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United Airlines investe em avião inovador e faz pedido de até 200 unidades de startup

Duda Machado
24/04/2025 às 19:55

United Airlines investe em avião inovador e faz pedido de até 200 unidades de startup

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A United Airlines, uma das maiores companhias aéreas do mundo, anunciou hoje que se tornou uma das investidoras da JetZero, uma startup, também americana, que está desenvolvendo o Z4, um avião de passageiros com um formato inovador: a fuselagem e as asas formam uma única estrutura, o que pode trazer grandes mudanças para a aviação comercial.

Além do investimento, a United também firmou um acordo que pode levar à compra de até 200 desses aviões futuristas — sendo 100 encomendas condicionais e mais 100 opções de compra. A negociação ainda depende de alguns marcos importantes: a startup precisa colocar um modelo em tamanho real no ar até 2027 e cumprir exigências de segurança, operação e orçamento.

Foto: Divulgação

O design diferenciado, conhecido como “asa combinada”, promete consumir até metade do combustível usado pelos aviões tradicionais. A eficiência do design é atribuída à sua forma única, que minimiza o arrasto e maximiza a sustentação, potencialmente permitindo à United reduzir emissões de carbono e custos operacionais. Além disso, o interior do avião promete ser mais espaçoso e confortável.

A United se junta à Delta Air Lines, outra gigante que já havia fechado uma parceria com a JetZero em março deste ano. Juntas, as duas mostram que o mercado está de olho nessa transformação dos voos de longa distância — o modelo da JetZero terá capacidade para até 250 pessoas.

Foto: Divulgação

O projeto da JetZero vem chamando a atenção não só da iniciativa privada, mas também do governo. A Força Aérea dos Estados Unidos já investiu pesado, com uma doação de US$ 235 milhões, para impulsionar o desenvolvimento da nova aeronave.

Avião do futuro

A JetZero não está sozinha na corrida para construir o avião do futuro. A gigante europeia Airbus, por exemplo, tem o projeto Airbus Maveric com um desenho também de asas integradas (BWB). O modelo, inclusive foi incluído no programa da fabricante para a redução de emissões, o ZEROe:

Segundo a Airbus, a aeronave de asa mista ZEROe usaria células de combustível de hidrogênio para alimentar seus motores, reduzindo significativamente seu impacto ambiental.

A Boeing também tem um projeto similar, em conjunto com a Nasa, chamado X-48. Mas desde os testes com o protótipo não houve mais notícias sobre ele.

Protótipo da Boeing durante teste

Outra empresa americana com um trabalho promissor nessa área é a Natilus. A fabricante trabalha em dois projetos de aeronaves: a Horizon, de passageiros, e a Kona, focada no transporte de cargas.

Natilus Horizon


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