Visitamos o aeroporto mais movimentado do mundo – que vai crescer ainda mais para a Copa 2026
Visitamos o aeroporto mais movimentado do mundo – que vai crescer ainda mais para a Copa 2026
Com 105 milhões de passageiros e um total de 776 mil operações voo em 2023, o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson, na cidade de Atlanta, no estado da Geórgia (EUA) detém o título de aeroporto mais movimentado do mundo.
Para se ter uma ideia, os concorrentes mais próximos em volume de passageiros, o Aeroporto Internacional de Dubai (EAU) e o Aeroporto Internacional Dallas-Forth Worth (EUA) movimentaram em 2023, respectivamente, cerca de 86 milhões e 81 milhões de passageiros. Atlanta é ainda 2,5 vezes maior que o Aeroporto de Guarulhos, que registrou 41,3 milhões de passageiros no ano passado. Descubra diferentes curiosidades sobre os aeroportos e voos pelo mundo!
Os números podem parecer impressionantes, mas é consenso entre os administradores que essa capacidade precisa ser ampliada. Em 2026 os Estados Unidos sediarão a Copa do Mundo e a expectativa é de que Atlanta – uma das cidades-sede da competição, seja a porta de entrada no país para milhares de estrangeiros.
Como conduzir grandes obras de ampliação no local sem comprometer a capacidade operacional do aeroporto? A convite da Delta Air Lines, o Melhores Destinos voou para Atlanta e conheceu de perto como funciona os bastidores do aeroporto mais movimentado do mundo.
Hartsfield-Jackson, Delta Air Lines e Atlanta: uma história em comum
A história de desenvolvimento da cidade de Atlanta se mistura com o crescimento do Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson (ATL) e os avanços da aviação ao longo das últimas décadas. Não é nenhum exagero dizer que a companhia aérea Delta Air Lines, cujo quartel-general é na cidade, tem um papel fundamental nessa trajetória.
Criado em 1925, ainda com um autódromo, o aeroporto passou por dezenas de transformações ao longo de quase 100 anos de história, acompanhando a evolução da Aviação. Já nos anos 1970 e 1980, dada a localização privilegiada da cidade no mapa norte-americano, ele rapidamente se tornou um ponto de passagem quase que obrigatório nos deslocamentos de Leste a Oeste.
A estrutura do ATL hoje tem números superlativos. “Em uma área de 19 milhões de metros quadrados, seguem em operação dois terminais, sete saguões e mais de 28 companhias aéreas de todo o mundo. Essa verdadeira cidade gera mais de 205 mil empregos diretos e 80 mil indiretos”, explicou Andy Gobeil, Diretor Sênior de Comunicação Corporativa e Relações com a Mídia do ATL.
As seis pistas são capazes de receber um pouso ou decolagem a cada 30 segundos em dias mais concorridos. Em um dia regular de operações, observamos um pouso ou decolagem a cada minuto – um verdadeiro paraíso para quem aprecia ver aeronaves em movimento.
Expectativas para a Copa do Mundo 2026
A Copa do Mundo de 2026 será sediada em três países: Estados Unidos, Canadá e México. Os EUA receberão nada menos do que 78 partidas, enquanto os demais receberão 13 jogos cada. Atlanta e o seu Atlanta Stadium estão entre as principais cidades-sede.
Vale lembrar que Atlanta já possui uma infraestrutura de transportes e logísticas acima dos padrões em razão de outro evento esportivo: as Olimpíadas de 1996. Na ocasião, a cidade passou por grandes transformações para abrigar os jogos e esse legado, quase três décadas depois, precisará ser revisitado.
É certo que ATL precisa ampliar sua capacidade para não enfrentar problemas de superlotação. Porém, como fazer isso sem que parte atual do aeroporto “pare” para essas obras? A solução encontrada foi a construção de saguões modulares.
“Há normas muito rígidas no que diz respeito a obras com aeroportos em operação. Detritos podem se espalhar com facilidade até as pistas de pouso e, em razão disso, sempre é preciso isolar as áreas em um grande perímetro”, explicou Gobeil.
A solução encontrada foi o desenvolvimento de saguões modulares. Eles são montados em uma área próxima ao aeroporto e, após prontos, são transportados para o lugar que ocuparão em definitivo. Isso permite mais agilidade nas obras, pois somente os acabamentos são feitos no local.
Como visitar Atlanta?
A cidade de Atlanta está entre as dez cidades norte-americanas que recebem voo diretos do Brasil. A Delta Air Lines opera voos diários saindo de São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão). Já mostramos também anteriormente como é voar na classe Premium Select de São Paulo a Atlanta.
Por ser o principal hub da Delta no país, essa acaba sendo uma ótima opção de conexão para outras cidades norte-americanas. Além disso, o aeroporto é relativamente próximo do centro da cidade, o que significa que você pode aproveitar conexões mais longas para dar uma volta pela capital da Georgia e conhecer as muitas atrações que Atlanta oferece.
O jornalista viajou a Atlanta, nos Estados Unidos, a convite da Delta Air Lines.