Azul poderá ter 15 voos diários em Congonhas já no final de novembro

Leonardo Marques 26 · setembro · 2014

A Anac anunciou hoje o cronograma de redistribuição dos horários de pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas. Caso tudo ocorra dentro do previsto a partir de 30 de novembro é bem provável que a a Azul passe a ter entre 12 e 15 voos diários chegando e a mesma quantidade partindo desse aeroporto.

Esse processo de redistribuição vem sendo discutido pelo menos desde 2008, mas só este ano teve definições mais claras. No dia 8 de julho foram publicados os critérios para a redistribuição dos slots. São eles:

a) percentual de participação de cada empresa de transporte aéreo regular de passageiros
no mercado nacional, medida com base no critério de “passageiro quilômetro pago
transportado”;

b) percentual de participação de cada empresa de transporte aéreo regular de passageiros
no mercado de aviação regional do país, medida com base no critério de “passageiro
quilômetro pago transportado”; e

c) eficiência operacional nacional média dos voos de cada empresa de transporte aéreo
regular de passageiros, considerando a regularidade e pontualidade dos voos.

Hoje, o Aeroporto de Congonhas tem 30 slots por hora e passará a ter entre 32 e 33. Ficou definido que os novos slots que serão liberados nessa primeira rodada irão exclusivamente para empresas entrantes no aeroporto. Empresas entrantes são empresas com menos de 12% dos voos no aeroporto. Dessa forma, os novos direitos de pouso e decolagem serão distribuídos entre Azul e Avianca. Considerando os critérios acima a Azul deve ficar com grande parte desses 16 novos horários.

Periodicamente serão verificadas a eficiência operacional nacional, a participação de mercado nacional e a participação de mercado regional de cada uma das companhias. Baseado nisso haverá novas redistribuições de slots.

Ficaremos acompanhando o processo e quando houver uma definição de quais serão os trechos desses voos nós iremos divulgar.

Outras informações sobre o processo podem ser consultadas em http://www2.anac.gov.br/slot/

Dica enviada pelo leitor Leonam Mendes.

Publicado por

Leonardo Marques

Diretor do Melhores Destinos

  • Fernando Barontini

    Interessante. Bora estimular preços mais baixos da azul e avianca e tirar esse imperio da Gol e Tam!!

    Leonardo, no titulo faltou o S de Congonhas!! Rs

    • Rs, eu vi mas já era tarde. Agora tem que esperar uns minutos pra atualizar. Valeu!

  • Guilherme Fraga

    Otimo acabar com esse monopólio da tam e gol… absurdo, tomara que os precoes diminuam…

    • Victor

      Nesse caso, se trata de duopólio.

  • Tião

    Ja vi esse filme antes .. Acreditar em ANAC é acreditar em papai noel. Vai vir novo monopólio, parceria e tabelinhas de empresas.

  • Leo Halpern

    Mudaram a regra para favorecer a azul tenho pena da avianca

    • jorge moraes

      Isto AnaRc, abra as torneiras dos slots no debilitado aeroporto de Congonhas, e depois é só esperar os acidentes acontecerem. Em primeiro lugar o lucros das cias aéreas e só depois a segurança dos passageiros. Louco de quem viajar por este aeroporto.

    • jorge moraes

      Neste momento 16hs chove em São Paulo. O voo Gol 1209 procedente de P. Alegre para Congonhas acaba de arremeter, motivo a chuva. Outras aeronaves estão em orbita esperando para pouso no mesmo aeroporto. Já em Gru tudo normal, chove também , mas o aeroporto funciona normalmente.

    • Não tenha pena. A Avianca com seus “passos” de Lesma, não merece misericórdia.
      Era para ela fácil ocupar no mínimo o espaço hoje q a Azul ocupa, entretanto atualmente ela continua com quase o mesmo share de 5 anos atrás.
      Então, que torçamos para a Azul continuar a forçar um pouquinho de ação da TAM e GOL.

      • André Felipe

        A AVIANCA está preocupada em um crescimento mais sustentável, enquanto a GOL e TAM tem prejuízos milionários, a Avianca tem operado no Azul. Por isso esse passo de lesma, que nada mais é que uma visão conservadora para crescer.

        • Em 2010, a Avianca tinha 2,5% do mercado nacional, com 19 cidades atendidas.
          No mesmo ano, a Azul tinha 6% do mercado, mas atendendo 24 cidades.

          Importante dizer q enquanto a Avianca, está no mercado desde 1998, a Azul tinha apenas 2 anos de operação, e operando aviões de capacidade similar (entretanto mais modernos) aos que a Avianca possuía então.

          Já em 2012, a Avianca alcançou 5,4% do mercado, entretanto a Azul (ainda não fusionada com a TRIP) alcançou 10% do mercado.
          Só que enquanto a Avianca atendia 26 cidades, a Azul já operava 61 cidades.
          E apesar de ter dobrado sua participação no mercado (em grande parte devido ao acréscimo de aviões com maior capacidade), os custos de operação da Avianca ficaram mais elevados que os da Azul.

          A Avianca opera há anos em Belo Horizonte, o 3º mais importante mercado da região sudeste. Entretanto ela possui 1 vôo diário (matutino) p/BSB apenas. CNF sim tinha alguns problemas de infra, mas daria para fácil crescer na cidade ampliando freqüências e cidades atendidas.
          O programa de passageiro freqüente dela é uma piada. Eu por exemplo não vôo nela especialmente por causa disto, apesar de gostar a cia aérea. E como eu, boa parte dos passageiros de negócio (que são os mais lucrativos) pensam igual.
          Isto são dois simples exemplos de que a cia cresce muito aquém do que poderia.
          Portanto, não tenho “pena” alguma da cia.

  • Mario Mattos

    Estou de olho numa promoção pra dezembro.. percebi que as passagens já aumentaram muito, mesmo comprando agora (3 meses antes). Será q sai alguma promoção ?

  • Leonardo Pereira Cassol

    Palpite: vão concentrar os 12 slots na ponte aérea Rio x São Paulo, trecho mais rentável do país e, até um tempo atrás, a quinta rota mais rentável do mundo. Seja bem vinda a Congonhas Azul. Pode não mudar muita coisa, mas com certeza é uma concorrência saudável.

  • Guilhe

    Em 2015 a Azul vai botar pra quebrar!

    • jorge moraes

      Mais uma vez a AnaRc beneficia uma cia aérea. No é à toa que a mesma é conhecida no setor aéreo como fada madrinha da cias céreas. Agora é esperar o próximo avião a varar a pista de Congonhas.

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    A Azul soltou um comunicado dizendo que quer concentrar estes slots nas rotas de Porto Alegre e Curitiba.

    • Leonardo Pereira Cassol

      Li o comunicado.. Sinceramente, não vejo muito sentido. Os preços de Congonhas para Curitiba são muito inferiores aos da ponte aérea Rio x SP. Acho que eles estão mesmo escondendo o jogo, pois na mesma matéria informam que não descartam voos para Rio e Brasília… Vamos aguardar.

      • André Felipe

        Faz sentido pois a Azul está crescendo no Rio Grande do Sul e os vôos para Porto e Curitiba de qualquer cia aérea saem lotados.

      • MOACYR LOPES DOS SANTOS

        Segundo a Azul, são as rotas com maiores taxas de ocupação hoje. Pode ser que seja verdade. Enquanto isso, os Uberabenses como eu vão pousar em Viracopos. Faz parte. Quem mandou morar em Uberaba!

  • Jonatas

    preço eu já sei que a azul não vai querer disputar

  • Daniel

    Deve ser por isso então que ela está encerrando suas operações em São José dos Campos -SJK. O aeroporto foi ampliado e entregue não faz 15 dias, e hoje conta com três vôos diários e um nos finais de semana para Belo Horizonte, Pampulha. No entanto, segundo nota, encerrar no dia 13 de novembro todos os vôos, deixando o aeroporto sem operação regular de vôos comerciais.

  • Rodrigo Dourado

    Espera, se serão 16 slots disponíveis, a azul pegará 15, então a pobre avianca ficará com apenas mais 1 slot? que dó!!! Por que não tiraram slots da gol e tam, afinal? por mais que a azul receba 15 slots por dia, a tam e a gol tem essa mesma quantidade de slots num intervalo de 2 horas cada

    • Leonardo Pereira Cassol

      A Lei não permite tirar de quem já está exceto se as empresas tiverem baixo índice de regularidade.

    • Marcos Reis

      As duas principais empresas “patrocinam” a ANAC quem vai tirar essa sardinha? 🙂

  • Shivas

    É agora faz um pouco de sentido a azul deixar de operar em SJK. Mas também poderia melhorar um pouco as opções, como por exemplo o voo para BH poderia partir na sexta a noite no lugar de partir sabado.