Nasa testa avião supersônico capaz de reduzir tempo das viagens pela metade!
Nasa testa avião supersônico capaz de reduzir tempo das viagens pela metade!
Quem nunca ouviu falar do Concorde, que fez fama cruzando os céus do Atlântico em poucas horas? O equipamento foi operado pelas europeias Air France e British Airways em rotas de longo curso. No Brasil, ele foi utilizado pela companhia aérea francesa na rota Rio de Janeiro – Paris, que era feita em apenas 6 horas (hoje o voo dura aproximadamente 11 horas).
O avião alcançava incríveis 2.179 km por hora, mais do que o dobro da velocidade média em cruzeiro de um Boeing 777, um dos modelos utilizados pela Air France atualmente na rota entre a capital francesa e a cidade maravilhosa.
No entanto, devido a seus altos custos, o icônico equipamento teve pouco tempo de operação no Brasil e foi mundialmente aposentado em 2003. Desde então, os viajantes ficaram “órfãos” de viagens supersônicas (referência a velocidade mais rápida que a do som). Mas essa história pode estar próximo de mudar.
Recentemente foi liberada para montagem final o X-59, jato supersônico experimental da Nasa. A aeronave foi projetada pela Lockheed Martin e é modelada para reduzir o volume do boom supersônico ouvido quando um objeto rompe a barreira do som.
Esta é a primeira aeronave experimental pilotada da agência espacial americana em mais de três décadas. As autoridades responsáveis pelo projeto devem se reunir no final de 2020 para aprovar o primeiro voo com o jato em 2021.
Atualmente existe uma lei do órgão americano FAA (Administração Federal de Aviação) que proíbe que qualquer aeronave comercial voe em velocidades supersônicas sobre o solo para proteger a população dos estrondo sônicos. Sendo assim, os primeiros voos serão sob comunidades selecionadas nos Estados Unidos e serão utilizados sensores para medir a intensidade do ruído causado pelo equipamento e o nível de percepção das pessoas em solo. Esses estudos serão úteis para revogar ou alterar a lei atual e viabilizar o retorno de viagens supersônicas comerciais.
Alguém consegue imaginar aeronaves supersônicas em voos comerciais? Só para exemplificar, um voo de São Paulo para Nova York duraria aproximadamente 4 horas, de São Paulo para Tokyo em pouco mais de 8 horas e, pasmem, a ponte aérea Rio-SP em apenas 15 minutos.
E você, ficou animado com a possibilidade de viajar mais rápido que a velocidade do som? Conta pra gente nos comentários!
Com informações e imagem do portal da Nasa.