Cidade brasileira é eleita uma das 50 mais bonitas do mundo pela Forbes — descubra esse e outros destinos incríveis!
Cidade brasileira é eleita uma das 50 mais bonitas do mundo pela Forbes — descubra esse e outros destinos incríveis!
Casinhas charmosas, jardins bem cuidados e uma paisagem cinematográfica. Essas vilas, nomeadas pela revista Forbes como as mais bonitas do mundo, parecem saídas de um conto de fadas. Bibury, na Inglaterra, ficou em primeiro lugar, mas outro destino chama a atenção no ranking: a nossa brasileira Paraty, no Rio de Janeiro, conquistou a 35ª posição da lista. Veja a lista completa!
Baixe o aplicativo do Melhores Destinos para aproveitar promoções de passagens aéreas, hotéis e muito mais!
Cidade do Brasil entre as vilas mais bonitas do mundo
Paraty é a única representante do Brasil entre as vilas mais bonitas do mundo. O destino, já bem conhecido dos brasileiros, encanta pela combinação de natureza exuberante, arquitetura colonial preservada e muita cultura. Caminhar por suas ruas de pedra, cercadas por casarões históricos, é como fazer uma viagem no tempo.

Foto: Monique Renne
O mar calmo e as praias cercadas pela Mata Atlântica convidam ao descanso, enquanto trilhas levam a cachoeiras e enseadas quase desertas. Em determinadas épocas do ano, Paraty ganha ainda mais vida com seus festivais culturais, de literatura e gastronomia. Porém, independentemente do período, sempre há um programa “gostosinho” para curtir nessa charmosa vila.
Merecido o título, né? Paraty é uma graça!

A vila mais bonita do mundo
Bibury é uma pequena cidade na região rural de Cotswolds, no centro-oeste da Inglaterra, a cerca de 135 km de Londres. A área é conhecida por sua beleza natural e pelos vilarejos encantadores que a cercam.
O endereço mais icônico da vila de Bibury é Arlington Row, uma rua com casas em estilo cottage e paredes de pedra dourada que fazem os visitantes se sentirem voltando no tempo.

Foto: Uniq Trek | Unsplash
Sua origem remonta à Idade Média, quando as primeiras construções em Arlington Row foram erguidas. Na época, elas serviam como armazéns de lã, principal produto da região e motor da economia local. Por volta de 1600, os prédios foram convertidos em moradias para os trabalhadores responsáveis por transformar a lã em tecido.
Com a Revolução Industrial e a mudança da produção para as grandes cidades, Bibury acabou não sofrendo os impactos da urbanização, preservando seu charme histórico. Na década de 1930, organizações intervieram para proteger Arlington Row e, até hoje, são responsáveis pela conservação dessa rua icônica.
Veja também:
Conheça as 25 vilas medievais mais incríveis e encantadoras da Europa
Descubra as 20 aldeias e vilas mais bonitas de Portugal
Cartão-postal e cenário de filme
A beleza de Bibury ganhou destaque já no século 19, quando o artista e poeta William Morris visitou o local e a declarou “a mais bela vila da Inglaterra”.
A cidade logo chamou a atenção dos turistas e se tornou um verdadeiro cartão-postal do país. Hoje, as construções de Arlington Row são consideradas as casas mais fotografadas do Reino Unido.

Foto: Ivan Dražić | Pexels
O clima de conto de fadas também serviu de cenário para filmes como Stardust: O Mistério da Estrela (2007), com Michelle Pfeiffer e Robert De Niro. Já Cotswolds e suas paisagens rurais receberam as filmagens de séries como Downton Abbey e Bridgerton.
Outras belas vilas escolhidas pela Forbes
A Forbes elegeu as 50 vilas mais bonitas do mundo em 2025. No top 5, Bibury ficou em primeiro lugar, seguida por Hallstatt, na Áustria, Reine, na Noruega, Giethoorn, nos Países Baixos e Gásadalur, nas Ilhas Faroé. Veja!
2º – Hallstatt, Áustria

Foto: Leonhard Niederwimmer | Unsplash
Situada entre montanhas e um lago, Hallstatt abriga casas de madeira históricas construídas na encosta e varandas decoradas com flores. O vilarejo já serviu até de inspiração para os cenários do filme Frozen, da Disney. Na vila também está a Salzwelten Hallstatt, considerada a mina de sal mais antiga do mundo, com cerca de 7 mil anos.
Garanta seu passeio para Hallstatt saindo de Viena pagando em reais e com parcelamento clicando aqui!
3º – Reine, Noruega

Foto: Mario Vogt | Pexels
Reine é um vilarejo de pescadores com cabanas vermelhas que contrastam com o cenário gelado das montanhas do Ártico. O destino atrai visitantes pelas vistas panorâmicas do lago Reinevatnet e pelos picos nevados ao redor. No verão, o sol quase nunca se põe, e as atividades podem se estender por muito mais tempo. Na região, também é possível fazer passeios de caiaque, pescar e até observar a aurora boreal em determinadas épocas do ano.
4º – Giethoorn, Países Baixos

Foto: Tamar Gogua | Unsplash
Conhecida como a “Veneza do Norte”, Giethoorn é marcada por canais estreitos, mais de 170 pontes de madeira e uma arquitetura charmosa, com casas de telhado de palha e jardins floridos. O transporte é feito por pequenas embarcações típicas, que lembram os passeios de gôndola italianos. No inverno, os canais congelam e se transformam em pistas de patinação.
5º – Gásadalur, Ilhas Faroé

Foto: Marcell Pálmai | Pexels
Na ilha de Vágar, Gásadalur é uma pequena vila famosa pela cachoeira Múlafossur, que deságua diretamente no oceano. Durante muitos anos, manteve-se praticamente isolada, pois o acesso dependia da travessia de uma montanha. Isso mudou em 2004, com a construção de um túnel, que facilitou o acesso e popularizou o turismo na vila.
Veja a lista completa no site da Forbes.
Veja também:
Feriados 2026 – Calendário com 12 feriados prolongados para viajar
O que achou das vilas escolhidas? Qual outro destino poderia entrar na lista? Participe nos comentários!