logo Melhores Destinos

O festival do vinho chileno chegou! Confira o calendário da vindima de 2020 para todo o país

Avatar
01/03/2020 às 6:07

O festival do vinho chileno chegou! Confira o calendário da vindima de 2020 para todo o país

A época da colheita, conhecida como vindima, é sem dúvida a mais esperada pelos amantes do vinho. É a época certa para experimentar novas harmonizações, misturando assim o prazer da comida e o gosto por essa mistura. No Chile, país famoso pelas vinícolas e pela qualidade de seus vinhos, a Vindima se tornou uma festa bastante tradicional e muito aguardada.

Sou editora do Mejores Destinos Chile e moro no centro da região de Valparaíso, onde são cultivadas as melhores uvas do país. Estou cercada pelas mais importantes casas produtoras nacionais. No coração da vinificação chilena, convido você a revisar detalhadamente o calendário da colheita 2020.

Festivais da Vindima no Chile

A festa da vindima, ou vendimia como chamamos em espanhol, é um festival que se estende por todo o país. O Chile concentra grande parte de suas casas produtoras de vinho na área central, porém o norte também tem algumas opções e, no sul, são esperadas colheitas com festas nos próximos anos, porque sabe-se que boa parte da produção começou na zona fria do país.

Concurso “pisar na uva” é bem típico, mostrando como o suco da fruta era extraído no passado

Agora vamos ao importante: quando é o festival da colheita em cada vale do Chile? Em seguida, informaremos detalhadamente zona por zona, para que você marque a partir de agora cada data em sua agenda. Vamos tomar uma taça!

Fiesta de la Vendimia Canchones

Pampa del Tamarugal, Región de Tarapacá

Quando? 27 e 28 de março

Onde? Estação Experimental Canchones, Pampa del Tamarugal

Este festival é comemorado na região de Tarapacá, no setor interior entre Iquique e Tocopilla, onde são realizadas atividades, competições e degustações de vinhos que mostram os benefícios das culturas produzidas no deserto chileno. Sem dúvida, um vinho em particular que não deixa ninguém indiferente.

Fiesta de la Vendimia de Punitaqui

Valle del Limarí, Región de Coquimbo

Quando? 4 e 5 de abril

Onde? Plaza de Armas Punitaqui

Se você gosta não apenas de vinho, mas também de comida, esta é a sua festa. Em Punitaqui, além do tradicional piso da uva, ocorrem mostras de comidas típicas com empanadas, peixe frito, cazuela, assado de cabrito e cordeiro… Para beber? Vinho, muito vinho! Cada vinhedo da região possui castas próprias, portanto prepare seu paladar. Sabores nesta festa são abundantes.

Gala del Vino de San Esteban

Valle del Aconcagua, Región de Valparaíso

Quando? 21 de março

Onde? Praça Principal de Santo Estêvão

Já alcançamos a área central e é aqui que se reúne o maior número de Fiestas de la Vendimia no Chile em 2020. No ano passado, esta festa em San Esteban reuniu mais de 5.000 pessoas. Algumas das vinhas deste vale são: Viña el Escorial, Narbonne Wines, Viña Peumayen, Flaherty Wines, Viña San Esteban e Viña Von Siebenthal. Fica a apenas a 50 minutos de Santiago e oferece danças folclóricas, pisadas de uvas, artesanato e música ao vivo. Imperdível!

Fiesta de la Vendimia de Casablanca

Valle de Casablanca, Región de Valparaíso

Quando? 28 e 29 de março

Onde? Estádio Municipal de Casablanca

Este festival da colheita é muito valorizado na área central, principalmente pela qualidade de seus vinhos produzidos em várias vinícolas próximas. Entre as casas mais conhecidas estão Indomita, Emiliana, Matetic, Veramonte, Casas del Bosque, William Cole e El Cuadro. São vinhas muito valorizadas no Chile e com inúmeros prêmios em nível internacional, que já fazem do Festival da Vindima em Casablanca um dos que você não pode perder. A região fica no caminho entre Santiago e Valparaiso, a cerca de 80 km da capital.

O Vale de Casablanca possui vinícolas famosas

Fiesta de la Vendimia Vinos de Proa

Valle de San Antonio, Región de Valparaíso

Quando? 14 de março

Onde? Hacienda San Juan, Santo Domingo

Se você pensa em aproveitar um bom vinho à beira-mar, este é o seu festival. Santo Domingo fica na costa da região de Valparaíso, e você pode apreciar os melhores vinhos costeiros no festival de vinhos que reúne as casas produtoras mais próximas do Oceano Pacífico.

Fiesta del Vino de Lo Abarca

Valle de San Antonio, Región de Valparaíso

Quando? 2 de maio

Onde? Viña Casa Marín, Cartagena, Valparaíso

Se você está procurando uma festa em um clima um pouco mais frio, esta colheita é ideal, devido à data em que é feita. Maio é um mês de outono, ideal para desfrutar de uma taça de vinho à beira-mar ou pegar um solzinho na praia antes do inverno.

Valparaíso possui grandes áreas de cultivo de uvas. É um dos pilares econômicos da região

Fiesta de la Vendimia de Buin

Valle del Maipo, Región Metropolitana

Quando? 27, 28 e 29 de março

Onde? Parque Avenida O’Higgins

Tem festa da Vindima também para que, está em Santiago e não quer ir longe. Buin é perfeita especialmente para quem tem pouco tempo no país e quer aproveitar um dos festivais. Pisada da uva, música ao vivo e concursos fazem parte do que você pode desfrutar a apenas alguns minutos do centro da região metropolitana. Além disso, há comida e artesanato típicos.

Vendimia Fest Santiago 2020

Quando? 4 e 5 de abril

Onde? Barrio Itália, Santiago

É um dos festivais de vinho mais populares devido à sua proximidade a Santiago. Recomendamos que você compareça se estiver procurando algo próximo à capital e de fácil acesso. Aqui você encontrará comidas típicas, música e os concursos tradicionais que são realizados em torno desta festa. A Concha y Toro é uma das principais participantes.

Vendimia Pirque 2020

Quando? 18 e 19 de abril

Onde? Polideportivo. Avenida Alcalde Hernán Prieto 7220

Pirque é uma comuna na região metropolitana de Santiago e seu festival é uma ótima opção para fechar a temporada das vindimas, porque, como o Santiago Fest, é uma celebração que acontece muito perto da capital, no entanto, possui todas as tradições do campo chileno.

La Vendimia 1551  

Quando? 9 de maio

Onde? Las Majadas de Pirque

Sem dúvida, o Parque Las Majadas de Pirque é um dos lugares mais bonitos da região de Santiago para esse tipo de evento. Se você procura tranquilidade, em um maravilhoso ambiente natural, com detalhes arquitetônicos que encantam a vista, essa festa é tudo que você precisa.

Las Majadas de Pirque é um parque  famoso por sua beleza natural e arquitetônica

15º Fiesta de la Vendimia

Valle de Cachapoal, Región de O’higgins

Quando? 26 de abril

Onde? Zúñiga, São Vicente de Tagua Tagua

Se você vai passar próximo a Rancagua, na região VI, esta é a opção de festa da vindima que você terá disponível. Sem dúvida, é uma área típica, onde não falta nada que acompanha uma boa taça de vinho. Aprecie a culinária e a boa comida desta região.

XXI Fiesta de la Vendimia de Colchagua

Valle de Colchagua, Región de O’higgins

Quando? 6, 7 e 8 de março

Onde? Praça Principal de Santa Cruz

Viu Manent, Ventisquero, Siegel, Montes, Ravanal, Montgras, Cono Sur, Casa Silva e Emiliana fazem parte das vinhas que são apresentadas nesta veindimia. O Vale do Colchagua, a 160 km de Santiago, é uma das áreas mais tipicamente produtoras de vinho do Chile, conhecida por suas marcas de renome internacional. Esta é sem dúvida uma das festas que destacamos como uma imperdíveis nessa lista.

O festival do vinho de Colchagua é um dos mais famosos do Chile.

Fiesta de la Vendimia de Peralillo

Quando? 20, 21 e 22 de março

Onde? Parque Municipal Mauricio Ortiz

Também localizado no vale de Colchagua, este festival garante que você prove os melhores vinhos nacionais, além de concursos típicos e culinária local, em um panorama que certamente garante muita diversão a cada taça!

AViu Manent é uma das casas de vinho que recebe visitantes de todo o mundo

XXXIV Fiesta de la Vendimia de Curicó

Valle de Curicó, Región del Maule

Quando? 19, 20, 21 e 22 de março

Onde Praça de Armas de Curicó

Miguel Torres, Valdivieso, San Pedro, Espiritu, Aresti e Echeverría fazem parte das vinhas que você pode provar nesta festa, que fica a cerca de 200 km de Santiago. Como o vale de Colchagua, esta colheita está entre as nossas recomendadas e imperdíveis pela qualidade de seus expoentes. Tudo o mais que você encontra lá é lucro.

E você já participou de alguma festa da vindima no Chile? Ficou com vontade de conhecer alguma? Deixe seu comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção