Avaliação da Aeroméxico

Chegada

Previsto: 07:05h
Efetivo: 06:20h

A Aeroméxico é a principal companhia aérea mexicana e membro da aliança SkyTeam. Oferece voos diários de São Paulo para a Cidade do México, com conexões domésticas e internacionais. Nosso leitor Alexandre Martins embarcou no Brasil para realizar o sonho de conhecer o México. Confira o relato que ele fez para o Melhores Destinos:

Numa manhã de setembro de 2016 o celular vibra. Era o aplicativo do MD, anunciando uma promoção irresistível para a Cidade do México, pela Aeroméxico. Eu sonhava há alguns anos visitar aquele país tão rico culturalmente e o MD me ajudou a realizar.

7,5

O processo de compra foi simples. Pouco depois de efetuado a compra pelo site de uma agência virtual tudo foi confirmado, apesar da expectativa, pois era uma tarifa muito baixa e alguns acharam que a companhia não iria honrar com o valor anunciado. Mas ela honrou!

Check-in e embarque também tranquilos. Foram formadas filas segundo preferências comerciais e legais.

Cabine

7,0

O avião, que não era novo, estava bem conservado. A disposição dos assentos era o tradicional 3x3x3. O espaço era razoável na classe econômica, mas notei que um passageiro de mais de 1,80m não estava muito confortável. Dei uma bisbilhotada na executiva… Deve ser bem melhor voar nela, mas, particularmente, não acho tão interessante pagar muito mais por aquela configuração 2x3x2.

8,0

O sistema de entretenimento, com tela individual na poltrona da frente, dispunha de 83 filmes, 8 games, muitos (mas muitos!) seriados, mapa de informações do voo, além de plantas dos aeroportos em que a Aeroméxico opera.

Como áudio, possuía uma boa discoteca musical, mas não brasileira. Não encontrei opção em português para os vídeos. Ou não tinha mesmo ou não consegui localizar.

Tentei dormir. Aquele controle remoto com fio é irritante, se você esbarra nele a tela acende e você acorda com uma luz solar nos seus olhos. Eu dei uns nós e joguei pra fora da poltrona. Outros passageiros tiveram problema com esse joystick.

Serviço de bordo

8,0

Algum tempo depois, nós acordamos.

Foram distribuídos os kits de amenidades com fone de ouvidos, cobertor, travesseirinho e tapa-olhos, creme dental e escova.

Às 23h50 o pessoal de bordo começou a servir as refeições. As opções eram frango e fusilli com queijo e molho de espinafre, que eu escolhi. Estava bom e quente. Acompanhavam também salada fresquinha, pãozinho, amendoim salgado e cookie. Como bebidas, ofereceram refrigerante, suco e vinho tinto.

Tinha uma sobremesa deliciosa, doce de leite com baunilha. Posteriormente ofereceram mais vinho. Ao final serviram café. Nesse momento, eu já estava com saudades do Brasil, pois o café mexicano é bem ruim. Mas tinham a opção de descafeínado, o que é bem interessante. Só que quando se vê o fundo da xícara, um café não pode ser bom mesmo.

Ah! Logo após o café, passaram com as revistas de duty free. O desjejum foi servido ao amanhecer, uma hora e quinze minutos antes do pouso. Como outros já relataram, eles servem comida para nós tipicamente de almoço e janta no café da manhã. O feijão estava bonito, mas declinei dele. Também abri mão do café marrom claro novamente servido.

Comissários e equipe de solo

6,5

A equipe era medianamente cordial, moderadamente simpática, e não tão eficiente. Minha filha enjoou, chamei e não deram nenhum suporte. Resolvemos sem eles. Um passageiro asiático também precisou de ajuda pra mexer no sistema de entretenimento, e eu tive que ajudá-lo, pois só apareceram pra atender seu chamado muito tempo depois.

Programa de fidelidade

7,5

Quem voa pela Aeroméxico pode pontuar na Smiles. Na hora acabei esquecendo de fornecer o meu número Smiles. Mas é possível fazer isso posteriormente, e eu ainda vou ver isso.

Nota do editor: uma viagem de ida e volta entre São Paulo e a Cidade do México rende 9.226 milhas. Para saber quantas milhas cada tarifa pontua na Smiles, verifique a tabela de acúmulo. Além da Smiles, o Club Premier é o programa de fidelidade da Aeroméxico. A companhia é membro da Skyteam, permitindo também o acúmulo de milhas nos programas da Delta, Air France-KLM, entre outros.

Nota final

7,4

Para mim e minha família foi uma boa experiência, considerando um voo longo em classe econômica e considerando também que a companhia costuma ter um preço competitivo. Não foi um atendimento perfeito, vimos até algumas falhas, mas não nos ofereceu riscos nem comprometeu nosso humor.

Observação: No voo de volta era o mesmo aparelho, o N745AM, mas as poltronas que ocupamos estavam aparentemente mais novas. Esse voo, o AM14, decolou com 55 minutos de atraso. Segundo o piloto, alguns passageiros chegaram muito atrasados e não conseguiram embarcar, então tiveram que retirar as malas deles antes de decolarem. Algumas pessoas não conseguiram acomodar suas maletas no compartimento superior, mas os comissários os ajudaram.

Agradecemos ao Alexandre pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Solicite as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br

• Luciano Brito

Fui para Las Vegas por eles, aeronave nova e serviço um pouco melhor do que foi relatado! Mas voaria novamente pela Aeroméxico.
    Parabéns pelo post!

• marcelovrocha

A Aeromexico so vale a pena quando o preco ‘e imbativel. Os avioes sao muito velhos e a comida ‘e horrivel. Se eles comeceram a utilizar aeronaves mais novas talvez a experiencia nao seja tao dolorosa

• Altair Mesquita

Vão utilizar o 787 ainda este ano.

• Rafael

Voei de aeroméxico de Madrid para Cidade do México e depois para São Paulo. Saindo de Madrid foi uma aeronave bem moderna e nova, com sistema de entretenimento muito bom, telas grandes e touch não tinha esse controle insuportável, agora da cidade do México até São Paulo foi essa mesma aeronave da avaliação, além de balançar muito e aparentar ser muito antiga, a tela do sistema de entretenimento é minuscula, porém pelo preço que paguei não tinha uma expectativa muito grande. Só iria novamente se o preço fosse bem inferior a das outras companhias, caso contrario optaria por pagar um pouco mais.

• Arnaldo Renz Junior

Fui para Los Angeles de Aeroméxico, era a menor tarifa. Apesar da aeronave de São Paulo/ Cidade do México ser um antigo 777 Varig, entretenimento perto de zero e nenhuma tomada para ligar um IPad, o serviço foi bom, cerveja Heineken liberada. Da Cidade do México/Los Angeles fomos de B787, que para mim, é a aeronave mais friendly que conheço. Terrível mesmo é a escala na Cidade do México, tem que descer com todas as malas para fazer alfândega (como se fôssemos ficar ali), funcionários literalmente estupidos e muita falta de informação. Até voaria tranquilamente de Aeroméxico, mas esta escala nunca mais.

• Luciano Rocha

Se vc for para o México em uma empresa americana, com conexão em aeroporto americano também terá que descer com todas malas. Aconteceu conosco em uma viagem à Los Cabos com a AA e conexão em Dallas.

• Viajei pela Aeroméxico em 2014 em lua de mel no trajeto SP-Cid.Mexico-Cancun, e fui nesse mesmo avião e compartilho da mesma experiência. Incluindo que a escala na Cidade do México é tortuosa, fila de imigração imensa, fora que na volta eles adiantaram o horário voo e não avisaram, ou avisaram a agência de viagens e eles não avisaram a gente, sei lá. Ficamos sabemos pq liguei bem antes e me informaram isso, achei um absurdo.

• Thiago Prado

Voei de Aeromexico de sp para Miami com conexão na cidade do mexico. Experiência otima. Recomendo Aeromexico

• Ernesto Lippmann

A empresa é mediana, mas a conexão na Cidade do México é chata, por se ter que fazer a fila da imigração,mesmo numa simples conexão.Pelo menos 1 hora de fila, retirar malas e redespacha-las. Este é um ponto que poderia ser melhorado.

• José Maria

Só uma dúvida, para quem tiver a informação: no caso de voos em companhias parceiras, para pontuar no Smiles, a pontuação é baseada na distância em milhas, ou pelo valor pago na passagem? Obrigado.

• joao

Os voos que fiz com a Aeromexico em setembro de 2017 foram pontuais. Minhas observações são as mesmas do pessoal aqui: Boeing dreamliner novo na rota MEX-MAD e o surrado 777-200 na rota MEX-GRU. Em todos os trechos, minha observação é quanto à comida: muito ruim e em quantidade insuficiente. No primeiro trecho, passei fome de verdade, porque não tinha levado nada comigo. No segundo trecho, comprei comida no aeroporto para complementar as “refeições” servidas. Eles servem pão frio e seco, sem manteiga ou cream cheese pra passar no pão. O prato principal é minúsculo, pedi frango e vieram 4 cubos de frango, sem nenhuma guarnição, seja um purê, arroz ou vegetais. A sobremesa foi uma espécie de danette industrializada, sem nenhuma graça. No voo MAD-MEX, que dura mais de 10 horas, foi servido almoço no início e, no meio do voo, um sanduíche intragável contendo apenas pão seco e presunto ibérico. Depois desse lanche, foram 3 horas de voo sem nenhuma refeição, sendo que, pelo horário de madrid, já estávamos na hora do jantar. Minha dica é: leve sua comida!

• Francesco Ferrari

Fui a Cidade do México no início de 2016 e realmente a AeroMéxico peca no serviço de bordo e no entretenimento, mas por sorte eu fui via panamá e fiz a maior parte da viagem pela Copa Airlines, que tem um ótimo sistema de entretenimento com vários filmes novos com opção trilingue. A imigração no México realmente é complexa, a empresa extraviou minhas bagagens e fiquei preso no aeroporto tentando resolver esse problema por quase 3h. Não indico a AeroMéxico.