A NOITE ESPIRRANDO) O CAFÉ DA MANHA DO HOTEL ERA SOMENTE O BASICO DO BASICO. NA HORA DO ALMOÇO O HOTEL TINHA DOIS CARDAPIOS QUE TIREI FOTOS (UM CARDAPIO ERA PARA AS PESSOAS DA TAM E O OUTRO PARA HOSPEDES DO HOTEL). PASSAMOS 15 HORAS NESSE BENDITO HOTEL. AO TENTAR EMBARCAR NO VOO DO GOL TIVEMOS PROBLEMAS COM ECESSO DE BAGAGEM QUE JÁ HAVIAMOS PAGO A TAM. A GOL NOS COBROU 30 kg DE ECESSO, FIZ MAIOR BARRACO E NOS LIBERARAM DISSO. QUANDO PENSAMOS QUE IAMOS EMBARCAR A MOÇA DA GOL DISSE QUE O BEBE OU SEJA O INFANT NÃO ESTAVA PODENDO EMBARCAR. PODE AGENTE VIAJAR E DEIXAR O BEBE. KKKKKKKKKKKKKKK ….BRINCADEIRA NÉ….

    A TAM NOS FEZ DE PALHAÇAS

    AMIGOS PEÇO QUE DIVULGUEM POIS A TAM NÃO PODE SAIR IMPUNE