logo Melhores Destinos

Milhas do programa de fidelidade da United Airlines não vão mais expirar

Leonardo Cassol
04/09/2019 às 15:27

Milhas do programa de fidelidade da United Airlines não vão mais expirar

United Airlines anunciou na semana passada que as milhas de seu programa de fidelidade, o MileagePlus, não irão mais expirar, permitindo aos seus associados a oportunidade de usar as milhas quando quiserem. Mas isso é bom ou ruim para o passageiro? E para a empresa?

Até então, as milhas do programa expiravam após um prazo de 18 meses sem atividade na conta. Mas existiam algumas formas de renovar a validade, como doando milhas, respondendo pesquisas, ou acumulando pontos em parceiros.

Essa prática já era realidade para as milhas de algumas companhias aéreas norte-americanas, como a Delta e a Jetblue. Será que a American Airlines vai aderir a essa tendência?

Aqui no Brasil, a Smiles é o programa que oferece maior tempo de validade das milhas, entre 3 a 10 anos, conforme a categoria do cliente no programa. Por outro lado, os bônus de promoções duram apenas 6 meses. Já na Multiplus e no TudoAzul os pontos expiram em 2 anos. Será que alguma veremos algo parecido por aqui?

A nova política parece benevolente com os clientes, e de fato oferece benefícios tangíveis. Mas, com um olhar mais atento, fica evidente que também há vantagens para as empresas. A companhia aérea recebe pelas milhas no momento em que a aquisição é feita. Quanto mais tempo o cliente demorar para utilizar a pontuação, mais a empresa ganha, seja como capital de giro, ou com rendimentos de aplicações e investimentos.

Sobre o MileagePlus, eu fui passageiro frequente da United e da Star Alliance por seis anos, mantendo o status 1K /Star Alliance Gold nesse período. O programa funciona bem e oferece uma excelente política de upgrades para os passageiros frequentes, permitindo que você compre a passagem já sabendo se conseguirá usar seus cupons para voar em classe executiva. Sinto saudade! Uma pena ter tão poucas parcerias no Brasil. Ainda assim, é uma boa opção, junto com o TAP Miles&Go, para quem quer acumular milhas de voos Star Alliance e usava o programa Amigo.

E você, acredita que as milhas não terem validade é um bom negócio? Comente e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção