Exigência de visto para turistas norte-americanos deve começar a valer a partir de 10 de abril


Exigência de visto para turistas norte-americanos deve começar a valer a partir de 10 de abril
Após a medida ser adiada algumas vezes pelo Governo Federal, parece que agora turistas norte-americanos, canadenses e australianos terão mesmo de emitir visto para entrar no Brasil. A decisão deve começar a valer a partir de 10 de abril de 2025.
Em abril de 2024, a presidência da república prorrogou por mais um ano o decreto que isentava o visto para turistas dos três países. Logo, o prazo acaba no próximo mês.
Em 2019, a exigência foi derrubada de forma unilateral pelo governo anterior. Já a nova gestão resolveu retornar à norma, com base no princípio da reciprocidade — já que os três países exigem vistos para brasileiros.
Acontece que, por conta de problemas no atendimento deste público e a espera da conclusão do sistema de emissão digital, a decisão foi adiada sucessivamente.
No entanto, conforme publicado pelo G1, desta vez, não há sinalização de nova prorrogação nos bastidores do governo.
Segundo o Ministério do Turismo, o governo desenvolveu um sistema que emitirá o visto em menos de 24 horas, para facilitar o acesso e diminuir os impactos negativos.
O setor do turismo é contra a decisão, sob o argumento de que ela pode desencorajar os turistas dos três países a viajarem para o Brasil.
Em setembro de 2023, Brasil e Japão fecharam um acordo para a isenção de vistos em viagens de até 90 dias entre os dois países. A medida vale até 29 de setembro de 2026. Os brasileiros ainda precisam do visto para entrar nos Estados Unidos, Austrália e Canadá.
Veja também: Sem visto! Brasil está no top 15 dos passaportes mais poderosos do mundo
Eita, que novela! Vamos acompanhar o caso e voltamos para te atualizar, combinado?
Quer receber mais notícias, dicas e promoções de viagem e lazer? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e aproveite!