Prefeita de Barcelona quer proibir voos que ligam a cidade a Madri para reduzir poluição

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
15/01/2020 às 13:15

Prefeita de Barcelona quer proibir voos que ligam a cidade a Madri para reduzir poluição

A prefeita de Barcelona, Ada Colau, anunciou que fará um pedido inusitado ao Aeroporto Internacional de Barcelona (BCN). Ela quer encerrar todos os voos que partem da cidade catalã para a capital espanhola Madri.

Em seu pedido, a prefeita defende o uso de trens de alta velocidade que podem realizar o mesmo trajeto produzindo até 20 vezes menos CO2 que as viagens aéreas.

O trajeto de trem entre as cidades dura aproximadamente 2 horas e meia, uma hora a mais do que de avião, e conta com vinte frequências diárias em cada direção.

Além de causar menos impacto ao meio ambiente, a viagem de trem oferece comodidades aos viajantes, como estações próximas do centro das cidades e procedimento de segurança para embarque menos rigoroso. Outros benefícios são o conforto de se deslocar livremente entre os vagões do trem – que contam inclusive com uma cafeteria, e utilizar o celular durante a viagem.

Porém, tais facilidades tem um preço. Além do percurso ser mais longo e demorado, os preços dos bilhetes de trem costumam ser mais elevados que as passagens de avião. Em uma comparação, encontramos uma diferença de até 50% entre eles.

O pedido, se aceito, pode acabar com a rota mais movimentada da Espanha conhecida como “Puente Aereo” (Ponte Aérea). Iberia, Vueling e Air Europa são as companhias que atendem o trecho e juntas operam aproximadamente 30 frequências diárias.

O assunto permanece em debate e ninguém sabe ao certo se a prefeita tem poder para fazer tal imposição, que seria a primeira do tipo na aviação comercial. Enquanto isso, os viajantes seguem livres para escolher se percorrem os 484 km que separam as cidades de trem ou avião.

Com informações do site SimpleFlying.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *