American Airlines confirma fim do voo Curitiba – Miami a partir de fevereiro

Leonardo Marques 6 · outubro · 2015

Nossa leitora Laryssa Cardoso nos informou ontem que o voo dela Miami – Curitiba a ser realizado em 2016 havia sido cancelado. Fomos apurar e realmente a AA deixará de voar para Curitiba a partir de fevereiro de 2016.

O voo que hoje é Miami – Curitiba – Porto Alegre vai permanecer apenas Miami – Porto Alegre. Esse voo é operado com aviões bem antigos e é campeão de reclamações. Será que com essa mudança eles pretendem mudar o avião que faz essa rota? 

Veja a nota da American Airlines:

A American Airlines avalia sua malha aérea e realiza estudos aprofundados, que incluem desempenho de mercado e cenário competitivo, para garantir o melhor aproveitamento de sua frota e tripulação em toda a sua rede de voos e maximizar a sua rentabilidade. Esse extenso planejamento é realizado com um objetivo em mente: torna-se uma companhia mais forte.

Como resultado dessa avaliação, a American não irá mais operar voos para Curitiba, a partir de 11 de fevereiro de 2016.

A companhia, que opera atualmente um voo diário entre Miami e Curitiba (com continuação do serviço em Porto Alegre e retorno a Miami), manterá suas operações entre Miami e a capital gaúcha.

Com dica do nosso leitor Wólnei Franco.

Publicado por

Leonardo Marques

Diretor do Melhores Destinos

  • Renato ADM

    Acredito que eles vão é cancelar o outro trecho mais tarde.

  • Este tipo de nota esta repetindo mais que os filmes da TNT. Em breve uma mesma versão da nota anunciando o fim também de Porto Alegre, ou como num filme, seria tipo Missão impossível 2.

    • Claudia Baum Boeira

      eu voei 3 vezes neste voo, saindo de POA e todas estava lotado, inclusive no mês passado, na fase dólar nas alturas… mas acho que a AA cansou de queimar o filme dela por problemas mecânicos com a aeronave.

  • Thiago

    Tive muitos problemas com esse voo a ponto de trocar a comodidade de descer praticamente em casa num sucatao ou me deslocar até GRU e ir num avião de verdade…

    • Estevão Busato

      Moro em Curitiba e já usei esse vôo. O avião não é lá aquela maravilha, mas o vôo me atendeu mais do que bem.

      Em hipótese alguma deixaria a comodidade de descer na porta de casa para ter que fazer mais uma pernada em outro aeroporto,

    • jorge moraes

      Pra GRU a AA opera com aeronaves premium. Se não fizer isso , a concorrência detona.

  • Agold

    O voo Mia-Poa não aparece mais no site da American Airlines…Só indo por Guarulhos

    • Rodrigo Rosa

      O vôo não será diário. Talvez o dia que pesquise nao esteja operando.

      • Agold

        Sim. Só tem no dia seguinte…

  • Cleiton dos Santos

    não temos culpa que os paranaenses não estão voando pela AA. O voo de POA até Miami tem deixado cargas de exportação no chão aqui no Salgado Filho, pois as bagagens dos passageiros são prioritárias.

  • Cleiton dos Santos

    e eu to indo pra Portland ano que vem por GRU, e voltando por GRU. Não quero estar presente numa tragédia, que é esse 767 de três décadas.

    • Antonio Silva

      767 ??? kkkkkk. É pior amigo, é um 757 todo “enferrujado”.

      • Tony Coelho

        É 767 óbvio. O 757 nunca teria autonomia para fazer POA-MIA
        Os 757 só são usados para o nordeste e para Manaus a AA usa um A319.

        • Antonio Silva

          É um 767 mesmo, desculpe ! Sim, aqui no Nordeste ela usa o 757. Não se esqueça que o 757 voa da Europa para os EUA, portanto acho que teria autonomia sim para voar para Curitiba !!!

          • Tony Coelho

            Antonio, a distância entre a costa leste dos Estados Unidos e a Europa é muito menor que a distância entre Miami e o sul do Brasil. Um 757 até conseguiria porém com muitas restrições de peso que não compensaria comercialmente se tiver que limitar quantidade de passageiros e/ou carga.

        • Neder Cassio

          Brasilia também é 757

          • ARYSON FRANCA

            Entrando nessa discussão, aqui em Recife é 757 para MIA, somente neste ano, 1 voo solicitou que 50 passageiros da classe econômica saissem porque estava com problemas na turbina e decolagem; 1 voou somente com a classe executiva os demais foram relocados; 1 parou em Porto Rico, e o meu ano passado MIA/REC 767 classe executiva, atrasou 15 horas e voamos quase vazio diurno. Embora seja prático eu confesso que tenho medo….

          • Tony Coelho

            Eu não tenho medo, adoro voar mas se tivesse que ter medo sinceramente teria muito mais em voar de TAM que estatisticamente está muito abaixo da AA em questão de manutenção. Resumindo: melhor um avião velho da AA com boa manutenção do que um novo da TAM com reverso pinado.

    • César Novaes

      Cleiton, depende de onde vc fará conexão

  • Eduardo

    Não irá fazer falta alguma. A operação em si era um saco. O vôo chegava de Miami em Curitiba e todos os passageiros precisavam desembarcar (inclusive quem teria o destino final Porto Alegre). Todos ficavam aguardando em um local apertado em Curitiba. Novo embarque com destino a Porto Alegre e chegando lá, todos precisavam desembarcar novamente (inclusive quem embarcou em Curitiba com destino a Miami). Novamente espera de 1 hora e meia em local sem condições. Além disso, aeronave costumava dar muitos problemas com consequentes atrasos e cancelamentos, sem contar a alfandega em Curitiba… Muito melhor ir para Guarulhos.

  • Marcelo Berto

    Eu ainda acredito que vão cancelar Brasília-miami!!!

    • Leonardo Soares de Santana

      também acredito nisso. Pesquisando domingo esse voo vi que em alguns dias do ano que vem só aparecia voo da Tam nesse trecho.

    • Márcio Sampaio

      Quando o câmbio estava favorável, o fluxo de brasileiros viajando aos EUA era imenso. Agora, o mercado está se ajustando à nova realidade. Até a Copa cresceu muito aqui no país pela facilidade de conexões que oferece, mas também começou a reduzir frequências e logo irá cancelar algumas rotas.

      • Maya

        Eu fiquei sabendo por funcionários que a copa fez um demissão aqui no RS de mais de 200 funcionários.

    • Hugo Leonardo

      pior que estou com voo marcado pra fevereiro!

      • Marcelo Berto

        Eu fiz umas pesquisas para maio/2016 ainda tem BSB-MIAMI pela AA, mas até lá pode mudar esse cenário. Não sei se tem muitos passageiros nesse voou da AA para Miami.

        • Nayara Pinheiro

          Eu vou de bsb-mia em março do ano que vem e por enquanto tá tudo tranquilo com a reserva… Como os voos de Curitiba serão cancelados a partir de fevereiro, eu acho que se os de Brasília fossem cancelados, a gente saberia, não? Talvez mexam mais pra frente…

          • Marcelo Berto

            Sim saberíamos Nayara. Mas pode acontecer de cancelarem como a Delta já fez. Porem se ocorrer algo do tipo teremos que fazer conexão em GRU o que tornaria uma viagem um pouco mais longa.
            Mas até la muita coisa pode mudar. rsrsrs

          • Nayara Pinheiro

            É.. Em 2013 aconteceu comigo na Avianca. Tinha um voo direto de Brasília pra Miami e eles cancelaram e me realocaram em um passando por Guarulhos. Acho que foi uns dois meses antes mais ou menos que eu fiquei sabendo… Com isso tive que viajar um dia antes e tive que dormir em Miami (eu ia pegar um voo doméstico pra NYC). No começo eles não queriam me dar nada, mas eu fiz uma reclamação no ReclameAqui e consegui o hotel no aeroporto de Miami pra essa noite que tive que dormir lá.

    • Negro Lu

      Vc diz isso de Brasilia??? E Salvador que a aeronave decola com poucos passageiros. Chega a fazer vergonha.

  • jose eduardo maruca

    será que a rota campinas – miami tb acabará? alguém tem essa informação?

    • Márcio Sampaio

      Acho que já foi cancelado há meses!

      • Glauco

        Campinas-Miami ainda existe, foi cancelado Campinas-NY

    • Negro Lu

      11 de fevereiro a base fecha

  • Gustavo Pavelski

    Conheço muita gente que prefere ir para GRU do que ir nos “sucatões” que saem de CWB/POA.

