Anac cassa certificado da Voepass e companhia fica definitivamente proibida de realizar voos


Anac cassa certificado da Voepass e companhia fica definitivamente proibida de realizar voos
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou a cassação do Certificado de Operador Aéreo (COA) da Passaredo Transportes Aéreos, principal empresa do grupo Voepass. A agência informou que identificou “falhas graves e persistentes no Sistema de Análise e Supervisão Continuada (SASC) da companhia”. Não cabe recurso à decisão, e a empresa também foi multada em R$ 570 mil.
Voepass proibida de realizar voos
Na prática, este é o fim definitivo das operações da Voepass, que já estava impedida de voar desde março. Segundo a Anac, a cassação ocorre após a realização de uma “operação assistida”, que começou após o acidente de 9 de agosto de 2024 em Vinhedo (SP).
No comunicado, a agência regulatória diz que a companhia não realizou algumas inspeções obrigatórias requeridas, referindo-se a serviços de manutenção que, se não executados, podem resultar em “problemas graves”.
A Anac também diz que, inicialmente, o problema foi corrigido pela empresa, mas voltou a se repetir em outros aviões. Diante deste cenário, a Anac optou por cassar o certificado de operação da Voepass.