GOL e Aerolineas Argentinas vão compartilhar voos e milhas

Denis Carvalho 28 · setembro · 2011

A GOL e a Aerolineas Argentinas estão negociando um acordo de compartilhamento de voos e programas de milhagem. Segundo comunicado da empresa brasileira, as companhias assinaram um memorando de entendimento sobre o futuro acordo de codeshare, que permitirá a venda de assentos de uma empresa pela outra e que passageiros de ambas possam contabilizar milhas voadas nas duas companhias em um só programa.

Além de mais opções de frequência entre os dois países, a parceria permitirá que os voos domésticos da Argentina passem a ser vendidos pela Gol – e vice-versa para a Aerolíneas no Brasil.

O acordo depende de aprovação da Anac e da agência equivalente na Argentina, além de órgãos de defesa da concorrência dos dois países e a intenção das empresas é que ele passe a vigorar em um prazo de cinco meses.

Com relação às milhas, os clientes da GOL poderão receber bonificações no Smiles quando voarem em qualquer trecho da Aerolíneas – mesmo os voos domésticos na Argentina. O mesmo valerá para os passageiros do programa Aerolíneas Plus com relação aos voos da GOL. Além disso, clientes GOL poderiam acumular milhas e resgatar bilhetes-prêmio na parceira, e vice-versa.

“O acordo vai fortalecer ainda mais a presença da GOL no mercado argentino, rota em que já oferecemos o maior números de voos”, destaca Constantino de Oliveira Junior, presidente e fundador da GOL. “Queremos contribuir para uma aproximação cada vez maior entre os países, oferecendo aos usuários do transporte aéreo a melhor relação custo-benefício do mercado”.

“Trata-se de um acordo importante para as companhias fortalecerem sua oferta. Queremos oferecer aos passageiros uma grande quantidade de destinos dentro da Argentina e do Brasil. Essa aliança permitirá que a Aerolineas Argentinas incremente tanto o turismo doméstico, como sua presença em um mercado fundamental aos negócios, como o brasileiro”, diz Mariano Recalde, presidente da Aerolineas Argentinas.

Presente na Argentina desde 2005, a GOL é a empresa aérea com o maior número de voos entre o país e o Brasil, com 78 frequências semanais. A companhia mantém operações regulares para Buenos Aires (aeroportos Ministro Pistarini e Aeroparque Jorge Newbery), Córdoba e Rosário. Do Brasil para a capital argentina são 11 frequências diárias, com voos diretos que partem e se destinam a São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro e, com escala, para Curitiba. Há também ligações diretas de e para Santiago (Chile) e Assunção (Paraguai).

Além de voos domésticos na Argentina, a Aerolineas realiza voos para 19 destinos internacionais nas Américas, Europa e no Pacífico Sul. A empresa está implantando um programa de renovação da frota, que começou em 2009, com a adição de 12 Boeing 737-700 Next Generation e a aquisição de 20 aeronaves Embraer 190. Em novembro do ano passado, a empresa iniciou o processo de adesão na SkyTeam.

Com informações da GOl e dica dos leitores Vitor J. Nunes e Erick Andrade

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Rodrigo

    Achei ótimo para nós brasileiros, ficará mais fácil tirar passagens premios para destinos variados na argentina, tipo ushuaia.

  • Marcos Reis

    Muito boa esta notícia, afinal o Programa Smiles hoje é um dos melhores do mundo. Unir mais uma empresa ao mesmo ficará muito melhor. Parabéns a GOL e que muitas empresas (boas) possam entrar e fazer parte do Smiles.

    • Pedro Zinn Hensel Nu

      Pô cara, tem certeza disso?? Não está confundindo com a Skymiles?

      • Paulo Gottardi

        Cara, se o Skymiles é bom eu não sei, mas sei q a Delta é um lixo!

  • Vitor J. Nunes

    Muito boa essa matéria! hahaha

  • Igor – Poa

    Bom em partes!E o caso de usarem MD-83, acho estas aeronaves muito velhas!

  • Ricardo

    Gostaria de avisar a todos que o serviço da Aerolineas Argentinas é de longe o PIOR de todos!

    Sendo que suas milhas não são credidatas, eles simplesmente ficam enrolando a todos dizendo que estao em analise, depois recusa por um motivo qualquer e o prazo de 6 meses se expira!

    PÉSSIMA cia aerea, nao respeita os horários e cancela voos sem avisar os usuarios.

    É so procurar relatos durante esse ultimo vulcao no chile.. Empresas como Qantas e LAN ajudaram todos os passageiros a remarcarem seus voos e ajuda de custo. A Aerolineas simplesmente nao abria o escritorio deixando todos plantados no aeroporto!

    • Glaucio

      Verdade! Para voos dentro da Argentina é muito melhor usar a Lan.

      • Thiago

        O problema é que a LAN é muito cara!!! As vezes é melhor pegar um serviço lixo por uma ou duas horas e pagar barato doq pagar caro! Afinal, já estamos tão acostumados com Gols e Webjets da vida não é?

    • Fábio Brandão

      Ricardo, você disse tudo: eles atrasam os voos, inventam desculpas esfarrapadas e ainda pedem o seu número Smiles, dizendo que vão creditar as milhas, só que quando você consulta o extrato descobre que nada foi creditaram.

  • igor zocoli

    bom acho que isso so trara vantangens para os cliente gol e da aerolineas com novas opçao de voo

  • Emilio

    Quem vai ganhar mais com este compartilhamento de voos e programa de milhagem ? A Gol ? Ou Aerolineas Argentinas ?

  • Ernesto Gasparotto

    Seria um acordo dos sonhos, não fora a usual mania de brasileiros e argentinos, que são parecidíssimos na vontade de levar vantagem e gargantear sucessos inexistentes. Adoram acreditar nas mentiras da propaganda governamental.

    Errolineas assassinas tem um restrospecto de altos e baixos, estatiza, privatiza, estatiza, privatiza e ainda tem que lutar contra os sindicatos que infestam qualquer atividade na Argentina. Só na aviação existem uns 20 sindicatos que acarretam uma greve por semana.

    Outra coisa, Errolineas não está nem aí para a lei conjunta do Mercosul que determina direitos iguais para seus membros, vendendo passagens mais baratas para os cidadãos argentinos.

    Não é exclusividade da Errolineas mas no embarque e desembarque nos aeroportos brasileiros há uma mesma fila para cidadãos brasileiros e do Mercosul e outra para os demais.

    Nos aeroportos argentinos há uma fila para argentinos e resto uma fila só com uma morosidade e uma má vontade de dar nojo.

    Será bom se não acontecer igual a Lan e Tam que se uniram para aumentar os preços.

    E segue o baile…

    • Denis Martins

      Errolíneas Assassinas foi boa! rs

  • Rodrigo

    Agora vou poder juntar milhas para viajar para a Austrália nos aviões sucateados da Aerolíneas Argentinas! 🙂

    • Thiago

      hahahahaha

    • Dei gargalhada aqui agora com esse seu comentário Rodrigo! hahahahahahahah

    • Leonardo

      eu quase fiz isso no início do ano, mas um amigo me falou da péssima experiência dele e me convenceu facilmente a pagar mais caro e ir por outra empresa. Inclusive já vi o Leo aqui do Melhores Destinos se abstendo de comentar a qualidade da Aerolineas dizendo apenas "você não vai querer voar nessa empresa" respondendo um questionamento de um usuário do porquê não aparecer promoções da Aerolíneas aqui.

      Nunca viajei por eles, mas até hoje não achei uma alma viva que falou que é boa, ou até mesmo que é ruim mas dá pra aguentar pelo preço.

      Pago mais caro mas não entro em um avião deles !!!

  • Aecio

    Prezados

    O Ricardo tem toda razao. Tenho uma cliente que passou na aerolineas por 3 cancelamentos de voo para poder voltar de buenos aires para o brasil. Acho isso uma vergonha. Nunca mais vou colocar um cliente meu num voo aerolineas.
    Eu achava que jah que a cia aerea estava renovando a frota ela tambem cuidaria da sua imagem perante a clientela, evitando tantos cancelamentos. Enfim, aerolineas é uma roubada: a gol que se cuide, fazendo essa alianca.

  • Alecsandro

    Essa Aerolineas é de matar!!Estive na Argentina durante a Copa América e os horários sempre mudavam nisso sem falar no péssimo estado das aeronaves!!!

  • Marcus

    Excelente notícia…

    ta aí o estímulo que faltava para TALVEZ eu pensar em viajar com a Aerolineas…

    porque né… embora não conheça a empresa, nem as aeronaves, a fama dela não é das melhores…

  • Erick Andrade

    Eu enviei um e-mail para vocês informando sobre essa junção, pena que vocês não colocaram o meu nome nos créditos… cade o reconhecimento MD?

    • Denis Martins

      Erick, eu não recebi seu e-mail, mas já incluí seu nome aos créditos. Obrigado pela colaboração!

  • Rodrigo

    Eu continuo vendo vantagens se vc souber usar isso a seu favor. Eu jamais compraria uma passagem da Aerolineas Argentinas mesmo que ela dessa milhas smiles, não confio nessa companhia e nem em nada que seja argentino. Mas se vc pensar que poderá tirar passagens para Ushuaia e Chapelco pelo Smiles, e caso de algum problema vc processara a gol, pois vc estara tirando a passagem pela Gol mesmo que voando AA, vê que é bem vantajoso para nós.

  • gilmar

    Léo, bom nível os posts da moçada.

    Penso que a Gol passa a experimentar uma internacionalização "mixuruca" , afinal não fez nenhum investimento para avançar sobre mercado novo. No futuro poderá nascer um acordo onde a Gol irá !comprar! a Enrolineas – como narrou o Ernesto ,acima – e vamos somando ainda que : 1) o governo argentino no tiene plata alguna;2) os Constantinos possuem expertise em operações imorais/ilegais etc.Resultado = Teremos um prato cheio para os acionistas, e vazios para os passageiros, já que não espero nenhuma preciosidade de empresa.Vai ficar muito semelhante a esses Superclássicos Brasil X Agentina, com jogadores de quinta categoria – e algumas estrelas que ganham muuiitooo para passear – e treinadores de times rebaixados…e fim!!

    Mas fico feliz pelo nível dos posts e me atrevo a prever de que se continuarem assim, desisto da campanha MOBRAL JÁ !haha

  • Ivan Alves

    Melhores destinos ?/ arruma uma vaga aí na aeronave , preciso voltar daqui da Argentina , não aguento mais essa agonia / la inflación corrói la mi plata … 30% mês

  • Show de bola a notícia!

  • André Cri-Cri

    Alguém ainda tem coragem de voar com a Aerolíneas?

  • Thiago

    Qual outra opção temos para viajar pela Argentina (tipo Terra do Fogo e Patagônia) sem ser pela Aerolíneas?? Existe alguma empresa com um custo benefício interessante?

    No Chile eu já vi que tem uma Aky Airline que é boazinha e com ótimos preços, fazendo frente à LAN. Mas e na Argentina?

    • Thiago

      Corrigindo: a cia aérea chilena que eu estou falando é a Sky Airlines (www.skyairline.cl).

    • André Cri-Cri

      Outra opção é a ótima Lan Argentina. 1 milhao de vezes melhor que a Aerolineas.

  • Andre Kraemer

    São apenas especulações, mas…

    A TAM vai ter que sair da Star Alliance, já que terá que prevalecer a aliança da LAN (OneWorld).

    Exceto pela American Airlines (que me parece uma parceira com os dias contatos), todas as parceiras da Gol são SkyTeam (KLM, Air France e Delta). Agora, fico sabendo que a Aerolineas também está pleiteando seu lugar…

    Será o fim da Star Alliance no Brasil, abrindo espaço para essas duas outras (TAM – oneworld / Gol – SkyTeam)? Ou será que para a Star Alliance vai sobra a Avianca Brasil, num eventual aumento de sinergia com a sua parceira colombiana, membro da Star?

  • Marcos

    Aposto que se a Aerolineas fizer uma promoção todo mundo que tá aqui reclamando no post vai correndo voar nela… E depois ainda voltarão aqui para elogiar, infelizmente é sempre assim… Como a Aerolineas não vive fazendo muita oferta até gente que nunca viajou nela vem aqui falar o que não sabe ou o que ouviu alguem falar. Vamos ser sensatos galera!!! Todos nós somos "oportunistas" e se tiver preço bom, viajaremos SIM! Veja por exemplo a Webjet, aviões velhos, pessimo serviço, preço caro e sempre tem alguém viajando nela… Sem querer defender ninguém, mais vamos repensar o que falamos, assim não cansa os ouvidos e/ou os olhos de quem passa por aqui. Fica a dica!

  • Denis Martins

    Para mim TAM na OneWorld e Avianca na Star Alliance fazem todo sentido. Já a GOL na SkyTeam não parece tão próxima, a julgar pelas ações recentes da empresa. Alguns analistas, porém, apostam que após seu fortalecimento no mercado doméstico a GOL vai apostar suas fichas no marcado internacional, utilizando o status da marca Varig para isso. Caso se confirme é possível que a empresa busque entrar em uma aliança global, que seria, poe exclusão dos concorrentes, a SkyTeam. Tudo isso muito na base da especulação, já que nunca se sabe o que corre nos bastidores mais secretos das grandes companhias…

    • Oscar Luiz

      É, mas a Aerolineas vai para a Skyteam no meio do ano que vem. Isso para mim é mais que o suficiente para provar que a Gol vai para lá também.

  • Thiago

    Eu assumo que aturo uma aérea ruim e barata para aproveitar o destino. Mas teria que ser um destino não muito longe, como a Argentina. Não teria coragem de ir para a Austrália, por exemplo, com a Aerolíneas não. Aí vale a pena pagar um pouco mais caro. Mas se o trecho não for longo, tá tranquilo!

  • Thiago

    André, agradeço a dica, mas fui fazer uma consulta e nos mesmos trechos e dias, o valor está saindo R$ 2 mil mais caro (para duas pessoas).

    Além do que teria que fazer conexão em Santiago e em Lima (?). Já falei que estou indo pra Ushuaia e voltando de Bariloche?? Fazer conexão em Lima é sacanagem né??

    Ainda não voei de AA, e sei q TODOS falam mal dos serviços, mas pensando em custo/benefício não tem como ir de outro jeito. A AA é mais barata e tem vôos diretos (apenas com conexão em BSA que é caminho msm).

    Mas valeu a tentativa. 🙂

    • Marcos

      Thiago, o código AA é da American Airlines (cia aérea Americana), para falar da Aerolineas Argentina vc tem que usar o código AR. Fica a dica.

      • Thiago

        Valeu Marcos. Eu só usei pq já tinham usado em posts anteriores.

    • André Cri-Cri

      Colega, quais são exatamente os trechos que você quer voar? A Lan Argentina tem várias rotas partindo de Buenos Aires (Aeroparque) para Ushuaia, Calafate, e outras cidades.

      • Thiago

        Eu pesquisei os seguintes trechos:

        SP/Ushuaia (28/01/12)

        Ushuaia/El Calafate (01/02/12)

        Bariloche/SP (13/02/12)

        Pela AR está saindo por R$ 3,3 mil, qdo pesquisei pela Lan estava saindo a R$ 5,3 o mesmo trecho (os valores são pra duas pessoas).

        O trecho interno – Puerto Natales/Puerto Montt – eu vou fazer pela Sky Airlines e não estou colocando nos valores que eu falei acima.

  • André Cri-Cri

    Dê nome aos bois!

    • Thiago

      Ué, não foi oq eu fiz??

    • Thiago

      Entendi…

  • mislene sousa

    espero que venha promoçoes por ai..pq viajar pra argentina esta muito caro se levar em comparaçao os preços das tarifas de um ano ou dois anos atras, o aumento esta na beirando aos 400..UM ABSURDO!

  • Luiz Henrique Rodrig

    Marcos, boa noite! Eu assumo e confirmo que ja comprei voo promocional para Sydney pela Aerolineas. Portanto assumo que mesmo num trecho longo eu voltaria a voar, DESDE QUE SEJA POR UM CUSTO BAIXO. Acredito que não foi uma boa opção para a Gol, mas o tempo vai nos dizer…

    Abraços!

    • Thiago

      Luiz,

      Mas valeu a pena o vôo que vc fez com a AR para Sydney?? O preço foi baixo o suficiente? O serviço como foi?

  • IAN

    Realmente, agora Ushuaia, tbm faz parte dos meus próximos roteiros, lugarzinho q parece aconchegante.!

  • Ricardo

    Azul começara a voar America Latina em 2012/2013 e entrará na Star Alliance.. Quem viver (afinal eh 2012) verá! 🙂

  • Ricardo

    Sim, sou eu essa pessoa..

    Fui pra Auckland duas vezes, e as duas na aerolineas.. a passagem estava 800 reais mais barata (e eu minha namorada, 1600 reais) onde gastei essa grana lá passeando.

    Uma coisa é ser simples/economica , outra coisa é falta de respeito com o consumidor! E eh nesse ponto que brigo com a AR

  • Ernesto Gasparotto

    Marcos, é claro que se a errolineas oferecer preços menores, vão todos prá lá. Nos anos 80 do século passado, fui várias vezes SAO-IGR pela metade do preço que as finadas Varig, Vasp e Transbrasil, cobravam por SAO-IGU. A Tam ainda engatinhava. E tinha aviões novos, com bancos de couro e uma refeição de verdade com vinho, talheres e copos de verdade.

    Também estou me lembrando que uma vez fui de LAP, se você for muito novo nem ouviu falar, mas era a aérea paraguaia, do Rio para Miami a 330 doletas. Caravelle do Rio para Assunção e DC-10 de ASU-MIA. Paguei por 5 passagens menos do que a Varig cobrava por uma.

    Em compensação fui do Rio a Paris num AR com ar condicionado pifado.

    Então não preciso nem dizer que desta água não beberei. Já bebi e não morri.

  • Marcos Vinicius

    As aerolíneas são um lixo aos olhos dos consumidores, um cabidão de peleguismo…

    Isto vai afundar a GOL, a mafia na aerolineas vai tirar passagem sem parar encima da GOL…

    quem usou ou conhece a aerolineas sabe do que estou falando…..

  • RABUGENTO

    Quando vi aquele monte de sucata encostada no aeroporto de Ezeiza, assustei-me.

    Já percebi que qaundo comprar alguma passagem GOL, terei que verificar sem esquecer qual será a operadora…

    Está difícil assistir a alguma notícia boa em termos de aviação.

  • Rodrigo

    Perfeito Ernesto, como vc disse: "ninguem morre por isso.." (a não ser que seja em acindente aéreo, rs).

    Acho que o que diz se eu compraria ou não uma passagem da Aerolíneas seria a relação custo/benefício. Se o custo fosse tão mais baixo a ponto de compensar o pouco benefício, ora por que não?!

  • Luiz Henrique Rodrig

    Thiago, boa noite! Posso lhe garantir que valeu a pena, tanto que comprei mais duas passagens posteriormente para minha esposa e filha. O Preço foi muito mais barato que Lan ou Qantas. Já fiz este trecho pela Lan e pela Qantas, claro que não há como comparar…a Qantas é muito superior mas o preço….Quanto ao serviço da AR, foi o suficientemente justo levando consideração a tarifa cobrada. E para te deixar mais tranquilo, eu voaria novamente sem duvida alguma com TARIFA BARATA. Espero que tenha sido util minha informação.

    Abraços!

  • Tiago

    Realmente vai ser muito bom para o Rota de Ushuaia eu que sempre saio com grupos para la vai ajudar muito.

  • Thiago

    Valeu Luiz. Entendi seu ponto de vista.

  • diego

    eu quero é mesmo que a gol aquela merda da AR e que troque os aviõs e faça na Argentina o que fez no Brasil com os preços lá em baixo fora isso,a gol iria ganhar muito status dando um serviço melhor que a AR já seria ótimo, fazer uma tipo gol mercosul como a tam mercosul.

  • diego

    espero que a gol compra um dia a AR como fez no caso da Webjet cá entre nós será que a Tam vai falir até 2020 e a Gol ficará no lugar dela e a Azul será a 2 maior do brasil!!!

  • Essa noticia tem que ser vista com muita reserva. A GOL apregoa muito a sua manutenção dos aviões, que é de alto nível, etc e tal, e a Errolineas Assassinas está para ser proibida de voar para Europa por problemas de manutenção nos aviões.

    Já viajei para Sydney via Aerolineas, e não compensa a diferença na diferença, por mais que seja pão-duro (eu sou mineiro e falo que não faço esse vôo de novo mesmo).

    O atendimento da Aerolineas no Brasil e Argentina é péssimo e na Austrália é bastante passável.

    O sucatão que voa o trecho transpolar é terrível, parece que vai desmontar a qualquer momento, vibra o tempo todo e parece que tudo na cabina está meio solto.

    Uma viagem de 13 + 4 hs nestas condições é inviável. Tem a turma aqui falando dos preços, mas não compensa. E a Aerolineas não compara com uma Gol em termos de qualidade do serviço, atendimento em solo, remarcação e tudo mais.

    O que vai sair disso não sei se vai ser boa coisa.

    Abs