logo Melhores Destinos

Quem pode viajar para o Chile? Confira como estão as fronteiras, transporte, restrições e muito mais

Avatar
14/07/2021 às 17:46

Quem pode viajar para o Chile? Confira como estão as fronteiras, transporte, restrições e muito mais

Sabemos que fazer viagens internacionais neste momento é complexo, porém temos recebido muitas perguntas de nossos leitores a respeito da situação atual no Chile. Como Editora do Mejores Destinos Chile, quero contar a vocês todos os detalhes de como está meu país, oportunidades de viagens, estado das fronteiras, segurança sanitária e todos os detalhes que vocês querem saber.

Quem pode viajar ao Chile

As fronteiras do Chile permanecem fechadas até 25 de julho, e é uma medida que as autoridades revisam a cada 7 dias. Portanto, recomendamos que você fique ligado se tiver uma viagem ao país em breve ou se planeja viajar para lá.

No entanto, é possível entrar no Chile sob certas condições:

  • Parente direto (marido, esposa, filhos, pais, irmãos) de um cidadão chileno
  • Diplomatas
  • Para negócios que não podem ser adiados
  • Estrangeiros residentes

A lista detalhada das pessoas autorizadas a entrar encontra-se na seção de estrangeiros ao Chile, do Ministério da Saúde.

Você também deve saber é que a única passagem de fronteira aberta no Chile é o Aeroporto Internacional de Santiago. Todas as outras travessias terrestres e marítimas estão fechadas para a entrada de turistas. Portanto, se você chegar ao Chile, a única opção de entrada é pegar um voo para Santiago.

Aeroporto de Santiago - avaliação Sky Chile

Situação geral no Chile

Neste momento, o Chile se encontra em uma situação positiva em relação à pandemia. Tem 70% da população vacinada e já começou a vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos. É por isso que há um mês os casos de Covid-19 vêm caindo, e agora atingem uma queda de mais de 50%.

No ambiente se sente mais tranquilo, já que várias comunas liberaram restrições. Restaurantes, cinemas e teatros voltaram a funcionar, mas em Santiago isso aconteceu apenas em algumas áreas. E a reabertura total deve estar próxima. Estamos no meio de um inverno muito frio, o que favorece a propagação de vírus, por isso as autoridades têm preferido ser cautelosas e aguardar a chegada da primavera para fazer grandes mudanças.

Como funcionam as restrições no Chile?

No Chile, foi implementado um programa denominado “Passo a Passo”, que movimenta as comunas em 4 fases de acordo com sua situação de saúde. Isso é atualizado a cada 7 dias. Para estimular a vacinação, porque havia 30% da população atrasada, as autoridades liberaram algumas restrições em cada uma das fases, para as pessoas que receberam as duas doses da vacina. E descobriu-se que, em mais de um mês, grande parte das pessoas estavam resistentes buscaram as vacinas. É um plano bastante extenso, mas resumindo:

Passo 1 (Quarentena): Sem vacinas os habitantes da comuna só podem circular duas vezes por semana, durante duas horas de cada vez, com autorização da polícia. Viagem fora dela não é permitida. Com as vacinas, os habitantes podem circular livremente pela região, mas não podem sair dela.

Passo 2 (Transição): Sem vacinas, as pessoas podem circular livremente em sua comuna de segunda a sexta-feira, mas há quarentena aos fins de semana e feriados. Não é permitido o deslocamento para fora da comuna. Os restaurantes abrem apenas para delivery e de segunda a sexta-feira. As instalações comerciais funcionam com capacidade controlada. Com a vacina, as pessoas podem circular sem restrições, estando também autorizadas a viajar pelo país, entre comunas na fase 2 ou superior.

Passo 3 (Preparação): Todos podem circular livremente de segunda a domingo. Os restaurantes podem receber pessoas. Abertos cinemas e bares, com lotação restrita. Viagens nacionais entre comunas na fase 2 ou superior são permitidas.

Etapa 4 (abertura): Tudo funciona normalmente. Viagens nacionais entre comunas na fase 2 ou superior são permitidas.

santiago bairro providencia

Santiago tem 32 comunas. As mais famosas são Las Condes, Providencia, Vitacura, Estação Central e Santiago Centro. Mas das 32, a maioria está entre as etapas 2 e 3. Portanto, se você vai ficar na capital, precisa ter clareza sobre a fase da comuna onde está hospedado. Você pode verificar a situação da comunidade no mecanismo de busca que inserimos no site Melhores Destinos Chile.

Aglomerações e eventos no Chile

Durante uma semana, a capacidade para as comunas na fase 2 ou superior foi aumentada. O que você deve ter em mente é que esse aumento se aplica apenas a grupos onde as pessoas são vacinadas. Portanto, em comunas na fase 3 ou superior, até 5.000 pessoas podem se reunir, em uma partida de futebol, por exemplo, mas todas devem ser vacinadas. Caso contrário, isso não pode ser feito.

O mesmo se aplica a cinemas, restaurantes e reuniões em espaços fechados em geral. Os parques também estão funcionando com lotação controlada, então é possível que se você quiser ir ao Parque Araucano em uma tarde de domingo, que é visitado por muita gente, por exemplo, tenha que ficar na fila e esperar alguns minutos para entrar.

Os shoppings, lojas, bancos e supermercados funcionam com capacidade máxima. Cada um tem a liberdade de operar com capacidade limitada, sem filtrar pessoas com ou sem vacinas, ou de poder receber o dobro ou o triplo do número de pessoas, mas controlar a entrada para garantir que todos sejam vacinados. Portanto, seja paciente, porque lugares como Parque Arauco e Costanera Center às vezes têm filas de espera. Alguns Centros de Esqui como o Valle Nevado já foram reabertos, verifique em nosso post como estão funcionando.

Toque de recolher

Para controlar a pandemia, também temos restrições de tráfego noturno. Isso visa evitar festas de massa e locais que podem se tornar grandes fontes de contágio.

99% das comunas até agora têm toque de recolher às 22h. Isso significa que ninguém pode circular nas ruas depois desse horário. Existem algumas áreas muito pequenas no sul que estão na fase 4, e o toque de recolher foi adiado para as 00h. Mas, por enquanto, a maioria de nós tem bloqueio às 22h.

Só é permitido sair para uma emergência médica, ou se for ao aeroporto, nesse caso é necessário mostrar o bilhete de embarque se a polícia te controlar.

Transporte

As companhias aéreas locais Latam, JetSmart e SKY estão operando regularmente. No entanto, recomendamos que você compre voos domésticos muito próximos da data da viagem, porque eles modificam a oferta de assentos conforme as comunas da fase se movem a cada semana.

Ônibus, metrô de Santiago e transporte público estão operando de maneira completamente normal em todo o país.

Viagem ao Chile: o que devo fazer antes de embarcar no aeroporto?

1. Teste PCR 72 horas antes

A primeira coisa que você precisa fazer é realizar um teste PCR em seu país de origem. O resultado deve ser negativo e com idade máxima de 72 horas antes da hora de saída do seu voo.

Se você não tem certeza sobre os custos desse procedimento, verifique nossa postagem sobre preços de teste de PCR no mundo.

2. Reservar hotel em trânsito ou estadia obrigatória

Em seguida, você deve entrar no site de uma das duas agências autorizadas pelo Ministério da Saúde para fazer uma reserva em um Hotel de Trânsito ou Estadia Obrigatória no Chile (é o mesmo, basta mudar o nome). Este procedimento é obrigatório para todos os viajantes que entram no Chile (nacionais, residentes e estrangeiros). Os custos associados devem ser custeados pelo viajante.

A estadia em um hotel de trânsito é obrigatória por 5 dias para todos os viajantes. Lá eles farão um novo teste de PCR e, se for negativo, você pode encerrar seus 10 dias de quarentena no seu destino.

As agências autorizadas pelo Ministério da Saúde a fazer sua reserva no Hotel de Tránsito são a Cocha e a Travel Security. Você deve fazer sua reserva diretamente nos seus sites, e a seguir inserir os dados no formulário do passaporte de saúde que indicamos na próxima etapa.

3. Obtenha o passaporte de saúde em C19

Então, horas antes de sair do aeroporto, você deve entrar no site C19 para solicitar o seu passaporte de saúde (pasaporte
sanitario) no Chile
. Para isso, você deve preencher o formulário de viajante do exterior.

Nele solicitarão todos os seus dados pessoais, além dos dados da reserva no hotel em trânsito que você escolheu. Lembre-se de ter seu passaporte ou documento de identidade caso o país de origem permita que você viaje sem passaporte, para preencher os dados corretamente.

O que devo fazer no aeroporto ao chegar ao Chile?

Ao entrar no país você será controlado pelo pessoal da imigração, assim como terá que passar pelos controles de saúde. Você pode até ser selecionado para um teste de PCR que ocorre no mesmo aeroporto.

Depois, deve seguir as instruções do pessoal de saúde e dirigir-se ao Hotel em  Trânsito para aguardar a realização do teste PCR.

Quarentena em um Hotel em Trânsito

Você deve ficar 5 dias no Hotel em Trânsito que você escolheu. Lá eles vão aplicar um teste de PCR, e você terá que aguardar o resultado. Se for positivo, você será transferido para uma Residência Sanitária com todos os cuidados médicos necessários, sendo a estadia gratuita.

Quarentena no Chile para viajantes do exterior

Se o resultado do teste PCR for negativo, você pode ir para o seu destino no Chile para completar a quarentena obrigatória de 10 dias. Lembre-se que antes disso você não poderá viajar para outras cidades. Para fazer qualquer viagem nacional fora de Santiago, você deve ter completado sua estadia em um Hotel em Trânsito.

A quarentena de 10 dias inclui os 5 dias que você permaneceu em Santiago aguardando seu PCR nacional em um Hotel em Trânsito, portanto, uma vez que você sair de lá, deverá permanecer em quarentena por mais 5 dias no destino para onde for.

Se o seu PCR for negativo, você pode ir ao seu destino no Chile para completar a quarentena obrigatória de 10 dias.

Até fevereiro foi possível antecipar a saída da quarentena com um teste de PCR negativo no dia 7 de isolamento. Isto não é mais possível. A quarentena de 10 dias é obrigatória para todos os viajantes.

Conselhos finais

  • O estado das fronteiras é atualizado a cada 7 dias, e as alterações nunca são aplicadas imediatamente, há sempre prazos mínimos de uma semana. Estamos acompanhado e postaremos qualquer novidade aqui no Melhores Destinos.
  • As comunas podem mudar de estado no plano passo a passo a cada 7 dias. As alterações nunca são feitas de um dia para o outro, quando se trata de comunas aplicam-se até 5 dias após os anúncios.
  • Algumas das comunas com menos mudanças em Santiago, portanto mais estáveis ​​nos regulamentos, são Las Condes e Vitacura.
  • As fronteiras terrestres estão fechadas.
  • O uso de máscaras é obrigatório em ambientes internos e externos, os chilenos aderem muito bem a essa regra. Existem multas por descumprimento.
  • A distância necessária nas filas é de pelo menos 1,5 metro. Os chilenos não seguem muito, mas pode ser que se você chegar muito perto de alguém, eles o avisem.
  • As festas em massa ainda não foram autorizadas.

E você? Você está planejando vir para o Chile? O que você achou do nosso novo normal? Deixe seus comentários e dúvidas aqui. E se não deu para viajar em 2021, quem sabe você não aproveita os feriados 2022!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção