Lindos demais! 12 vilarejos encantadores para conhecer na Suíça em 2025


Lindos demais! 12 vilarejos encantadores para conhecer na Suíça em 2025
Um país conhecido mundialmente por suas belas paisagens repletas de lagos, montanhas imponentes, terrenos verdejantes a perder de vista, cidadezinhas pitorescas e históricas. Zurique, Genebra, Interlaken, Berna e Lauterbrunnen estão entre os destinos mais procurados pelos turistas, mas que tal fugir do básico? A Associação ‘As Vilas Mais Bonitas da Suíça’ separou 12 vilarejos encantadores para você visitar em 2025.
Aproveite também para descobrir algumas curiosidades sobre a Suíça e outros vilarejos e cidadezinhas imperdíveis que não podem faltar na sua viagem pela Suíça.
Albinen
Em meio aos Alpes, no cantão de Valais, sudeste da Suíça, fica este vilarejo rústico e encantador. Albinen tem apenas 300 habitantes e é conhecida por suas charmosas casas de madeira escura agrupadas ao redor da igreja branca que destoa das demais construções. Além de curtir o clima sossegado, o visitante pode explorar trilhas incríveis pela região, relaxar nas famosas termas de Leukerbad, que ficam ali pertinho, ou simplesmente se perder na paisagem alpina.

Albinen (foto divulgação Turismo Suíça)
Arlesheim
Se você está procurando um destino na Suíça que mistura história, natureza e aquele charme europeu, Arlesheim é uma parada imperdível e obrigatória. Localizado pertinho da Basileia, o grande destaque deste vilarejo suíço é a Catedral de Arlesheim, uma igreja barroca lindíssima, com o último órgão Silbermann do país. Pertinho dali fica o paraíso Eremitage, o maior jardim paisagístico em estilo inglês da Suíça – veja mais detalhes aqui.

Eremitage (fotos: divulgação)
Bosco Gurin
Bosco Gurin, com apenas 55 habitantes, é aquele tipo de vilarejo suíço que parece ter saído de um cartão postal. Localizado no cantão do Ticino, este vilarejo é o mais alto da região e tem uma história única: foi fundado no século XIII por colonos de língua alemã e até hoje mantém suas tradições, apesar de estar localizado numa área de influência italiana. Com construções charmosas de madeira e pedra, Bosco Gurin é perfeito para qualquer época do ano. No verão, atrai devido às suas trilhas em meio às altas montanhas e campos verdejantes, e no inverno com suas estações de esqui.
Dardagny
Passear por suas ruazinhas de pedra é como voltar no tempo, com casinhas históricas, uma bela igreja do século XVIII e o elegante Castelo de Dardagny, que dá um toque especial a este cenário tranquilo. Pertinho de Genebra, a estrela principal deste vilarejo para ser conhecido na Suíça é o vinho. Vinícolas a perder de vista rodeiam Dardgny e são perfeitas para quem busca relaxar e provar um bom vinho branco da produção local.
Vai para a Suíça? Confira dicas para economizar durante a sua viagem
Diessenhofen
Passear pelo centro histórico de Diessenhofen é como viajar para a Idade Média, com ruas de paralelepípedos e edifícios centenários. Para os amantes de história, a igreja de St. Dionys e a antiga fortaleza da cidade são paradas obrigatórias. Mas o grande charme deste vilarejo suíço, no cantão da Turgóvia, nordeste do país, é o Rio Reno, que divide a Suíça da Alemanha, e é perfeito para um passeio de barco ou para trilhas às suas margens.
Giornico
Na Suíça, há três zonas distintas, em que se fala alemão, francês e italiano. Ao sul do país, coladinho com a Itália, fica o cantão de Ticino. Se você quer explorar um pedacinho italiano autêntico suíço, Giornico pode ser seu destino perfeito. Caminhar por este vilarejo é como viajar no tempo, em meio a muita tranquilidade, com ruas e construções em pedras. É claro que, se a atmosfera é italiana, não poderia faltar gastronomia de encher a boca e bons vinhos.
Grüningen
Grüningen é um vilarejo encantador no cantão de Zurique que combina história, cultura e belas paisagens. Com um passado que remonta à Idade Média, a cidadezinha já foi um importante centro regional e ainda mantém sua aura histórica, especialmente na praça central, cercada por construções típicas suíças, e o castelo, que hoje abriga um museu e um café acolhedor. Outro destaque é o Jardim Botânico de Grüningen.
Hospental
Em meio às altas montanhas de pedra dos Alpes, Hospental é o lugar perfeito para quem curte vilarejos com aquele ar medieval e paisagens de tirar o fôlego. Localizado no cantão de Uri, pertinho do famoso Passo de São Gotardo, essa pequena vila já foi um ponto importante para viajantes e mercadores que cruzavam os Alpes séculos atrás. Destes anos de glória se ergueu a Torre de Hospental, uma construção medieval do século XIII, que resistiu ao tempo e hoje é um dos principais atrativos da região.
Niedergesteln
Localizado no cantão de Valais, no sudoeste suíço, esse pequeno vilarejo tem raízes medievais e guarda uma aura de mistério, graças às ruínas do Castelo de Gestelnburg, que já foi lar de uma poderosa família nobre da região. Para quem gosta de se aventurar e caminhar, Niedergesteln guarda segredos num complexo de cavernas, mas caso queira algo menos claustrofóbico, é só aproveitar as diversas trilhas e explorar a beleza dos Alpes.
Poschiavo
Um outro pedacinho da Itália na Suíça. Com um passado ligado ao comércio e à imigração, Poschiavo tem um centro histórico encantador, repleto de casinhas coloridas e praças elegantes. A Piazza Communale é o coração do vilarejo, cercada por construções bem típicas italianas, cafés, lojinhas e restaurantes. Vale destacar que Poschiavo está na rota do famoso Bernina Express, um dos trens panorâmicos mais espetaculares do mundo. Este vilarejo para conhecer na Suíça também é perfeito para quem busca muito contato com a natureza, com suas trilhas em meio aos Alpes e um belo lago margeado por seus caminhos rústicos.
Trogen
Por alguns anos, Trogen foi a capital do cantão de Appenzell. Localizada a 900 metros de altitude, este vilarejo se destaca por sua arquitetura tradicional e seu passado ligado ao comércio. O centro histórico de Trogen é marcado por belas construções do século XVIII, como a Praça da Aldeia, com suas elegantes casas em pedra e madeira. Além do charme arquitetônico, esta cidadezinha é um ponto de partida perfeito para trilhas, oferecendo paisagens deslumbrantes em qualquer estação do ano.
Zofingen
Os amantes de esporte de aventura já devem ter ouvido falar do Powerman Zofingen, uma das competições de duatlo mais prestigiadas do mundo. Mas este charmoso vilarejo suíço vai muito além de ser sede desta famosa prova esportiva e deve ser colocado na sua lista de locais para visitar na Suíça. Localizado no cantão de Argóvia, a cerca de 50km de Zurique, tem uma história que remonta à Idade Média e conserva até hoje seu centro histórico super bem preservado, uma imponente igreja, muralhas, ruas de paralelepípedos e diversas construções que parecem ter saído de um conto de fadas.
Já visitou algum destes vilarejos? Tem outra dica sobre a Suíça? Deixe seu comentário logo abaixo.