Azul agora permite antecipar voos sem custos pelo celular

Denis Carvalho 16 · abril · 2015

Boa notícia para os passageiros da Azul. A companhia liberou a antecipação de voos em até seis horas sem custos por meio de seu aplicativo para smartphones. Quem quiser voar mais cedo poderá acessar o app e verificar se há algum voo disponível com assentos livres e se for o caso fazer a remarcação sem pagar multa ou diferença de tarifa.

A novidade está na nova versão do app, por enquanto disponível apenas para smartphones com sistema operacional Android. De acordo com a companhia, em breve será lançada a versão para iOS, sistema usado pelos aparelhos da Apple.

Além dos celulares, a Azul também permite a antecipação de voos nos aeroportos, lojas, balcões de atendimento e totens de auto atendimento

A Azul era a única companhia que não oferecia a possibilidade de antecipar seus voos sem custos, Avianca e TAM permitem a operação no mesmo dia enquanto a GOL oferece a possibilidade de antecipar em até seis horas ou em um período maior para os clientes Diamante.

Confira o anúncio no Facebook da Azul.

Dica do leitor José Guilherme

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Boa notícia. A Azul precisava explicitar e divulgar uma regra para isso, pois os procedimentos de antecipação variavam conforme o dia, o local de embarque e com o humor dos funcionários do aeroporto. Ou seja, não dava para contar com a antecipação antes dessa mudança importante. Creio que a antecipação de voo valerá para os totens e balcão de check-in.

    • Emerson Calil

      Alguem sabe se a Copa antecipa?

  • Leandro Alves

    Acho que a questao das 6 horas sempre houve, ja utilizei varias vezes. Somente antecipa, ja gol posterga 6 ou antecipa 6, e a tam antecipa qualquer voo do dia, mas nao posterga.

    • Raphael

      A gol posterga? Isso pra mim é novidade… Qual procedimento?

      • Leandro Alves

        No check in do aeroporto, alias sempre falha quando tentei antecipar pelo celular, o problema é que isso só tem utilidade onde ha muitos voos, dependendo do supervisor pode ate tentar uma concessao maior que 6 horas, mudei agora pra diamante na gol, e nessa categoria, voce posterga ou antecipa qualquer voo do dia.

        COPIADO POST AQUI

        A alteração pode ser feita somente no balcão da companhia ou nos totens de autoatendimento dos aeroportos. Para ter acesso, o cliente precisa respeitar o prazo de 6 horas antes ou depois do voo original, sendo que para postergar é necessário alterar o bilhete uma hora antes da partida do voo original, para que não seja contemplado “no show” – quando o cliente previsto para o voo não comparece ao check-in ou ao portão de embarque.

        • Pedro Henrique

          A Azul posterga também. Acabei de fazer isso pelo aplicativo.

          • Paulo

            Já posterguei voos da Azul também. Para evitar uma conexão desnecessária (UDI > VCP > CNF), troquei para um voo 1:30h mais tarde que fazia UDI > CNF diretamente.

  • Diego

    Como eu postei faz alguns dias numa caixa de comentários aqui, há tb a possibilidade de postergar o vôo.

  • Felipe Meyer

    Quase nenhuma permite isso numa boa, sempre tentam cobrar e muitas vezes se recusam a fazer, mesmo tendo vaga. É um absurdo.

    • Demétrius

      Felipe, no ano de 2006 viajei praticamente o ano todo à trabalho e fiz inúmeras vezes pela TAM sem nenhum problema. Depois a GOL começou a fazer também e é super tranquilo. É só solicitar no checkin que eles te encaixam tendo vagas.

    • Fernando-RJ

      Consegui várias vezes mas pelo que noto dependia muito das pessoas.. agora espero que esse fator não seja determinante !

    • Cidadão

      Se pedir desesperado com jeito de quem quer muito, eles provavelmente vão tentar cobrar. Se pedir com um jeito de que nem queria mesmo, eles permitem

    • Natália

      Felipe, passei mais de 3 anos viajando um fds sim e outro não, e nesse tempo sempre consegui antecipar o voo. Só não consegui uma vez, pois era véspera de feriado e o saguão estava super lotado e todos voos cheios.

  • Demétrius

    Depois que conheci a AZUL, prefiro viajar nos voos dela, mas fiquei bastante chateado duas semanas atrás. Comprei passagens de Brasília pro Santos Dumont para o Rock in Rio numa promoção excelente e simplesmente a AZUL cancelou essa rota. Daí me oferecem o reembolso total ou a opção de descer no GIG, o que não me agrada em nada, pois tem conexão e é muito longe de onde fico. Agora não consigo passagens baratas nas outras companhias. É uma falta de respeito muito grande esse tipo de coisa.

    • VGreg

      Cara, com certeza você tem direito de ir até ao Santos Dumont, se eles cancelaram. Tem um post muito bom aqui do MD explicitando as regras de cancelamento e atrasos que as companhias estao obrigadas a obedecer de acordo com resolucao da ANAC. No caso exposto, você teria direito a viajar em outra companhia em qualquer vôo semelhante pago pela azul.

    • Fernando-RJ

      Amigão.. nem pense em desisitir.. Solicita um táxi por conta deles até o SDU!! Já tive situação exatamente igual e me deram o táxi sem problemas!

    • Tito Bosco

      Exatamente, se eles cancelaram o voo, negocie com eles o transfer do GIG para o SDU. LEmbro que eu tinha um voo as 17h SSA xREC e por questoes climaticas (muita chuva) o aviao nao pousou aqui em SSA. Foi oferecido um outro voo as 23h mas fiquei em dúvida se ainda era viavel. Enquanto pensava, peguei um voucher para lanche e depois que desisti fui até o balcão e fiquei com o crédito e ainda solicitei um taxi para casa. Fui prontamente atendido. Basta chegar com gentileza e pacificidade.

    • jorge moraes

      Essa Azul é estranha. Cancelar uma rota com slot no Stos Dumont, me parece insano.

  • Diogo Marxx Ramirez

    Me surpreendeu essa noticía que a TAM antecipa voos sem custo. Em fevereiro fui verificar essa possibilidade em voo de CGB/GRU, a atendente me cobrou diferença tarifária+taxa de R$ 1200 para antecipar. Aproximadamente seis vezes mais do paguei no valor da passagem.

    • Fernando-RJ

      Pela central vão cobrar sempre !.. No aeroporto vc consegue !

      • wesley

        isso vc consegue so no aeroporto, tanto gol como azul e tam.. no aeroporto 6 horas antes fazem de graça, e isso ja faz uns 3 anos.. me supreende vcs nao saberem disso!!!!

        • MOACYR LOPES DOS SANTOS

          Azul não fazia oficialmente, alguns supervisores é que faziam isto “escondido”. Já tive pedidos aceitos e rejeitados. Agora é oficial. Recebi o e-mail da cia ontem.

      • Diogo Marxx Ramirez

        Foi no aeroporto, direto no balcão! Ia ter que esperar pra caramba até o horário do meu voo, por isso fui lá perguntar a possibilidade. Quando a atendente me passou esse valor absurdo, fui num bar do outro lado da avenida do aeroporto esperar passar as longas horas.

  • Abrahao Figueiredo

    E pra Windows Phone?

    • Fernando-RJ

      Vai ser difícil.. estamos discriminados !! rs

  • wesley

    entao , a azul sempre antecipou sem custos,, ja o fiz milhoes de vezes!!

  • Bonifacio Andre

    Excelente iniciativa da Azul, na minha opniao uma das melhores companhias em atuação em voos domesticos.

    …e nego ainda insiste em comprar iPoney… (iphone)… É caro, injusto com desenvolvedores, puro status… ah, tem o siri… E você usa o siri quantas vezes durante o ano, mes, semana, em 1 dia. Varios softwares sendo lançados primeiro para android.

    Grande Abs,
    Vuei…

  • Vinicius

    Sempre consegui em todas as companhias, o que pode ocorrer é por exemplo no GRU você não conseguir tão facilmente, pois geralmente há uma lista de espera e não há assentos disponíveis. Mas, geralmente eu consigo antecipar, postergar nunca, até pq é muito estranho uma pessoa conseguir ir no aeroporto para postergar e não querer embarcar. O que quero dizer é que, se isso fosse permitido de casa muita gente ia querer fazer.

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    A ANAC permite as cias cancelarem voos até 72 h antes do embarque e oferecer alternativas na mesma cidade, que foi o que ocorreu. Se serve de consolo, isto ocorre no mundo inteiro. Mas há uma solução: peça para eles trocarem para a seguinte rota: BSB – Pampulha e Pampulha – Santos Dumont. Estas rotas entram em vigor a partir do dia 11/5. Vai ter uma conexão, mas ai a Azul é obrigada a te colocar neste voo pelo mesmo custo. Um abraço.

    • MOACYR LOPES DOS SANTOS

      Outra opção: peça para trocar para BSB – Campinas – Santos Dumont, que tem várias opções.

      Se a atendente não visualizar, peça para ela fazer por multitrechos que aparece.

      Um abraço.

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    Outro item a avisar aos viajantes; se você é Azul Safira, tem direito a 2 upgrades de graça para o espaço Azul ao ano. Tem dois vouchers de R$ 25,00 disponíveis para os clientes na sua conta para a aquisição deste espaço.

  • Bruno Bastos

    O consumidor também precisa ser mais esperto e boicotar as empresas que cobram preços abusivos. Se ele tem o dinheiro, a última palavra é dele. Se a empresa não quiser se adaptar, pode fechar.

  • Edulrc

    O aplicativo da Gol dá a previsão de chegada ao Aeroporto e se não for possível chegar a tempo é possível remarcar para o voo seguinte. Só não consegui descobrir se é sem pagamentos de acréscimos.

  • José Guilherme

    Muito legal poder contribuir. Valeu MD pelos créditos!

    Sobre antecipar voo na Azul, já fiz duas vezes. Mas ter que ir ao aeroporto sem saber se vai ou não dar certo é arriscado. Agora a praticidade parece que falou mais alto.

  • Tata

    e o que sua opinião sobre iphone é relevante em um site de viagens? nego não perde oportunidade de demonstrar que é fanboy, mesmo… cada um com sua escolha, se o cara tem dinheiro para comprar um iphone, deixe ele que compre, se atende ele, ótimo, se não atende que mude de SO…

  • Mi

    Aplaudo o esforço e o profissionalismo da Azul em atender o cliente com qualidade!!!!
    Enquanto isso na Gol…não consigo emitir passagem por parceiras (Internacional) usando o celular (Android). O conteúdo mobile tem muitos bugs e “funcionalidades” que não funcionam, enfim já “nasceu” pra dar errado. Ninguém conserta, ou se esforça em oferecer uma página com qualidade! E pra piorar tiraram a possibilidade de usar a versão “web” – tinha um link no fim da página que retiraram. Reclamo há muito tempo e nunca tive sequer uma resposta da Gol. Lamentável.

  • Wellington Sousa

    A funcionalidade ainda tem alguns bugs. Nao consegui antecipar meu voo hj pelo app. Tentei o dia todo, com mensagens de erro diferentes. Esta politica da Azul jah existia ha tempos – eu sempre consegui antecipar sem problemas no balcao de checkin. Agora eh possivel antecipar/adiar também nos totens. Espero que o app fique redondo logo.