Pesquisa aponta as 15 viagens de trem mais incríveis do mundo – um delas no Brasil!
Pesquisa aponta as 15 viagens de trem mais incríveis do mundo – um delas no Brasil!
Dizem que as viagens mais espetaculares que podemos fazer são a bordo de um trem, passando por diferentes cidades e com uma paisagem deslumbrante vista dos antigos ou modernos vagões.
Pode ser uma viagem rápida ou de vários dias, não importa, o importante é curtir o passeio e o ambiente. Fazer as refeições em um vagão restaurante, dormir com o som do trem se movimentando, se transportar para um passado onde as viagens de trem dominavam ao mundo – com a diferença, claro, de agora ter ao nosso lado toda a modernidade e conforto em todo o trajeto.
Mas quais são as viagens de trem mais incríveis que podemos fazer? O livro “Amazing Train Journeys”, da Lonely Planet, reuniu a opinião de mais de 200 especialistas para trazer as 60 maiores viagens de trem do mundo. E sabe o que é mais legal? Tem um passeio brasileiro no top 15!
As viagens de trem mais incríveis do mundo
Aposto que você está com curiosidade para saber qual foi o trem do Brasil escolhido e quais foram apontados como os melhores do mundo. Vem com a gente conferir o top 15.
1. Reunification Express, Vietnã
Ponto de partida: Ho Chi Minh
Destino: Hanói
Frequência: diário
Distância: 1.726 km
Duração: dois dias
O Expresso da Reunificação vai do norte ao sul do Vietnã em uma viagem de dois dias (cerca de 36 horas), e foi considerado uma das viagens noturnas de trem mais épicas do mundo.
O trem atravessa cidades históricas e passa por litorais espetaculares. E não é apenas um trem turístico, já que serve também como meio de transporte local. Antigamente, ele possuía um salão de cabeleireiro a bordo e um vagão de cinema. Veja mais detalhes no site oficial.
2. California Zephyr, Estados Unidos
Início: Chicago
Fim: São Francisco
Frequência: Diariamente
Distância: 3.924 km
Duração: 52 horas e 40 minutos
De leste a oeste dos Estados Unidos, a viagem no California Zephyr é um clássico passeio de três dias que passa por deslumbrantes paisagens: as pradarias, desertos, Montanhas Rochosas e a Sierra Nevada. A viagem de trem já inclui café da manhã, almoço e jantar. Quem embarcar nessa viagem passará por diversos estados americanos. Confira mais no site oficial.
3. Lake Titicaca Train, Peru
Início: Puno
Fim: Cusco
Frequência: Três vezes por semana
Distância: 388 km
Duração: 10 horas
Por cerca de 10 horas, o Trem do Lago Titicaca passa por cidades e vilas remotas no Peru, cortando um caminho nos trilhos pelos picos cobertos de neve e os vales dos Andes, chegando às margens do Lago Titicaca. “Ao longo da rota, você fará uma parada em Abra La Raya, o ponto mais alto da jornada, onde o céu e a terra se encontram a 4.300 metros acima do nível do mar”, diz a descrição do passeio no site oficial.
4. Beijing-to-Lhasa Express, China
Início: Pequim
Fim: Lhasa
Frequência: diário
Distância: 3.750km
Duração: 40 horas
O trem expresso que vai de Pequim a Lhasa é um dos mais famosos da China, bem equipado com instalações e serviços para atender à demanda de todos os passageiros. No percurso, os viajantes se encantam com as paisagens que vão mudando de tom e de formas, do neon da capital chinesa até as montanhas cobertas de neve do Tibete. Veja mais sobre o trem aqui.
5. The TranzAlpine, Nova Zelândia
Início: Christchurch
Fim: Greymouth
Frequência: Diariamente
Distância: 223 km
Duração: 4 horas e 30 minutos
Esse é um dos passeios mais curtos que encontramos no top 15 das melhores viagens de trem do mundo, com menos de cinco horas de duração. Mas, apesar disso, ele realmente parece encantador, por contar com algumas das mais lindas paisagens que um viajante pode encontrar (isso na opinião dos especialistas, claro, já que infelizmente nunca tive a oportunidade de fazer essa viagem).
O passeio no TranzAlpine na Nova Zelândia começa em Christchurch, passa pelas Planícies de Canterbury, as montanhas cobertas de neve dos Alpes do Sul e desce por um túnel para emergir entre os lagos, riachos e florestas tropicais de Greymouth. Mais informações do trem aqui.
6. The Bergensbanen, Noruega
Início: Oslo
Fim: Bergen
Frequência: Quatro vezes ao dia
Distância: 496 km
Duração: 6 horas e 30 minutos
Um trem que passa pelos fiordes noruegueses tinha que estar nessa lista. O Bergensbanen é um dos melhores passeios ferroviários da Europa, que em pouco mais de seis horas percorre lindas paisagens naturais entre as duas maiores cidades do país nórdico, Oslo e Bergen.
O Melhores Destinos já realizou esse passeio, confira como foi nossa experiência aqui.
7. Tazara Railway, Tanzânia e Zâmbia
Início: Dar es Salaam
Fim: Kapiri Mposhi
Frequência: Duas vezes por semana
Distância: 1.860 km
Duração: 46 horas
Imagina estar viajando, olhar pela janela e avistar grandes animais (daqueles que só encontramos em um safári) no caminho? Quem faz o passeio de trem da Tazara Railway pode ter essa sorte. A viagem de dois dias vai da Tanzânia a Zâmbia. Veja todos os detalhes no site oficial.
8. Sunset Limited, Estados Unidos
Início: Nova Orleans
Fim: Los Angeles
Frequência: Três vezes por semana
Distância: 3.211km
Duração: Dois dias
A lista das viagens de trens mais incríveis traz mais um passeio pelos Estados Unidos, perfeito para quem quer cruzar o país para conhecer novos destinos. O Sunset Limited passa pelos pântanos da Louisiana, a modernidade de Houston, pelos desertos do Texas e Arizona, as colinas da Califórnia e as praias de Los Angeles, sem contar importantes parques nacionais. Reserve sua viagem aqui.
9. The Caledonian Sleeper, Reino Unido
Início: Londres
Fim: Fort William
Frequência: diário
Distância: 819 km
Duração: 13 horas e 30 minutos
Essa viagem noturna de trem deixa Londres para ir a cidades históricas da Escócia, como Inverness, Aberdeen, Glasgow e Edimburgo. Como diz o site Lonely Planet, esse passeio “resume o romance das viagens ferroviárias”. Confira todos os detalhes do trem no site oficial.
10. Mombasa a Nairobi, Quênia
Início: Mombasa
Término: Nairóbi
Frequência: Diariamente
Distância: 579 km
Duração: 5 horas e 10 minutos
A rota ferroviária Nairóbi–Mombasa é uma das mais lendárias da África, com vista para o Kilimanjaro. A velha ferrovia passou por uma reconstrução nos últimos anos com novas estações, ganhando ainda mais viajantes. Mais detalhes de passagens aqui.
11. Tangier a Marrakesh, Marrocos
Início: Tânger
Fim: Marrakesh
Frequência: Diariamente
Distância: 580 km
Duração: 5 horas e 15 minutos
A descrição do passeio de trem no site oficial é realmente tentadora: “Se você busca uma viagem inesquecível entre Tânger e Marrakech, considere o trem! Não é apenas uma rota cênica; também é acessível e confortável”. O moderno trem realmente chama a atenção, mas as paisagens africanas no decorrer do caminho são uma atração à parte!
12. Rocky Mountaineer, Canadá
Início: Vancouver
Fim: Banff
Frequência: Duas vezes por semana
Distância: 957 km
Duração: 37 horas
As paisagens ao longo do trajeto do Rocky Mountaineer, que tem sua estação de origem em Vancouver, são tão incríveis que todos querem sentar na janela para não perder nenhuma foto. Se bem que nem precisa ter essa briga: alguns vagões possuem cúpula de vidro de dois níveis, enormes janelas de vidro e uma exclusiva plataforma de observação ao ar livre.
Além de ter três opções de viagens canadenses (como a que vai para Banff, que foi a escolhida aqui), também oferece uma rota no sudoeste americano. Ficou com vontade de fazer uma viagem nesse trem? Veja todos os roteiros no site oficial.
13. De Alexandria a Aswan, Egito
Início: Alexandria
Fim: Aswan
Frequência: Diariamente
Distância: 1100km
Duração: 16 horas
Um detalhe que me chamou a atenção na descrição desse passeio de trem no Egito, segundo a matéria da Lonely Planet, é que os trens egípcios nem sempre são conhecidos pela pontualidade. Se apesar disso o passeio foi considerado o 13º mais espetacular do mundo, é que ele realmente deve ser bom. A viagem de 16 horas vai de Alexandria a Aswan, cortando praticamente toda a extensão da rede ferroviária do Egito, passando pelas margens do Rio Nilo.
14. Trem Curitiba – Morretes
Início: Curitiba
Final: Morretes
Frequência: Diariamente
Distância: 68km
Duração: 3h30
Chegamos ao escolhido brasileiro, e vamos combinar que não poderia ser outro senão o passeio de trem entre Curitiba e Morretes, no Paraná. O site Lonely Planet descreve que “a locomotiva lenta permite muitas oportunidades de fotografar o cenário cinematográfico enquanto atravessa cerca de 30 pontes e passa por 14 túneis” e que “a viagem oferece um vislumbre fascinante do passado, pois passa por pequenas estações que datam do final dos anos 1800”.
Os bilhetes para o passeio de trem entre Curitiba e Morretes podem ser adquiridos diretamente no site da Serra Verde Express.
15.Darjeeling Toy Train, Índia
Início: Nova Jalpaiguri
Fim: Darjeeling
Frequência: Diariamente
Distância: 88,5 km
Duração: 7 a 8 horas
O Darjeeling Toy Train é tão icônico que recebeu o título de patrimônio mundial da Unesco. Principal locomotiva da Índia, ele sai das planícies de Bengala até Darjeeling, passa por plantações de chá verde e municípios. As locomotivas a vapor agora são usadas apenas em uma pequena parte da rota.
Já escolheu o seu passeio predileto? Se quiser viajar para algum desses países, baixe o aplicativo do Melhores Destinos e confira as promoções de passagens aéreas e hotéis.