logo Melhores Destinos

Vale a pena viajar para a Argentina agora? Nossa editora conta como está Buenos Aires

Avatar
02/11/2020 às 14:25

Vale a pena viajar para a Argentina agora? Nossa editora conta como está Buenos Aires

Como a Argentina abriu as fronteiras para os países vizinhos na última sexta-feira (30/10), muitos podem estar se perguntando se é um bom momento para viajar para o país e o que encontrarão nos destinos.

A boa notícia é que Buenos Aires recebeu esta semana o selo Safe Travels concedido pelo WTTC aos destinos que cumprem os protocolos relativos à pandemia do coronavírus.

Nesse post eu conto a vocês um pouco de como está a situação em Buenos Aires, onde eu moro, e um dos destinos favoritos dos brasileiros!

Leia também:
O que fazer em Buenos Aires: 43 dicas para a sua viagem!
103 pontos turísticos de Buenos Aires!
Restaurantes em Buenos Aires: 50 lugares comer e beber 
Dicas de compras em Buenos Aires
Dicas de transporte em Buenos Aires
Como ir de Ezeiza a Buenos Aires

Maradona em Buenos Aires: um roteiro por 7 lugares que marcaram a vida do ídolo

Como chegar à Argentina e para onde ir

A primeira mudança ocorre na chegada. No momento, dos três aeroportos de Buenos Aires os turistas do Brasil e de outros países só podem chegar pelo Aeroporto Internacional de Ezeiza, único em operação na capital. O Aeroparque Jorge Newbery está passando por reformas até março, e El Palomar, onde operam as companhias low cost, não foi autorizado a reabrir pelo governo argentino. Os acessos terrestres permanecem fechados.

A única cidade que o turista pode visitar é Buenos Aires, já que ainda não é possível viajar para turismo a outras províncias, mas isso pode mudar a partir de dezembro, com novos voos para destinos como Mendoza, Córdoba e Rosario.

Atualmente, Aerolineas Argentinas, Latam, Turkish e Ethiopian estão voando entre a Argentina e o Brasil, com voos partindo de São Paulo. Segundo dados da Anac do Brasil, a Aerolíneas Argentinas deve retomar os voos para Buenos Aires saindo de Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador a partir do dia 1o. de dezembro. Já o  voo a partir de Florianópolis deve retornar no dia 1o. de janeiro.

O que pode ser feito em Buenos Aires e quais são os protocolos

Após uma longa quarentena, Buenos Aires está se abrindo novamente e as pessoas podem voltar a circular pelas ruas. Na cidade, é obrigatório o uso de máscaras, seja ao ar livre ou dentro dos estabelecimentos comerciais. É preciso respeitar também medidas como distanciamento social e uso de álcool gel.

Os restaurantes de Buenos Aires já estão abertos, tanto nos ambientes internos com separação entre as mesas, quanto externos. Em algumas áreas, as ruas foram fechadas para expandir o espaço público e permitir a colocação de mais mesas. São permitidas até 4 pessoas por mesa, e o horário de fechamento é à meia-noite.

Alguns restaurantes populares por aqui acabaram não resistindo à quarentena e fecharam em definitivo, como Pippo, El Rey del Vino e El Trapiche. Felizmente, os favoritos dos brasileiros, como La Cabrera e Don Julio já estão reabertos.

Os shoppings foram reabertos recentemente, então você pode ir às compras no comércio e comer em alguns pontos gastronômicos. Brinquedos para crianças e cinemas permanecem fechados. As lojas na rua também estão abertas e é comum ver filas fora deles, pois a capacidade foi reduzida.

Os museus reabriram recentemente com capacidade reduzida, mas é necessário fazer o pré-agendamento online para visitar.

Os populares espaços verdes de Buenos Aires já estão abertos. Em muitas praças há carrosséis e as crianças já podem ir, mas os demais brinquedos permanecem interditados. Algumas feiras de artesanato já voltaram a funcionar.

Você também pode visitar gratuitamente o Ecoparque (antigo zoológico), o Jardim Botânico, a Reserva Ecológica Costanera Sur, o Rosedal, e o Jardim Japonês com ingresso pago e turnos de visitação.

Embora os cinemas estejam fechados, um novo tipo de diversão chega a Buenos Aires: os drive-ins. Já existem várias opções para ir ver um filme para adultos ou crianças de carro. Uma opção ideal para quem aluga um veículo para passear pela cidade.

Os teatros clássicos da Avenida Corrientes permanecem fechados, mas devem abrir no início de dezembro.

Transporte em Buenos Aires

Devido à pandemia, apenas os trabalhadores essenciais e aqueles que têm licença podem usar o transporte público da cidade, portanto, os turistas não podem viajar de ônibus, metrô e trens.

Você pode viajar com privacidade de táxi, Uber, Cabify e Beat.

A rede de ciclovias da cidade foi ampliada e é uma das opções de mobilização preferidas dos portenhos no atual contexto. Até agora, o uso de ecobicis era gratuito, mas em breve os turistas terão que pagar uma assinatura (diária ou mensal) para poderem usar as bicicletas, enquanto os locais não pagarão apenas pelo uso em dias úteis. O custo ainda não foi definido.

Hospedagem em Buenos Aires

A maior parte dos hotéis da cidade estão recebendo apenas trabalhadores essenciais e quem tem licença e não estão habilitados para turistas. No entanto, existe atualmente uma lista dos únicos hotéis habilitados para ficar para o turismo:

  • Hotel NH City, Bolivar 160.
  • Hotel NH Collection Lancaster, Av. Cordoba 405.
  • Hotel CH Le Petit, Esmeralda 933.
  • Hotel Casasur, Costa Rica 6032.
  • Hotel Park Silver, Cerrito 330.
  • Hotel Solis 666, Solis 666.
  • Hotel Sheraton, San Martin 1225.
  • Hotel Design Suites, Tacuarí 243.
  • Hotel Regente, Suipacha 964.
  • Hotel El Conquistador, Suipacha 948.
  • Hotel Urban Suites, Junín 1727.
  • Hotel Abasto, Av. Corrientes 3190.
  • Palladio Hotel Buenos Aires, Av. Callao 924.
  • Hilton Buenos Aires, Puerto Madero y Pilar.
  • Boca by design, Tacuarí 243.
  • Intercontinental Buenos Aires, Moreno 809.
  • O2 Hotel Buenos Aires, Junín 357.
  • Park Tower Buenos Aires, Av. Leandro N. Alem 1193.
  • Scala Hotel, Bernardo de Irigoyen 740.
  • Awwa Suites, Lafinur 3370.
  • Loi Suites Recoleta, Vicente López 1955.
  • Loi Esmeralda, Marcelo Torcuato de Alvear 842.
  • Novotel, Av. Corrientes 1334.
  • Embajador, Carlos Pellegrini 1185.

Situação epidemiológica na Argentina

A curva de contágio da Covid-19 na cidade de Buenos Aires está diminuindo há várias semanas e atualmente há uma média de 1000 novos casos por dia na região metropolitana. É por isso que começou a reabertura que mencionamos neste post.

Na Argentina ocorrem em média 13 mil casos por dia, já que o vírus começou a se espalhar mais rapidamente em outras províncias nos últimos meses. O país já ultrapassou um milhão de casos de coronavírus e 30 mil mortes, em uma população de 44 milhões de habitantes.


E você? Está com saudade de nos visitar aqui na Argentina? Deixe um comentário e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção