BQB cancela voos para Porto Alegre e encerra atividades no Brasil

Denis Carvalho 26 · agosto · 2014

Chegou ao fim a aventura da companhia uruguaia BQB no Brasil. A companhia solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a exclusão de seus voos para Porto Alegre, sua última base no país, a partir do dia 11 de setembro. A BQB já havia cancelado seus voos para São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba no mês passado e com a nova exclusão não terá mais nenhum voo regular no Brasil.

Os passageiros que têm passagens compradas com a companhia estão sendo informados sobre o fim dos voos e têm como opção receber o reembolso do valor pago ou uma substituição por um voo da Aerolíneas Argentinas. 

Confira o e-mail que a companhia enviou ao leitor Alexandre Lobo:

“Lamentablemente los vuelos desde y hacia Porto Alegre estan suspendidos hasta fin de año. Le podemos ofrecer la devolución integral o una protección con Aerolíneas Argentinas sujeta a disponibilidad a la hora del embarque.

Disculpe los inconvenientes ocasionados.
Saludos cordiales.”BQB A320

A empresa afirmou que os cortes são uma reformulação estratégica e não se devem a questões financeiras nem de rentabilidade das rotas. E é possível que seja verdade. A questão é que a Dinacia (Dirección Nacional de Aviación Civil e Infraestructura Aeronáutica), a Anac do Uruguai, havia disponibilizado à BQB 50 frequências que eram da Pluna de forma provisória.

Agora, a Alas-U, sucessora da extinta companhia uruguaia criada por seus ex-funcionários, solicitou de volta as rotas, incluindo os voos ao Brasil e Chile, além de Uruguai e Argentina. A Dinacia está em processo de aprovação das rotas, mas a previsão é que ainda demore alguns meses até que a companhia inicie sua operação, com três jatos Boeing 737 alugados.

Seja como for, é provável que a BQB não deixe saudades entre os brasileiros, já que prejudicou a muitos com cancelamentos e alterações de voos, especialmente após o fim da rota para Santiago, no Chile. Fica a impressão que a companhia tinha como projeto apenas fazer caixa com a Copa do Mundo e resolver tirar o time de campo com o término do torneio.

Quem precisar pode contatar a BQB pelo site da companhia ou pelos telefones 0800-8918218 ou (51) 3358-2000, do posto no aeroporto de Porto Alegre.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Marcos Reis

    Triste, menos concorrentes!

  • Quem não tem competência ,não se estabelece….!!!
    Agora é torcer que apareça uma empresa, que possa proporcionar um mínimo de qualidade.

  • Rodrigo Oliveira

    A "Alas-U", se operar com somente 3 B7373, não deve impressionar. Imagino que 3 aviões sejam pouco para operar até mesmo uma linha…

  • guih

    nunca voei com a mesma, mas os relatos dela não eram nada animadores

  • Isac Gervasio

    Pessoal,
    Sou agente de viagens…Infelizmente não tem como vender as companhia Uruguaias…Tantas já quebram…só para terem uma ideia
    PLUNA 1
    U-AIR
    PLUNA 2
    BQB

    No caso Pluna 2, foi uma vergonha o governo Uruguaio recolher todas as aeronaves ao território do pais e depois decretou a falência da companhia….Isso para não arrestarem as aeronaves

  • Geovani

    O tarifário deles era muito alto.

  • Entrei em contato hoje com a cia e recebi a informação que nem a reacomodação com a Aerolineas Argentina está acontecendo mais. Ofereceram o reembolso integral da passagem, mas como eu comprei através de agência, o tramite precisaria ser feito através dela. Entrei em contato com a agência e fui informado que os sistemas de gestão de bilhetes da BQB,( GDS, RSP) não estão mais disponíveis, ou seja, nem as agências conseguem mais resolver o problema de quem pagou à vista. E eu não faço ideia de como irei receber o meu reembolso.

    • Alan

      Se você comprou em agência ela tem responsabilidade solidária com a cai aerea! Tá no código de defesa do consumidor

    • Gabriel Figueiredo

      Aciona rapidamente a empresa no judiciário, e aproveita que o escritório de porto alegre ainda está funcionado. Recomendo que seja pelo Juizado Especial, ante a celeridade processual.
      Procure um advogado de sua confiança e ingresse com ação de reparação por danos materiais e morais.
      Seja um dos primeiros, pq a procura vai ser grande.
      Um abraço.

    • Gabriel Figueiredo

      Ah sim, nunca voei com eles, mas imagino a situação, pois até as viagens de barco direto Buenos Aires – Montevidéu eles estavam cancelando… fazendo os clientes comprarem passagens de barco via Colônia do Sacramento, visto que é apenas 1 hora de trajeto aquaviário e mais 2h e 30min de ônibus até a capital uruguaia.
      Sinceramente, o mercado não aceita amadores ou aventureiros.

    • Fernanda

      Solicita o dinheiro para a agência se comprastes as passagens com eles, eles são a contra parte se o fornecedor deles não entregar, não é teu problema. Eles são comissionados entre outras para isto. Se paga para não ter problemas.

      • Desculpa Fernanda, mas não é bem assim.

        • Vinicius

          É sim, que te vendeu foi a agencia, então que deve é a mesma.

          • Sim, ai ela ficou com TODO o dinheiro?

          • Vinicius

            Inocente

          • O assunto é polêmico, pois no meu caso a BQB prometeu-me o reembolso e a BestDay.com.br afirma que depende da BQB para faze-lo. Existe sim uma solidariedade entre os fornecedores (esta no Código de Defesa do Consumidor – artigo 12). Mas, pelo bom senso, na cadeia de responsabilidades a BQB é a nr 1. Mas ainda vou buscar alguma orientação no Procon acerca do grau de responsabilidade solidária da BestDay.

        • Loraine

          É assim sim! A agência deveria prontamente te realocar em outro voo, mas elas não fazem isso. No caso eu comprei da Decolar, não é uma agência mas tem acordo com TODAS as companhias aereas, ela deveria endossar uma nova passagem pra mim, mas elas apenas culpam a BQB e me falam que só irão cuidar do meu problemas até 72 horas antes do voo QUE ELA JÁ SABE QUE ESTÁ CANCELADO. E até essa data eu faço o que? Infelizmente todo mundo que comprou BQB foi imensamente prejudicado e se eu comprei da Decolar eles TEM que resolver pra mim, assim como quem comprou de agência.

          • olhei o CNPJ da decolar e ta lá agência de viagens

      • Henry

        A Fernanda está certa…. A agência responde solitária ou subsidiariamente com a PQP, quer dizer, BQB…
        Teoria do Risco aplicada nos Relações de Consumo… o CDC também prevê isto…
        Não importa se a agência apenas recebia uma parte (comissão) do que o cliente pagou… isto é irrelevante…
        Faça logo o processo… colocando a agência no polo passivo (ré)…
        A agência tem direito de regresso contra a BQB, isto é, a agência te indeniza o valor total do que vc pagou e depois, ela corre atrás de receber da BQB…problema dela..
        Como agência ela JAMAIS deveria indicar a um cliente comprar passagens aéreas com Cias. uruguaias… todas já nascem falidas….
        A função da agência é orientar o cliente.. para isto ela recebe comissão…
        Muito cômodo alguém aqui falar que a agência não tem obrigação de indenizar…
        Tem sim, o dano material (valores pagos), devidamente corrigidos e ainda tem que pagar um dano moral…
        Pessoas compram passagens para fazer viagens.. com muito custo juntam dinheiro… são sonhos que são desfeitos..

    • Loraine

      Nossa, que triste! Minha situação está parecida, mas eu comprei da Decolar. E até o momento não sei como receberei meu dinheiro de volta. Comprei 4 passagens para o ano novo e estou perdida, pois além de não devolverem meu dinheiro logo, as passagens pra essa data estão o dobro do preço agora. E já estou com hotel reservado sem reembolso. Triste.

      • Henry

        Aciona a Decolar na justiça.. problema dela se a Cia. faliu… vc recebe tudo e ainda pode pedir dano moral..
        A obrigação da Decolar é correr atrás e fazer a substituição da BQB por outra Cia. aérea sem nenhum custo e trabalho para vc..
        Caso contrário, tem que devolver o dinheiro administrativamente.. e se for na justiça, além disto, tem que pagar dano moral..

    • Wedson, como vc entrou em contato com eles? O Telefone que aparece aqui é da infraero no aeroporto e nao tem opcao da bqb….

  • Que companhiazinha de quinta viu, desde que tive o desprazer de voar com a Pluna, nunca mais coloco os pés em companhias uruguaias, e os relatos que vi dessa BQB também eram os piores possíveis. Nem de graça! Alas-U que me desculpe, mas prefiro pagar mais caro do que me arriscar de novo.

    • Vinicius

      BQB é uma, Pluna era outra.

  • Maria

    Voei com a BQB ha dois anos e foi ótimo. Pontual e confortaval. Pena que nao teremos mais a opcao.

  • José

    Depois da Pluna agora é a vez da BQB. Não dá para confiar no URU.

  • Raposo

    De um país governado por um comunista (apesar de ser o único honesto no mundo inteiro) não podemos esperar grande coisa mesmo!

  • Vinicius

    Utilizei BQB em voo AEP-MVD e de barco entre Montevideo e Buenos Aires, tudo tranquilo e sem nenhum problema. Espaço pequeno no bancos, porem tinha entretenimento e um bom lanche em um voo de 1h. Nada a reclamar. Voaria denovo com certeza. Ambos os trechos de avião e de barco custaram em torno de R$100,00. Só acha ruim quem não conhece.

  • Loraine

    Eu estou tendo um grande problema com isso, comprei passagens BQB para o ano novo pela Decolar.com e a BQB mandou eu resolver com eles. E é a mais pura mentira que realocam a gente em outro voo. EM um primeiro momento a decolar me disse que tinha até 72 horas antes do voo pra me dar qualquer resposta, ou seja, precisaria esperar até dia 25 de dezembro pra saber o que fazer, não é nada justo. Depois de insistir, eles apenas oferecem pra devolver o dinheiro, mas mandam esperar, pois prazo que dão é de 120 dias para isso. É muito desrespeito! Eu realmente não sei o que fazer!

    • simone

      Loraine entra na justica.No juizado especial civil marcam aud em 1 mes.Liga pra la r pede pro juridico te lugar de volta.passa o num do processo e dia da audiencia.Eu tinha audiencia para 1709 e me pagaram em 10 dias.sem juros mas recebi.pede deposito em conta pra poder comprar a outra.

  • Alexandre

    Tinha comprado POA – MVD. Agora, entrei em contato com a agência de turismo, online, e solicitei o reembolso. Havia pagado no cartão. Segundo o atendente, deu tudo certo. Nas próximas faturas o valor será estornado. Uma pena, queria viajar em um turboélice, experiência que ainda não tive!

  • Diego

    Pessoal,

    Quem comprou através de agência ou Decolar deve sim peir reembolso/realocação para essas empresas, pois a relação jurídica existente é entre o consumidor e elas. Claro que a BQB é solidária, mas o dever de reembolsar será também da agência, até mesmo porque o valor que foi pago a ela é maior do que aquele que a BQB recebeu.
    Se alguém tiver dúvidas, comentem que fico à disposição para ajudar.

    Abraços a todos!

    • simone

      Coloquei a decolar na justica e fiz acordo abtes da audiencia pois so pedi o vlr de volta pra nao demorar muito.passei o num do proc e recebi em 10 dias.

  • Klaus Kinder

    Essa Buta Que Bariu é mesmo uma filha de uma Pluna viu!!!!!

  • Iris

    Gostaria de dar meu depoimento. Também comprei passagens da BQB partindo do Brasil diretamente no site deles, sem agência. Há pouco mais de duas semanas, fique sabendo que eles haviam cancelado todas as operações partido de nosso país. Depois de ler vários comentários aqui, achei que acabaria ficando com um problemão.

    Mas não foi isso o que aconteceu. Entrei em contato com o telefone disponibilizado pela BQB, que me orientou a mandar um e-mail solicitando o reembolso ou a transferência das passagens para a Aerolineas. A princípio, pedi a remarcação, mas eles nos explicaram que isso só seria realizado conforme disponibilidade no dia do voo. Ou seja, ficaria com dúvida até a hora do embarque.

    Assim, optei pela opção do reembolso e no mesmo dia que eles nos confirmar que este seria feito num prazo de até 20 dias úteis, já comprei as passagens por outra companhia, visto que já tinha hotel reservado. Para minha surpresa, em menos de uma semana depois do último contato, o valor do reembolso já estava em nosso cartão de crédito.

  • Marina Bretas

    Cancelaram o meu vôo, não me deram opção de remarcação em outra cia aérea, tão pouco devolveram meu dinheiro. Vieram para o Brasil, prejudicaram vários brasileiros como Eu e simplesmente fecharam o escritório e foram embora.
    Além de incompetentes, são desonestos!!