Caixa vai reduzir pontuação dos cartões Platinum, Black e Infinite e alterar limites mínimos de transferência

Denis Carvalho 6 · outubro · 2014

A Caixa Econômica Federal vai promover algumas mudanças importantes em seu programa de pontos a partir do dia 3 de novembro. Em primeiro lugar, o banco vai reduzir a pontuação oferecida por compras nos cartões Platinum, Visa Infinite e Mastercard Black. Além disso, os limites mínimos para transferência de pontos para os programas TAM Fidelidade e GOL Smiles serão alterados.

Os cartões Platinum terão sua pontuação reduzida de 1,5 para 1,35 ponto por dólar. A mudança também afetará os cartões Platinum Turismo, mas apenas nos gastos gerais, nas compras e gastos em empresas dos ramos de turismo e entretenimento a pontuação será mantida em 1,8 ponto por dólar.

Os cartões Black e Infinite perderão 0,1 ponto a cada dólar gasto, passando dos atuais 2,2 para 2,1 pontos. O banco não oferece cartões turismo no segmento. Vale lembrar que os dois cartões ocupam a sexta colocação no Ranking de Melhores Cartões de Crédito, enquanto os cartões Platinum aparecem na posição 26. É provável que as mudanças custem algumas posições na edição de novembro do guia.

Novos limites

Outra mudança importante se refere à quantidade mínima de pontos para transferências aos programas TAM Fidelidade e GOL Smiles. Ao que parece, o banco estatal está se aproximando da GOL e baixará o limite para o programa da companhia, enquanto aumentará consideravelmente o mínimo exigido para envio à TAM.

Confira as tabelas publicadas:

Captura de Tela 2014-10-06 às 18.18.17

Como podem perceber, os clientes Black e Infinite terão o mínimo para transferir para a TAM triplicado: de 4 mil para 12 mil. Os demais passam de 10 mil para 12 mil. Quanto ao Smiles, não há mudança para os segmentos superiores, mas os demais terão redução de 10 mil para 8 mil. Os limites para o TAP Victoria não serão alterados.

Confira as informações no site da Caixa.

Dica da leitora Samantha Braga Zarth 

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Fernando Barontini

    Que zica hein…

  • Doroteu

    E vai diminui a anuidade caríssima também??

  • Thiago

    Não bastasse a clonagem em massa dos cartões Black da Caixa, mais essa.

    • Danielle

      O meu foi clonado! Assim que chegou e mudei a senha foi clonado três dias depois!!!

  • Leonardo Ibiapina

    Era só o que faltava! Parece que a Caixa terceiriza esse cartão, pois não resolve nada na agência bancária e tem que desbloquear em banco 24 horas.Pela segunda vez bloquearam meu cartão Platinum por razões de segurança pois alguém tentou fazer compra internacional com paypal, mas só que dessa vez não enviaram a outra via com nova numeração falaram que o pessoal interno da Caixa entraria em contato em 15 dias úteis o resultado é que tou sem cartão há um mês e ninguém me ligou, nrm.mandou email nem SMS nem telegrama ou sinal de fumaça ! E tem mais esse cartão vive bloqueando pagamentos recorrentes no Clube Smiles e no Paypal. No boleto que recebo em casa parece deboche pois me elogiam dizendo que tem uma boa média de gastos que venho utilizando o cartao e que é uma honra me ter como cliente. Agora reduzem a pontuação! Durma-se com um barulho desses!

    • Samantha Zarth

      Leonardo, a greve acabou hoje, talvez seja por isso. De qualquer forma, sugiro entrar em contato pela página do Facebook, pois costumam dar resposta.

    • Tálita Bitencourt

      Eles terceirizam. O que é uma bela porcaria.
      Tive problemas com meu cartão recentemente e fui na agência. Lá me orientaram a resolver os problemas pela central de atendimento telefônica.
      Quando liguei, me disseram que só a agência podia resolver.
      Resumindo…um passa pro outro e eu fico um mês sem cartão.

    • Pedrita

      Pessoal, esses problemas com relação ao atendimento podem ser resolvidos reclamando direto no banco central, basta preencher um formulário e a instituição financeira tem um prazo de 5 dias uteis para resolver ou no mínimo dar um prazo para a resolução, não adianta ficar se estressando em agências ou com essas malditas centrais de atendimento. Link para o Bacen http://www.bcb.gov.br/?RECLAMACAODENUNCIA

      • Marco

        Otima dica: vale nao so contra a Caixa, mas contra todos aqueles bancos e financeiras que querem acabar com o nosso dinheiro e com a nossa paciencia!

  • Jair Batista

    Os bancos reduzem os pontos e as companhias aumentam as tarifas em pontos. Esses programas de milhas no Brasil estão inviáveis.

  • YURI FAMINI

    “Caixa vai reduzir pontuação dos cartões Platinum, Black e Infinite e alterar limites mínimos de transferência … e perderá cliente.”

    • Nilson Del Santo

      Itaucard me perdeu, agora será a Caixa. Pior que não tenho opção, a não ser o débito

  • Jerônimo

    É uma piora considerável, mas ainda é um bom cartão, sobretudo pela cotação do dólar cobrado. Sem anuidade, ainda é uma boa opção.

  • Mauricius

    A anuidade é grátis para quem possui X valor investido.
    O black deu 2,28 pontos por dolar esse mês.

  • PureWhiteFlour

    Eu ainda fico com meu Mastercard Black do Santander e Infinite do mesmo banco.

  • Pedro

    Sem contar a falta de parceria com a Azul e o Priority Pass para Black e Infinite… Cada vez mais os cartões da CAIXA estão menos atraentes!

    • Monica Laranjo

      tem priority pass no master black sim!! de uma olhada melhor no site da master! no site da caixa nao aparecem todos os beneficios

      • Pedro

        Monica, conforme informado no site da MasterCard :”Alguns emissores do cartão MasterCard Black não oferecem o Priority
        Pass. Certifique-se que além do MasterCard Black, você também tenha
        recebido o cartão Priority Pass.” A Caixa se enquadra nesses emissores do Master Black que não oferecem o Priority Pass. Taí uma desvantagem competitiva.

  • Natalia Nascimento

    Palhaçada!!! Já é um banco que não oferece nunca nenhuma vantagem em parceria com as companhias aéreas e agora dificultam as poucas existentes.

  • Alexandre

    Que m* pedi o cartão black agora

  • Paulo

    Por que vocês não vão fazer alguma coisa de útil ao invés de diminuir pontuação?

  • Renata

    É possível no ato da transferência escolher para onde se quer transferir?
    Gol ou Tam?

  • Alexandre

    A redução dos benefícios dos cartões de crédito e dos programas de passageiro frequente viraram rotina. Desvalorização dos pontos do Itaú, fim do Van Service do Diners Club, aumento da tabela de resgate da Tam… Isso só para citar algumas.
    A coisa tá feia pro nosso lado, infelizmente.

    • Hercules Saboya

      Se ao invés de mudar o sistema de pontuação, aumentassem o valor da anuidade, como fizeram recentemente os cartões Smiles BB/Bradesco e TAM FIdelidade/Itau seria menos ruim, porque a anuidade é negociável, principalmente quando se utiliza muito o cartão de crédito que é o meu caso, com o Smiles Platinum Bradesco (na minha opinião só perde para o seu “irmão gêmeo” do Banco do Brasil que permite pagar outros títulos pontuando, enquanto que o do Bradesco só se paga água, luz, telefone e tributo pontuando).

  • Moacir Alves

    Lixão! E eu que estava feliz achando que ia me dar bem com o platinum

  • Rafael Poggi

    Até tu Brutus?!?! Pois é… a “farra das milhas” está com os dias contados…

  • Sim, na verdade é obrigatório você informar para onde quer transferir! =)

  • André Felipe

    No segmento premium, o Diners Club Exclusive acaba ficando mais competitivo com essas mudanças. Ainda pontua 1,5 para cias nacionais. Para as estrangeiras, há um ágio, mas pelo menos tem a opção de transferir para outras.

  • guih

    também tive o cartão da caixa clonado, tem 2 compras que eu não fiz no meu cartão …….

    • Danielle

      Fiquei psicótica e entro duas vezes por dia na fatura pra ver se está tudo certo. Me cadastrei no mastercard in control também.

  • Thiago

    Sim, todo mundo que eu conheço que tem o black da caixa foi clonado.

    • Marco

      Ouvi dizer (de gente da Caixa) que o cartao tem uma chance muito maior de ser clonado quando é utilizado no caixa 24 horas (mesmo que so para trocar a senha). Nao sei se é verdade, mas nao custa evitar…

      • Danielle

        Depois de ler o comentário aqui, fui ao google e coloquei “cartão caixa black” e apareceram centenas de relatos! Usaram 20 mil no meu no dia 18/9. 4 compras de 5 mil no “Novo Atacado” em SP, moro no Rio. Semana passada fiz o desbloqueio de um platinum. A 2ª via do Black chegou e estou com medo de acontecer de novo. Vi relatos de fraude ontem num dos fóruns!

  • Guest

    Também tive meu Platinum da Caixa clonado 3 semanas atrás.

  • Leonardo BH

    Anuidade do Smiles BB é praticamente inegociável. São raros os relatos de sucesso.

    • J.A

      Cara tem que ter noção que é um banco então quanto melhor o seu relacionamento com este melhor. Eu tinha o International do Smiles BB só que 1,35 por dolar é pouco. Comprovei renda de 3k e perguntei se poderia ter um cartão melhor, o gerente deu uma olhada no sistema e disse que estava disponível, ele começou a efetuar o pedido do cartão e como eu tinha um ótimo relacionamento com o banco e com os cartões(fiquei meses fora do país e só paguei anuidade e fiz poucas compras lá fora) me daria isenção da anuidade. Fiquei feliz e perguntei o que eu deveria fazer ou comprovar para pedir um Platinum Smiles também ele olhou no sistema de novo e disse que para mim também já estava disponível, nem acreditei! Não falei mais nada e pensei: Vai vir uma anuidade absurda, mas não anuidade zero! Mas também a pontuação de 10.000 milhas em adquirir um platinum smiles deve-se ao pagamento das cotas da anuidade como já recebi o meu com anuidade zero não recebi nenhuma pontuação. Então este é o segredo para qualquer instituição bancária, tem que ter bom relacionamento, minha conta nunca ficou no vermelho, abri na época de ensino médio com renda de 1 real e fui melhorando comprovando renda e o gerente me considera um fator baixo de risco pois também alto ou baixo a fatura de cartão, nunca atrasei. Boa sorte!

  • Dileao

    Os cartoes de credito da Caixa sao todos administrados por empresa terceirizada. Chama-se Orbital, salvo engano. Por isso esse caos com fraudes de cartoes deles.

  • Monica Laranjo

    se vc tiver qualquer problema ligue na central.. e se mandarem vc ir na agencia, ignore!! Desligue e ligue de novo pra falar com outra pessoa.. na agência realmente não da pra fazer nada! A desculpa do atendente que não sabe a resposta é mandar ir na agência!! No mais, a ouvidoria do cartão é otima!!!

  • renan

    Tenho cartão da caixa há mais de três anos e nunca apareceu uma compra q eu não tenha feito. Acho que tá faltando os usuários terem mais cuidado com o cartão. Agora o o programa de milhagem tá ficando ruim e logo pra quem consome mais.

    • Ricardo

      Tenho cartão da caixa há mais de 10 anos e também nunca tive problema até o dia 27/10. Modificaram o endereço e solicitaram adicional sem que tivesse conhecimento. Não tenho culpa que a empresa incompetente que cuida dos dados dos clientes vazou informações sigilosas…

  • Thiago

    Saberia dizer mais ou menos quanto seria esse “X”? Essa informação não é oficial, não consta na tabela de tarifas da Caixa…

  • Leonardo BH

    O seu é Platinum ou maior? Tem mais de 10 mil de limite? Antes de culpar os usuários pesquise no Google por cartão caixa Black clonado e verá outros sites com dezenas de usuários reportando que tiveram os cartões clonados em setembro e o padrão é o mesmo. Tem uma quadrilha por trás disso.

  • Thiago

    São centenas de casos, 99% envolvendo o MasterCard Black. Será que a culpa é da Caixa ou do usuário?

  • Victor

    Segundo o próprio Melhores Destinos, apenas três cartões no Brasil oferecem o benefício: Santander Unlimited Mastercard Black, HSBC Premier Mastercad Black e Porto Seguro Visa Infinite.
    http://www.melhoresdestinos.com.br/priority-pass-salas-vip.html