logo Melhores Destinos

Chapada Diamantina terá uma das vinícolas mais incríveis do Brasil!

Monique Renne
06/02/2022 às 6:00

Chapada Diamantina terá uma das vinícolas mais incríveis do Brasil!

Contra todas as previsões e tradições, a Vinícola Uvva escolheu as terras da Chapada Diamantina, no interior da Bahia, para a produção de vinho. Com terroir único e inédito, nos arredores da cidade de Mucugê, a Uvva promete se tornar um dos mais disputados atrativos da região, além de abrir caminho para um novo mercado na produção de vinhos no Brasil. Uvva já nasce grandiosa, com um vinhedo cercado pela deslumbrante paisagem da Serra do Sincora, um edifício incrível e vinhos que prometem causar comoção entre os amantes da bebida.

O Melhores Destinos esteve na Vinícola Uvva para conferir de perto cada detalhe desse projeto inovador. Muito do que vimos por lá ainda é segredo, mas podemos garantir que não deixa nada a desejar às estruturas de vinícolas de destinos como Mendoza, na Argentina, tão querida e popular entre os brasileiros apaixonados por vinho e paisagens naturais.

Vinícola Uvva

A Vinícola Uvva é a primeira experiência em produção de vinho na região de Mucugê, em meio à Chapada Diamantina, na Bahia. O projeto da vinícola começou a ser desenhado em 2012, à beira da Serra do Sincorá. Após longos estudos de solo e clima, foi identificado um terroir (conjunto de fatores, como solo e clima que interferem no plantio das uvas) que seria ideal para a produção de vinhos. Diversos testes com diferentes uvas foram feitos, sendo que todas se adaptaram à região.

Com 1.150 metros de altitude, amplitude térmica de até 20°C no mesmo dia, períodos de estiagem acompanhados de dias quentes e noites frias, além de solo franco-argilo-arenoso, a região de Mucugê surpreendeu os produtores com terroir único. O ineditismo levou os produtores a usarem o termo “cepas diamantinas” para classificar o processo, que conta com dupla poda e direciona a colheita para o momento ideal.

Hoje, após longos estudos, a vinícola investe em uvas Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc e Petit Verdot, que promete ser um dos melhores vinhos da vinícola. Os vinhos contarão com larga produção comercial e também microlotes especiais. A busca é por vinhos superiores, complexos e de guarda, que ficam ainda melhores após alguns anos.

O projeto do belo edifício da Uvva (ainda não podemos revelar as imagens) tem assinatura da arquiteta Vanja Hertcert, especialista em vinícolas. Além da edificação moderna, quem chama a atenção é o vinhedo em formato circular aos pés da Serra do Sincorá, inspirado no sistema de pivô. Os vinhos têm assinatura do enólogo Marcelo Pretroli, responsável pela produção que chegará ao mercado ainda em 2022. A vinícola é comandada por Fabiano Borré, integrante da terceira geração da família de gaúchos que chegou à Chapada Diamantina em 1984 em busca de novas terras.

Fotos: Divulgação / Uvva

Turismo na Vinícola Uvva

A Vinícola Uvva será dedicada à produção de vinho e também ao enoturismo. O edifício está preparado para receber visitantes, que contarão com diversas experiências, entre elas tour guiado pela vinícola, degustação de rótulos da casa e restaurante com vista panorâmica. A expectativa é que, em breve, sejam iniciadas outras atividades, como piqueniques em meio ao vinhedo, passeio de bicicleta e espaço para grandes eventos (que tal um casamento com essa vista incrível?). E como a família produtora da Vinícola Uvva também é detentora de uma grande marca de café da Chapada Diamantina, seria maravilhoso que esse circuito turístico fosse ampliado para visitas conjuntas entre vinhedos e cafezais.

A chegada dos visitantes ao pavimento turístico da Uvva já é impactante. O grande salão de entrada tem ampla vista para o vinhedo e a Serra do Sincorá, o que garante registros incríveis. Além disso, o espaço é todo decorado com móveis de famosos designers brasileiros. Um pequeno luxo que dá ainda mais charme ao local.

O visual da Serra do Sincorá se repete na sala de tanques de fermentação, nas salas de degustação e no restaurante. Já a cave subterrânea conta com o detalhe de um grande paredão rochoso, que deixa à mostra diante das barricas de carvalho francês e americano o solo que foi escolhido para iniciar o vinhedo da Uvva. Pertinho da cave, uma sala de degustação especial está pronta para receber tours mais elaborados e técnicos, ideal para os amantes e entendedores de vinho. O espaço conta também loja, onde serão vendidos os vinhos produzidos pela Uvva. Além da estrutura que existe hoje, a Uvva tem planos para a construção de um hotel e spa em meio aos vinhedos. E nós já estamos ansiosos para ver de perto tudo pronto.

Durante a nossa visita pela Uvva, tivemos uma prova dos tours que serão oferecidos aos turistas. Passamos pela sala de fermentação, cave e sala de degustação, onde experimentamos dois rótulos da vinícola: um blend de cepas tintas e também um elegante Sauvignon Blanc. Tudo acompanhado da expertise de uma enóloga, que explica detalhadamente cada processo da produção de vinhos e auxilia no momento da degustação, fazendo assim com que a experiência seja ainda mais enriquecedora.

Todo agendamento de visitas e venda de produtos da Uvva será online, pelo site da vinícola. Os valores dos vinhos e das experiências turísticas ainda não foram divulgados e a vinícola ainda não tem data para abertura.

Como chegar à Vinícola Uvva

A Vinícola Uvva está localizada a apenas 20 minutos do centro de Mucugê, uma das bases turísticas da Chapada Diamantina, na Bahia. Mucugê está distante 450 km de Salvador e 150 km de Lençóis, principal base da Chapada Diamantina para quem viaja à região a turismo. Próximo à vinícola, um pequeno aeroporto recebe voos de Salvador operados pela Abaeté Linhas Aéreas. Infelizmente, os voos da Azul para o Aeroporto de Lençóis ainda não foram retomados e o aeroporto segue fechado. Outra opção é ir até Lençóis de ônibus ou alugar um carro em Salvador para o trajeto.

Inauguração da Uvva

A Vinícola Uvva ainda não tem data para a abertura à visitação e distribuição dos vinhos para o mercado. Os ajustes estão em fase final e a expectativa é que a inauguração aconteça nos próximos meses. De antemão, podemos dizer que experimentamos dois rótulos da casa e eles já chegam prontos para arrasar!

Outras vinícolas na Chapada Diamantina

A Uvva não é a única vinícola da Chapada Diamantina, mas a primeira na região de Mucugê. Outras vinícolas da Chapada Diamantina são a Vaz – Vinhas do Morro e a Vinícola Reconvexo, ambas na cidade de Morro do Chapéu. A Vaz já tem diversos rótulos no mercado, entre eles os vinhos Ferro Doido Malbec, Agreste Syrah, Vaz Viogner, Vaz Rose, além de espumantes brut e rosé. A Vaz recebe turistas para visitação e, no momento, está construindo a nova sede. Já a Reconvexo tem jeito de vinícola menos comercial, daquelas onde você se sente como na casa de um grande amigo, com direto a Wine Garden para degustar os sabores da Chapada Diamantina em meio ao vinhedo.


Nossa torcida é para que a região, que já é famosa pela produção de cafés especiais, possa ser o novo polo de produção de bons vinhos no Brasil. Você gosta de visitar vinícolas? Conte pra gente qual a sua preferida!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção