<
logo Melhores Destinos

Gol pode voar para Europa? Pesquisa com clientes levanta suspeitas sobre novas rotas internacionais

Mateus Tamiozzo
20/10/2025 às 17:14

Gol pode voar para Europa? Pesquisa com clientes levanta suspeitas sobre novas rotas internacionais

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

A companhia aérea Gol estaria estudando uma estreia na Europa ou uma ampliação de voos na América do Norte. Uma pesquisa enviada hoje a clientes Smiles está questionando os membros do programa de fidelidade a respeito do assunto, o que levanta suspeitas de que a empresa já está se movimentando neste sentido.

A consulta surge quatro dias após a empresa anunciar sete aviões Airbus A330-900neo – modelo de corredor duplo e usado para voos internacionais de longa distância.

Na pesquisa, entre diversas perguntas, a companhia questiona os clientes de seu programa de fidelidade: “Se a Gol tivesse voos frequentes para a América do Norte e/ou Europa, qual seria a probabilidade do Smiles se tornar o seu programa favorito?

Em outro trecho da pesquisa, a Gol pergunta aos clientes Smiles sobre a frequência de viagens para América do Norte e Europa – o questionamento se estende também a voos na América do Sul.

Vale ressaltar que se trata apenas de uma pesquisa, e não uma chancela de que a Gol terá voos internacionais para a Europa e um incremento para a América do Norte. No entanto, algo assim sinaliza que a empresa está interessada no assunto, sobretudo por estar consultando seus clientes mais fiéis.

Além disso, na maioria das empresas, esse tipo de consulta não é feito por acaso, e os temas são escolhidos de forma cuidadosa para evitar um volume de pesquisas muito alto disparado para os clientes, de modo a não sobrecarregá-los e gerar insatisfação (sobretudo entre aqueles que são fiéis a uma marca).

Operação da Gol na América do Norte e na Europa

Atualmente, na América do Norte, a Gol mantém voos regulares em Miami, Orlando (Estados Unidos) e Cancún (México). A operação é feita com modelos Boeing 737, de corredor único.

Não há ligações da companhia aérea brasileira para a Europa. O 737 MAX 8 e o 737-700, usados pela Gol, têm autonomia de voo de 6.296 km e 6.704 km, respectivamente, segundo a Boeing. Seriam modelos capazes de fazer voos diretos apenas de algumas cidades do Nordeste para Portugal.

Uma eventual operação da Gol para a Europa a partir do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, ou do Galeão, no Rio de Janeiro, por exemplo, só poderia ser feita sem paradas com aviões de corredor duplo, como o A330.

Desde que saiu da recuperação judicial, em maio, a Gol diz que quer ter 25% de sua operação voltada ao mercado internacional. Atualmente, esse número está em 17%.

Aviões anunciados pela Gol vão para o Grupo Abra

Os Airbus A330neo anunciados pela Gol pertencerão oficialmente ao Grupo Abra, que controla a Gol, a Avianca e a Wamos Air. A holding decidirá como fará a distribuição – segundo o comunicado divulgado pela Gol na semana passada, isso será definido “com base nas necessidades operacionais e financeiras, oportunidades de negócios e a situação operacional e financeira de cada companhia”.

Atualmente, apenas a Wamos opera com o A330. A Gol atua somente com o Boeing 737, de corredor único, enquanto a Avianca tem o Boeing 787 como avião de corredor duplo.

Gol já manifestou interesse em voos com aviões de corredor duplo

Vale ressaltar que o vice-presidente comercial da Gol, Mateus Pongeluppi, já havia manifestado a possibilidade de a companhia “olhar para essa opção [de usar aviões de corredor duplo para voos internacionais] nos próximos anos“.

Em uma entrevista recente ao portal ch-aviation, disse que “no médio prazo, com certeza é uma possibilidade, porque [ao fazer isso] não precisamos lidar com a complexidade […] para começar a testar alguns novos mercados”.

A fala do executivo sobre “complexidade” se referia ao uso de aeronaves de corredor duplo emprestadas, que não seriam parte da frota regular da Gol. É algo que pode acontecer agora que a aérea anunciou a chegada dos A330neo, que ficarão sob domínio do Grupo Abra.

A Gol brasileira tem uma frota integralmente composta de jatos Boeing 737.

Grupo Abra oficializa compra de A350 e A320neo

Além dos A330neo, o Grupo Abra anunciou um memorando de entendimento com a Airbus em 2024 para a aquisição de cinco aviões Airbus A350-900, um dos modelos de corredor duplo mais modernos do mundo. Esse memorando foi convertido em um pedido adicional na semana passada.

Outro ponto importante é que um memorando de entendimento para 50 Airbus A320neo também foi convertido em um pedido adicional. Essa novidade aparenta ser um desdobramento que envolve a Avianca – em 2022, a empresa informou que compraria 88 modelos A320neo com opção para mais 50.

Há, ainda, um pedido em andamento de quase 100 aviões Boeing 737 MAX, que têm sido direcionados à Gol.

Está se organizando para viajar no próximo ano? Confira os feriados 2026


(A imagem de capa deste post é um mero exercício de aplicação das cores da Gol em um Airbus A330 com uso de IA)

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção