Avaliação da Aeromexico

Redação 26 · julho · 2018
Econômica
GRU - MEX
AM15
Boeing 787 Dreamliner
05/03/2018

Embarque

Previsto: 09:00h
Efetivo: 09:00h

Partida

Previsto: 09:35h
Efetivo: 09:46h

Chegada

Previsto: 15:55h
Efetivo: 15:32h

A Aeroméxico é a maior companhia aérea mexicana e muito usada por brasileiros não só para chegar ao país, mas também aos Estados Unidos. Nosso leitor Thiago Bandarra conferiu os serviços da companhia em uma viagem na classe econômica de São Paulo para Austin, fazendo conexão na Cidade do México. Confira o relato que ele enviou para o Melhores Destinos:

Resumo do review

Aeroméxico AM15
São Paulo (GRU) – Cidade do México (MEX)
Segunda-feira, 5 de março de 2018
Aeronave: Boeing 787 Dreamliner
Destaques positivos: aeronave novíssima e cheia de tecnologia
Pontos a melhorar: marcação dos assentos e a comida

Em março deste ano tive o prazer de visitar Austin, nos Estados Unidos, durante o SXSW, o maior evento da indústria criativa mundial. Cheguei até lá voando com a Aeroméxico. Foi minha primeira vez com a companhia mexicana e a experiência foi melhor do que eu esperava. Por isso resolvi relatar como é voar com a maior companhia aérea do México

O meu voo inicial, até a Cidade do México, foi operado com o novo Boeing 787 Dreamliner e é sobre ele que eu vou falar nesta avaliação. Após a conexão no México, peguei o voo AM 2686 até Austin.

Check-in

9

Não sei se acontece com todos ou se é de acordo com a tarifa que pagou, mas a Aeromexico não disponibilizou a marcação de assentos antes do check-in. Ou seja: 24 horas antes tive que ligar para conseguir marcar o assento conforme minha preferência, pois o portal também não estava funcionando.

No aeroporto, o check-in super rápido, sem filas, e o atendimento super eficiente, o que acabou aliviando a questão da marcação de assentos. O embarque foi bem rápido. No horário pré-determinado, a equipe iniciou o embarque e nem 5 minutos depois eu já estava acomodado na aeronave.

Cabine

9,5

Logo ao entrar percebe-se que em todos os assentos está o já famoso (e esperado, para os amantes de brindes) kit de viagem. O da Aeroméxico é simples, somente com travesseiro e coberta. Posteriormente a equipe de bordo entrega balas de menta e protetor de olhos.

O avião é novinho, começou a ser utilizado nesse trajeto a partir de janeiro de 2018. Grande destaque para as janelas, que, resumidamente, funcionam na mesma lógica das famosas “lentes transition”, escurecendo e clareando conforme a vontade de passageiro. Tinha escolhido assento no corredor mas quis trocar para poder brincar com essas belezinhas. É incrível como conseguimos escurecer totalmente um vidro (como se colocássemos uma película grosa de insulfilm) e depois retornar à transparência normal com alguns cliques no botão.

Outro destaque é o espaço: tenho aproximadamente 1,85m e tive uma ótima experiência, sobrando bastante espaço, mesmo quando sentando mais confortavelmente. Meus joelhos não tocavam o assento da frente mesmo que eu forçasse.

Entretenimento

8,5

A grande diferença da Aeromexico em relação a outras companhias que já voei é o chat, que permite convidar outros passageiros para conversar. É como um “Whatsapp” na tela da TV, em que você escolhe a pessoa que quer conversar e aí é só bater papo.

A tela tem um tamanho bem interessante, e o sistema possui 7 opções de filmes infantis, além de 22 folhetins; TV com 2 canais ao vivo (CNN e Sport 24); algumas opções de séries (destaque para os muitos episódios de The Big Bang Theory). São 42 lançamentos de filmes (inclusive o ganhador recente do Oscar 2018 – The Shape of Water, sendo que viajei no dia seguinte à premiação), além de 85 clássicos (com diversos blockbusters) e mais 8 filmes familiares.

O destaque negativo, na minha opinião, fica por conta da pequena lista de músicas disponíveis. São pouquíssimas opções, sem incluir grandes artistas atuais e do passado. Particularmente, após assistir a 1 ou 2 filmes, gosto de ouvir um pouco de música para pegar no sono e nesse voo as opções não foram muito interessantes.

Outro ponto negativo é a falta de um controle remoto, obrigando a usar somente o touch screen, o que acaba cansando o braço de pessoas indecisas como eu.

Serviço de bordo

8,5

Cerca de 1h depois da decolagem, foi servido o café da manhã: uma salada verde e um croissant recheado com queijo e chester. Nada de excepcional, mas alimentou bem. No almoço, havia a opção “pasta o pollo” e acabei escolhendo “pasta”, que nada mais era que uma massa meio seca com um queijo por cima e espinafre. No meio da tarde, pouco antes de pousarmos, foi oferecido o tradicional amendoim. O ponto alto da Aeromexico, para quem gosta de uns bons drinks, é o fato de eles ofereceram a famosa tequila mexicana e também cerveja, a Corona.

Comissários e equipe de solo

8

Isso não tem muito a ver com o serviço da Aeromexico, mas sim com o do pessoal da imigração. Tanto na escala da ida quanto na volta, as filas para passar pela polícia eram imensas e esperamos por mais de 1 hora para conseguir pegar as malas. Cuidado para contar com esse tempo sempre que for fazer uma escala na Cidade do México.

No segundo trecho, que durou aproximadamente 2 horas entre Cidade do México e Austin, voamos em um Embraer E-190, com configuração 2×2. Antes de decolar o calor era infernal, e durante a decolagem a saída do ar-condicionado pingou um pouco, mas com o decorrer do tempo a situação acabou estabilizando. A refeição desse trecho mais curto foi interessante, se compararmos com voos de mesma duração aqui no Brasil: um croissant e um creme de baunilha que cumpriam com sua função. Não havia entretenimento de bordo durante esse segundo voo.

Programa de fidelidade

7,0

Não avaliado pelo leitor

Nota do MD – O programa de passageiro frequente da Aeromexico é o Club Premier. Como a companhia é membro fundadora da aliança Skyteam, os pontos podem ser acumulados e usados em diversas companhias parceiras, como Delta, Air France – KLM, a exemplo do Smiles da GOL, utilizado pelo leitor para comprar essa passagem.

Nota final

8,4

Apesar de pequenos problemas que enfrentei com a marcação dos assentos e de a comida não ser das melhores, a aeronave novíssima e cheia de tecnologia faz com que seja uma belíssima alternativa para voos para o México, outros países do Caribe e principalmente para os Estados Unidos. Pelo que lembre de outras companhias que já usei para lá (inclusive companhias americanas), a Aeromexico foi a melhor.


Agradecemos ao Thiago pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Capriche no texto e nas fotos e mande para a gente pelo e-mail avaliacao@melhoresdestinos.com.br