Avaliação da Air Serbia

Redação 16 · agosto · 2017
Econômica
OTP - ZRH
JU 643
Airbus A319
05/09/2016

Embarque

Previsto: 15:30h
Efetivo: 16:05h

Partida

Previsto: 16:05h
Efetivo: 16:35h

Chegada

Previsto: 20:10h
Efetivo: 20:15h

A Air Serbia é uma companhia pública do governo da Sérvia, com base no aeroporto de Belgrado. A companhia aérea tem muita história pra contar, assim como seu país, mas somente em 2013, depois de muitas reformas, recebeu esse nome. Atualmente a empresa opera em 42 destinos com uma frota de 21 aeronaves. Nosso leitor Marlon Oliveira voou de Bucareste à Zurique pela companhia. Confira a avaliação que ele fez para o Melhores Destinos:

Minha experiência com a Air Serbia foi em um voo partindo de Bucareste (Romênia) com destino a Zurique (Suíça), e um stopover em Belgrado (Sérvia). Escolhi essa companhia por ter o melhor horário, com a melhor conexão e pelo melhor preço na data que eu precisava chegar em Zurique. A compra do bilhete foi pelo site de uma agência de turismo conveniada com minha universidade. Conferi a reserva no site da Air Serbia e estava tudo certo.

Check-in

9,0

O primeiro voo estava previsto para às 16:05. Cheguei cedo ao aeroporto, pois tive que fazer check-in e despachar minha mala, pelo que vi no site eles não dispõem de check-in online. O aeroporto de Bucareste não é muito grande e é organizado. A fila do check-in estava pequena, mas demorou mais ou menos meia hora até que eu fosse atendido.

A Air Serbia é uma companhia aérea regular, ou seja, não opera no conceito low-cost, portanto todos os voos incluem o despacho de uma mala de até 23kg gratuitamente. Pra minha surpresa, minha mala pesou quase 26kg, mas o funcionário da companhia simpaticamente etiquetou minha mala e não falou nada. Ponto pra Air Serbia, que tolerou quase 3kg de excesso de bagagem e me fez economizar alguns euros. A bagagem de mão é de no máximo 8kg, e dimensões máximas de 20x40x55cm. Isso para a classe econômica, pois eles também possuem a classe executiva.

Segui pro raio-x, imigração e para o portão de embarque, que só iniciou o embarque às 16:05, o horário que estava previsto para decolar. Encerrado o embarque, decolamos com meia hora de atraso. No voo, os anúncios das comissárias eram feitos em sérvio e em inglês. O piloto falava sérvio, inglês e romeno.

Cabine

9,0

Ambos os aviões me pareceram novos e bem conservados, além de super limpos. A configuração das poltronas era 3×3 na econômica. Os estofados eram de couro azul e cinza e tinha um bom reclinamento. O encosto da cabeça era móvel e flexível, tipo esses que a dos voos transatlânticos. Isso é muito bom para quem tem dificuldade de dormir ou relaxar nos voos, ponto para Air Serbia.

O espaço entre as poltronas era meio apertado, eu tenho 1,70m e sobrou bem pouco entre meus joelhos e as poltronas da frente.

Entretenimento

5,0

Não havia nenhum tipo de entretenimento, além de uma revista em inglês e sérvio.

Serviço de bordo

9,0

O serviço de bordo era muito bom, para dois voos curtos. Eles nos deram uma bolsinha de papel com uma água mineral, um copinho, um sanduíche, um biscoitão e um lencinho umedecido.

As bebidas eram refrigerante, suco, vinhos (branco ou tinto), uísque, vodca, café ou chá. Peguei um vinho branco em um voo e um tinto no outro. Ambos seguidos por um chá.

Considerando o tempo de voo, o serviço de bordo estava de parabéns.

Comissários e equipe de solo

9,0

As comissárias estavam bem vestidas e foram super simpáticas comigo.

Programa de fidelidade

6,0

A Air Serbia tem parceria com a Etihad Airways, inclusive no programa fidelidade.

O programa se chama “Air Serbia Etihad Guest”, e permite pontuar nos voos de ambas as companhias e mais outras 26 parceiras.

Nota final

7,8

Chegando ao aeroporto de Belgrado, que é ainda menor mas muito organizado, havia um funcionário da companhia no desembarque informando as conexões.

Verifiquei qual o portão de Zurique e segui para o novo embarque, que ainda estava fechado devido a antecedência, pois o próximo voo partiria às 18:30, horário local (uma hora a menos do que a Romênia).

O aeroporto de Belgrado tem salas de embarque e não somente portões, como na maioria dos aeroportos. Cada sala de embarque tem dois portões e você só consegue acessar a sala no horário do voo e com seu bilhete e passaporte em mão.

Como precisei aguardar, fui até o free shop, tempo de provar uma cervejinha sérvia, que lá chama Pivo, tomei a Jelen que me parecia mais popular, custou menos de 2 euros, paguei em euro e pedi o troco em dinars – mais moedinhas pra coleção.

Seguindo pro embarque, acessei a sala e esperei por mais um atraso no embarque, mais uma vez uns 20 minutos de atraso, mas dessa vez o piloto conseguiu descontar o atraso e chegamos em Zurique quase na hora prevista. Esse piloto por sinal, falava sérvio, inglês e alemão, fiquei esperando que falasse italiano, para completar todas as línguas da Suíça mais inglês, mas penso que ele quis ser modesto e falou apenas em 4 idiomas.

A fila da imigração estava meio tumultuada e demorou um pouco, quando cheguei para retirar a bagagem ela já estava na esteira, chegou inteira.

Por fim, recomendo voar pela Air Serbia se você está partindo ou chegando na capital sérvia ou tem uma conexão viável, como foi meu caso.

Agradecemos ao Marlon pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Solicite as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br

  • Fabio

    Apenas um detalhe. Você fez um layover e não um stopover

  • Paulo Brito

    Obrigado pelo relato. Experimentarei voar pela Air Serbia em março de 2018.