    • Gi*.*

      eu!

      • Claudia Baum Boeira

        na última vez eu estava com medo mesmo, na saída em POA estava um vendaval horrível, na decolagem deu uma queda de altitude forte, todos gritaram dentro da aeronave, fiquei com muito medo… durante todo o voo não se ouvia ninguém falando, um silêncio. Na chegada em MIA, todos aplaudiram a aterrisagem. Aí eu vi que não era só eu que estava com medo.

  • FilipeB

    Minha reserva Paris – CWB não existe mais, agora esta Paris – Miami. D:

  • Cleiton dos Santos

    fiz simulações no site da AA, e os voos POA-MIA e MIA-POA aparecem em maio, junho e julho de 2016, apenas com horários novos.

  • Thiago Barcelar

    Traduzindo: Esses voos só foram criados por motivos de Copa do Mundo.

    • Claudia Baum Boeira

      e eles confiaram na demanda. Acreditaram na abertura do consulado em POA e no aumento da pista do Salgado Filho.

      • Thiago Barcelar

        Me desculpe Claudia, com todo respeito, mas eu discordo de voce. Pois a AA comecou a voar para Curitiba, POA, Salvador, Recife (que nem se acha mais passagem pela compania), Manaus e etc…tudo na epoca de copa. Sera que isso é confiando na demanda? Ou coincidência com a Copa do Mundo? Quem voa para Curitiba acreditando em fatores não concretos (pq aqui no Brasil é mais facil vc acreditar que uma coisa vai dar errado do que certo), continua voando para SP, aonde se concentra a aviacao civil brasileira.
        Obs: Se realmente fosse abrir consulado como foi dito em varios lugares do Brasil, a AA saberia, afinal de contas ela é a maior empresa americana, e a queridinha do governo deles!

        • Claudia Baum Boeira

          oi Thiago, só para corrigir. O consulado americano está sendo “construído” aqui em POA, eles haviam divulgado uma data para começar o funcionamento, mas a previsão agora é para 2017. Eles alugaram um prédio e estão fazendo uma grande reforma. Caso o consulado já estivesse em funcionamento, a emissão do primeiro visto iria dispensar a ida a SP. Hoje tem um centro aqui, onde você pode fazer a primeira parte para emissão do visto, exigindo a viagem para outro Estado para a realização da entrevista. Muita gente que eu conheço aguarda(va) a inauguração do consulado gaúcho para emitir o visto… antes do dólar up, claro. E a pista do aeroporto também prejudica a AA. Era para a extensão ter ficado pronta para a Copa… até hoje nada foi feito, ou seja, nem com carga eles podem contar.

  • Danielsson

    Não entendo o motivo. Dolar baixo, todo mundo viajando para o exterior, principalmente para fazer compras nos EUA, voos lotados, povo com grana sobrando…

    • Thalitta Sousa

      HahaHahahaha #SQN

    • Rafael

      Deve ser, porque abro meu facebook e tá todo mundo viajando. Incrível.

  • Felipe Machado

    finalmente tiraram esse vôo, o problema não é voar com 767, a delta voa com 767 mas renovados, melhores poltronas, e manutenção em dia, coisa que a AA não sabe o que é.

  • Fabíola B.

    Fale por você, Eduardo. Para os curitibanos, este voo era sim vantajoso. Apesar da aeronave velha, a principal vantagem era o desembarque direto em Curitiba.

    • Eduardo

      Fabíola, estou falando por mim mesmo. Mas sugiro que você converse com pessoas que fizeram a opção de viajar saindo de CWB. Se realmente fosse vantajoso (sou Curitibano, ok?), não teríamos tantos curitibanos embarcando/desembarcando por GRU. A experiência de viajar a Miami neste trecho era um saco. Fui uma única vez e foi o bastante. Desde então, só por GRU. Acho que falta um lobby dos escritórios de turismo daqui afim de conseguirmos um voo direto.

    • Ruan Kovalczyk

      Prefiro voar pra SP/Rio do que voar nessa lata veia (literalmente)

  • Wólnei Franco

    Um dos próximos cancelamentos são os voos da Gol para os EUA

    • Wescley Lima

      Já foram. A partir de fev/2016 não existem mais.

  • Ana W

    Esse voo POA-MIA só era bom por ser direto e mais barato, porque de resto… Avião velho, sem entretenimento, atendimento ruim…

  • Rodrigo Rosa

    O Voo a principio era uma ótima opção. Muitas vezes abrimos mão de conforto e ganhamos em comodidade. O problema e que ninguém se preocupou com atrasos e cancelamentos. Muitos se perguntaram se esta comodidade valia a pena. Final ……..A facilidade foi vencida.

  • Romulo Amaral

    Meu ultimo trecho de retorno da china em jul/16 era Mia-CWB e agora sumiu do itinerário… será que devo ligar na central ou aguardar? Eu até ja preferia que fosse por Mia-GRU-CWB

    • FilipeB

      o mesmo comigo, vou esperar algum tempo ainda pra ver o que a AA resolve.

    • Tati

      Como o meu era cwb-mia, mia-cwb, a reserva inteira sumiu do site! O.O
      Vou dar um tempo pra ver se eles realocam, se não tem que ligar lá mesmo…. Eu também preferia passar por gru hehe

      • Christopher Smith Bignardi Nev

        o mesmo comigo, acesso dia sim, dia nao o site e a volta sumiu. Como já havia sido alterado a possibilidade é mudar toda a data (ida e volta, mas deverá permanecer o mesmo numero de noite no local), ou deixar que eles façam a mudança, e dae o cliente altera a ida ou volta e pode permanecer um dia a mais no destino.

    • Marcelo Berto

      Quando acontece esse tipo de situação cancelamento, quais os direitos que temos?
      Uma vez viajei na TAM para Santiago, comprei as passagens com milhas e 6 meses antes da viagem, só que ocorreram diversas mudanças de horários até a data da viagem e me falaram que eu poderia antecipar ou adiar qualquer um dos trechos em até 15 dias ou alterar o voou de alguns dos trechos, só não poderia mudar a cidade de partida e destino.
      Neste caso de cancelamento temos os mesmo direitos de alterar qualquer um dos trechos ou somente o trecho que foi cancelado?

    • FilipeB

      Eu liguei na AA, eles foram super cordiais pra mudar o horario do voo com escala em São Paulo. Na verdade eu poderia mudar qualquer trecho sem mais problemas, mas eles foram instruidos a não realocar em nenhum voo de outra companhia quem comprou a passagem naquele bug. Dai liguei uma segunda vez aceitando o fato de nao ter outra opção e acho que a atendente não se atentou ao fato de eu ter comprado a passagem na epoca do Bug e me realocou em um voo da TAM de GRU pra CWB. Muito sucesso (:

    • Marcelo Berto

      Conseguiu resolver o seu problemas do trecho Curitiba Rômulo?
      A American Airlines entrou em contato com vc? ou você ligou na central deles para fazer remarcação?

      • Romulo Amaral

        Consegui sim… eu entrei em contato, e pude escolher qualquer outro trecho que eu achasse melhor… Aí peguei MIA-GRU-CWB, ainda fui realocado em um voo operado pela TAM no trecho GRU-CWB, sem maiores problemas…

  • Felipe Machado

    concordo Eduardo, todas as vezes que eu peguei esse vôo, a aeronave teve problemas de manutenção, certa vez tive que esperar 4 horas dentro do avião em miami com um calor de 40°, vários colegas dos EUA que vinham para cá atrasaram ou tiveram que cancelar a viagem devido a problemas de manutenção, AA nunca mais!

  • Márcio Sampaio

    Isso mesmo, Glauco, falha minha!

  • Antonio Silva

    A rota Poa-Mia está mantida !!!

  • Antonio Silva

    Se o voo é diário, não precisava cancelar a rota de vez, era só reduzir as frequências.

  • Marcelo Berto

    Quando acontece esse tipo de situação “cancelamento”, quais os direitos que temos?
    Uma vez viajei na TAM para Santiago, comprei as passagens com milhas e 6 meses antes da viagem, só que ocorreram diversas mudanças de horários até a data da viagem e me falaram que eu poderia antecipar ou adiar qualquer um dos trechos em até 15 dias ou alterar o horário de voou de alguns dos trechos, só não poderia mudar a cidade de partida e destino.
    Neste caso de cancelamento temos os mesmo direitos de alterar qualquer um dos trechos ou somente o trecho que foi cancelado?

    • Romulo Amaral

      Eu vou esperar até amanhã e vou ligar na central para ver o que me dizem, pois a minha viagem ainda esta longe também…

      • Claudia Baum Boeira

        Se você for de POA, há uma loja da AA no hotel Plaza São Rafael no Centro, o atendimento é excelente.

    • Lucas Senger Jacobus

      Ambos, Marcelo.

  • Salvatore Carrozzo

    Acho extremamente improvável que a Copa tenha 200 funcionários para demitir no RS.

    • euler

      Deve ter sido os vereadores de Poa, ai a conta fecha.

  • Romulo Amaral

    Sim na alfandega dela a chance de ser parado é bem menor…

  • Luis

    Manter voo de MIA-POA fica mais pratico,com escala em CWB é trabalhoso.Acredito que AA não vai mudar o avião,pelo menos por enquanto vai continuar com aeronave antiga.

  • Ricardo

    Pra ficar bom mesmo não faz falta nenhuma se cancelar qualquer origem do Brasil pra MIA nesses 767s fuleiros,detestei.

    • Antonio Silva

      Pior aqui no Nordeste que ela usa 757 !!!

  • DrDJ

    Amigos, voei esta semana MIA-CWB-POA em business.
    A cabina passou por retrofit com a configuraçao 1-2-1, até mesmo com os “honeymoon seats”. Só que a alfândega em POA é…..

  • Lucas Senger Jacobus

    Talvez o voo se torne um pouco mais atraente para os Portoalegrenses.

    O horário está melhor, apesar de ter se tornado 4x/semana.

  • Josimar

    Vim esses dias de Miami para Curitiba naquela Main Cabin Extra, que pude
    pegar de graça pelo meu status na One World. Sim, tinha bastante espaço pras
    minhas pernas, e só. A poltrona se inclinava bem pouco, menos que a da Azul em
    voos domésticos (Embraer). Não tinha se quer uma telinha pequena pra ver alguma
    coisa.. o avião de 1991… a poltrona era bastante desconfortável e estreita…
    e pra colocar a cereja em cima do bolo: o vôo atrasou duas horas. Não
    sei se sempre é naquele avião velho, mas se sempre for, definitivamente não vou
    sentir saudade de voar naquela joça. Uma pena que ao invés de darem um remédio
    pro cachorro pra acabar com as pulgas preferem matar o cachorro. Andando pra
    trás na minha opinião.

    • Antonio Silva

      Sim, pelas informações que tenho era sempre o mesmo tipo de aeronave !

  • Lucas Senger Jacobus

    Infelizmente para os amigos paranaenses, a pista do aeroporto de Curitiba torna impeditivo que seja operado o 767 em condições de rentabilidade para a empresa. Basta ver que nem Copa nem Avianca operam em CWB.

    Caso o voo retorne a operar em CWB, provavelmente voltará com o tag… quem sabe, Belém, Manaus, Campo Grande, ou Asunción?

    • Christopher Smith Bignardi Nev

      Lucas, Avianca voltou a operar em Curitiba 😀

      • Lucas Senger Jacobus

        Sim, mas não para Lima ou Bogotá. Me referia à Avianca Internacional.

    • Eduardo

      Lucas, não entendi o que seria impeditivo. As pistas de CWB e POA são muito semelhantes na operação, respectivamente: Comprimento: 2.215 m e 2.280 m; Largura: 45 e 43 m; Movimentos hora: 24 e 26.

      • Jonatas Elias

        Altitude: POA 10 metros, CWB 911 metros.

  • Thiago Nunes

    O voo só vai acabar pois não deve estar mais sendo rentável. Pode ter certeza disso! Com o dolar a 4 reais o povo deve ter desistido de ir para os Estados Unidos em massa! Certo que não foi pelas reclamações por causa de avião velho, atrasos, sala de embarque e da alfandega.

    • Antonio Silva

      Mas ninguém disse que foi por conta da aeronave velha mesmo. O voo está sendo finalizado pela baixa frequência de passageiros, mesmo com escala em Porto Alegre.

      • Claudia Baum Boeira

        e a AA está só se queimando em matérias na imprensa daqui… teve uma que eu quase chorei de pena… era uma turma de crianças que estavam indo sozinhas (sem os pais) para a Disney, excursão de colégio… aí as crianças ficaram zanzando pelo aeroporto, sem ter para onde ir, pois eram do interior do RS. Pegaram pesado na matéria.

        • Antonio Silva

          Qualidade não é com ela mesmo !

          • Claudia Baum Boeira

            oi Antonio, eu só para deixar claro, eu só tenho elogios para a AA, mas as matérias do jornal Zero Hora realmente eram fortes.

          • Antonio Silva

            Só tem elogios, depende de onde você embarca porque as aeronaves são bem diferentes a depender da cidade !

          • Claudia Baum Boeira

            Sempre fui muito bem atendida por eles, neste voo que sai de POA-MIA, o voo que falam mal. Acho a equipe maravilhosa, tanto em terra quanto no ar, mas sei que quando se tem problemas com uma empresa, isto fica marcado na gente para sempre. Felizmente eu só tenho boas recordações da AA, mas respeito quem não gosta ou já teve problemas.

  • Beto Jundiaí

    O último que sair, apague a luz… País está se esfarelando – cias aéreas são somente um dos indicadores.

  • Lucas Senger Jacobus

    Na verdade, eram várias pequenas coisas que, juntas, se tornam um problemão.

  • Alison

    triste

  • Alison

    Muito triste isto! Provavelmente devido ao antiquado Afonso Pena (pista curta e nevoeiros constantes). Uma pena, mesmo Curitiba tendo PIB e população maior que Porto Alegre…

  • Claudia Baum Boeira

    bem lembrado a questão da alfândega… quando este voo chega em Porto Alegre, os fiscais caem em cima dos passageiros como tubarões na carniça… pegam tudo. O único voo internacional direto dos EUA, vai deixar saudades na RF.

  • Adam Horvac

    A região metropolitana (que é o parâmetro correto para comparar grandes cidades, principalmente quando se trata de seus aeroportos) de Porto Alegre tem PIB e população maior que a região metropolitana de Curitiba e o aeroporto POA é mais movimentado que o CWB. O voo da AA realmente leva mais passageiros de CWB, até porque em POA a Avianca Peru e a Copa transportam bastantes passageiros aos EUA. Cancelando a perna de CWB, a AA tenta melhorar as condições de seu voo para “roubar” da Avianca e da Copa o retraído mercado entre POA e os EUA.

    • Roubar clientes que não mais existem né? Pq a demanda vem caindo consideravelmente…

      • Adam Horvac

        Sim, mas pelo menos 40% do voo diário (A319) da Avianca para Lima e 80% do voo da Copa (5x por semana, 737-800) para o Panamá devem ter como destino final dos EUA. Ainda há espaço para a AA continuar em POA, mesmo com crise, e a retirada da escala na volta e melhora dos horários a deixa com melhores condições de competição. Certo que o euro não está tão (relativamente) alto quanto o dólar, mas se a TAP está conseguindo operar LIS-POA 6X por semana com A332 (a TAP geralmente operava a rota 3/4/5 vezes por semana) com certeza há mercado para POA-MIA 4x por semana com 767, nem que a AA tenha que matar os voos da Copa e Avianca.

  • Rodrigo

    A pergunta é: Até quando vai durar as rotas SSA-MIA, BSB-MIA e REC-Mia? Tô achando que durando muito ainda, não só esses, mas como diversos trechos internacionais fora de SP e RIO, onde a situação já é preocupante.

  • Carlos

    Já viajei no sucatão de MIA X CWB e achei muito bom já ter desembarcado direto no destino final, exceto pelo horário antigo. Havia ficado feliz pela alteração de horário, retornando durante a noite, mas infelizmente não havia público e interesse por parte da AA

  • jorge moraes

    Creio que cancelará não só Poa como também BH.

  • Ruan Kovalczyk

    Até o dia que vc precisa fazer uma parada em Manaus pq o avião teve uma pane.

    • Estevão Busato

      Já tive que parar no Galeão por causa de pane e pernoitar em Dallas pelo mesmo motivo, amigo.
      O que digo é que para quem viaja a compromisso, esse vôo de Curitiba fará falta.

      • Ruan Kovalczyk

        Sim, o voo vai fazer muita falta, mas o Avião não, era só eles trocarem para uma aeronave um pouco melhor e segura.

    • Tony Coelho

      Pane pode acontecer em qualquer equipamento, em qualquer rota.

      • Ruan Kovalczyk

        É claro que pode, mas esse voo/avião ai é comum ter atraso de 2 a 3 horas devido a ter que fazer manutenção de emergência, sem contar que já teve que parar em manaus devido a pane e ele esta literalmente despedaçando, fico triste pelo voo, fico feliz pela segurança.

        • Tony Coelho

          Ruan, idade de aeronave não significa falta de segurança, desde que ela tenha a manutenção adequada conforme recomendações da Boeing. Faz falta ter uma TV individual? Sem dúvida. Esses 767 antigos fazem rotas secundárias, vejamos hoje quem está voando é o N399AN, o último voo dele foi Miami-Paris, Paris-Miami. Então não é problema dessa rota de Curitiba. Esse mesmo avião que decolou para Curitiba hoje chegou de Paris ontem.
          Não estou querendo defender a AA, pelo contrário acho o serviço de bordo deles péssimo apesar que nunca tive problemas de mau humor por parte dos comissários, talvez porque trato-os com respeito e sorriso também.

  • Uiliam Zanotto

    Indiferente se o vôo é bom ou não, temos que pensar que quanto menos opções de vôos, mais as empresas podem colocar os valores nas alturas.

  • trombadinha

    aperta 13 e confirma !!

  • Tony Coelho

    Queria falar um pouco desse voo, li bons comentários e ao mesmo tempo outros sem nexo.

    Esse voo já começou errado, ele fazia MIA-CWB de noite, chegando em Curitiba de manhã cedo. Como todo mundo sabe, o aeroporto Afonso Pena costuma fechar no inverno na parte da manhã.

    Em caso de mau tempo em Curitiba acabavam tendo que alternar para Guarulhos, onde teriam uma tripulação reserva já que isso estoura o tempo limite de trabalho de uma tripulação.

    Então mudaram o horário, o avião desse de dia, chega no fim da tarde em Curitiba e segue para POA e depois faz POA-MIA noturno.

    Existe um motivo operacional para isso. A pista de Curitiba tem 2215m de comprimento com altitude de 911m. Apesar da pista ser razoável, pela altitude um 767-200 não consegue decolar a plena carga (passageiros mais carga mais combustível) direto de Curitiba para Miami. Esse é motivo do voo triangular MIA-CWB-POA.

    Agora que a festa do dólar barato acabou vão fazer um bate-volta a POA, tem mais lógica.

    Todos os problemas por causas climáticas quando lançaram o voo deixou-o com fama de maldito, atrasado, aviões velhos, etc. Infelizmente um produto bom porém mal lançado.

    • Julio Alacarte

      Sua explicação técnica é impecável.
      Entretanto creio que o principal determinante na tomada de decisão seja a queda na demanda mesmo.
      Enquanto o câmbio estava favorável, eles não se importavam de terem que fazer a gambiarra. Mas agora está inviável.

      • Tony Coelho

        Sem dúvida Julio, qualquer empresa precisa de lucro e a AA não pode nem se dar ao luxo de manter rotas deficitárias. Os passageiros estão escasseando e o valor das passagens em dólares caiu pela metade. Depois das férias escolares esses voos de Miami e Orlando vão escassear em todas as companhias.

  • Antonio Silva

    Situação preocupante em SSA e REC ? Pq ?! Esses voos já existem a muito tempo amigo…

  • Danielsson

    6 falam de sucatão da AA de 767. E a Tam que bota Rio-SCL um A319? Avião idoso de ponte-aérea pra fazer um voo internacional de 4 horas de duração.

  • Nasser Barros Saleh

    Melhor ir pra Gru e voar com 777,do que pagar até mais e achar que é vantajoso ir num voo direto em um péssimo e sujo assento,aeronave cheirando a velho sem entretenimento,piores comissários que já vi em uma companhia e certeza de atrasos por panes ou algo mecânico !
    A.A nunca mais

  • Mikael Kenan

    Aqui em Belém a rota BEL-MIA ta indo de vento em popa nos novos 767-300ER da TAM.

  • Marcelo Berto

    Excelente então. Obrigado pelo retorno!!!!!

  • Negro Lu

    Salvador ira diminuir mais um dia ficando com 3 dias de voo por um certo tempo. A quantidade de passageiros esta infima e ainda mais com o Dolar batendo 4 reais. Certamente ira fechar depois das olimpiadas, se continuar dessa maneira.