logo Melhores Destinos

Viajar sozinho: dicas para se aventurar livremente no Brasil e pelo mundo

Camille Panzera
23/12/2020 às 8:58

Viajar sozinho: dicas para se aventurar livremente no Brasil e pelo mundo

Férias em momentos inesperados, promoções de passagens aéreas que surgem em cima da hora, aquela companhia cuja agenda não bate… e você se vê em uma situação de querer viajar, mas sozinho. E por que não realizar a viagem mesmo assim? Abaixo você confere algumas dicas para quem pensa em viajar sozinho, esteja habituado ou não.

Viajar sozinho é um estilo de viagem que gera alguns anseios e incertezas em muita gente. Para algumas pessoas, é um tipo de turismo recorrente e opção frequente. Mas, para a maioria, falta coragem e estímulo para realizar aquela tão sonhada viagem sem companhia. Só que isso não deve desmotivar ninguém a realizar seus sonhos.

Vale a pena encarar o mundo e descobrir que mesmo sozinho você pode ter experiências incríveis, conhecer pessoas novas, fazer amizades, viver experiências memoráveis, admirar cenários espetaculares e até ter um tempo só para você. Vai que você gosta desse tipo de viagem mais do que esperava?

Pontos positivos ao viajar sozinho

Viajar sozinho tem seus pontos positivos, até porque, não precisa ser sinônimo de solidão. Durante a viagem você pode fazer amizades, estar mais aberto a conhecer outras pessoas, viver novas experiências e criar sua própria programação, sem interferências externas.

– Fazer novas amizades – A viagem solo ser um ótimo momento para fazer amizades, conhecer pessoas que também estão viajando sem companhia e descobrir juntos um novo destino. Amizades de viagem podem ser passageiras e uma companhia bacana para fazer passeios juntos, ou podem também durar a vida toda. A troca de experiências em uma viagem solo é muito bacana e uma experiência incrível de lidar com alguém com outras visões e experiências.

– Aprender ou treinar uma nova língua – Ao conhecer outro país você terá que se comunicar em uma língua diferente e essa pode ser uma ótima oportunidade para colocar em prática uma língua nova, sem julgamentos ou receio. O importante é se comunicar!

viajar sozinho

– Viajar no seu próprio ritmo – Outro ponto positivo de viajar sozinho é poder fazer os planos que quiser e mudá-los quando quiser, criando seu próprio ritmo de viagem, escolhendo os locais que deseja visitar (ou não), fazendo uma lista enorme de atrações para conhecer ou se dando dias de descanso quando achar conveniente. Quem monta seu roteiro e ritmo é você!

– Sair da zona de conforto – viajar sozinho é também maneira de experienciar, ter novas vivências, enfrentar medos, lidar com o desconhecido e aprender com isso.

– Conhecer melhor as pessoas locais – Viajando sozinho você pode aproveitar para conhecer melhor as pessoas que vivem no local que você está viajando, conversar com elas, descobrir como é a vida em um local diferente do seu, etc;

Encontrar soluções para problemas – quem viaja sozinho acaba também por ter que encontrar soluções para pequenas dificuldades do dia-a-dia, tomar decisões, contornar contratempos e lidar com escolhas; ao final da viagem você estará muito mais experiente do que quando a iniciou!

– Aprender coisas novas – Viajar é uma escola e viajar sozinho não é diferente. Você poderá aprender e descobrir dezenas de coisas novas, que podem ir de como pegar um metrô a entender uma nova língua ou descobri costumes diferentes do seu.

Dicas para viajar sozinho

– Comece em destinos mais fáceis – Inicie suas viagens em seu próprio estado, depois em sua região e em seu país, assim você saberá como lidar com algumas situações simples e poderá obter um pouco mais de experiência e confiança para viajar para o exterior. Em nosso Guia de Destinos você encontra várias opções de destinos nacionais e internacionais!

 – Pesquise bastante sobre o destino escolhido – Informação é essencial em qualquer viagem e para quem viaja sozinho não é diferente. É sempre importante pesquisar bastante sobre o destino que você quer viajar, se ele se enquadra em suas expectativas, se tem o que você gosta de fazer, como é a segurança daquele local etc. Pesquisar e ter informações fazem toda a diferença para o êxito de uma viagem! Quanto mais informações você tiver, melhor!

viajar sozinho

– Converse com outras pessoas que já viajaram para o lugar que você pretende ir – Assim você terá mais confiança e a experiência genuína de um conhecido, terá detalhes dos padrões de segurança por lá, ficará mais atento a contratempos, etc.

– Hospede-se em um hostel bem localizado – Ficando em um albergue, ainda que em um quarto individual, você pode conhecer mais facilmente as pessoas, interagir, trocar experiências e dicas de viagem. Esses locais costumam ter uma atmosfera mais descontraída e promovem atividades em grupo com os hóspedes, facilitando a interação. Hostels são para pessoas de todas as idades, não se prenda a imagem de que apenas jovens ficam hospedados neles! Veja mais sobre como é ficar em um hostel.

Opte por fazer suas refeições em mesas comunitárias – Essas mesas, bem populares hoje em dia, muitas vezes oferecem atendimento mais rápido do que em mesas individuais, que necessitam aguardar pela fila de espera. Dessa forma você pode até interagir com alguém próximo, pedir uma dica de um prato para um vizinho, fazer amizades etc.

– Programe-se e pesquise como ter internet no seu telefone sempre – seja através de um chip pré-pago do local que você vai ou através de um plano de roaming internacional, ter internet é essencial, já que com ela você pode sair de situações de emergência, descobrir como realizar um trajeto com o Google Maps, chamar um táxi, saber se um local está aberto, entre dezenas de outras opções.

viajar sozinho

Aproveite sua própria companhia – Você pode fazer a viagem no ritmo que quiser, parar quando tiver vontade, ler um livro, pegar sol, ou simplesmente não fazer nada disso e aproveitar sua companhia para meditar ou relaxar do dia-a-dia conturbado.

– Compartilhe seu itinerário com alguém que não está viajando – A dica é válida caso você esteja viajando desacompanhado ou não, mas é essencial para quem viaja sozinho. É sempre importante deixar com um parente ou amigo uma programação da sua viagem e os hotéis que você ficará para que em uma situação de emergência, possam encontrá-lo.

– Esteja aberto a experiências inesperadas – Não se sabe o que uma viagem pode oferecer, então esteja aberto a essas novas possibilidades! As coisas podem não sair como planejado, mas tenha flexibilidade e tente encarar os acontecimentos de forma positiva, aberto para viver um momento que fuja do comum! Viajar é para isso!

Seja gentil e tente aprender algumas palavras do idioma local – As pessoas em que você esbarra pelo caminho certamente ficarão mais felizes com um comportamento gentil e com sua tentativa de dizer algumas palavras ! Além disso, o vínculo com as pessoas que você encontra será maior, permitindo fazer amizade mais facilmente. Não se esqueça de contar com uma ajudinha do Google Tradutor também!

viajar sozinho

– Leve um livro (ou vários) – Eles podem ser uma boa companhia durante uma refeição ou uma parada estratégica entre os jardins de uma cidade. Uma ideia bacana é ler um livro em que a história se passe no destino que você está viajando e assim poderá identificar diferentes pontos de interesse comentados no livro naquela cidade.

– Faça um passeio em grupo – Várias cidades oferecem tours guiados para conhecer um destino. Na Europa esses passeios são bem populares, muitas vezes são gratuitos e feitos a pé! Eles podem ser uma boa forma de conhecer outras pessoas que também estão visitando um novo destino. Aliás, esses passeios que dão um panorama geral da cidade são sempre uma boa pedida para fazer no começo de uma viagem e a ajudam a se situar no destino.

– Pesquise por grupos do destino que pretende conhecer – Em fóruns e no Facebook há muitos grupos de pessoas que planejam viagens. Nesses lugares você pode encontrar pessoas que vão viajar no mesmo momento que você, fazer amizade e ter uma companhia.

viajar com amigos

– Faça um pub crawl – O pub crawl é um tipo de tour voltado para conhecer bares de um determinado destino. Geralmente são passeios em grupo e com ele você visita vários bares em uma mesma noite. Esse tipo de passeio também existe para experiências gastronômicas ou boates, cada lugar faz uma adaptação.

– Faça uma aula de culinária – Aproveite que está sozinho para fugir do óbvio! Várias cidades oferecem aulas de culinária com pratos da cozinha local e essa pode ser uma ótima forma de conhecer outros viajantes e compartilhar experiências, fazendo algo totalmente novo. Não curte cozinhar? Pense em outras atividades que tenham a ver com a cultura do lugar para onde está indo!

– Tenha mais de um meio de pagamento disponível – Para quem viaja sozinho, é muito importante ter mais de uma forma para pagar seus gastos de viagem ou possui mais de um cartão de crédito, já que assim, caso sua primeira opção não funcione, você terá outras maneiras de quitar seus gastos.

–  Faça um seguro viagem – Essa dica também é válida para qualquer destino, esteja em grupo ou sozinho. O seguro viagem oferece algumas garantias e seguranças ao viajantes, em especial àquele que está sozinho e pode precisar de alguma ajuda em situações de emergências.

Pontos negativos de viajar sozinho

Assim como tudo, há aspectos positivos e negativos e um dos principais pontos ruins é o óbvio: estar sozinho grande parte do tempo, não ter alguém para compartilhar suas experiências naquele momento ou pedir ajuda em uma situação de emergência. Mas nem sempre essas situações precisam ser vistas dessa maneira e há forma de contorná-las, seja falando com os amigos pelo celular, mostrando suas fotos ou contando sobre suas novas vivências a pessoa queridas.

E se depois de tentar, você não gostar de viajar sozinho, tudo bem, não é algo que todo mundo gosta mesmo. O importante é saber que não é necessário ter uma companhia para conhecer o mundo e que sua própria companhia é suficiente!

Leia também: Mulheres viajando sozinhas – dicas das editoras do Melhores Destinos


E você, já se aventurou a viajar sozinho? Compartilhe suas dicas nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção