logo Melhores Destinos

Wanderlust: você sabe o que significa a expressão máxima de todo viajante?

Bruna Scirea
23/03/2021 às 11:58

Wanderlust: você sabe o que significa a expressão máxima de todo viajante?

Já virou tatuagem na pele de muito viajante, hashtag em todas as redes sociais e até nome de série da Netflix. E você, que vive de malas feitas sempre pronto para partir, certamente já deve ter visto esta palavra escrita por aí: Wanderlust.

A expressão vem do alemão. “Wandern” é o verbo que pode ser traduzido para o português como “vagar” ou “caminhar”. Já “Lust” corresponde a “desejo”. Wanderlust é mais uma das maravilhas da língua alemã, que volta e meia junta duas palavras para criar uma outra, toda poética e bastante específica. Neste caso: desejo de viajar, uma incessante vontade de vagar pelo mundo.

A essa altura você já deve estar pensando: “Wanderlust  sou eu todinho(a)”. Sim! Ainda mais em tempos de pandemia, em que fronteiras se fecharam, os planos de viagem tiveram de ser adiados e a nossa liberdade de ir e vir foi limitada. Não é?

Na verdade, estamos a ponto de sentir a sensação resumida em outra palavra do alemão: “Fernweh”, que também faz parte do vocabulário dos viajantes. “Fern” é distante e “weh” é dor, mas também pode ser traduzido como saudade. Fernweh seria, portanto, uma vontade de botar o pé na estrada e sair da rotina, ir em busca do que nos é, de certa forma, exótico.

Quem explica melhor é o Lucas Shimoda, professor de alemão e criador do site Germanofonia: “Wanderlust e Fernweh são palavra muito parecidas, mas não exatamente idênticas. Fernweh tem muito a ver com uma nostalgia insaciável do exotismo. Já Wanderlust é aquele siricutico de ficar viajando sem parar, uma inquietude”.

De maneiras e por razões diferentes, o que está vinculado às duas palavras é esta forte vontade de respirar outros ares — que todos estamos sentindo. Enquanto não podemos voltar a circular pra lá e pra cá como bem desejamos, fica o precioso tempo para traçar novos roteiros, planejar futuras viagens ou mesmo aprender algumas interessantes palavrinhas em outros idiomas, não é?


Quem aí está sentindo Wanderlust e/ou Fernweh? Qual é o desejo para uma primeira viagem pós-pandemia? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção