BQB cancela voos para Porto Alegre e encerra atividades no Brasil

Denis Carvalho 26 · agosto · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Chegou ao fim a aventura da companhia uruguaia BQB no Brasil. A companhia solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a exclusão de seus voos para Porto Alegre, sua última base no país, a partir do dia 11 de setembro. A BQB já havia cancelado seus voos para São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba no mês passado e com a nova exclusão não terá mais nenhum voo regular no Brasil.

Os passageiros que têm passagens compradas com a companhia estão sendo informados sobre o fim dos voos e têm como opção receber o reembolso do valor pago ou uma substituição por um voo da Aerolíneas Argentinas. 

Confira o e-mail que a companhia enviou ao leitor Alexandre Lobo:

“Lamentablemente los vuelos desde y hacia Porto Alegre estan suspendidos hasta fin de año. Le podemos ofrecer la devolución integral o una protección con Aerolíneas Argentinas sujeta a disponibilidad a la hora del embarque.

Disculpe los inconvenientes ocasionados.
Saludos cordiales.”BQB A320

A empresa afirmou que os cortes são uma reformulação estratégica e não se devem a questões financeiras nem de rentabilidade das rotas. E é possível que seja verdade. A questão é que a Dinacia (Dirección Nacional de Aviación Civil e Infraestructura Aeronáutica), a Anac do Uruguai, havia disponibilizado à BQB 50 frequências que eram da Pluna de forma provisória.

Agora, a Alas-U, sucessora da extinta companhia uruguaia criada por seus ex-funcionários, solicitou de volta as rotas, incluindo os voos ao Brasil e Chile, além de Uruguai e Argentina. A Dinacia está em processo de aprovação das rotas, mas a previsão é que ainda demore alguns meses até que a companhia inicie sua operação, com três jatos Boeing 737 alugados.

Seja como for, é provável que a BQB não deixe saudades entre os brasileiros, já que prejudicou a muitos com cancelamentos e alterações de voos, especialmente após o fim da rota para Santiago, no Chile. Fica a impressão que a companhia tinha como projeto apenas fazer caixa com a Copa do Mundo e resolver tirar o time de campo com o término do torneio.

Quem precisar pode contatar a BQB pelo site da companhia ou pelos telefones 0800-8918218 ou (51) 3358-2000, do posto no aeroporto de Porto Alegre.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe