Lufthansa e Air France planejam voar com o maior avião do mundo para o Brasil

Denis Carvalho 24 · outubro · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A Lufthansa e a Air France anunciaram que pretendem utilizar o Airbus A380, o maior avião do mundo, em suas rotas entre o Brasil e a Europa a partir de 2014. Além disso, a companhia alemã planeja trazer já no próximo ano outro gigante: seu novo Boeing 747-800, o segundo maior avião de passageiros já construído. Os anúncios ocorreram durante visitas dos presidente das duas empresas europeias ao Brasil.

De acordo com o presidente mundial da Lufthansa, Carsten Spohr, o plano é operar o Boeing 747-8, a partir de 2013, em voos para São Paulo. Para 2014, o objetivo e operar o A380, também em Guarulhos. “Estamos em contato com a Infraero porque os aeroportos precisam de melhorias para podermos operar os dois aviões”, afirmou Spohr. O 747-8 da Lufthansa tem capacidade para 362 passageiros e o A380 tem 526 assentos.

Boeing 747-800 da Lufthansa

Já o presidente da Air France, Alexander Juniac, aproveitou a visita ao Brasil para tratar das alterações na infra-estrutura dos aeroportos brasileiros para receber os A380 antes da Copa de 2014. A intenção da companhia é colocar o superjumbo na rota entre Paris e São Paulo. Além disso, Juniac anunciou a criação no mesmo ano de um voo de Brasília para a França e o aumento do acordo de cooperação com a GOL para chegar a mais trechos nacionais.

Emirates

Além das duas europeias, a Emirates foi a primeira a manifestar o interesse de trazer o A380 ao Brasil. A companhia já fez uma solicitação formal no ano passado e inclusive recebeu autorização da Infraero para usar  no aeroporto de Guarulhos o super jato, que pode levar mais de 800 passageiros em classe única. O maior avião do mundo, no entanto, ainda não tem data para estrear na rota São Paulo-Dubai

Airbus A380 da Air France

Embora tenha a autorização para o uso do superjumbo em Guarulhos, a companhia árabe precisa da aprovação de outros dois aeroportos para pouso alternativo. Ou seja, para onde o voo possa ser desviado em caso de fechamento de Guarulhos – por exemplo, em razão de problemas meteorológicos. O Galeão, no Rio, e Viracopos, em Campinas, são prováveis alternativas. Mas nem a liberação desses aeroportos significa que o A380 será automaticamente implantado no Brasil.

Na última visita do A380 ao Brasil, acompanhada pelo Melhores Destinos, executivos da Airbus afirmaram que as pistas de pouso e decolagem dos maiores aeroportos brasileiros são apropriadas em sua maioria para receber o superjumbo. O entrave estaria na estrutura necessária para realizar o embarque e desembarque de mais de 500 passageiros ao mesmo tempo, o que exigiria ampliações nos terminais brasileiros.

Com dica do leitor Thiago Castro e informações do La TribuneUol,  O Globo e assessorias

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe