Governo pretende ressuscitar a aviação regional no Brasil

Leonardo Marques 20 · dezembro · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Recentemente a presidente Dilma deu declarações que pretende construir quase 900 aeroportos regionais no Brasil e incentivar a avião regional. Construir 90 aeroportos regionais em 2 anos já seria um grande feito, imagine 900.

O fato é que as mudanças que foram feitas nos últimos anos praticamente eliminaram a aviação regional no Brasil. A região Norte que é a mais dependente desse tipo de transporte foi a mais prejudicada, mas isso afeta o país todo. Hoje temos dezenas de cidades que já tiveram voos regulares e que hoje não têm mais.

Mesmo que nenhum aeroporto regional seja construído, o Governo Federal finalmente anunciou medidas que vão realmente trazer de volta a aviação regional. 

– liberação de R$7.3 bilhões para melhorar 270 aeroportos regionais
– isenção de taxas pagas por empresas aéreas para utilizar aeroportos com até 1 milhão de passageiros ano. (O governo irá reembolsar)
– subsídio para passagens em voos considerados regionais (ainda não sabemos o que isso significa)

Certamente veremos críticas ao formato utilizado pelo Governo, mas é um primeiro passo e sem dúvida é um passo muito importante.

Agora é aguardar mais detalhes e ver o que vai de fato sair do papel.

Atualmente as empresas regionais respondem somadas por menos de 1% de todo o mercado de avião no Brasil. São pouquíssimas empresas, operando pouquíssimas rotas e com preços absurdos.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos