logo Melhores Destinos

Visita guiada ao Cemitério Municipal de Curitiba: uma aula de arquitetura e história da cidade!

Avatar
02/11/2020 às 6:26

Visita guiada ao Cemitério Municipal de Curitiba: uma aula de arquitetura e história da cidade!

A cada ano Curitiba recebe um número maior de turistas. Segundo dados de uma pesquisa realizada em 2019 pelo Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, o número de turistas na capital paranaense dobrou nos últimos seis anos. E todos esses turistas que vão à cidade procuram pelos pontos turísticos já tradicionais, como Jardim Botânico, Ópera de Arame, Largo da Ordem, dentre outros. No entanto, há um passeio pouco conhecido do turista de fora: a Visita Guiada ao Cemitério Municipal (Cemitério São Francisco de Paula).

Idealizado pela pesquisadora e historiadora Clarissa Grassi, uma apaixonada pela arte tumular, o passeio é um viagem à Curitiba do passado e à atual. O cemitério municipal, suas ruas, seus bairros (sim, ele é dividido em bairros), seus mausoléus e seus túmulos, contam a história da cidade desde a fundação do cemitério.

Minha esposa e eu fizemos o passeio duas vezes (ambos anteriores à pandemia e as fotos são do primeiro passeio). Fizemos a visita guiada padrão e a visita noturna. Além dessas duas, há também a visita temática (mulheres, figuras importantes da cidade, etc).


Fotos cedidas por Edgard Marques e Clarissa Grassi.

A Aula

Em frente ao cemitério, Clarissa inicia o passeio dando uma aula sobre a tradição humana de enterrar seus entes e a evolução do enterro ao longo dos séculos. Dá detalhes de como a saúde pública teve papel fundamental na criação dos cemitérios como conhecemos hoje. Depois da breve e detalhada aula, ela nos leva para dentro do cemitério iniciando o passeio pelos túmulos mais antigos.

A Arquitetura

O Cemitério São Francisco de Paula foi inaugurado em 1854 e os primeiros túmulos são dessa época. Clarissa explica detalhes arquiteturais da época, tanto tumular quanto da cidade. A arquitetura tumular é uma representação da arquitetura da cidade através dos anos. A cidade muda, a arquitetura muda, casas e prédios são demolidos, mas os túmulos não. Então é possível ter uma pequena noção de como era a cidade à época do túmulo que se observa.

Começamos pelos túmulos da época da inauguração do cemitério e conforme a visita vai cada vez mais cemitério adentro, as décadas vão passando, assim como a arquitetura respectiva.

As pessoas

Sabe aquela rua que você passa todo dia e não sabe quem é a pessoa que dá nome a ela? Talvez ela esteja lá no Cemitério Municipal. Clarissa vai combinando a história da arquitetura com a história de ilustres personagens ali sepultados. A guia vai explicando quem lá está enterrado, quem escreveu importantes capítulos da história paranaense ou simplesmente conta algum causo que ela descobriu nas pesquisas com os familiares dos falecidos.

Tem a história do Barão do Serro Azul, sua vida e sua trágica morte. Tem também a história da primeira mulher engenheira do Paraná (e também é a primeira engenheira negra do Brasil), Enedina Alves Marques. Lá está sepultado Antônio Couto Pereira, um icônico presidente do Coritiba, clube da capital paranaense, que dá nome também ao estádio. E claro, a personagem mais famosa do cemitério, Maria Bueno, cidadã curitibana do século XIX que foi morta violentamente e tornou-se uma espécie de santa curitibana sem canonização. O túmulo dela é o mais visitado do cemitério. Pessoas vão lá orar e pedir intercessões.

Horários

Em períodos normais, a visita acontece todo sábado pela manhã. Há também agendas alternativas com visitas temáticas e noturnas. Para participar de uma visita guiada, é necessário fazer uma inscrição no site da prefeitura de Curitiba. No entanto, a visitação está suspensa devido à pandemia do coronavírus.

Indicação

A visita guiada ao Cemitério Municipal é uma aula de história do Paraná. Tornou-se uma programação fixa no calendário da cidade e é finalista do prêmio Rodrigo Franco Melo de Andrade, 33ª edição 2020, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

O prêmio prestigia o reconhecimento de ações de grande importância na preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro. A Visita Guiada do Cemitério Municipal concorre na categoria Iniciativas de Excelência no campo do Patrimônio Cultural Material, no segmento Administração direta e indireta municipal.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção