Conheça as viagens de trem mais incríveis do mundo

Thayana Alvarenga
Thayana Alvarenga
8/12/2019 às 6:00

Conheça as viagens de trem mais incríveis do mundo

Há algo mágico em realizar uma viagem de trem. Mas o principal atrativo fica do lado de fora: as paisagens. Os especialistas em viagem da Lonely Planet elegeram as viagens de trem mais incríveis do mundo. Inspire-se para curtir alguns destinos pela ótica da janela do vagão, com as imagens e roteiros a seguir!

Vietnã: The Reunification Express

Saindo da Cidade de Ho Chi Minh para Hanói
Parte diariamente
Distância: 1.726 km
Duração: dois dias

Algumas ferrovias passam por cidades históricas; outras mergulham ao lado da costa espetacular. A linha Reunification Express, também conhecida como Ferrovia Norte-Sul, atende ao dois critérios. É uma das ferrovias mais amadas do Sudeste Asiático. Quase 2 mil quilômetros de viagem separam a cidade de Ho Chi Minh, no sul, até Hanói, no norte.

Mais informações: 12go.asia/en ou baolau.com

Estados Unidos: The California Zephyr

Saindo de Chicago até São Francisco
Parte diariamente
Distância: 3.924 km
Duração: 52h40m

Esta viagem clássica no trem California Zephyr da Amtrak percorre quase 4.000 km passando por desertos, montanhas rochosas e serra nevada, no caminho de Chicago a São Francisco. O cenário é magnífico por toda parte, especialmente quando visto pelas janelas do chão ao teto do vagão lounge. Não deixe de prestar atenção no fascinante trecho de 298 km entre Denver e Glenwood Springs, onde o trem viaja por uma região selvagem, sem estradas, de desfiladeiros profundos e estreitos perto das cabeceiras do rio Colorado.

Mais informações: amtrak.com

Rússia: Baikal–Amur Mainline

Saindo de Tayshet para Sovetskaya Gavan
Parte diariamente
Distância: 4.324 km
Duração: quatro dias ou mais

Qual linha percorre 4.324 km de área selvagem da Sibéria, conecta áreas em que as temperaturas caem para -60°C no inverno e foi considerado o maior projeto de construção da história da União Soviética? O transiberiano? Não. É a linha principal Baikal-Amur, mais conhecida como BAM. Além de tudo, o trem ainda atravessa cenários inesquecíveis!

Mais informações: eng.rzd.ru

Peru: Perurail’s Lake Titicaca

Saindo de Puno até Cusco
Parte três vezes por semana
Distância: 381 km
Duração: 10 horas

Atravessando o Altiplano, das margens do Lago Titicaca até o coração pulsante da capital inca, a ferrovia de Puno a Cusco faz um caminho através dos picos cobertos de neve e vales voluptuosos dos Andes. Entre bebidas no bar e restaurante com entretenimento e boa comida, os passageiros a bordo do trem Perurail’s Lake Titicaca podem contemplar a vista de um vagão mirante ao ar livre, enquanto vagam pelas épicas planícies peruanas, passando por fazendas e viajando por cidades e vilarejos distantes.

Mais informações: perurail.com

China: The Beijing to Lhasa Express

Saindo de Pequim para Lassa
Parte diariamente
Distância: 3.750 km
Duração: 40 horas

Ligando a arquitetura futurista e as maravilhas imperiais de Pequim aos mosteiros e palácios de Lassa, o trem Z21 transporta seus passageiros para um povoado distante. Enquanto se dirige para oeste, o trem sobe cerca de 5.000 pés em sua jornada para o telhado do mundo, passando por montanhas cobertas de neve e um céu azul sem limites. A bordo, os passageiros bebem, comem macarrão e jogam cartas com seus companheiros de beliche.

Mais informações: thelandofsnows.com

Noruega: Bergen Line

Saindo de Oslo para Bergen
Parte quatro vezes ao dia
Distância: 490 km
Duração: 6 horas e 30 minutos

Em pouco mais de seis horas e 490 km de viagem, a viagem neste trem abrange o espectro do esplendor natural da Noruega: escalar desfiladeiros passando por rios, montanhas e paisagens áridas. Todos a bordo do Bergen Line, uma linha principal da natureza norueguesa.

Mais informações: nsb.no

Nova Zelândia: The TranzAlpine

Saindo de Christchurch para Greymouth
Parte diariamente
Distância: 223 km
Duração: 4 horas e 30 minutos

Em menos de cinco horas, a jornada reconhecida como uma das melhores e mais pitorescas viagens de trem de um dia do mundo abrange micro climas muito distintos na Ilha Sul da Nova Zelândia. Comece a experiência TranzAlpine em Christchurch, antes de acelerar pelas planícies de Canterbury e subir pelas montanhas cobertas de neve dos Alpes do Sul. Depois de percorrer algumas das paisagens alpinas mais remotas do país, desça por um emocionante túnel para emergir entre lagos, córregos e florestas tropicais da costa oeste da ilha sul. A partir daí, mais paisagens costeiras e alpinas estão disponíveis.

Mais informações: greatjourneysofnz.co.nz

Tanzânia e Zâmbia: Tazara Railway

Saindo de Dar es Salaam até Kapiri
Parte duas vezes por semana
Distância: 1.860 km
Duração: 46 horas

A jornada dura 46 horas ao longo da rota de 1.860 km da cidade portuária da Tanzânia até Kapiri, na Zâmbia – mas muitas vezes acaba demorando mais tempo. Para muitos, o destaque não é o cenário nem a vida selvagem; é a chance de passar dois dias assistindo a vida cotidiana destes moradores pela janela do vagão e curtindo o clamor quando o trem para.

Mais informações: tazarasite.com


E você, já fez alguma viagem de trem com paisagens inesquecíveis? Comente e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *