Azul vai operar rotas nacionais com Airbus A330 até iniciar voos para os Estados Unidos. Confira as rotas!

Denis Carvalho 22 · julho · 2014

A Azul vai iniciar colocar seus jatos Airbus A330-200 nas rotas nacionais. Até que os voos para os Estados Unidos tenham início, os jatos de grande porte serão usados nos trechos de Campinas a Recife, Manaus, Rio de Janeiro (Galeão) e Brasília. Os voos serão feitos a partir de 1º setembro, depois de autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Segundo a companhia, as frequências pretendidas com os modelos Airbus irão ampliar a oferta de assentos nas rotas, que atualmente são servidas diariamente pelos Embraer E195. A venda de passagens para estes voos deve ter início em agosto. 

“Escolhemos rotas domésticas de longo curso e com alta demanda para iniciar nossas operações com as aeronaves da Airbus. Desta forma, vamos oferecer ainda mais assentos e, consequentemente, transportar um número superior de clientes entre estes trechos, com conexão em Campinas e a possibilidade de chegar a dezenas de destinos em todo o Brasil”, afirma Marcelo Bento, diretor de Planejamento e Alianças da Azul.

Airbus A330 da Azul
Airbus A330 da Azul

A estreia do A330 deverá ser no voo de Campinas a Recife, a partir de 1º de setembro. Em seguida, as Para a capital do Amazonas, o voo realizado com o modelo da Airbus será diário e diurno entre 21 e 30 de setembro. Já entre 1º de outubro e 30 de novembro, a operação passa a ser diária e noturna.

Ainda, entre 7 e 28 de setembro, um voo entre Campinas e Rio de Janeiro (Galeão) será feito pelo A330-200 sempre às sextas-feiras e aos domingos. O trecho Campinas-Brasília, por sua vez, será operado apenas em 25 de setembro.

Após os voos domésticos, os A330-200 passarão a levar os passageiros aos Estados Unidos, nas primeiras rotas internacionais da Azul. O anúncio foi feito em abril deste ano e a companhia contará com sete aeronaves deste modelo para as viagens a terras norte-americanas. Além dessas, outras cinco novíssimas aeronaves A350-900 devem integrar a frota da companhia em 2017.

Abaixo, confira os voos já existentes que serão operados com A330-200: 

Campinas – Recife – Campinas (a partir de 1º de setembro)
Origem Saída Origem Chegada Frequência Aeronave
Campinas 9h22 Recife 12h22 Diária A330-200
Recife 13h38 Campinas 16h52 Diária A330-200

 

Campinas – Manaus – Campinas (de 21 a 30 de setembro)
Origem Saída Destino Chegada Frequência Aeronave
Campinas 11h06 Manaus 13h55 Domingo a sexta A330-200
Manaus 15h10 Campinas 20h00 Domingo a sexta A330-200
Campinas – Manaus – Campinas (de 1º de outubro a 30 de novembro)
Campinas 21h50 Manaus 0h40 Domingo a sexta A330-200
Manaus 1h55 Campinas 6h40 Segunda a sábado A330-200

 

Campinas – Rio de Janeiro (Galeão) – Campinas (de 7 a 28 de setembro)
Origem Saída Origem Chegada Frequência Aeronave
Campinas 18h10 Rio de Janeiro (Galeão) 19h20 Às sextas e aos domingos A330-200
Rio de Janeiro (Galeão) 20h35 Campinas 21h54 Às sextas e aos domingos A330-200

 

Campinas – Brasília – Campinas (apenas em 25 de setembro)
Origem Saída Origem Chegada Frequência Aeronave
Campinas 17h47 Brasília 19h31 Quinta-feira A330-200
Brasília 20h30 Campinas 22h13 Quinta-feira A330-200

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • mari

    Qual a previsão para os voos para os EUA da Azul iniciarem?

    • Em dezembro, mas ainda não confirmado

      • Joao

        Prezado Denis
        Gostaria de saber quando a TAM, GOL, AZUL e etc vão atender
        de forma honesta o trecho Florianópolis-Curitiba?
        1-Nunca tem vôo direto. As empresas obrigam o usuário a fazer escala em São Paulo ou Porto Alegre.
        2-O preço é sempre exorbitante;
        3-Quando tem voo direto pela Azul eles é que definem a data, nunca você.
        atenciosamente
        João

        • Giuliano Rufino

          Essa é fácil, o que conta
          em aviação é a demanda, e a demanda partindo ou chegando de Floripa e Curitiba
          para algumas cidades do Brasil é baixa e inconstante como por exemplo Vitória
          ES, Aracaju SE, Maceió AL, etc, para as Cias Aéreas é mais econômico e racional
          juntar em SP todos os passageiros que se destinam a Floripa ou Curitiba vindo de todas as partes do Brasil, por
          exemplo, se uma aeronave tipo Boeing 737 com 180 lugares vai de Salvador a
          Floripa direto “só” com 80,100 passageiros ou até menos, os preços da
          passagens seriam inviáveis para esses passageiros, pois teriam que cobrir o
          custo dos assentos vazios, por isso os preços exorbitantes que você cita quando
          tem essa opção de voo direto, os voos diretos para uma Cia Aérea só se
          justificam quando a taxa de ocupação é alta e constante, por isso eles
          concentram as aeronaves nos trechos de maior demanda, e SP é a porta de entrada
          do Brasil e o “hub” das Cias Aéreas onde eles juntam os passageiros
          que vem de várias partes do Brasil e do Exterior com Destino a Curitiba e
          Floripa, e aí sim lotam os voos domésticos.

    • Leonardo Pereira
    • Anderson

      as matérias dizem 1º trimestre de 2015

      • A Azul, na ocasião da divulgação que iria operar rotas internacionais, informou que planejava que os voos se iniciassem em dezembro, que seria um tempo recorde para início das operações! Será que já houve adiamento?

  • Tiago Del Valle

    Preciso falar que estou ansioso por um bate-volta VCP-GIG, somente para experimentar os serviços da azul no A330.

    • Josimar

      Estou seriamente pensando em fazer o mesmo! =D

      • CARLOS SEGUNDO

        pode apostar que o serviço será o mesmo, com a diferença de ser uma avião maior. a real diferença poderá acontecer nos voos internacionais.

        • Tiago Del Valle

          Mas tenho quase certeza, que os voos já vão estar adaptados com TV ao vivo, quero ver o espaço entre as poltronas..e ver a Business como que é!

          Porque, para eles iniciarem o A330 em voos domésticos, sinal que a aeronave já esta pronta para voos internacionais. Porque se não, eles vão ter que "estacionar" novamente os airbus para, adaptação para voos inter. Acho que não compensaria.

  • Alisson Salles

    Já que os jatos são para vôos internacionais, certamente deverão estar configurados com uma boa classe executiva. Alguém sabe se as poltronas serão estilo tobogã ou flatbed? E as tarifas internas nessa executiva? Deve ser show voar VCP-MAO numa dessas belezinhas…

  • Fernando Gama

    Show demais! Vou experimentar! :DDD

  • Luiz Carlos

    Milhas pra que te quero rsrsrsrs.

  • Cássio Campos

    Fantáaaardigo!!! Vou providenciar minha ponte aérea 🙂

    Já sairam as tarifas desses vôos?

  • Rodrigo Oliveira

    Acho bem sensato por parte da Azul. Se houvesse aviões maiores da TAM sobrando, acho que ela também poderia fazer o mesmo.

    • também concordo rodrigo!

    • Guilherme

      Eles fazem o mesmo. Já voei A330 da TAM de Recife para o Rio de Janeiro. Já peguei o A330 também da TAM de Porto Alegre para São Paulo. Antigamente isso também acontecia, lembro de ter voado de Porto Alegre para São Paulo de MD-11 da VASP.

      • Rodrigo

        Esse vôo de Porto Alegre eu já vi por aqui, mas é um horário que serve ao serviço de cargas. E pelo horário em que a TAM opera GRU-POA com o A330, ele deve viajar vazio tanto na ida quanto na volta.

        • Kaique

          Já ouvi falar que é bem lotado, pois atende os gaúchos que desembarcam de voos internacionais. Até o ponto não sei se é verdade.

          • Rodrigo Oliveira

            É possível que sim, no trecho GRU-POA pois ele parte às 8h00. Na volta eu já não sei pois daqui de POA ele volta a GRU às 10h48.

          • Rodrigo Oliveira

            Faltou dizer que o vôo é aos sábados.

    • Caio

      A TAM fazia GRU-MAO com o A330, que acho que agora é o 767

      • Caio Alex

        A Tam faz GRU-MAO-GRU, atualmente, com A330 e B767. Antes era A330 e B777.

    • Marcelo

      Na realidade me parece que a TAM até tem dois A340-500 hangarados, aguardando encerrar o contrato.

      • Rodrigo

        É sério? Será que essas aeronaves estão tão imprestáveis que merecem ficar entregues ao ócio? Eram bonitos os A340's da TAM!

        • Wescley

          É mais barato tê-los parados que voando. A operação dessas aeronaves dava muito prezuízo à TAM.

  • Anderson

    Imaginem os preços das passagens para os USA quando tiverem esses voos da Azul + os voos que as companhias poderão fazer a mais a partir de Outubro de 2014 do acordo Ceús Abertos, os preços vão cair !!!

  • jurema

    Sugestão de utilizarem o Disqus como comentarios. Bem melhor.

  • Lembro da época que a TAM operava em recife com o A330 e a varig com o MD-11, ambos para GRU…tempos bons.

    • re178

      A Vasp também usou o MD-11 para Recife na década de 90, assim como a Varig também já utilizou o 777 dela para Manaus, Porto Alegre, e se eu não me engano Brasília e Florianópolis (além de SP e RJ, claro).

  • Paulo M. M. Ferraz

    Campinas e região sentem falta de um voo diário para Buenos Aires ida e volta. Fica aqui a sugestão para a Azul voar VCP/EZE/VCP pelo A-330. Caso o governo argentino não autorize, poderia ser VCP/MVD/VCP, e lá os passageiros fariam conexão.

    • roberto moraes

      A Gol tinha esta rota a pouco tempo atrás VCP/EZE/VCP e não deu muito certo já a Pluna faliu mesmo, esta operava a rota VCP/MDV/VCP

  • Cássio Campos

    Atualmente a TAM opera um vôo entre GIGxREC com B767…

    • certeza disso?

      • Filipe

        Ao menos ha alguns meses atrás a TAM realmente usava um 767 nesse trecho. Se não me engano sempre a tarde indo pro RJ. Era possível conferir também no fligthradar24.

      • Cássio Campos

        Sim, tenho uma amiga comissária, com frequencia ela faz este trecho no B767.

        IDA: JJ 3258 11:54 -14:36
        VOLTA: JJ 3247 15:59 – 18:51

  • Ronald Sekkel

    Tenham em mente que o tempo para fazer o "bording" de todos os passageiros pode ser maior que o tempo de vôo de VCP até o Rio. Para os vôos longos até faz sentido, mas para os curtos eu tenho dúvidas.

    Lembro ainda que em Campinas eles chegam a levar mais de 30 minutos para entregarem as malas de um EMB195, fico imaginando quanto tempo vão levar para descarregar o A330…

    • roberto moraes

      Negativo, sempre que usei Viracopos, nunca passou de 15 minutos.

    • Paulo

      "Bording"? Por que não falar embarque. Se quer usar um anglicismo, pelo menos podia escrever certo.

  • Ronald Sekkel

    Para a seção nostalgia, lembro que a VASP usou um A300 em ovos internos por algum tempo. Uma vez voei de Porto Alegre para GRU nele.

  • Pessoal, vocês viram que a Azul esta vendendo por R$99,00 o trecho Campinas – Valença, cidade ao lado de Morro de São Paulo e Barra Grande na Bahia…
    Tem passagens até final de novembro…

  • Alguém me ajude com uma dúvida.
    Moro em Divinópolis MG. Já tem pedido da Azul no HOTRAN para começar a operar aqui dia 06/11, porém está com restrição.
    Ao que parece, o 'governo local' fará de tudo para que realmente posso ser iniciado dia 06/11. Alguém tem alguma informação?

  • Márcia

    Esqueceram de Fortaleza, ele veio pra cá dia 22 e estará aqui amanhã cumprindo REC – FOR (21:20) e FOR – VCP. (21:50)

  • Tobias Leal

    Como fica a marcação de assento pra quem já tem voo marcado? entrei na minha reserva (vcp-rec para 13/09), não da pra alterar o assento (a ideia é ver o mapa de assentos)
    E o slogan "sem assento do meio", posso ir no procon rsrs?

    • Marcio

      ligue no 0800 que eles fazem a marcação via fone

  • ''norteamericanas'' se escreve junto, atualizem-se por favor. No mais boa matéria. Grato

    • fred k. chagas

      ah… "por favor", estou com uma dúvida. Os olhinhos do rapaz doeram por alguém escrever norte-ameircanas? grato…

      • Ed Mac

        Mas não é bom saber que está errado para não errar mais? Eu prefiro que alguém me avise a passar o resto da vida escrevendo errado. Em tempo, eu sabia que norteamericanas se escreve dessa maneira… rs

  • Dionísio Vieira

    Será que vai ter promoção para Portugal no início de outubro???

    • Carlos

      se for pela única detentora de voos diretos TAP você não acha promoção é nunca… a coisa mais difícil é promoção da TAP…. sempre com altas tarifas. Mas tenta vê com conexões, as vezes tem promo… a Swiss fez um dia desses

  • ARYSON FRANCA

    Eu tb estou pensando em fazer um voo de Recife / Campinas para experimentar o novo A330-200 da Azul e o seu serviço.

  • Poderiam colocar ele para o trecho VCP SSA durante o carnaval de 2015. Fica a dica! Se houvesse oportunidade voaria nele sim, mas nao virá para cá 🙁

  • Carlos

    Gente a Azul tá dando uma bela rasteira na Gol, ela que se cuide porque a Azul vai comendo pelas beradas, daqui a pouco começa a operar voos para a Europa ai vai ser melhor oferta de preços…

    • roberto moraes

      A Gol tinha que colocar outras rotas em Viracopos sem concorrência direta da Azul. Isto é fato!

  • Fernando

    Muito bom.. Pena que só será um voo pra Brasilia e durante a semana.

  • Highor

    Esses vôos terão divisão de classe como os internacionais? Executivo e econômica?

  • Daniel

    Boa Noite!
    Estes voos ainda estão sendo vendidos como sendo operados no Embraer 195.
    Há alguma previsão para que se confirme a aeronave?
    Obrigado

    • Daniel

      Os voos VCP-GIG-VCP

    • Estes voos ainda não estão à venda, Daniel

      • Daniel

        Obrigado, Denis!

  • vou voar VCP-REC em outubro e acabei de fazer a minha marcação do espaço azul no Airbus. Vale salientar que, por se tratar, creio, da classe executiva (meu assento é o 2K), a taxa foi de 75 reais. Mas achei melhor aproveitar já que dificilmente voarei na business deles pros EUA.
    Alguém sabe se as aeronaves já foram repaginadas pela Azul ou seguem com as configurações antigas?

  • Claudio Forkas

    Olá, pelo que ví em sites de passagens e pacotes aéreos a azul já está vendendo passagem para Orlando no mês de dezembro/2014, isso procede ???