Leitores do Melhores Destinos relatam muitos problemas com TAM e Webjet

Leonardo Marques 12 · janeiro · 2011

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Nessa época do ano a ocupação dos voos está bem alta e o clima não está favorável aos voos. Isso gera um número maior de reclamações, mas em 2010 o número está muito maior.

Muitos leitores estão pedindo para que o Melhores Destinos dê voz a eles e publique as suas reclamações. Nossa resposta é que não publicamos coisas pontuais, apenas quando as reclamações se repetem fazemos um post sobre o problema.

Nós queremos que nossos leitores curtam suas viagens, mas quando os problemas se agravam temos como obrigação torná-los públicos para ajudar aos leitores nas suas escolhas. Já fizemos isso diversas vezes.

Webjet e TAM são disparadas as campeãs em reclamações pelos leitores do Melhores Destinos. E isso não tem relação com o tamanho das companhias aéreas, já que TAM e GOL têm um percentual de mercado doméstico bem parecido mas o número de reclamações com a TAM é muito maior que da GOL. A mesma idéia se aplica em relação a Azul e a Webjet: são do mesmo tamanho mas a Webjet tem muito mais reclamações.

No caso das duas companhias o que mais incomoda os leitores é que além dos problemas enfrentados, eles não tem a quem recorrer. A empresas tem seus canais de atendimento mas eles não funcionam.

As principais reclamações são:

TAM
– Pontos do TAM Fidelidade/Multiplus Fidelidade sumindo
– Dificuldade em acumular pontos e emitir passagens desde que o Multiplus foi lançado
– Atrasos e cancelamento
– Bagagem vindo em voo diferente do passageiro

Webjet
– Pegadinhas no site

  • Cliente é induzido a contratar seguro viagem (ele é opcional)
  • Taxa de R$5 para reservar assento
  • Taxa de conveniencia de R$7 para compras no site
  • Taxa de R$4,80 para parcelar

– Atrasos e cancelamentos
– Bagagem vindo em voo diferente do passageiro

GOL
– novo site do Smiles trouxe vantagens mas não funciona corretamente

As companhias parecem que estão querendo oferecer vantagens e inovações mas estão esquecendo do feijão com arroz: levar o passageiro de um destino a outro no horário combinado e com as suas bagagens.

Os problemas do TAM Fidelidade já foram publicados no Melhores Destinos no começo de outubro e a situação se mantém.

Os atrasos e cancelamentos da Webjet e da TAM também já foram abordados em um post na semana passada e a situação de mantém… TAM e Webjet continuam tendo um percentual em um patamar bem acima da GOL. Avianca e Azul são sempre as mais pontuais. É claro que eventualmente um aeroporto fecha e justifica grandes atrasos. A Anac tem uma equipe dentro da TAM monitorando esses problemas mas são pronuncia.

Nós não estamos de forma alguma dizendo que Webjet e TAM são ruins e as demais empresas são excelentes. Estamos apenas fazendo um apanhado das reclamações que recebemos dos nossos leitores. Queremos abrir aqui um espaço para que vocês aproveitem para relatar os seus problemas. Certamente as companhias terão acesso a esses comentários.

Nos últimos meses o Melhores Destinos publicou avaliações de 15 companhias aéreas, em 2011 vamos ampliar esse serviço para continuar auxiliando nas suas escolhas.

E você, viajou nas últimas semanas? Como foi? Qual foi a companhia aérea e o destino?

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos