logo Melhores Destinos

12 vilarejos lindos na Europa que você precisa conhecer numa futura viagem

Rafael Castilho
02/10/2023 às 5:00

12 vilarejos lindos na Europa que você precisa conhecer numa futura viagem

A Europa é repleta de belas cidades. Cada uma com o seu charme, cultura, história e encanto. É claro que há as mais famosas que sempre estão no topo das destinos mais desejados. Mas longe destes grandes centros turísticos há pequenos vilarejos e cidades que valem a pena estarem no seu próximo roteiro de viagem. A revista Forbes preparou uma lista das cidades mais lindas na Europa que você provavelmente não conhece. Eu aproveitei para acrescentar mais uma por minha conta, já que senti falta da Suíça não estar contemplada com nenhum destino. Espero que gostem e aproveitem para incluí-las na sua próxima viagem ao Velho Continente.

Bibury, Inglaterra

A noroeste de Londres fica uma das aldeias mais lindas da Inglaterra, conhecida por sua arquitetura tradicional na região de Cotswolds. Fica em Bibury algumas das casas mais fotografados do país. Estamos falando da Arlington Row, uma fileira de casas de pedra do século XVII e com telhados de colmo. Mais antiga ainda é a Igreja de São Maria com seus belos vitrais do século XII.

Bolsena, Itália

Você sabia que ao norte de Roma, a 130 km de distância, fica o maior lago vulcânico da Europa? O local é incrível e merece estar no seu roteiro de viagem. Às margens do lago Bolsena fica uma pitoresca vila que leva o mesmo nome.  Bolsena é uma cidadezinha rica em história, cultura e beleza natural. O seu centrinho bem preservado tem ruas estreitas de paralelepípedos, praças encantadoras e edifícios bem preservados. Entre as atrações do local, além do maravilhoso lago, não deixe de visitar a Basílica de Santa Cristina (famosa por seu interior e pela Capela do Milagre Eucarístico) e o Castelo de Bolsena (fortaleza medieval localizada no coração da cidade que hoje abriga o Museu Territorial de Bolsena).

Bonifacio, França

Esta cidade encantadora fica ao sul da ilha francesa da Córsega. A Citadelle de Bonifacio é sua atração mais famosa. Esta antiga fortaleza foi construída no alto de penhascos de calcário e oferece vistas espetaculares do mar e da cidade. Explore as muralhas, torres e os museus dentro da cidadela. A região também é conhecida pela beleza natural ímpar com ótimas praias de águas cristalinas no Mar Mediterrâneo.

Český Krumlov, República Tcheca

A cerca de 200 quilômetros de Praga fica esta encantadora cidade medieval da República Tcheca. O seu centrinho bem preservado guarda tesouros da época que ali era controlado por um rei. O castelo, do século XIII e patrimônio da Unesco, lá do alto dá um toque todo especial e tem visitas panorâmicas da cidade e do riozinho que a contorna. Eu estive lá e recomendo muito principalmente num roteiro que ainda inclua České Budějovice e Plzeň.

Cochem, Alemanha

No noroeste da Alemanha, pertinho de Bonn e Colônia, fica este charmoso vilarejo às margens do rio Mosela. As casinhas coloridas à beira rio dão um toque todo especial ao local e são perfeitas para tirar muitas fotos instagramáveis. Já lá do alto da colina o castelo é o ponto turístico mais proeminente de Cochem. Esta fortaleza medieval, que remonta ao século XI, foi reconstruída no século XIX e oferece vistas panorâmicas dos vinhedos do Vale de Mosela.

Ericeira, Portugal

Muitos brasileiros que visitam Portugal com certeza já foram até Óbidos, mas deixaram de lado este bela vila pescadora. Ericeira, pertinho de Lisboa, guarda o charme de uma vila portuguesa com suas casas pintadas de branco com janelas com beirais em pedra, mas vem do mar o seu principal atrativo. A região é repleta de praias, entre elas a Praia dos Pescadores, a Praia do Sul e a Praia de Ribeira d’Ilhas, famosa pelo surfe. Falando neste esporte, Ericeira é um dos melhores destinos de surfe da Europa e tem até o título de Reserva Mundial de Surfe.

Hall in Tirol, Áustria

No coração da bela região do Tirol austríaco, entre Salzburgo e Innsbruck, fica a bela cidadezinha de Hall in Tirol, ou para os mais íntimos somente chamada de Hall. Este vilarejo medieval guarda os segredos desta época da humanidade com ruazinhas de pedra, igrejas e um belo castelo. Vale destacar que entre as atrações de Hall in Tirol está a casa da moeda onde a primeira táler (moeda usada na Europa por 400 anos) foi cunhada.

Neuchâtel

Esta cidadezinha às margens do Lago Neuchâtel, na Suíça, é encantadora. Sua atmosfera acolhedora e ar interiorano me impressionaram quando estive lá de visita. O seu centro histórico é repleto de ruas estreitas de paralelepípedos, edifícios coloridos e charmosas praças com suas incríveis fontes. No topo da colina fica uma das principais atrações, o Castelo de Neuchâtel que oferece uma vista panorâmica da cidade e do lago. Neuchâtel é um dos vilarejos e cidadezinhas imperdíveis que não podem faltar na sua viagem pela Suíça.

Reine, Noruega

Se o frio não te espanta e se você gosta de lugares bem remotos, Reine, na Noruega, é o teu lugar ideal. Localizado na ilha de Moskenesøya, Reine fica acima do Círculo Polar Ártico, dali não há muito mais quilômetros até o norte extremo da Terra. Esta legitima vila de pescadores encanta por suas casas coloridas em meio a montanhas íngremes, fiordes profundos e as praias de areia branca. Reine também é perfeita para ver a aurora boreal ou presenciar o sol da meia-noite.

Ronda, Espanha

Esta cidadela localizada na região de Andaluzia, no sul da Espanha, é famosa por suas paisagens deslumbrantes com impressionante desfiladeiro e centro histórico bem preservado. Sua atração mais emblemática é a Puente Nueva (foto abaixo), uma ponte espetacular que atravessa o desfiladeiro do rio Guadalevín. Ronda é uma cidade com uma história rica. Acredita-se que tenha sido fundada pelos celtas, por volta do século VI a.C. Posteriormente, ela foi habitada por romanos, visigodos e, mais tarde, pelos mouros muçulmanos, que tiveram uma influência significativa na arquitetura e na cultura da cidade. Em 1485 os reis católicos, Isabel e Fernando, tomaram o local após um longo cerco.

Sibiu, Romênia

Fundada por colonos alemãs no século XII, Sibiu fica no coração da famosa região da Transilvânia, mas aqui não iremos falar do Conde Drácula. A cidade hoje é um importante polo industrial automotivo, mas a sua arquitetura germânica bem preservada é o quê dá todo o charme. Além do seu centro histórico, Sibiu atrai os visitante pela sua intensa atividade cultural. O local conta com Orquestra Filarmônica e três grandes teatros, onde todos os anos ocorre um dos mais importantes Festivais Teatrais da Romênia.

Stará Ľubovňa, Eslováquia

Stará Ľubovňa é um destino encantador para aqueles que apreciam história, cultura e a beleza natural das Montanhas dos Cárpatos. A sua história remonta ao século XIII, época que foi erguida a sua atual principal atração, o Castelo. Em meio a bela região das Montanhas dos Cárpatos – cadeia montanhosa que se estende pelo leste da Europa, atravessando seis países, Stará Ľubovňa também é famosa pelas atividades culturais, entre eles o festival de fogueiras de solstício de verão.

Gostou da lista? Já visitou alguma destas cidades? Tem indicação de outro lindo destino a ser descoberto na Europa? Deixe seu comentário logo abaixo.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção