Volta do serviço de bordo nos voos nacionais: confira o que Gol, Azul e Latam estão oferecendo
Volta do serviço de bordo nos voos nacionais: confira o que Gol, Azul e Latam estão oferecendo
Acabou a espera! Os snacks e bebidas finalmente estão de volta aos voos nacionais. Depois de quase um ano e meio de suspensão, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o retorno do serviço de alimentação a bordo nos voos domésticos e, para que você tenha uma ideia do que vai encontrar em sua próxima viagem, fomos conferir de perto o que está sendo oferecido nos aviões da Gol, Azul e Latam.
Você também pode conferir todos os detalhes sobre a volta do serviço de bordo em voos nacionais através do vídeo especial que fizemos para nosso canal no Youtube:
Serviço de bordo na Azul
A Azul Linhas Aéreas saiu na frente das concorrentes. A companhia foi a primeira a voltar a oferecer serviço de alimentação aos seus clientes, nos voos domésticos, já em 22 de maio.
Na Azul o serviço voltou completo, com todas as opções de bebidas incluindo água, suco, refrigerante e café conforme o horário. As opções são diversificadas e ajustadas conforme o período do voo, com diferentes cardápios para manhã, tarde e noite.
No voo que fiz do Aeroporto de Congonhas (CGH) em São Paulo, para o Aeroporto Santos Dumont (SDU) no Rio de Janeiro no dia 2 de junho, havia torresminho, bolinho de laranja e as tradicionais balinhas de gelatina em formato de avião – que estavam fazendo bastante falta para alegrar as viagens.
Nos voos feitos pelo nosso nosso editor Leonardo Cassol entre o Rio de Janeiro (SDU) e Brasília (BSB) os snacks disponíveis foram um pouco diferentes, com goiabinha, amendoim japonês e biscoito de polvilho pela manhã. Além disso, coca-cola, coca zero, suco de laranja e suco de maracujá de baixa caloria. Depois, ainda rolou um cafezinho. Já no voo de retorno, feito no mesmo dia no período da noite, tinha amendoim, bolinho, balinhas e cookie integral.
Em outro voo feito pelo Cassol, dessa vez na ponte-aérea Rio de Janeiro (SDU) – São Paulo (CGH) na última sexta-feira, no final da manhã, ofereceram polvilho, goiabinha, bolinho, além de coca-cola, coca zero, suco de laranja e suco de maracujá de baixa caloria.
Além dessas opções você também pode encontrar outras em seu voo da Azul: batatinha chips, torradinhas, salgadinho sabor presunto, cookie integral ou maçã.
Serviço de bordo na Latam
Nos voos nacionais da Latam o serviço de bordo retornou no dia 1º de junho. Na classe econômica é oferecido um snack e as crianças têm opção de cookie. Para beber, dependendo da rota, há apenas água. Café e refrigerante só estão disponíveis em determinadas rotas ou em voos mais longos. Já na Premium Economy da Latam – mesmo nos voos curtos – há maior variedade de bebidas, com café, suco, refrigerante e até cerveja se a viagem for a partir do meio-dia.
Para conferir o serviço das duas classes embarquei em dois voos diferentes da companhia no dia 2 de junho, o primeiro do Rio de Janeiro (SDU) para São Paulo (CGH) na Premium Economy e o segundo de São Paulo (GRU) para Curitiba (CWB) na Economy.
Classe Premium Economy – Foi oferecido um pacote de batata doce frita, com 35 g e um cookie. Para acompanhar pedi coca zero e depois uma cerveja só para matar a curiosidade e saber qual era a marca disponível.
Classe Economy – O snack oferecido era uma versão em miniatura da mesma batata doce frita da Premium Economy, com 10 g. Aqui os cookies foram oferecidos apenas para as crianças e a única opção de bebida era água. Café e refrigerante apenas nos voos mais longo como já mencionado.
Meu colega Cassol encontrou praticamente as mesmas opções na ponte aérea Rio-São Paulo. A diferença é que no lugar do cookie foi servida uma barrinha de cereal.
A Latam prometeu até o fim do ano oferecer lanche quente na cabine Premium Economy, incluindo sanduíches e empanadas. Vamos aguardar.
Serviço de bordo na Gol
A Gol foi a mais atrasadinha e única que ainda não retomou o serviço de bordo em todas as suas rotas. Por enquanto a companhia só oferece lanchinhos nos voos saindo dos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Nos demais trechos permanece oferecendo apenas água quando solicitado pelo passageiro, a exemplo do que ocorreu no voo que fiz de Curitiba (CWB) para o aeroporto de Congonhas (CGH) em São Paulo, em 2 de junho.
Quem se deu (um pouco) melhor com a Gol foi nosso editor Daniel Gadelha. Na viagem que ele fez de Congonhas (CGH) para Fortaleza (FOR) havia opção de biscoito recheado ou biscoito de polvilho. Já para beber, só foi oferecido água mesmo.
Já o Cassol foi mais contido e se contentou só com os biscoitos recheados na viagem entre São Paulo e o Rio de Janeiro no dia 22 de maio.
Outras opções de bebida como café, suco e refrigerante só voltam a ser oferecidas pela Gol a partir de 16 de junho, mesma data em que a companhia promete retomar o serviço em todos os seus voos pelo Brasil.
Serviço de bordo pago
Ainda não há previsão para o retorno da venda de lanches a bordo como acontecia antes da pandemia, com o Mercado Latam, ou as opções de sanduíche e estrogonofe na Gol.
Serviço de bordo faz mesmo falta em voos nacionais?
Com a suspensão durante a pandemia muita gente se acostumou a viajar sem as comidinhas a bordo e outros sequer sentiram falta, principalmente nos voos curtos. De fato aviões não são restaurantes e as porções servidas nem sempre são suficientes para aplacar a fome, mas certamente o lanche faz parte da experiência de voo e não deixa de ser um tipo de entretenimento de bordo, uma distração bem-vinda durante viagem.
Você é do time que curte serviço de bordo e estava ansioso para esse retorno? Ou está do lado daqueles que não dão a mínima e acha que nem deveria haver esse tipo de serviço em voos pelo Brasil? Participe com seu comentário.