Companhias aéreas já podem voltar a vender passagens para Porto Alegre
Companhias aéreas já podem voltar a vender passagens para Porto Alegre
O Governo Federal autorizou a retomada de venda das passagens aéreas para os voos no Aeroporto Salgado Filho. As operações em Porto Alegre devem voltar gradualmente em 21 de outubro.
Segundo comunicado do governo, a venda dos bilhetes está autorizada a partir desta sexta-feira. Assim que a operação for retomada, em outubro, o aeroporto contará inicialmente com 128 voos diários (entre pousos e decolagens), das 8h às 22h.
O Aeroporto Salgado Filho fechou em maio após as enchentes no Estado e reabriu em 15 de julho apenas com os serviços de embarque e desembarque de passageiros. Até outubro, os voos comerciais continuarão a ser realizados na Base Aérea de Canoas.
A distribuição dos slots para as companhias aéreas no Aeroporto Salgado Filho ainda será realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e servirá para indicar quantos voos cada empresa aérea poderá realizar neste primeiro momento.
Recuperação do Aeroporto
As fortes chuvas no estado deixaram as pistas do aeroporto submersas por 23 dias e, desde maio, a Fraport Brasil, concessionária responsável pelo Salgado Filho, vem trabalhando para colocar o equipamento novamente em funcionamento.
A primeira fase, de limpeza e avaliação de danos, já foi concluída. A fase 2 está prevista para encerrar em outubro e englobará a recuperação das áreas necessárias para a retomada da operação de pouso e decolagem afetadas.
A fase 3 contempla as áreas que não oferecem movimentação de aeronaves, como a recuperação de 1,2 mil metros quadrados de extensão da pista de pousa e decolagem, e terá início em outubro. A ideia é que o aeroporto possa voltar a operar em sua totalidade em dezembro.
A Azul informou que a venda das passagens para os voos para Porto Alegre estará disponível a partir da tarde desta sexta-feira nos canais de venda e, a partir de outubro, terá pico de 60 movimentos diários (pousos e decolagens) na cidade. Com o retorno parcial das operações, a companhia vai suspender sua operação regular na base aérea de Canoas.
A Gol disse que entre 21 e 26 de outubro terá uma oferta inicial de 20 voos diários (chegadas e partidas) entre Porto Alegre e os aeroportos de Congonhas, Galeão e Guarulhos. E que a partir de 27 de outubro haverá aumento para 34 voos diários (nove para Congonhas, quatro para o Galeão, três para Guarulhos e um para Brasília). Em 16 de dezembro, a Gol vai aumentar sua oferta de voos em Porto Alegre com 40 decolagens diárias para a alta temporada. As operações em Canoas serão encerradas em 21/10.
A Latam disse ao MD que “anunciará em breve o seu cronograma de retomada dos voos em Porto Alegre”.