logo Melhores Destinos

Escolha a janelinha! Conheça os 15 voos comerciais mais panorâmicos do mundo

Rafael Castilho
14/04/2021 às 13:16

Escolha a janelinha! Conheça os 15 voos comerciais mais panorâmicos do mundo

O que você prefere na hora de escolher o assento durante um voo: corredor ou janela? Eu sou daqueles que prefiro o corredor, para poder levantar sem incomodar os outros e ter uma sensação de mais espaço, sem aquele aperto das outras poltronas. Mas há casos em que o assento na janela de um avião é definitivamente a melhor opção. Existem algumas rotas bem panorâmicas que sobrevoam locais incríveis. Conheça 15 ligações aéreas que separamos para você não esquecer de reservar a janelinha e ter a câmera fotográfica a mão.

Vale destacar que muitas outras rotas comerciais sobrevoam cenários lindíssimos. O que faço sempre antes de viajar é olhar no FlightRadar24 os últimos voos feitos naquela rota par ter uma ideia quais regiões o avião sobrevoará. Assim, você poderá escolher a janela do lado esquerdo ou direito da aeronave. Além disto, é claro, você tem que levar em conta se o voo é diurno ou noturno e contar com a sorte de ter um bom tempo durante o voo, nada de nuvens e tempestades.

Auckland – Queenstown

Esta rota doméstica é uma das mais panorâmicas do mundo. Em cerca de duas horas de viagem é possível avistar pela janelinha os cenários mais incríveis da Nova Zelândia. O voo começa sobre as colinas verdes da Ilha do Norte, cruza o Estreito de Cook e, de repente, está seguindo sobre os picos nevados, vales e geleiras alpinas até o Lago Tekapo e, em seguida, ao sul até Queenstown.

Não é só o voo que vale a pena, o pouso nesta cidade na ilha do Sul também é espetacular. Esta rota é operada pela Air New Zealand e Jetstar.

Porto Vila – Ilha Tanna

Um destino bem distante e pouco usual para nós brasileiros, mas voar sobre diversas ilhas é espetacular em qualquer parte do globo terrestre. Esta curta rota da Air Vanuatu é espetacular. Saindo da capital de Vanuatu, Porto Vila, você segue pela Baía Mele, antes de virar à esquerda e definir o curso sobre o amplo oceano azul para Tanna, uma ilha vulcânica no meio do Pacífico.

Vancouver – Whitehorse

Um voo doméstico comercial que poderia ser considerado uma viagem especial panorâmica. Esta rota da Air Canada, na região oeste do Canadá, rastreia os picos irregulares das Montanhas Rochosas que se estendem pelo estado da Colúmbia Britânica até Yukon. O início da viagem é marcado por florestas exuberantes, lagos e baías perto de Vancouver que, com o avião seguindo rumo ao norte, aos poucos dão lugar as altas montanhas nevadas e geleiras.

Lima – Puerto Maldonado

Esta rota é aqui pertinho. O Peru é um país de incrível diversidade natural, e você tem uma visão perfeita de tudo isso ao voar de Lima até Puerto Maldonado. Depois que a árida capital peruana fica para trás é hora de começar a apreciar a magnitude da Cordilheira dos Andes. Durante o voo esta cadeia montanhosa com seus picos nevados será cortada de oeste a leste. Ao se aproximar de Puerto Maldonado a paisagem é completamente modificada e o marrom seco da Cordilheira dá lugar a densa cor verde da mata amazônica.

Hong Kong – Denpasar

Ir para Bali já é incrível. Se você estiver na janelinha esta viagem ficará muito mais encantadora. Perto da metade deste voo de 5 horas as coisas lá embaixo começam a ficarem bem interessantes conforme o avião se dirige para o Mar da China Meridional. O voo cruza Bornéu por Sabah, contornando o espetacular Monte Kinabalu com seus mais de 4.000 metros, antes de percorrer cadeias vulcânicas, selvas densas serpenteadas por rios em Kalimantan.

Hong Kong – Londres

Outra rota partindo de Hong Kong. Esta longa viagem de mais de 12 horas corta boa parte do planeta. O voo entre Hong Kong e London Heathrow é operado diretamente pela Virgin Atlantic, British Airways e Cathay Pacific. Os grandes destaques panorâmicos desta jornada são: as vastas extensões do Deserto de Gobi sobre a China; as planícies da estepe mongol; o Mar Báltico com os países nórdicos.

Dallas – San Francisco

Um voo de quatro horas que começa sobre a grande área urbana de Dallas, subindo pela região árida do Texas e cruzando o Novo México para finalmente chegar às Montanhas Rochosas ao redor de Utah. Logo depois disso, você descobre o verdadeiro destaque panorâmico deste voo: o Parque Nacional de Yosemite, com suas sequoias-gigantes, grandes blocos de granito e cachoeiras.

O pouso no aeroporto de San Francisco é também incrível com sua magnífica baía e a Ponte Golden Gate. Esta rota pode ser voada com a American Airlines ou United.

Sydney – Joanesburgo

Se você não pode se dar ao luxo de fazer um voo panorâmico na Antártica ou embarcar num daqueles cruzeiros rumo ao continente gelado, há boas notícias: a rota direta da Qantas entre Sydney e Joanesburgo, que dura 14 horas, passa bem pertinho de lá. Das janelas dos lado esquerdo da aeronave é possível avistar os icebergs e as tundras antárticas. Torça para o tempo em rota estar bom e sem nuvens.

Foto: northwestern.edu

Malé – Atol Ari Sul

Poderia ser até um voo panorâmico especial, mas é uma viagem comercial operada pela Trans Maldivian Airways. Num hidroavião esta ligação sobrevoa uma dos lugares mais espetaculares da Terra. Água azul turquesa pontilhada por recifes, ilhotas de areia fina e resorts.

Independente se você fará esta rota, qualquer voo partindo ou chegando às Maldivas é incrível. Veja o vídeo abaixo

Santiago – Punta Arenas

Outra rota pela América do Sul. Esta é num voo doméstico que parte de Santiago até Punta Arenas, no extremo sul do Chile. Pela janelinha é possível admirar a Cordilheira dos Andes, beleza da região dos lagos andinos e seus vulcões, entrando na Patagônia com fiordes e geleiras. Quando pegar esta rota fique no lado esquerdo do avião, é de lá as melhores vistas dos voos da Latam e Sky.

Zurique – Nápoles

A Suíça é um país pitoresco com uma das paisagens mais belas do planeta. Este voo com menos de 2 horas é totalmente panorâmico, então não deixe de pegar uma janelinha. Logo na decolagem você irá deparar-se com os Alpes. Logo que entrar na Itália tem as Dolomitas para serem admiradas. Depois de voar sobre a bela região da Toscana e avistar lá do alto Roma, pouco antes da chegada é hora de ficar maravilhado com Pompeia, Monte Vesúvio, a Ilha de Capri e a Costa Amalfitana.

Cidade do México – Puerto Escondido

Decolar ou pousar na Cidade do México não é atraente pela beleza, mas sim pela grandeza daquela cidade que ainda é uma das maiores áreas urbanas do mundo. A viagem até Puerto Escondido, no sudoeste mexicano, é curta, mas durante o voo você poderá admirar a Sierra Madre del Sur, as montanhas espetaculares de Oaxaca, pequenas vilas, antes de descer até o belo litoral de Puerto Escondido.

Doha – Los Angeles

Um voo com mais de 16 horas que poderia facilmente entrar na lista das rotas mais longas do planeta. A viagem parte do Catar, passa pelo Mar Morto e ruma ao norte, cruzando a Capadócia, o Mar Negro, até os países escandinavos. Pela janela é possível avistar os vulcões da Islândia e a imensidão branca da Groenlândia antes de descer rumo ao norte canadense até a Califórnia a bordo do avião da Qatar Airways.

Groenlândia

Toronto – Guangzhou

Outra viagem que cruza a Groenlândia, mas voa também pelo Polo Norte. Admire pela janela as belezas brancas da terra do Papai Noel neste voo de 15h40. Em direção ao sul, o avião sobrevoa ainda as gélidas terras da Sibéria, as pradarias mongóis, a Grande Muralha da China até seguir para Guangzhou.

Sibéria – Rússia

Papeete – Bora Bora

Para finalizar esta lista de voos comerciais que valem a pena sentar na janelinha, vamos para a Polinésia Francesa, região conhecida por suas praias magníficas. Que tal ir de um paraíso para outro a bordo de aeronave ATR da Air Tahiti? Embarque nesta viagem de 50 minutos e fique grudado na janela para não perder nenhum detalhe.

E você já fez alguma viagem de avião com paisagens magníficas? Conte e indique para nós outras rotas memoráveis.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção