Brasília ficará sem voos da Avianca internacional a partir de setembro

Denis Carvalho 14 · junho · 2013

A Avianca internacional não vai mais operar voos saindo de Brasília. Em comunicado às agências de viagem, a companhia anunciou que a partir de setembro vai cancelar a rota da capital Brasileira a Bogotá, de onde hoje é possível fazer conexões para todos os destinos. Quem já tem passagens compradas com Avianca, Taca ou Lacsa após esta data terá que embarcar em São Paulo, mas receberá o trecho doméstico  gratuito pela Avianca Brasil.

O fim do voo foi alertado há algumas semanas por vários leitores e desde então o Melhores Destinos vinha tentando junto à assessoria da Avianca na Colômbia uma posição oficial. No último contato, há dois dias, eles afirmaram que já tinham a informação, mas estavam esperando uma autorização para nos enviar. Tanta demora e burocracia eram claros indícios que de fato Brasília perderia seu voo a partir de setembro.

Segundo  o comunicado ao setor turístico brasileiro, o cancelamento se deve “à reformulação da malha aérea internacional e às dificuldades de ajustar suas conexões”, que levarão a Avianca a deixar de operar o voo LR 690/LR 691 a partir de 1 de setembro de 2013. ”

Os passageiros que adquiriram passagens para viajarem após esta data serão reacomodados através dos voos diários da Avianca partindo de São Paulo/Guarulhos e os trechos domésticos serão realizados através da Avianca no Brasil”, completou a companhia.

Uma pena para o público de Brasília. Das duas vezes que fiz a rota o avião estava bem cheio, sem contar o preço sempre mais barato. Para quem mora fora do eixo São Paulo – Rio de Janeiro  fazer conexão em qualquer lugar é melhor do que encarar os aeroportos de Guarulhos e Galeão”, lamentou o leitor Fausto Calado, que nos informou do cancelamento, assim como Thiago Ambrósio e Lucas Martins.

Como o voo era operado pela Taca, parece que seu fim faz parte dos ajustes para a unificação das companhias, que desde o fim de maio operam sob o nome de Avianca.

Estamos aguardando as  informações oficiais da Avianca e se enviarem novos detalhes incluiremos neste post

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Danilo Buss

    Pois é… Dancei com uma passagem CWB-BSB para pegar esse voo saindo da Capital Federal…

    • Livia Melo

      Me lasquei tbm, tinha já comprado uma passagem FOR-BSB pra ir pra Punta Cana em Setembro.

    • Henrique M. Godinho

      Então eu tive sorte! Tenho vôo BSB-MIAMI …. ida dia 22/08 e volta 08/09 (chega em BSB em 09/09) comprado na última promoção 2×1 da Avianca há pouco mais de um mês.

      Alteraram o vôo de ida que passaria por San Jose (Costa Rica) e agora vai passar por Bogotá, mas acabei saindo pois chegarei 5h antes em Miami. A volta ficou Miami >> San Jose >> BSB (sem alterações).

      Até o presente momento, não tenho o que reclamar. Vamos ver como será o vôo.

  • Thiago Ambrós

    Golpe baixo este da Avianca viu.. fiquei chateado.

  • Rafael S

    Fiz esse voo no mês passado. Comprei por milhas naquela mega promoção ida e volta pra Punta Cana por 7000 milhas. Foi emitido pela Lacsa e seria operado pela Taca. No entanto, desde o check in até o avião foram todos feitos pela Avianca. Os serviço foi muito bom. Atendentes em terras super simpáticos. Porém o voo estava com no máximo 60% da capacidade. Fui e voltei dormindo em três poltronas. Uma pena, apesar de morar em SP esse voo sempre entrava em excelentes pomoções…

  • Victor Nogueira

    Estou tentando remarcar meu vôo e não consigo. Eles dizem que vão entrar em contato comigo no fim do ano… Queria já resolver isso rápido. Podem me mandar para oitros aeroportos, eu não ligo. Mas nem falando isso.

    • Danilo Buss

      Estou no mesmo caso que você… Liguei lá pedindo para adiantar essa remarcação, mas segundo eles tem que aguardar… Poderiam acomodar as pessoas que estão ligando para eles!

  • Victor Nogueira

    Quando voltei da Costa Rica no fim de 2012, voltamos eu e mais três pessoas no vôo SJO-BSB. Eu achei ótimo. Um A319 para quatro pessoas hahaha

  • jonas88

    tudo de bom! heheheh

  • Tiago Tld Cardoso

    Para quem vai viajar com crianças pequenas para PUJ em Março do ano que vem eu já estou começando a ter pesadelos… uma conexão já era o suficiente pra deixar a gente preocupado com a paciência dos pequenos… com duas agora… 🙁

  • MOACIR

    Palhaçada…

    Comprei milhas na promo 2×1 para completar o que me faltava com um vôo da Copa e vem essa agora…

  • drummond

    cacildes! tenho duas viagens internacionais com a Avianca saindo de Brasília. A primeira está tranquila, pois viajo para San-Andres no meio de Agosto. A outra é para Miami em abril de 2014. Alegria de pobre dura pouco. ehhehee

    Fique com uma dúvida: meu voo de volta (nova york-Brasilia) fará conexão em Costa Rica. Ele será alterado?

    abs

  • Michelle Costa

    Putz!!! Ninguém merece viu. Minha viagem pra MIA já tinha uma conexão de 9 horas em Bogotá… E a Avianca achou que estava pouco… Afff!!! Vou chegar em Orlando uns 3 dias depois de sair de Brasília! Pobre sofre, viu!!!!

  • Thiago Ambrós

    Acabei de ligar na central de atendimento da Avianca Internacional, confirmaram que o Grupo Avianca/Taca não mais operará em Brasília, ainda não sabem como vão remanejar as passagens já emitidas, é possível que parte seja operada pela Avianca Brasil ou mesmo uma aliada da Star Alliance, tenho passagem marcada de Orlando para Brasília e ainda não sabem como vão resolver a minha situação, mas assumiram que é de responsabilidade deles me levar até Brasília, nem que me enviem em outra companhia. Fiquei mais tranqüilo, mas não menos chateado! 🙁

  • Cris Moreira

    Putz, também tenho bilhete emitido saindo de BSB final de outubro. Pelo jeito nem adianta ir atrás para ter maiores informações…. vou ficar esperando novidades pelo MD.

  • FHB FÁBIO

    Eu tenho viagem para o fim do ano.

    Hoje, entrei em contato via chat com o atendimento da TACA e a atendente me disse que até agora meu voo estava confirmado.

    Sei que a mudança vai me causar grande transtorno, além de me limitar futuras viagens pela companhia.

    É uma pena!!!

    • Thiago Ambrós

      Liga no 0800-891-8668 e se informa melhor, havendo BSB no trecho, certamente foi/será alterado.

      • FHB FÁBIO

        Valeu, Thiago.

        To ligando lá, mas acho que até eles estão enrolados.

        Os atendentes não têm informações seguras.

      • FHB FÁBIO

        Nada…

        "Estaremos entrando em contato…

        Reacomodaremos o senhor em outro voo e cumpriremos o contrato, caso não seja de seu interesse, devolveremos o dinheiro ou as milhas pagas…"

        Com aquele sotaque de hispânico falando português.

    • Cris Moreira

      Também entrei em contato com o atendimento via chat e me informaram que o voo de BSB estava confirmado, com uma pequena alteração de alguns minutos. Agora é ficar ligado com as novidades.

  • Ronaldo Costa

    Comprei recentemente uma passagem para Punta Cana no Life Miles, inclusive, a promo apareceu aqui no Melhores Destinos.

    Agora fiquei sem saber oq pode acontecer… Alguem sabe de alguma coisa ou está na mesma situação que eu?

  • Felipe

    Isso é para que aqueles que só falam mal da Gol e da Tam verem que a Avianca também não é toda essa maravilha e que também esta prioritariamente preocupada no lucro. Não dá pra depositar todas as esperanças na Avianca e no LifeMiles no que diz respeito ao descontentamento com o Smiles e com o Fidelidade. Se o LifeMiles vier, podem ter certeza que se o negócio não for bom pra eles, não será para nós também.

    • Thiago Castro

      Esse foi um caso pontual. A Tam e Gol são recorrentes. Espero que a Avianca não vá pelo mesmo caminho.

  • Adriana Nascimento

    Também não gostei 🙁 sou avessa a conexões! Aff! Um dos motivos pelos quais comprei o trecho BSB/San Andrés para setembro é que ia sair de BSB direto. Preciso fazer uma logística daquelas para viajr sem os meus filhos pequenos e isso realmente me atrapalhou. Será que vão cogitar devolver o dinheiro, caso o passageiro prefira assim? O pior que já reservei hotel e peguei uma promoção em que paga-se multa para cancelar 🙁

  • Felipe Centeno

    Danilo e demais, sugiro que entre em contato com a AVIANCA e peça um ressarcimento (voo CWB-GRU ou algo assim) pela situação… Ou no mesmo aeroporto no dia do voo…

    AVIANCA é sempre muito bondosa com os ressarcimentos aos passageiros… Tenho a impressão de que fazem qualquer cosa para não entrar em polemicas com autoridades aeroportuárias…

    Sempre que vou voar em AVIANCA internacional espero ter sorte de entrar em um “overbooking” porque eles automaticamente oferecem colocar o passageiro no próximo voo e um vôo extra ida e volta para qualquer destino internacional da frota kkkk isso é muito difícil de acontecer em outras companhias

  • Bruno Borges

    Comprei BSB – San Andres no carnaval… será que vão entrar em contato comigo?

    • FHB FÁBIO

      Me disseram que entrarão em contato via mail ou telefone com todos os passageiros afetados pela mudança.

  • Jenifer Vogel

    Eu tenho voo de Brasíli apara San Andrés em Janeiro. Ainda bem que não comprei a passagem para Brasília ainda. Mas já tinha reservado hotel lá, e sem reembolso. Grrrr. Vou ter que falar com eles sobre isso. E agora, melhor esperar eles entrarem com contato para ver se compro minha passagem direto para SP já que vais air de lá, e para ver do hotel..

  • Márcio Sampai

    Tenho BSB-PUJ para dezembro. É claro que não foi uma boa notícia, ainda mais que nos vôos (tanto ida como volta) teria conexão de apenas 1:40h em Bogotá, mas agora posso pedir para fazer um stop-over em Bogotá…

    Outra opção: utilizar vôos da Copa… afinal, ambas são Star Alliance, e a Copa ainda tem vôos de BSB.

    • Marlon Moraes

      Márcio, será que vamos poder mudar para os vôos da copa? porque esse vôo da copa parece ser até melhor do que o da Avianca em termos de tempo, chega bem mais rápido a san andrés que é o meu destino em setembro.

      • Márcio Sampai

        Marlon, espero que sim! O ruim é que o vôo da Copa sai de BSB 03:30h, e a conexão seria de 1 hora (acho muito pouco tempo).

        Só nos resta esperar o contato da Avianca…

  • Ludmila Sobral

    Em fevereiro fui pela Avianca para Cartagena, com esse voo saindo de BSB pra Bogotá e tinham 12 pessoas no voo! Até pensei que o aviao nao ia sair hahaha mas saiu e foi ótimo! A volta já estava com uns 60% de lotacao, mas a ida estava super vazia

  • Ranerio Vieira

    Oohhhhh , mas como brasília é ingrata. Tinha um vôo ótimo da Avianca para Lima e outro da LAN, foram cortados. Os vôos para Miami, Atlanta, Lisboa, saem todos lotados (o check in das cias fica um formigueiro). E eu já voei nesse voo BSB X BOG para pegar conexão para Miami da Avianca em BOG.

    Estou com tickets comprando com esse vôo para PUJ, para Nova York e para Washington. Quero ver como vai ficar esse monte de reacomodação.

    Mas da Avianca/TACA eu só tenho a elogiar. Quando era para ir para Miami era inicialmente via Lima e aí mudou para esse vôo Bogotá. Como eu tinha comprado muitos meses antes, meus planos haviam mudado um pouco e me deixaram alterar dias e trechos no voo, sem qq cobrança. Fiquei muito satisfeito no final, mesmo havendo mudança do itinerário original. Muito diferente das cias brasileiras ou americanas, que 'te informam' que seu voo mudou para um horário péssimo e não aceitam que seja alterado (morro de ódio).

  • Ana Carla Carvalho

    Lembrem que voces podem pedir para serem reacomodados no vôo da copa saindo de BSB, com base na quantidade de horas viajadas, já que o tempo de viagem BSB/GRU/Destino final provavelmente será maior do que o tempo do vôo originalmente adquirido pois o contrato de transporte é contrato de resultado. Eles tem obrigação de reacomodar os passageiros em outras companhias que operem a rota, observando a disponibilidade de assentos das outras companhias.

  • Igor Bessa

    quando tive vôo internacional remarcado pela TAM consegui alterar tanto ida, quanto volta, sem pagar nada e em dias e horários diferentes…

  • leo avelino

    liguei lá na noite desta domingo 16 e a atendente disse que a companhia não sabe como vai acomodar os passageiros. Temos que esperar. Disse para ela que muita gente mora em outra cidade e precisa se deslocar para Brasília ou São Paulo mas precisa ser avisado o quanto antes. Ela disse que a única opção neste momento é esperar a definição da empresa. Acho muito importante, dentro do possível, do apoio do mElhores Destinos ajudando a cobrar da empresa. Sei que não é o papel de vcs, mas não deixa de ser uma ajuda para nós, passageiros seguidores fiéis do melhores destinos. Obrigado

  • FHB FÁBIO

    Pelo site LIFEMILES voltaram a ser oferecidas passagens desde Brasília, já com a escala em São Paulo.

    Lembro que até as vendas estavam suspensas.

    Infelizmente, o transtorno com os novos horários e a nova conexão é grande.

  • leo avelino

    É um absurdo ter para emitir com outros horários e não ter resposta para os passageiros que já compraram. Cade a Anac???

  • Nicole Freitas

    Gente, entrei em contato agora com a Avianca. Mesma resposta.

    Aguardar o contato deles.

    Fiquei um pouco insatisfeita com a falta de previsão.

  • Fabio

    Pelo site checkmytrip já consta a alteração dos voos realizado pela Avianca. Como não gostei do horário do voo partindo de São Paulo, liguei na central da Avianca solicitei a troca do dia e voo. Minha solicitação foi atendida.

  • Michelle Costa

    Me colocaram em uma conexão de Bogota/miami de 16 hs… não teria direito a hotel?

  • Marlon Moraes

    Me colocaram no voo de Brasília para São Paulo, fazendo conexões que aumentaram e muito meu tempo de viagem e minha raiva também. Alguém sabe me dizer se posso exigir que eles me coloquem num voo de outra CIA aérea? Serei obrigado e engolir essa viagem assim? Quais meus direitos? Obrigado.

  • FHB FÁBIO

    Estou na mesma situação.

    Sairei de Brasília para a Colômbia e me colocaram em um voo para são Paulo.

    Não há o que fazer, pois não existem voos Brasília-Colômbia.

    Uma pena a perda dessa opção.

    A ida a São Paulo é cansativa, desgastante e aumenta muito o tempo de viagem.

  • FHB FÁBIO

    Vi pelo site que tinham me remarcado com voos errados, inclusive com a saída de uma conexão acontecendo antes da minha chegada ao local…(?)

    De positivo, o atendimento no call center.

    Liguei e fui muito bem atendido.

    Montei os horários da forma menos pior e a atendente foi paciente e solícita.

    É o que deu para fazer.

    Rezemos que o voo saindo de Brasília volte.

  • Liguei, ofereceram a reacomodação por São Paulo (antes era BSB-BOG-PUJ). O trânsito que acontecia em 10 horas passou para 23h. COm duas crianças pequenas (uma com menos de dois anos), vai ser difícil suportar. Acho que vou cancelar – e adiar o sonho de conhecer Punta Cana… :-/

    • Bruno

      Ofereceram saindo de São Paulo, ou saindo de Brasília e passando por São Paulo?

  • Acabaram de entrar em contato comigo pra falar da alteração. Informaram que vão enviar um email – ainda não recebido – e que se eu estiver de acordo preciso ligar de volta ao Call Center confirmando nosso intuito de viajar mesmo com a modificação. Novela… 🙁

  • Alguém aqui conseguiu alterar a data com mais de 30 dias!?pois devido a alteracao indo por SP, comprei uma outra passagem, pois já tinha gasto com hotel e passagens (nao sou de BsB! ) Eles me deram apenas opcao de vôos 5 dias antes ou depois do a minha data! Nao querem formecer em prazo maior!

  • Carol

    A Avianca/Taca entrou em contato para alterar horários/dia do vôo. Pedimos que ligassem no dia seguinte para termos tempo para rearranjar alguns detalhes da viagem. Nunca mais entraram em contato. Após reclamar, eles enviaram um 0800 para entrarmos em contato, o que foi feito. Pedimos alteração de data e a avianca se recusou, exceto se pagássemos diferença de valores. Para o reembolso, pediram que entrássemos no site da TACA para solicitá-lo. Mesmo avisada que o cartão que usamos para fazer a compra não existia mais, a atendente manteve a informação. Entramos no site e para o reembolso teríamos que pagar multa e, além disso, não é possível pedir pelo site se o cartão não existe mais. Mandam procurar uma loja próxima (rio, são paulo ou porto alegre, sendo que eu moro em brasília). Tentando resolver na ANAC e no Reclame aqui.