Vai a Belo Horizonte? Conheça as vantagens e desvantagens dos aeroportos de Confins ou Pampulha

Denis Carvalho 24/03/2011 às 13:30h 110

Completando a série de avaliação dos aeroportos das grandes cidades brasileiras que têm mais de uma opção para pousos e decolagens chegamos a Belo Horizonte. À primeira vista, a escolha aqui é semelhante a Congonhas/Guarulhos e Santos Dumont/Galeão: um aeroporto menor, mas na área central ou um maior e mais moderno mas mais afastado. Em Belo Horizonte, porém, existem algumas diferenças cruciais. Em primeiro lugar, Pampulha é muito menor que seus colegas paulista e carioca – muitos dizem que mais parece com uma rodoviária do que um aeroporto. Por outro lado, Confins não nega o nome e fica mais distante que os novos aeroportos de São Paulo e Rio – são cerca de 40 quilômetros. O resultado deste panorama é que enquanto paulistanos e cariocas parecem satisfeitos com a divisão de seus terminais, em BH há uma disputa digna de Raposa e Galo entre os que defendem Confins e Pampulha. Para uns a prioridade deve ser a criação de linhas trens, metrô e melhores estradas para o novo aeroporto internacional. Os que defendem Pampulha preferem que os recursos sejam empregados em uma ampla reforma e ampliação do antigo aeroporto para que ocupe papel semelhante ao de Congonhas e Santos Dumont.

Saiba mais sobre os dois terminais:

Aeroporto da Pampulha

Com o nome oficial de Aeroporto de Belo Horizonte / Pampulha – Carlos Drummond de Andrade foi o principal aeroporto da cidade até 2004, quando o governo decidiu transferir a grande maioria dos voos para Confins. Hoje apenas as empresas Trip e Passaredo operam no terminal com voos regionais e para estados próximos. A terceira empresa, a Air Minas, suspendeu suas operações por tempo indeterminado. A Trip voa de lá para Araxá, Cabo Frio, Campinas, Campo Grande, Cascavel, Curitiba, Diamantina, Goiânia, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Ribeirão Preto, Rio Verde, Rio de Janeiro (SDU), Salvador, São João Del-Rei, Uberaba, Uberlândia, Vitória e Vitória da Conquista. Já a Passaredo tem voos para Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Curitiba, Goiânia, Brasília e Recife. Há várias linhas de ônibus urbano que ligam o aeroporto ao centro da cidade e o táxi também não fica caro – em torno de R$ 20.

Aeroporto de Confins

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins, está localizado entre os municípios de Confins e Lagoa Santa, na região metropolitana de BH e atende a grande maioria dos voos nacionais e todos os internacionais. A ligação entre o complexo e a capital é feita pela Linha Verde, que tem trânsito complicado nos horários de pico. Há duas linhas de ônibus que ligam Confins ao aeroporto da Pampulha e ao centro da cidade, ambos operados pela Expresso Unir. O executivo, com ar condicionado, custa R$ 18 e demora 50 minutos. Já o convencional custa R$ 8,15 e faz paradas em diversos pontos, com uma hora de percurso até a Rodoviária de BH. O trajeto de taxi, que é operado por quatro cooperativas, custa R$ 80 em média e o tempo de viagem gira em torno de 30 minutos. A distância entre o aeroporto e Pampulha é de 24 km em linha reta e cerca de 32 km pela rodovia MG-010, também chamada de linha Verde.

Veja um mapa com a localização dos dois aeroportos:
Visualizar Aeroportos Belo Horizonte em um mapa maior

Tem mais alguma dica interessante para complementar esta matéria? Poste nos comentários para que possamos atualizá-la!

  • Pedro Sales

    Sempre vou por CNF pois a GOL e TAM só operam por lá, agora com a compra de regionais elas tb estao fazendo PLU, acho que para a maioria dos belo horizontinos que são passageiros frequentes, sem duvida pampulha seria melhor pq e mais perto da zona sul do que confins mas confins tem infraestrutura melhor sim.. (q eu brinco dizendo q confins é no "confins do mundo") kkkk Mto bom este tópico… =D

  • http://www.twitter.com/freizim Gleidson

    apesar do aeroporto de confins ser bastante longe do centro, sua principal vantagem é o preço da passagem. Pampulha por ser mais perto do centro, tem o dobro e talvez o triplo do valor que seria para confins!

  • Francisco

    Morei em BH 4 anos a 10 min do aeroporto da pampulha e sempre que viajava teria que pagar taxi de R$ 70,00 fora o tempo… Mais todos o mineiros falam que as lideranças politicas que travam a abertura do Pampulha para voos nacionais. Hoje resido no RJ é totalmente diferente.

  • Mauricio

    Aff eu já fui lá… é nos COFINS do mundo esse aeroporto… mas o povo de MG é bem simpático…

  • Chrsitian

    Na verdade não é bem uma questão de escolha, pois os destinos atendidos por um normalmente não são pelo outro…

  • Marcus Laert

    Acabei de chegar de confins. Sobre o transporte é fato que você só tem, para ir a UNIR sem ar, da rodoviária até confins ou pampulha. Segundo as funcionárias, o onibus com Ar-condicionado faz a linha Centro – Confins. Poucas variedades para comer, mal atendimento nas lanchonetes e falta tomadas eletricas no setor aonde faz o check-in para ficarmos esperando pelo lado de fora, sem contar que, quando chove, dificil não se molhar ali.

  • Luis

    Justamente por se tratar de um aeroporto internacional, não há como comparar o Pampulha com Confins. Este último é realmente afastado do centro de BH, porém o ônibus que faz a chamada "Conexão Aeroporto" é muito confortável e em cerca de 40 minutos completa o trajeto. Há ônibus a cada 30 minutos, e, nos horários de pico, de 15 em 15 minutos.

    O ponto final do Expresso Unir, no centro, fica próximo dos principais hotéis da cidade e é muito fácil de encontrar e chegar em outros locais.

    Vale a dica, para quem vem para a capital e ficará hospedado no Hotel Ouro Minas – e para os moradores da região do mesmo – que o ônibus faz uma parada quando faz o trajeto da volta (Confins > Centro) no hotel, facilitando a viagem de muitos passageiros.

  • Nilson

    O aeroporto da Pampulha é mais conveniente por causa da localização, porém, fica em área de risco, tem a aproximação do avião por instrumentos dificultada por causa da barragem da Pampulha e não tem a menor infraestrutura.

    Confins é um ótimo aeroporto. Fica um pouco distante, mas a estrada até lá é perfeita, não deixa nada a dever de rodovias estrangeiras. A distância do aeroporto da Pampulha até Confins, de carro, é coisa de 20 minutos.

    O pessoal de Belo Horizonte reclama muito, pois a parte mais rica da cidade, fica na Zona Sul, fazendo divisa com Nova Lima. Enquanto o aeroporto é na saída no outro extremo da cidade, pela Zona Norte. Aí o pessoal tem que atravessar Belo Horizonte inteira pra chegar na Pampulha e aí sim mais 20 min até Confins. Mas pra quem mora na Zona Norte da cidade (como eu) não é o menor problema.

  • Felipe

    Com certeza, o Aécio Neves tem sérios interesses de que Confins seja o principal aeroporto. Além do mais, o aeroporto chama Tancredo Neves.

  • Igor – poa

    Vou muito POA/BHZ o Aeroporto de Confins é bom porém muito longe, seria bom se cias como Azul e Trip operassem neste Aeroporto, assim como fazem no SDU.Como não gosto de ficar curtindo aeroporto pra mim é interessante que sejam próximos a cidade.Assim como SDU,CGH, e POA etc.

    • Hugo Torres

      Igor,

      A Azul opera em Confins (eu mesmo já fui 2 vezes), já a Trip não tenho certeza.

      • Carlos Eduardo

        A TRIP opera em Confins sim, inclusive é um hub (centro de distribuição de voos) da companhia.

      • Igor – poa

        Sim eu sei que Azul opera em Confis, vou sempre com ela, digo que seria bom se ela operasse na Pampulha!

  • Sandro Magno

    Sou de Betim/MG e, sem dúvidas, o Aeroporto da Pampulha seria uma melhor opção. No entanto, para nós não se trata de uma questão de escolha, como disse nosso amigo, acima. TAM, Gol, Azul e demais companhias não operam na Pampulha, além dos valores saindo deste último serem bem mais alto. Ontem fiquei rindo "até a orelha" por conseguir comprar pela TRIP, que sai da Pampulha, o trecho até Campinas por R$ 69. Em termos de uma possível opção, ali, só mesmo com promoções…

  • Paula Mendes

    Olá Luís,

    O Ouro Minas é um hotel muito conhecido em BH. Sua localização que é perto de um grande shopping e churrascarias que até são boas referências. Mas o trânsito para essas bandas fica engarrafado nos horários de pico. É um pouco antigo, mas vale pra quem não tem muita opção. Uma sugestão é o Mercure Lourdes.

    Uma sugestão para se evitar é o Othon, que fica no centro da cidade. Esse hotel tinha (não sei se ainda tem) muito carpete – um terror para pessoas com alergia ou problemas respiratórios.

    Enfim, já me hospedei nele no Ouro Minas. É bom, mas há melhores.

    Abs,

    Paula

    • Carlos Eduardo

      Ouro Minas?

      Mercure?

      Othon?

      SEUS RYCOS!

      Formule 1 comanda

  • Eduardo

    Confins realmente não é perto do Centro de BH. Com o trânsito bom são necessários 30.. 40 minutos para chegar do centro até o aeroporto.

    Mas a via é muito boa. São duas as opções até chegar à Linha Verde: Avenida Cristiano Machado ou Avenida Antônio Carlos. A Cristiano Machado foi totalmente modificada e está muito boa, porém, nos horários de pico o trânsito da uma travada (pela manhã trava pra quem vem de Confins e a noite para quem vai pra Confins). A Antônio Carlos também foi totalmente remodelada e ficou excelente! São 4 pistas de cada lado, no entanto, entra a Antonio Carlos e a Linha Verde existe a Av. Pedro I. Este mês (março/2011) começaram as obras de ampliação da Pedro I. Vai ficar Top, porém, até lá… o trânsito ficará sofrivel nos horários de pico.

    A verdade é que, até a Copa do Mundo, tudo estará pronto. Cristiano Machado; Antonio Carlos e Pedro I… todas remodeladas e ampliadas e ainda contarão com um sistema inteligente de transporte público; os VLT's (Veículos Leves sobre Trilhos). Aí sim ficará bem tranquilo seguir até Confins!!!

    É aguardar…

  • Vinicius

    Leo, acho que uma boa dica pra dar nos 3 casos como Rio, Sampa e Beagá são os estacionamentos. Há estacionamentos que cobram em média R$ 20,00 de diária próximo aos aeroportos dessas cidades, sem ser os estacionamentos do aeroporto. Por exemplo, em BH tem um estacionamento há 2 km e que faz o traslado até o terminal de van. Se você for considerar uma viagem de 2 pessoas para um fim de semana, já vale a pena, pois de bus se gastaria ida e volta: 18,00 x 2 x 2 = 72. Ou seja, pagando R$ 40,00 de estacionamento, sai muito mais em conta. O raciocínio pode ser o mesmo em caso de viagens de mais pessoas e mais dias, como um feriadão de 4 dias, etc. Eu mesmo uso muito os estacionamentos próximos a Guarulhos e Confins!!!! Vale mais a pena do que usar ônibus ou táxi.

    Abraço a todos os viajantes!

    • fernando antonio bat

      Ótima dica, Vinicius.

  • MArcelo

    Realmente Confins é no confins do judas!

    Aeroporto VELHO, isto mesmo, inaugurado na decada de 80 entao nada de sensacional.

    A infra é uma bagunca, falta tudo, tomada, balcao, informacao, refeicao… Ou seja trocaram PLU por CNF com a desculpa de falta de tudo mas la TAMBEM falta tudo!

    Para piorar fica a 1hr NO MINIMO do centro, isto sem contar o custo de mais de 100 reias para cobrir a distancia de taxi.

    Fiz anos CGH-PLU ate os voos finais que eram 2 por dia de cada cia.

    Hoje nao vejo a hora de reabrirem e acabarem com a estupidez que fizeram ao proibirem voos de fora do estado por la.

    abs

    • Leonardo

      Meu jovem, quer morar em lugar que tem aeroporto bom mude para Seoul, Cingapura, Barcelona, Madrid. Confins é o retrato fiel do Brasil, assim como Guarulhos, Galeao, BSB. Nao sei qual a dificuldade de as pessoas, como vc, entenderem que somos um povo desorganizado, nao politizado, liderado por politicos corruptos e burocratas ineficientes e que portando, temos o que merecemos. Nem para os gringos será feito algo que preste o que dirá para o povo.

    • Eduardo

      O Marcelo exagerou muito… em tudo o que disse. Não é por ai não, meu amigo!

      Uma hora do centro até Confins??? Só se for de camelo…

    • Paulinha

      Marcelo, vc está um pouco desinformado…O aeroporto da Pampulha estava super afogado, é um aeroporto de médio porte, com uma limitação muito grande em relação à sua estrutura. Para qlq pessoa que chegou a frequentá-lo é visível que ele não comporta. Sua capacidade limita-se a vôos regionais. O aeroporto de confins foi um aeroporto construído para, de fato, atender a demanda de vôos. Entretanto, tratava-se de um "elefante branco", já que gerava muito gasto ao governo em sua manutenção e estava sub utilizado. A transferência dos vôos não foi opção, mas sim necessidade.

  • André

    Esse povo mineiro é foda! E ainda tem gente que concorda em demorar 1 hora e 30 minutos (considerando o transito) para ir de casa até confins e mais 30 minutos para ir de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro!!! Ridículo! Ressucitar o Aeroporto de confins foi obra do Aécinho… O cara foi o Governador do 3° estado mais rico do Brasil e só conseguiu fazer: 1) duplicar uma estradinha de merda, de 30 Km que sai de BH e leva para o aeroporto do avô dele. 2) construir um prédio novo e bonito do Niemeyer para ele trabalhar 3)ressucitar o aeroporto do avô dele 4) Enterrar o aeroporto da pampulha de vez e deixar 4 milhões de belo horizontinos reféns da UNIR e tudo isso em 8 anos de governo!!! E ainda tem gente que vota nele!!! Queria mesmo é ver confins fechado e pagar 20 reais para ir de taxi da minha casa até no aeroporto da pampulha… Bons tempos aquele que eu podia fazer isso! Mas o governador não deixa!!!

    • Leonardo

      Vc é de onde para falar mal de mineiro?

    • Carlos Eduardo

      Pampulha não tem condições de receber tantos voos.

      Se tivesse, vc seria frequentador e estaria aqui reclamando chamando o governo do Aécio de incompetente pq permitiu que a Pampulha operasse em alto grau de saturação.

      REPITO: O aeroporto da Pampulha não tem condições de ser uma aeroporto de referência pra Belo Horizonte no que se refere a operação de aviões de médio porte. É isso.

    • Eduardo

      André,

      se não gosta de mineiro, faz o seguinte: some de Minas… fica longe daqui! Falta vc não vai fazer, pq nem sabemos de sua existência… Muda pra uma ilha, no meio do Pacífico!!!

      • Giovani

        Se ele morar em Interlagos e tentar chegar a Cumbica veremos qual seria a diferença. Pegaria um congestionamento de 42 km, demoraria 3:30 pra fazer o trajeto, pagaria 238 reias de taxi, perderia o vôo, teria que pagar 80 reais para remarcar o vôo, esperaria não sei quantas horas no aeroporto e chegaria em 50 minutos até outra capital.

        Parabéns!! Morar em SP deve ser muito melhor que morar em BH!!

        Não estamos aqui pra discutir onde se é melhor para morar, e sim quais melhorias devem ser feitas para que o passageiro seja sempre o maior beneficiado com isso.

    • Felipe

      André tá certíssimo! Eu sou mineiro e garanto que ele também é. Aécio Neves é um grande p@#$$@! Não fez nada por Minas e nunca vai fazer. Torrou nossa grana e o metrô que é bom nunca teremos.

      Confins é na pqp e é um péssimo aeroporto! Ele matou pampulha e gastou horrores com uma estrada que vai pro nada.

  • Luís Guilherm

    É terrível morar em BH.

    No Rio eu pegava um táxi de R$20,00 da minha casa até o SDU, chegava me 10 minutos, e de lá voava pra qualquer canto do Brasil.

    Em BH, ou eu pego um táxi de R$30,00 OU MAIS até a Pampulha e demoro meia hora para chegar lá (no horário de pico talvez mais, de madrugada dá pra fazer em 20) — e de onde só posso voar de turbo-hélice para poucos destinos, apesar da pista ter MAIS QUE O DOBRO DO TAMANHO DA DE CONGONHAS, ou pego um ônibus de R$18,00 (o preço do táxi) que demora 1h, em horário de pico 1h30 OU MAIS, até os CONFINS do mundo conhecido, num aeroporto praticamente sem estrutura (tem 3 lojinhas de pão de queijo e um restaurante super escondido que cobra os olhos da cara, e nenhuma tomada at all).

    Do Conexão Aeroporto são 42km até o aeroporto. E tudo por politicagem. O aeroporto poderia ficar bem mais próximo (onde hoje é a cidade administrativa), Pampulha poderia receber mais voos, mas nada disso acontece…

    Bom, só queria reclamar mesmo. Escolher um aeroporto em BH é escolher entre o ruim e o péssimo.

    • Leonardo

      So quero te dizer que nao e o aeroporto que faz a cidade e que so reclamar na internet nao adianta.

    • Carlos Eduardo

      A pista de PLU é apenas 600m mais longa que a de CGH

      e vc mesmo respondeu sua insatisfação….voa de turbo-hélice porque o aeroporto não tem estrutura.

      Se houvesse operação de 737-700/A319 como era antes, o aeroporto voltaria a ser o inferno que era antes e seria ainda pior pegar um voo lá.

    • Eduardo

      Caríssimo Luis… a diferença de BH para o Rio e SP, é que no trajeto de sua casa até o aeroporto SDU, vc corre o risco de tomer um tiro… aqui em BH não. Em congonhas, um avião cai em casas ao redor de CGH… em BH não, pois Confins é em uma area própria pra aeroporto… sem casas ao redor…

      Vai pra GRU em horário de pico… vai pro GIG em horário de pico… vai pra CGH em horário de pico… se não quer trânsito em horário de pico, mude pra Guaxupé… Cabo Frio… Porteirinha…

      • Marcelo Rezende

        começou o bairrismo nas discussões… comentário preconceituoso contra o RJ!

    • Giovani

      Isso vai muito de onde você mora em BH, companheiro.

      Se você morasse na Barra demoraria 45 minutos pra chegar ao SDU com transito livre e mais de uma hora em horário de pico. Pro Galeão então nem se fala. Fora os riscos já citados.

      Aqui em BH se você mora na Região da Pampulha, com meia hora você estã em Confins! E sem riscos!

      Reclamar em um site que indica viagens, destinos e etc não adianta nada! Mande suas reclamações pro governador, quem sabe ele não te aconselha a voltar pro Rio de Janeiro? E cuidado pra quando for ao aeroporto não ser enganado por uma falsa blitz ou então levar uma bala perdida (ou seria achada?).

  • Luís Guilherm

    Pampulha tem uma vantagem. O aeroporto é tão vazio, mas tão vazio, que se você for buscar alguém lá você pode ir de carro e estacionar na rua, na porta do aeroporto praticamente.

  • michelle

    Na verdade, o aeroporto depende muito do tipo de viagem. Pampulha é realmente mais central e tem por pretensão ser um aeroporto menor. Fica dentro de uma área de residências e sua ampliação deve implicar em muitos riscos para os moradores daquela área. Confins, por outro lado, carece mesmo de uma ampliação. A impressão é que logo logo o aeroporto se tornará um caos. Mas gostaria de fazer uma reinvindicação – as cidades do interior, como Governador Valadares, por exemplo, são reféns de apenas uma companhia aérea o que faz com que uma passagem BH-GV chegue a custar até 300 reais! Para um trecho de 300 e poucos quilômetros. E o pior, a demanda é altíssima por causa do perigo que esta rodovia representa. Azul, webjet e outras, venham pra o interior também!

  • Shirlei Silva

    Dica em boa hora, em Abril vou sair de Porto Velho – RO para finalmente conhecer minha familia mineira, vou de gol graças a promo :] e tava em dúvidas quanto o treço CNF – Rodoviário pois preciso ir ainda para Teófilo Otoni.

    Valeu!

    • Leonardo

      Shirlei,

      Pegue o executivo ate o centro e de la pegue o taxi para a rodoviaria. Va ate o guiche da Gontijo , ha onibus para Teofilo Otoni as 7:00, ao meio dia e demais horarios á noite por volta das 22:00h. Se eu fosse voce dormiria em BH pelo menos uma noite pois a viagem ate T.O dura 8 horas. Boa viagem e se vir a minha mae, diga que mando um bjo e que to com saudades da minha mainha.

      • Nai

        Shirlei, a Unir tem 2 ônibus de Confins para Belo Horizonte.

        O executivo (R$18,00) tem ar-condicionado e o ponto final é na região central.

        O ônibus convencional não tem ar-condicionado (R$8,00) mas é tão confortável quanto o executivo, e a parada final dele é dentro da rodoviária já.

        O tempo de viagem do convencional é cerca de 15 minutos a mais que o executivo.

        Agora, viajar para T.O. em seguida… quase vale a pena pegar um vôo para o espírito santo ou para porto seguro e ir de lá, hahhaha

      • Tiago Macedo

        hehehe sou de GV, e com muita frequencia pego CNF X GRU.

        Shirlei, se vc tiver com tempo, pega o onibus da UNIR convencional mesmo q te deixa dentro da rodoviaria.

  • Leonardo

    Um onibus com ar condicionado sai da zona centro-sul de bh e te deixa no aeroporto de Confins com ar condicionado e agua mineral ao custo aproximado de R$17,00. Quanto ao mal atendimento no aeroporto acho que não combina muito com a postura do mineira, a não ser que vc tenha comido no BOB`s ali sim é o caos. A via que liga o centro ao aeroporto internacional e de otimo padrao (contrariando o texto do blog), e é verdade que há poucas opções de locais para se comprar comida, mas aqui no Brasil isso parece regra pelo menos por onde passei. Agora, trem ligando aeroporto ao centro so se for por milagre a politicagem nao permite nem a expansao do metro.

  • Tiago Macedo

    Confins é tão caro pra comer como GRU, Congonhas, etc etc etc.

    chegar lá é fácil pela linha verde. É uma pista de 6 vias (3 indo e 3 vindo) com velocidade PERMITIDA de 120km/h.

    Tem um bus da unir que sai do centro por $18 com ar, agua e net. e Tem outro tb da nir que sai da rodoviaria por $9 convencional com percurso em torno de 1h. A vantagem de pegar o convencional alem de ser mais barato, é q a Rodoviaria de Bh é muioto bem localizada no centro, e dali, vc escolhe pra onde vai e tem acesso ao metro de BH tb que fica exatamente do lado da rodoviaria.

    DICA:

    em Confins, se quiser usar a net de graça, é só ficar proximo ao estacionamento dos onibus executivos da UNIR, o sinal do bus é aberto e sempre tem um ali parado. =}

  • Giovani

    Sou de BH, moro em BH e acho que posso dar uma posição melhor pra vocês entenderem.

    O aeroporto da Pampulha hoje em dia abriga vôos regionais, que normalmente são atendidos pelos ATR da Trip ou pelos E-145 da Passaredo, ou seja, vôos com capacidade para cerca de 50 passageiros.

    Os mais longos e diretos são para Ribeirão Preto (Passaredo), SP (GRU) Trip e Campinas (Trip). Para chegar ao Rio de Janeiro saindo da Pampulha é necessário uma escala em Juiz de Fora ou São João Del Rey. E o restante dos vôos são para Uberlândia, Uberaba, Montes Claros e cidade menores. Existe também um vôo para Cabo Frio, mas parece que só existem 2 frequências por semana.

    O aeroporto é muito pequeno e assim como Goiânia não existem não existem pontes para embarque, a sala de embarque é mínima, a de desembarque a mesma coisa, faltam balcões de check-in… enfim, uma verdadeira falta de organização.

    Mesmo tendo uma pista de um tamanho bom que consegue atender aos aviões destinados ao mercado doméstico (A320 e 737-800), precisaria de uma grande reforma em todas as áreas do aeroporto, inclusive o estacionamento.

    Não se sabe o porque até hoje não foi feita uma reforma para que atendesse mesmo que fosse uma pequena fatia, mas com certeza questões políticas estão por trás disso.

    • Fabi

      Saindo de ribeirão preto/SP para bh, é melhor parar em Pampulha ou confins tendo em vista o transporte público? Tem linha de metrô perto? Por exemplo pego um táxi do aeroporto até o metrô mais próximo?

  • Giovani

    Agora falando de Confins, é um aeroporto com uma área enorme, mas que não é bem utilizada, visto que os balcões de check-in são poucos e as salas de embarque eram boas a 5 anos atrás, hoje já conseguem atender à demanda. A mesma coisa para as salas de desembarque.

    O projeto de ampliação e reforma já está traçado. Mais pontes serão instaladas, as salas de embarque e desembarque serão ampliadas e reformadas, será feita outra pista e o pátio das aeronaves receberá investimentos e ampliações também. Parece que um novo terminal de passageiros será feito.

    Aí sim tornará um aeroporto digno de uma capital. Sem falar nos investimentos externos, como o metrô que até a Copa chegará ao aeroporto e mais meios de transporte também.

    Mas enquanto Consfins passará por toda essa transformação, parece que alguns vôos serão deslocados para a Pampulha. Vamos aguardar.

    Sabendo de novas informações as coloco pro Léo lançar no melhores destinos!

    • Giovani

      *** Já não conseguem atender à demanda, quando falo das salas de embarque e desembarque.

      E falando dos vôos que estão presentes existem vôos praticamente para todas as capitais. Vôos diretos, inclusive para Manaus e Porto Velho (Trip), São Luiz e Belém (Trip e Azul), todo o nordeste, centro-oeste, e alguns vôos internacionais, para Lisboa (TAP), Miami (American Airlines e TAM), Panamá (Copa) e Montevidéu (Pluna). Se tiver mais algum é coisa nova e ainda não sei dizer, mas parece que em breve mais vôos internacionais estarão aqui presentes.

  • Paulinha

    Questões políticas e de bairrismos à parte, vc está um pouco desinformado…O aeroporto da Pampulha estava super afogado, é um aeroporto de médio porte, com uma limitação muito grande em relação à sua estrutura. Para qlq pessoa que chegou a frequentá-lo à época em que o de confins "não operava", é visível que ele não comporta. Sua capacidade limita-se a vôos regionais. O aeroporto de confins foi um aeroporto construído para, de fato, atender a demanda de vôos. Entretanto, tratava-se de um "elefante branco", já que gerava muito gasto ao governo em sua manutenção e estava sub utilizado. A transferência dos vôos não foi opção, mas sim necessidade.

    • Luciana

      Gente, entendi o que o André tá dizendo!!! É claro que o aeroporto da pampulha estava super afogado quando foram transferidos os seus vôos para confins. Se o André era mesmo frequentador da pampulha ele também sabe disso, mas o que está errado é ter um aeroporto como aquele, com uma pista razoável operando voo para valadares e ipatnga! Sabe, uma vez vi um projeto de reforma da pampulha em que o aeroporto iria ocupar toda aquela área de casas, acho que é da aeronáutica que fica em frente e também um área enorme, lateral da aeronáutica tb, e ia revitalizar o aeroporto da pampulha. Tinha um estacionamento bom (bem menor que o de confins é verdade, mas tb, menos gente ia precisar pq existem meios melhores para ir para lá a não ser de carro, um segundo andar com restaurantes, uma sala de embarque melhor, enfim, acho essa idéia muito mais sensata do que fazer a galera ir para confins para pegar um vôo de meia hora. Em São Paulo e no Rio de Janeiro o aeroporto mais central é utilizado principalmente para vôos mais curtos o que é inteligente.

      Agora dizer que a pampulha não tem infraestrutura é pensar muito pequeno! Igual o amigo aí para cima já disse a pista tem um tamamnho legal. Não sou especialista em aviação não, mas já pousei na pampulha em boeing da gol com meia pista (pq a outra metade estava em reforma) e o avião parou! Enfim, eu nunca tinha parado para pensar no que o André disse, mas agora entendo e acho que podem estar mesmo tentando enganar a gente!

      Não estou querendo discutir se morar em São Paulo ou no Rio de Janeiro é melhor do que aqui em BH, claro que não! Mas o fato é que o que o nosso amigo Marcelo também tem razão. Quem já visitou outros aeroportos do Brasil sabe o quanto confins também é ruim. O acesso é só um detalhe. Pouquíssimas opções de restaurantes, guichês de check-in péssimos, sala de embarque lotadas, estacionamentos abarrotados, enfim, disseram para a gente que o aeroporto de confins era melhor para Minas, mas será que não estão mesmo enganando a gente. Talvez uma boa reforma da pampulha fosse mais inteligente.

      Não tinha parado para pensar, mas o André me mostrou um outro lado. Tem muita politicagem em confins, e nós estamos concordando com ela. Acho que já é hora da gente começar a reclamar!!!

      • Felipe

        Falou tudo!

      • Paulinha

        Acho q vcs não tem muita idéia dos riscos que um aeroporto dentro da cidade representa….

  • Tiago Macedo

    ***Sem falar nos investimentos externos, como o metrô que até a Copa chegará ao aeroporto e mais meios de transporte também.

    Isso é uma especulação que NUNCA foi confirmada pelo governo mineiro. muito pelo contrário, já foi desmentida oficialmente em várias oportunidades.

  • Paulo

    Neste ano sairá a reforma que, mesmo insuficiente à demanda, adequará e modernizará o terminal do Aeroporto Tancredo Neves.

    As pessoas reclamam da distância e da infraestrutura antiga (nada diferente da maioria dos aeroportos brasileiros), mas esquecem o principal: a segurança de voo. CNF é um dos aeroportos mais seguros (senão o mais) do País, com um grande sítio aeroportuário. Bem diferente da Pampulha que está no meio de um buraco, não sei como nunca aconteceu uma tragédia ali.

  • Cristiano

    Saudades dos tempos que eu fazia o trecho CGH – PLU pela antiga VASP e Rio-Sul (1999). Era um luxo esse trajeto… Até cervejinha gelada era ofereciado à bordo!!

    Como meu destino em BH é a região de Venda Nova.. o Aeroporto de Confins ficou um pouco mais distante… porém não tão longe. Eu prefiro pagar um preço menor.. e pegar este ônibus da UNIR e descer já em Venda Nova.. nem preciso ir até o centro de BH!! A única coisa que eu acho ruim são os horários e a demora desses ônibus para sairem… Uma vez fiquei peguei um voo da GOL que chegou (VCP-CNF) que chegou lá às 23 horas. Quase fico sem transporte da UNIR!! Nunca mais voei via PLU pois os preços são caros.. de vez em quando eu vejo uma promoção da TRIP (VCP-PLU), porém não é compensador por conta do horário de saída de VCP.

  • Carlos Eduardo

    O comentário mais patético dentre todos.

    Deprimente saber que há pessoas que pensam dessa forma.

    Sinto lhe informar que se vc pensa isso a respeito do Rio, é porque nunca teve dinheiro pra visitar a cidade e conhecê-la, de fato.

    E se acredita em tudo o que os jornais dizem, seu comentário se revela ainda mais patético, porque toda sua ideologia a respeito do assunto é manipulada por aquilo que lhe contam, e não aquilo que vc vivencia.

  • Pedro

    a questão é…. se você moderniza a Pampulha, confins vai ser esvaziado novamente….. 90% vai preferir ir pela Pampulha..

    Quando abriram o Santos Dumont acharam que o galeão ia minguar… o que não aconteceu, o galeão continua batendo recordes de passegeiros…. mas o galeão é mais perto, e atende melhor a alguns bairros…

    já confins é longe demais……. e de certeza perderia muito, e a conquista de BH dos voos internacionais iriam se perder de certeza..

    Na minha opinião deveria ser feita uma modernização da pampulha, e autorizar voos a curta distância, como RJ(que não fosse o galeao para não prejudicar os voos internacionais de confins), São Pauloque não fosse guarulhos para não prejudicar os voos internacionais de confins), Vitoria, BSB e Goiania, com jatos, mas com limitação, de sei lá, 2 voos por hora…

    ia ajudar a desafogar confins, e quem tivesse grana pegava esses voos, os demais voss em confins iam ficar mais baratos ainda.. sem prejudicar muitoa frequencia…

    • Giovani

      Uma modernização cairia muito bem a Pampulha. E uma limitação nos vôos seria ainda melhor. Creio eu que os vôos deveriam atender aos voos de maiores demandas, como BSB, SP, RIO, VIX e GYN, e limitados a um vôo por dia pra cada destino por empresa.

      Desafogaria um pouco Confins e atenderia a quem realmente precisa chegar e sair mais rápido de BH.

  • Erick

    è assim também com o aeroporto de Congonhas e Santos Dumont. Acredito que sempre será assim. Quase todos preferem descer em aeroportos no mais proximo do centro da cidade.

  • Marcos

    Seria ótimo se a Azul fizesse confins-pampulha free

  • Paula Mendes

    É, rsrs, são muito bons e tem seus preços.

    O Formule 1 é bacana também. Já fiquei nele =D. Para completar a lista dos mais baratinhos, tem o IBIS.

  • André

    Obrigado pelo comentário Luciana…

    Também acho que vc falou tudo! O problema é que ninguém vê. Sobre os riscos de operar aviões dentro da cidade, porque será então que o La Guardia, em NY tem 2 pistas de decolagem bem no meio da ilha de Manhattan? Podemos citar trocentos aeroportos que operam vôos comerciais bem no meio de grandes cidades, congonhas (São Paulo),JK em brasília (que levanta vôo bem em cima da candangolandia), Santos Dummont(Rio de Janeiro), Salgado Filho (porto alegre), Vitória, Recife, La Guardia (New York), Orly (Paris), Le Burget(Paris), Heathrow (Londres), Las Palmas (Lima), Jorge Newbery (Buenos Aires), 2 aeroportos no centro de Miami (bem no centro mesmo), etc, etc, etc… Mas aqui em Belo Horizonte não pode porque é perigoso demais!!! Abre o olho galera, pq inumeras grandes cidades do mundo tem aeroportos dentro da cidade e Belo Horizonte não pode??? Perigoso?

    o problema é o tanto de gente que não quer ver, mas a modernização da pampulha e o seu retorno no cenário da aviação belo horizontina é o mais sensato. Sou mineiro, nasci em Belo Horizonte, moro em Belo Horizonte mas fico impressionado com a nossa cabeça pequena! Gente, vamos prestar atenção, estão nos enganando! Também acho que já passou da hora da gente reclamar como a Luciana disse, mas como eu disse no primeiro comentário, tem gente que prefere ficar 1 hora e meia num ônibus até chegar em confins e mais 30 minutos para chegar no Rio. Gente, construir um terminal novo na pampulha, super moderno e espaçoso custa muito menos que construir uma cidade administrativa, muito menos mesmo, e resolve com os problemas de bh, mas o governador prefere construir uma sala linda para ele trabalhar, perto do aeroporto para ele ir para Brasília rapidinho. Enquanto isso a gente vai de UNIR para confins e passa raiva no trânsito da Pedro I e Cristiano Machado!

    Giovani,

    Eu não moro em Interlagos mas se morasse escolheria viajar por congonhas que fica a menos de 10 km de interlagos. Moro na pampulha, mais ou menos uns 10 km de distância do aeroporto da pampulha, mas aqui eu não tenho escolha não. Se quiser viajar tenho que ir para confins!

    Felipe,

    Vou mudar o comentário. Tem alguns mineiros que são foda! Descobri que não são todos!

    Valeu aí galera.

    Abre o olho!

    • Paulinha

      Só a título de informação: não sou mineira embora more em BH há 15 anos, sou paulistana, e me lembro bem doS acidenteS q ocorreram em Gongonhas e das suas consequencias…meu pai é da aeronáutica e trabalhou 32 anos em aeroportos do Brasil inteiro (maior parte do tempo em Congonhas), por um acaso, sempre na torre de controle.

      André, se vc acha que pega trânsito na Cristiano Machado, vc realmente não sabe o q é trânsito. Experimente ir a São Paulo em um dia de chuva e ficar 1h no transito para se deslocar 3 km. Vc está levando para o lado pessoal, já que visivelmente não gosta do Aécio, mas poderia questionar de forma mais embasada. Que tal cobrar um sistema de transporte mais eficiente, com uma estação de metrô de ligação? Acho que seria mais coerente, e muito mais útil para a população como um todo, e não só para quem viaja de avião.

    • Paulinha

      Mas acho muito legal esse espaço para que cada um possa expor a sua opinião. Pena que, pelo que li em alguns comentários, percebi que alguns perdem o tom e beiram a apelação. Mas é isso aí, esse debate é interessante para trocarmos idéias.

  • Mari

    Acredito que a maior preocupacao de quem viaja de aviao, no tocante ao aeroporto, seja a seguranca na hora do pouso e decolagem e, neste quesito, o Aeroporto de Confins proporciona muito mais do que o da Pampulha. Imaginem descer na Pampulha com um Piloto nao tao experiente, quanto a maioria dos que estao voando atualmente, e com um pista tao curta,os riscos sao muito grandes, principalmente se for num dia de chuva, pois la, ate dentro do Aeroporto entra agua. Acredito que todos irao preferir andar mais para ter mais seguranca.

  • Tiago Feitosa

    Pessoal, peço uma ajuda grande de vcs: irei chegar em Confins em 18 hs, gostaria de saber quais são as empresas q levam à rodoviária de BH (para ir à Ouro Preto). Vcs sabem os valores tb? Os ônibus q saem do aerop sentido rodoviária saem de quanto em quanto tempo e é até q hs? Fico grato mesmo

  • http://www.twitter.com/wa____ wallace

    eduardo, na verdade, a bhtrans vai implantar o sistema de brt (corredores de onibus e estacoes com pagamento antes da entrada no onibus, semelhante ao sistema de onibus de curitiba).

    antes de sair, ja estava quase terminado o corredor da antonio carlos… agora eh so esperar a implantacao e a ampliacao pelas outras vias, incluindo a pedro i.

    eu sou de sp, mas morei em bh durante dois anos, e fiz muito o trajeto confins-viracopos pela azul (ate tenho saudades rs)) ou mesmo confins-guarulhos

    realmente eh longe, se comparado a pampulha, mas a linha verde esta ate bem estruturada (tambem eh relativamente recente), e, pessoalmente, acho o aeroporto de confins menos "frio" que o guarulhos, e sempre achei as opções de alimentacao compativeis ao nivel do aeroporto.

    o certo seria ter aeroporto interligado ao metrô (o exemplo perfeito eh o aeroporto de toquio) ou mesmo a um metro leve (ai sim o vlt), aeroporto proximo a centro urbano eh um elefante branco, visto congonhas e mesmo o aeroparque na argentina.

    infelizmente, se nem a copa foi suficiente para colocar transporte de massa ate os aeroportos… :/

  • http://www.twitter.com/wa____ wallace

    quanto a sensacao de seguranca, confins realmente eh otimo

    falam de nova iorque ou londres, mas va a congonhas para sentir o que é aeroporto em uma area urbana densa.

  • http://www.twitter.com/wa____ wallace

    metro em bh so aparece em epoca de eleicao (foi ate mesmo promessa de campanha do atual prefeito da cidade – imagina so!)

    antes de voltar pra sp, li no twitter da prefeitura de bh algo sobre o pac da mobilidade (seria o milagre do metro bh, depois de quase 30 anos na mesmice). ainda assim, so atenderia as duas outras linhas do projeto inicial (barreiro-santa tereza, e savassi-pampulha), dificilmente ampliariam a linha 1 ou fariam um monotrilho/vlt ate la :P

  • Oscar

    A questão não é se Pampulha for modernizado vai voltar a ser um inferno o que acontece é que Pampulha é patrimônio público e está sendo subutilizado. Pampulha pode e deve ser reformado e modernizado e deveria receber aviões de até 70 passageiros, por exemplo. Isso não ia esvaziar Confins (que também precisa de uma reforma) e vai dar mais uma opção de vôos para quem quiser e estiver disposto a pagar.

    Confins é um aeroporto tão importante, que varias aéreas já descobriram isso, assim como descobriram Campinas, São José dos Campos e Goiânia.

  • Cleo Azevêdo

    Muito boa a matéria, vou a BH em Abril, primeira vez em MG e primeiro voo, então ja viu, né? Toda informação é útil! Adorei saber da linha que faz aeroporto-rodoviaria, vou precisar dela… =)

  • Cleo Azevêdo

    Nossa, seu caso é o mesmo do meu…rs Vou para Ouro Preto tb, vou esperar a resposta do pessoal tb….rs.

    Mas optei em chegar durante o dia em BH pra facilitar caso aconteça qualquer eventualidade.

  • Sara

    Leo, vc exagerou quando generalizou. Acredito que nem todos pensam ou age assim, mas concordo quando diz que ainda no Brasil na da para exigir muito, CNF é realmente distante,mas a via é muito boa, facilitando demais o percurso.

    Abs.

    • Leonardo Marques

      Que fique claro, esse leonardo não sou eu :)

  • Savio

    Tiago e Cleo,

    Há os ônibus executivos e os convencionais, conforme citados no MD. Preços de R$8 a R18. Sou de BH e sugiro gastar um pouquinho mais pelo executivo. A linha verde em determinados pontos e horários de picos (principalmente pela manhã sentido BH e tarde sentido Confns) está caótica! E o ônibus executivo é super confortável e vale a pena. Veja os horários através do site: http://www.conexaoaeroporto.com.br/

    Já para Ouro Preto, a principal empresa que faz o trajeto é a Pássaro Verde. Confira os horários: http://www.passaroverde.com.br/portal/

    Outra dica: fique atento a rota do seu ônibus. Dependento do horário o ônibus não passa pela Linha Verde e sim pela Pampulha, pela Av. Antônio Carlos, com parada no Aeroporto da Pampulha. Por este caminho o ônibus faz uma pequena voltinha, além do fato de que está ocorrendo uma obra em um ponto da avenida, o que pode aumentar sua viagem.

    Acredito que saindo de Confins, passando pela rodoviária e até chegar em Ouro Preto, a média será de 3 horas! Mas não se preocupe! Apesar do trânsito que a cidade sofre, curta as montanhas porque tanto a chegada em BH por Confins quanto a estrada até Ouro Preto, a paisagem é que minimiza tudo!

    Além do mais, tudo aqui "é pertim"!

    • Tiago Feitosa

      Sávio, fico grato mesmo pela ajuda!!!! Só mais uma dúvida,: eu chego no aeroporto de Confins às por volta das 18:00. No caso, vc poderia ver a opçção no site que chego mais rápido na rodoviária (opcional ou executivo)? Estou com duvidas quanto aos horários em vermelhor/verde e sem cor!!!! Novamente, fico muito grato mesmo!!! Tiago

    • Tiago Feitosa

      No site da Unir teem vários horários (tanto vermelho/verde/azul/e sem cor) todos esses horários são válidos? Até os sem cores são válidas? E outra coisa, Sávio, seja qual for a rota e o tipo de ônibus, qual o máximo de tempo q chega até a Rodoviária de BH (contando c engarafamento e tudo)…Fico preocupado pq ainda tenho q pegar o ônibus das pássaro verde com destino à Ouro Preto (até às 20:00 hs)!!! Fico grato mesmo!

  • Sara

    Heita, sou de TEOF. Otoni e a melhor opção para a Shirley é a sugestão do Leonardo.

    Nai…me polpe das risadinhasss.

  • Jorge gaudéri

    Mas bah tchê!

    Que baita "entrevêro" nos comentários da turma!

    De vez em quando isto aqui torna-se um ótimo espaço humorístico! Tem de tudo: da sabedoria absoluta até as maiores baboseiras, passando por algumas asneiras e xenofobias alimentadas sabe-se lá por que frustações…mas enfim isto é também democracia…então 'bora lá! É isto mesmo meu camarada Léo: só os obtusos completos são incapazes de entender que o cotidiano da vida de cada um e de todos (serviços, atendimentos, infra, etc., etc.) está visceralmente ligado à escolha dos políticos estilo "Justo Veríssimo", que estes mesmos vociferantes ELEGEM SEMPRE!!! Só mesmo como humor, levar a sério tanto besteirol, pois como tu bem disse: reclamar aqui??? Ou apenas exercitar seus narcisismos internéticos??? Acho que não é (ainda) caso para pegar em armas como no mundo muçulmano: mas quem se dispõe a entupir os call centers, e-mails e sacs das cias, anacs, infraeros, prefas, jornais, assembléias legislativas, câmara, senado, com os mesmos comentários que faz aqui??? Alguém aí se habilita??? Senão ô meu, é melhor ir chupar pirulito na sombra!!! Ala fresca Tchê!!!

  • Mariana Dias

    Sempre vou a confins pq daqui de Natal só vai pra lá! =/ e por falar nisso, aproveitei a promo da Gol BH-Nat por R$79 o trecho! o/ vou no final de abril rever a familia!

  • Pedro

    cara…. aeroporto em Manhattan vc foi longe….

    O La Guardia fica no Queens, mesmo bairro que o JFK, e ainda tem o Newwark em Jersey…

    Concordo com sua argumentação, mas coloque exemplos melhores….. Aeroporto de London City, Tempelhof em Berlim, Portela em Lisboa etc

    • André

      Pedro

      Valeu pela ajuda. Não conheço bem ny, só lembrava que era numa área bem urbana.

      Quanto aos exemplos, como disse, podemos citar inúmeros. Obrigado por aumentar os exemplos.

  • Pedro

    se voce morasse na barra iria para o galeao….

  • maria

    NÃO CONCORDO,SE SUA VIAGEM É PROGRAMADA A PASSAGEM FICA MENOS DE $70 REAIS PELA TRIP-CAMPINAS/BH…PARA A PAMPULHA…SERVIÇO IMPECAVEL.

  • Jonathan

    Bom… Moro aqui em BH aproximadamente uns 20Km do Aeroporto de Confins, e impossível colocar voos nacionais como Gol, Tam e etc… no Aeroporto da Pampulha, o transito ja e um caos perto do Aeroporto sem eles, imagina com eles pousando e decolando direto, a regiao da Pampulha nao infra-estrutura nenhuma para ter um aeroporto a nivel de Confins, agora a respeito do transporte ate o Aeroporto, esse sim na minha opniao e de otima qualidade, em pontos estrategicos e o mais importante barato, pois aqui se paga em media R$17,00, em Sao Paulo por exemplo paquei R$33,00, da Rodoviaria Tiete ate o Aeroporto de Guarulhos…. Entao acho que tem que melhorar sim o aeroporto de Confins em todos os quesitos, pois tem sexta feira que fica um caos aquele aeroporto… Agora para aqueles que sonham em ter o aeroporto da Pampulha para voos nacionais, eu acho que nao sai mais nao…

  • André

    Paulinha

    Conheço transito ruim de muitos lugares e realmente, pensando por esse lado, a Cristiano Machado é sensacional… Já estive em são paulo em dia de chuva e se te consola o trânsito lá não chega perto do trânsito de caracas em dia de sol! Agora se vc se contenta com isso, tudo bem! E reclamo por que eu não me contento em ter que passar 2 vezes por semana na frente ao aeroporto da pampulha e ter que viajar mais 1h e meia até confins para ir ao Rio de Janeiro, ficar lá 2 horas e voltar e começar tudo de novo! É por isso q eu acho que vale a reclamação.

    Agora, quanto a meios de transporte mais eficazes, eu concordo, mas esses deveriam ter prioridades em locais mais úteis, afinal ir para o aeroporto de metrô não atende tanta gente assim. O metrô aqui de BH deveria ir no Barreiro, na Savassi, na pampulha, antes de ir no aeroporto, isso ia atender muuuito mais gente.

    Agora quanto ao seu pai, que trabalha na Aeronáutica, no pacote da reforma da pampulha, podemos incluir uns treinamentos para ele e para os colegas dele para trazer mais segurança para os aeroportos em áreas urbanas nacional! Na minha área, (segurança com petróleo) os Americanos da Du Pont são referências mundiais. E diante do número de aeroportos que funcionam no mundo em áreas urbanas, manter uma refinaria de petróleo operando sem explodir é muito mais difícil que pousar uns aviões no meio de alguns prédios! No Brasil, as vezes ainda explode uma refinaria, mas aqui, nós estamos aprendendo com especialistas a controlar o risco. E, na minha opinião, é para isso que os riscos servem, para serem controlados. Afinal, arriscado é sair de casa todo dia de manhã. Conheço muita gente que saiu de casa e não voltou pq o mundo é perigoso demais!

  • http://www.deniseestachamando.com Denise Campos

    Excelente post

  • João Paulo

    Leo acho que você exagerou ao falar que ir pra confins precisa de melhores estradas a linha verde depois da Cristiano Machado a velocidade max. e de 120 km/h a estrada é muito boa e tem porte para aguentar o trafego o ponto que agarra é na Cristiano Machado e também não é todos os dias, o ônibus é vantajoso e tem AR, Agua e Wi-FI de graça e é barato taxi é so conversar com a taxista que eles fazem preço fechado sempre que viajo em grupo voltamos para casa pegamos taxi de preço fechado que fica em torno de 90 reais divido p/ 4 minha casa fica em torno de 60 km de distancia do aero, a questão da pampulha so a favor de reformarem o terminal pq do jeito que anda é péssimo horário de pico la quando chega varios voos regionais vira um caos pq so tem uma sala de desembarque e muito pequena por sinal se reformarem e derem condições de uso pleno sou a favor de liberar voos com até 80 passageiros, essa questão de distancia acho muito relativo pq quem mora em sp dependendo da região deve demorar muito mais a chegar em congonhas do que sair de confins ao centro de bh.

  • http://www.fashionistando.blogspot.com Fabíola Paiva

    uma correção!

    o taxi do aeroporto da pampulha para o centro não fica menos do que R$30,00.

    afinal, a pampulha está na contramão do centro da cidade!

  • Paulinha

    Então, significa que se vc morasse em Lagoa Santa, por exemplo, não haveria problema algum em voar por Confins? A insatisfação gira em torno do seu interesse pessoal, digo, pela localização da sua casa? Não concordo de maneira alguma que o transporte direcionado àquela região seria menos útil e que atenderia um número pequeno de pessoas. Ao contrário, acho q atenderia muita gente e desafogaria a Cristiano Machado, já que um número muito grande de pessoas mora em Vespasiano, Santa Luzia, Lagoa Santa,…., e vem trabalhar em Belo Horizonte, muitas vezes gente de baixa renda que realmente precisa do transporte público. Isso facilitaria muito a vida dessas pessoas. Qto aos aeronautas,sinceramente não entendi qual seria a relação direta deles com a segurança aeroportuária, tampouco sei qual é mais perigoso, pousar em segurança ou manter uma refinaria, nunca fiz nenhum dos dois, mas acho uma comparação um tanto quanto sem nexo de relação. E, na minha singela opinião, é um pouco complicado compararmos o Brasil com serviços do primeiro mundo. E, tbm, não acho que seja o caso de se comparar "isso" é mais arriscado do que "aquilo". Se o risco pode ser evitado, tolice é não fazê-lo…

  • Felipe

    Congonhas teve 2 acidentes em mais de 20 anos. Pampulha tem 600m a mais de pista e muito menos prédios e casas por perto.

  • Leandro Melo

    Então fecha o de Congonhas e o Santos Dumont, ora bolas…

    Pelo visto aqui ta cheio de parentes do Aécio Neves…

  • Paulinha

    Felipe, como assim??? Desde 2000 foram uns 10!

  • Paulinha

    …digo, pelo menos uns 10!

  • Larissa

    O problema é o que ganha em Minas é sempre a política, se tivessem grandes empresas em Belo Horizonte eles nunca iriam fechar o aeroporto da Pampulha porque realmente você ir para SDU e CGH é um tormento já que as vezes se passa mais tempo no transito do que no avião.

  • Savio

    Tiago, no site escolha os horários do ônibus "Conexão Aeroporto". É um ônibus que vem direto, sem parada, e em "situações normais" em 40 minutos ele faz o trajeto até o centro da cidade (+/-45km). O estilo dele é daqueles de viagem e dá até para tirar uma sonequinha, com água disponível, etc. O único ponto negativo é que ele não pára na rodoviária, mas estará bem próximo. Aí você tem duas escolhas: ou fazer uma pequena caminhada de no máx. 10min, por uma única avenida (a principal do centro, Av. Afonso Pena) e ir curtindo as belíssimas mineiras ou um taxi que não vai te custar mais que R$7.

    Já o convencional, onde você achou vários horários, ele vem parando e é um ônibus tipo urbano. Ponto negativo: conforto e tempo. E pelo horário de pico as chances de você ficar parado são grandes! A cidade está cheia de obras nas vias! Ponto positivo: vai te deixar dentro da rodoviária!

    Agora vai pelo seu perfil! Qualquer dúvida só falar!!

    Ah, e não esqueça de comer um pão de queijo! Não vale de aeroporto que é uma porcaria! rs

  • Eduardo

    Caros Carlos Eduardo e Marcelo,

    meu comentário não foi baseado em notícia de jornal e muito menos patético ou bairrista.

    "Apenas" perdi uma grande amiga por causa de uma bala "perdida" na Cidade Maravilhosa.

    Vou ao RJ sempre… amo o Rio, mas infelizmente ele tem seus problemas e alguns destes problemas nos marcam e magoam pelo resto de nossas vidas.

    Ah… e até que tenho uma graninha boa pra gastar no RJ sim… e não só lá!!!

  • Paulo

    Isso no século passado.

  • Edgard

    Exatamente Paulinha. Faço semanalmente VCP-CNF, algumas vezes opto por VCP-PLU.

    O acesso a Confins é feito pela linha verde, muito boa. Mas o transito em horários de pico atrapalha. Já cheguei a levar quase 2 horas até a Rodoviária, pegando a opção de ir de ônibus.

    Pampulha seria bem mais perto por que sai do centro, mas infelizmente é visível que não comporta mais a demanda para BH. Basta passar um dia em CNF às 20hs e ver o trânsito que está em Confins no Embarque/Desembarque. Ou pegar o pessoal do embarque em confins e colocar na sala de embarque da Pampulha.

  • Edgard

    Nossa, lendo aqui dá pra ver que tem gente que quer um aeroporto no quintal de casa.

    Triste isso, até o povo mineiro foi xingado, povo este que é conhecido no Brasil inteiro pela hospitalidade e simpatia.

    Depois começa Bairrismo e Política.

    Ah, não quer pegar uma hora de trânsito pra confins ? Pega o carro e vai pra SP, pro RJ, ou pra onde quiser ir, ué.

    Quanto comentário inútil em cima de uma matéria que o Léo põe aqui pra ajudar quem não conhece os aeroportos.

    É pior que os comentários daqueles reclamões de promoção, tá louco.

    Abraços e Leonardo, não desanima não…

  • Guilherme

    Pegar em armas como muçulmanos foi leviano, sou muçulmano e não concordo. Por acaso alguém fala o terrorista católico do ETA? E o do realengo, citando religião o tempo todo? Forçou.

    Triste ver um tanto de mineiros reclamando, o aeroporto de Confins é seguro (e se chama Confins por fica na região da cidadezinha de Confins, que tem o nome por realmente ser longe de BH) e apesar de "longe" para os mineiros, é perto para qualquer padrão de metrópole. A distância é o preço da segurança. Concordo que poderia ser melhor, e quero ver se tudo que precisa ser feito para copa será, em termos de estrutura, não apenas em Confins mas em termos de transporte, segurança, serviços, táxi, entretenimento, hotéis, etc.

    Agora, reavivar Pampulha? Olha pra frente gente, Pampulha funciona bem como está. Talvez um vôo diário para SP, RIO, BSB e VIX eu concordo que seriam úteis, especialmente para quem quiser pagar mais por isso. E só. Nada justifica voltar no tempo para encher um aeroporto como aquele de vôos maiores e tráfego. Por mais que se fale que ali tem espaço, etc, pergunte a qualquer um que mora na Pampulha se eles não estão satisfeitos como está? Poluição sonora, trânsito pesado e o risco de avião cair na sua casa, meu irmão sempra passou por isso e está aliviado tem anos. Vamos parar de pensar no umbigo e pensar no geral. Metrô no aeroporto é a melhor opção, infelizmente não tem pinta de rolar e isso, por si, já garante fracasso para copa. Anotem isso.

  • Marcelo Oliveira

    E pra completar o Formule 1 é pertinho da parada final da conexão aeroporto executiva…é só descer a ladeira que em em menos de 5 min – a pé – você já tá nele, com boas tarifas e padrão próximo do íbis. fica entre dois bons bairros, que são os do Barro preto – pra quem gosta de comprar roupas – e a Savassi – o das baladas de BH.

  • Marcos

    Voces estão achando que estão sendo enganados? Olha só essa história sobre o Aeroporto Regional da Zona da Mata a, acreditem, 47km do centro de Juiz de Fora, simplesmente o aeroporto mais distante do Brasil e talvez um dos quatro mais distantes do mundo.

    Construído pelo Governo de Minas Gerais, ele esta pronto desde 2002 e nunca , nunca mesmo recebeu um voo comercial sequer. Apesar de ter um terminal para mais de 2 milhões de passageiros, com toda infraestrutura pronta, o governo do estado agora fala que ele será usado prioritariamente como um aeroporto de cargas!! Isso numa cidade com mais de meio milhão de habitantes que sempre dependeu de viajar ao Rio de Janeiro a 180 km para embarcar pelo Galeão ou então embarcar pelo Aeroporto da Serrinha que é minúsculo e fica no alto de uma montanha com pista curta com pouquíssima possibilidade de expansão mas que só oferece voos para BH , Rio ou SP em aviões de 45 passageiros.

    O mais incrível nessa história toda é que quando o Governador Itamar Franco resolveu construir um aeroporto na cidade, estava praticamente decidido a ampliação do Serrinha que fica a 6 km do centro,o que custaria a mesma coisa que um aeroporto novo em outro local (como acabou acontecendo). Agora pergunto: quem viajará dependendo do ponto da cidade até 60 km, para ir até um aeroporto para embarcar para o Rio a 180km, BH a 270 Km? Só sobra São Paulo que fica a 480 Km, que nem é tão longe e muitos passageiro preferem viajar de ônibus leiro porque as passagens aéreas por causa da limitação do Aeroporto da Serrinha são muito caras. O absurdo nessa história toda é que Juiz de Fora pela distância em relação aos grandes centros, BH, Rio e São Paulo, só cabe um aeroporto central, um aeroporto a quase 50 km de distância é totalmente inadequado, não serve pra nada!!

  • Pingback: Trip oferece ônibus gratuito entre os aeroportos Confins e Pampulha em BH()

  • Soraya

    Ola mineiros, sou paulista e pretendo visitar nanuque, indo de aviao qual o melhor aeroporto e do aeroporto qual onibus, sabe me dizer valores e o tempo?

  • Maria Aparecida

    Sou mineira,moro em São Paulo a mais de trinta anos.Na época em que morava ai,só havia o aeroporto da pampulha.Todos os anos retorno a região.Meu interesse é pela passagem de São Paulo a Governador Valadares,porque é o ponto mais próximo a Teofolo-Otoni,onde reside a minha mãe.

    Em função da distância,gostaria de fazer uso das pontes aéreas,com finalidade de aproveitar as emendas de friados,oferecendo maior assitência aos familiares.

    Acredito que é o momento de nossos governantes investirem em uma nova política acessível, que absorva esta categoria.

  • Carol Nascimento

    Tem algum onibus que sai do aero de Confins para a cidade de Santa Luzia??? Alguem me ajuda ai!! Obrigada!

  • Brunela

    Estou precisando de uma dica de hotel (com preço justo), para a Volta da Pampulha em dezembro,preciso de um q fique nas imediações da largada.Se puderes me dar essa luz, vai ser ótimo??
    Obrigada.

  • Luciana

    Oi, quanto tempo e aproximadamente o preço de taxi da Rodoviaria de BH até o Aeroporto da Pampulha? Obrigada

  • maria

    Oi , me ajudem , vou para Bh e gostaria de saber ; quanto custa um taxi de confins para o bairro de Nova Cintra / BH ? desde já agradeço. Maria

  • Rosa

    Por favor, alguém pode-me ajuda? vou pra belo horizonte em setembro e não conheço nada saiu de Guarulhos para o aeroporto de confins, qual o hotel mais próximo do barro preto? Vou comprar confecções, gostaria de fica no local perto de tudo. Obrigada