logo Melhores Destinos

Inédito! Estivemos a bordo do voo inaugural da Azul de São Paulo para Madri – confira como foi

Thayana Alvarenga
18/06/2025 às 5:00

Inédito! Estivemos a bordo do voo inaugural da Azul de São Paulo para Madri – confira como foi

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

A Azul Linhas Aéreas fez o seu voo inaugural para Madri, capital da Espanha, marcando oficialmente a entrada da companhia brasileira em uma nova rota internacional de longa distância. A decolagem partiu do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), com destino à cidade espanhola – e nós acompanhamos tudo de perto! Do clima de celebração no embarque à experiência a bordo, confira a seguir como foi esse super momento que reforça a expansão da aviação do Brasil.

Como foi o voo inaugural da Azul para Madri

Tudo começa aqui, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. Muita gente acha que só Guarulhos tem voo internacional, mas Viracopos é super moderno e agora tem esse voo direto para Madri com a Azul!

O terminal é bem organizado, o check-in foi rápido e o atendimento da companhia já começa daquele jeitinho que gostamos, com estilo brasileiro de receber bem. Tudo bem sinalizado, com placas indicando o check-in internacional, e funcionárias orientando sobre o despacho de bagagem. Aqui deram uma conferida no meu passaporte também, e me liberaram para o guichê.

Eu inicialmente estava no assento 22K, na classe econômica tradicional. Perguntei para a atendente se ela não tinha uma janelinha mais para frente, e simplesmente ganhei um upgrade grátis para a Economy Xtra, que tem um pouco mais de espaço. Voar nessa “econômica premium” custa em média R$ 600 além do valor da passagem aérea, dei muita sorte mesmo!

Então agora vamos na poltrona 11A. Despachei apenas uma única mala e foi bem tranquilo, sem fila e sem ter de esperar muito.

Depois do check-in, passei pelos raios-x e pela imigração sem demora. Os agentes só conferiram se era eu mesma na foto do passaporte, mas bem rapidamente. Então chegou a hora de embarcar. O nosso portão é o A08.

Como de praxe, rolou uma cerimônia para marcar o início dessa nova rota. O portão de embarque estava todo decorado com a temática de Madri, e o presidente da Azul falou um pouco sobre o voo tão aguardado pela companhia e pelos viajantes.

“Muito feliz com essa nova rota na Europa. Estamos animados para trazer Madri e Espanha mais perto do Brasil e de Viracopos, nossa casa”, disse Abhi Shah, presidente da Azul. Logo depois, houve o tradicional “corte de faixa” para marcar o momento tão importante para a companhia e para a aviação brasileira.

No embarque, todos os passageiros ganharam lembrancinhas do voo inaugural. Teve esse bolinho recheado com doce de leite e também outro pacotinho de presente, que só depois já dentro do avião vi que era um chaveirinho personalizado da nova rota VCP-MAD. Achei uma graça!

E aí está ele: o Airbus A330neo, que vai nos levar direto para Madri. Esse é o avião que faz a rota: super espaçoso, moderno, silencioso… A Azul usa esse modelo em voos internacionais porque ele tem ótimo alcance e muito conforto.

A330neo da Azul Linhas Aéreas rumo a Madri

O avião é configurado em assentos 2 x 4 x 2, e a minha poltrona é a 11A (sim, aquela que ficou famosa recentemente 👀). Bem na entrada do avião, virando à direita.

Achei legal essa configuração porque se você voa em casal, as poltronas de dois lugares se tornam um tanto “reservadas”, sem ninguém mais ao lado. E, em caso de voar com filhos ou outras pessoas, é possível sentar todos juntos na fileira central do avião.

Já estava me aguardando no assento um kit com cobertor e travesseiro, para que o voo fosse mais confortável. E sim, para quem não sabe, faz muito frio no avião. Me chamou a atenção não ter saída de ar condicionado individual para cada passageiro. Há ainda tomadas para carregar dispositivos móveis a bordo.

A poltrona é realmente mais espaçosa do que a econômica convencional (dava até para cruzar as pernas), e há embarque/desembarque prioritários. No meu caso, fiquei na zona 1, que é a primeira a embarcar após as prioridades por lei e clientes da categoria Diamante. Sem muita espera. Igualmente para sair do avião.

O A330neo tem capacidade para levar 298 passageiros, incluindo 34 na classe executiva – e lá tem até poltrona que vira cama. Mas mesmo aqui na econômica, o espaço é bom e o serviço é atencioso.

Tem entretenimento de bordo com filmes, séries, música, jogos, entre outros. Eu aproveitei a viagem para assistir Coringa: Delírio a Dois, que ainda não tinha conseguido ver. É aquele filme do Joaquin Phoenix com a Lady Gaga que ficou meio flopado, sabe? Eu curti, foi uma boa companhia de parte da viagem.

A Azul oferece ainda wi-fi grátis durante o voo, mas apenas para mensagens de texto. Então dá para, por exemplo, usar o WhatsApp e ir conversando durante toda a viagem sem pagar nada.

Para acessar redes sociais e postar fotos é necessário contratar os planos oferecidos pela companhia. Custa a partir de R$ 59 para três horas de voo, o que pode ser uma boa para quem quiser se manter conectado mesmo nas nuvens.

Logo depois da decolagem, o serviço de bordo inicia e eles servem o jantar. O cardápio é simples, mas saboroso, e tem opções para quem tem restrições alimentares também. Achei a iluminação do avião um tanto escura nesse momento das refeições, como é possível ter uma ideia nas fotos a seguir.

A simpática comissária da Azul ofereceu dois pratos: arroz branco com brócolis e almôndegas, ou massa ao molho branco. Eu adoro proteínas, então escolhi a primeira opção. Fiquei meio decepcionada nessa hora, afinal, se tratando de um voo inaugural para Madri, esperava algo mais criativo do prato principal.

Nos acompanhamentos veio salada de alface com batatas, um pãozinho e ainda um bolo de brigadeiro de sobremesa.

Tinha uma seleção de bebidas com refrigerantes, sucos, vinhos, cerveja e água. Eu, que não sou boba nem nada, já peguei logo uma Coca Zero para o jantar e um vinhozinho para relaxar após a refeição. E, claro, um copo d’água. Sim, três bebidas, e você pode escolher à vontade no voo da Azul.

No voo de volta achei o menu mais criativo, pois tinha paella, um clássico espanhol – e claro que brinquei com a comissária e falei “paella ou pa usted?” Não podia perder a piadinha, que é o nosso “pavê ou pacomê” da Espanha. 🤣

Paella de frango no voo da Azul de Madri para Viracopos, em São Paulo

Ainda rolou uma ação da Fini no voo, aquelas balinhas mastigáveis, sabe? Ganhamos também um travesseiro de pescoço da marca. A bordo deu para ver que não são apenas as crianças que gostam dessas gelatinas – todo mundo ficou feliz!

Durante a noite, a tripulação faz tudo para deixar o ambiente tranquilo para descansar. Hora de aproveitar as luzes baixas, o cobertor e o kit com tapa-olhos. Os comissários passam em alguns momentos oferecendo água, que é muito recomendado beber, já que costuma ser seco dentro do avião. Portanto hidrate-se!

Kit da Azul com tapa-olhos, etiqueta de mala, meias e fones de ouvido

Um pouco antes do pouso, a Azul serviu ainda um lanche. Na caixa veio um sanduíche de queijo, bolinho, iogurte de morango, bolacha e até um Polenguinho. Uma variedade legal, mas o sanduíche poderia estar mais gostoso – no voo de volta, serviram um misto quente que dava de 10 a 0 nesse outro.

Acordar sobrevoando a Europa é aquela sensação que todo viajante ama. Depois de umas 10 horas de voo, estamos chegando a Madri. O avião começa a descer, a cidade aparece lá embaixo e você já sente a emoção de estar quase em solo europeu.

Então pousamos no Aeroporto de Barajas! A chegada à capital da Espanha é tranquila, o desembarque é bem sinalizado e a imigração com fila, mas não tem jeito, já que são vários voos ao mesmo tempo chegando a um dos aeroportos mais movimentados do continente europeu.

E pronto! Em algumas horas, você saiu de São Paulo e já está em uma das capitais mais incríveis da Europa. Sem a necessidade de fazer conexões longas e com atendimento em português, o que faz muita diferença para quem não fala outros idiomas e se sente inseguro em se comunicar a bordo.

Esse novo voo da Azul é uma baita conquista para quem ama viajar. Mais praticidade, menos conexão, e o melhor: com aquele atendimento brasileiro que a gente já conhece e ama.

Os voos acontecem quatro vezes por semana: saem de Campinas às 20h30 e chegam a Madri às 11h30 do dia seguinte. E na volta, decolam de Madri às 13h30 e pousam no Brasil no começo da noite. Ou seja, perfeito para quem quer aproveitar o dia, chegar descansado e já começar o roteiro pela Europa com tudo!

Ficou com vontade de viajar? Não deixe de baixar grátis o app do Melhores Destinos para ficar por dentro das promoções de passagens aéreas para Madri e outros lindos lugares do Brasil e do mundo!


E você, o que achou do voo inaugural da Azul para Madri? Ficou com vontade conhecer a capital da Espanha com a companhia brasileira? Comente e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção